quinta-feira, 24 de abril de 2008

Fátima defende organização sindical para assegurar direitos das trabalhadoras domésticas


Na audiência estiveram os senadores Cristovam Buarque(PDT-DF), Eduardo Suplicy(PT-SP) e Geraldo Mesquita(PMDB-AC).

Brasília (Assessoria) - O caráter opcional do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos empregados domésticos, a falta de cobertura legal para acidentes de trabalho e a inexistência de imposto sindical como evidências do tratamento discriminatório da legislação enfrentado pela categoria serão revertidos, para a senadora Fátima Cleide(PT-RO), com a permanente mobilização das empregadas domésticas mediante a organização sindical.
As dificuldades enfrentadas pelas domésticas para assegurar os mesmos direitos que os demais trabalhadores foram debatidos hoje(24) em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado, solicitada por Fátima.
Segundo a senadora, a organização sindical é que mobiliza para a luta, e a luta constrói a lei, com a adesão de parceiros e conquista de novos de apoios.
Fátima afirma que no atual governo passos importantes foram dados, como a aprovação da lei 11324, que garante a estabilidade da doméstica gestante e acaba com a polêmica até então existente sobre o período de férias, mas reconhece que muito precisa ser feito ainda.
A presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas(Fenatrad), Creuza Oliveira, disse que sem a mobilização ocorrida desde muito antes da Constituição de 1988 provavelmente nada teria mudado na situação das domésticas. Ela registra, contudo, que a militância é dificil: “A dispersão do trabalho doméstico dificulta a organização das trabalhadoras e a fiscalização das atividades insalubres ou mesmo arriscadas”.
Creuza, participante da mesa, rebateu argumentos que ouve muito em sua atividade, de que a trabalhadora doméstica “não gera lucro para o patrão”.”Quantas mulheres saem de casa às 5 da manhã, deixam sua familia para cuidar de outra que sai de casa em busca de riqueza no seu trabalho. Ela gera saúde, educação, tranquilidade para a familia. Já pensou se estas mulheres fizessem greve?”, indagou.
A coordenadora-geral do Sindicato das Domésticas de Campinas, Maria Regina Teodora, elogiou a iniciativa de Fátima: “Há muito vimos discutindo as questões que nos afetam, mas nunca estivemos nesta Casa na mesa dos debates para expor nossas afliações. Esta foi uma excelente oportundiade”.
O representante da Secretaria Especial para a Promoção de Políticas Igualdade Racial, Seppir, Elói Ferreira de Araújo, concordou com Creuza e disse que ocorre uma relação desigual, injusta, “quando uma mãe sai de casa, deixa filhos pequenos, e vai cuidar da casa dos outros”. Ele também parabenizou a senadora Fátima pela oportunidade do debate.
Um dos problemas que o governo enfrenta, segundo Jorceli Pereira, do Ministério da Previdência, é identificar os mais de 400 mil trabalhadoras que não têm a contribuição garantida do INSS. “Não temos como identificar onde está o trabalhador doméstico informal. Infelizmente, só temos como atuar onde a relação com o trabalhador está legalizada”.
O Brasil, oficialmente, tem 6,5 milhões de trabalhadoras domésticas, das quais cerca de 2 milhões atuam sem carteira assinada.
O representante do Ministério do Trabalho, Ezequiel Nascimento, disse que o ministério faz grande esforço para promover a qualificação de trabalhadores, inclusive domésticos, e se comprometeu a receber representantes de sindicatos para discutir uma legislação sindical que atenta as entidades de defesa da categoria.


Cahulla na abertura do primeiro encontro anual do Inmetro

Porto Velho (Decom) - O vice-governador João Cahulla participou na noite de ontem (23) da abertura da primeira Reunião anual Plenária da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial /Inmetro. A solenidade aconteceu o auditório da Fiero, em Porto Velho, com a presença de cerca de 70 pessoas que atuam nos Institutos de Pesos e Medidas (Ipem) nos 27 estados do país. Participam da reunião, presidentes dos Institutos dos 26 estados do país, bem como, os assessores e a diretoria maior do Inmetro, que é composta por 12 pessoas.
A solenidade contou com presença do presidente do Ipem Rondônia, Antenor Kloch; da vice presidente do Ipem/RO, Siomara Oliveira;do diretor corporativo da Fiero, Gilberto Batista; do diretor de qualidade do Inmetro, Alfredo Carlos Lobo; do coordenador da rede Inmetro, Omer Pohlmann Filho, do gerente de Indústria e Comércio da Seapes, Antonio Toscana; de diretores dos Ipens de todos os demais estados e de funcionários e convidados de Rondônia. O evento será encerrado nesta sexta-feira.
João Cahulla fez uma saudação especial a todos os participantes da plenária que é realizada pela primeira vez em Rondônia e disse da satisfação de receber a todos. Falou das potencialidades do estado e destacou os investimentos realizados pela administração em todas as áreas e principalmente no setor produtivo, atraindo novos investimentos. “Rondônia hoje vive um novo tempo, com quase toda a malha viária coberta por asfalto, fazendo com que o escoamento da produção seja uma realidade, sem descuidarmos da preservação do meio ambiente, com ações efetivas, num trabalho sério e comprometido com as futuras gerações”, disse.
No evento serão discutidos assuntos internos sobre os setores administrativo e financeiro, comunicação e informática. De acordo com a vice-presidente do Ipem/RO, Siomara de Oliveira, outro assunto que será discutido é a implantação de um sistema de informatização que permitirá aulas via internet, capacitando profissionais sem precisar sair do estado de origem. “O sistema já está funcionando em Porto Alegre-Rio Grande do Sul e em alguns estados, está em fase de implantação. Em Rondônia, o que está dificultando essa instalação aqui é a fibra ótica”, explica

Operação Arco de Fogo na Amazônia

Autoridades se reúnem em RO para avaliar ações do Ibama e PF

Porto Velho (Decom) - Com a presença dos senadores Expedito Júnior (RO), Flexa Ribeiro (PA), Jaime Campos (MT) e Gilberto Goellner (MT), do deputado federal Lindomar Garçon e do deputado estadual Neodi de Oliveira, presidente da Assembléia Legislativa, centenas de moradores de Machadinho D’Oeste participaram com o governador Ivo Cassol de audiência pública na manhã desta quinta-feira (24) na Escola Estadual Alberto Nepomuceno para debater as conseqüências da Operação Arco de Fogo nos estados de Rondônia, Pará e Mato Grosso, e que praticamente parou a economia de Machadinho D’Oeste e Cujubim, municípios que possuem grande dependência das madeireiras, hoje lacradas pelo Ibama e pela Polícia Federal.
Recentemente a Operação Arco de Fogo resultou na apreensão de 3 mil metros cúbicos de madeira, o que equivale a 130 caminhões cheios, aplicou mais de R$ 15 milhões de reais em multas e suspendeu a licença de funcionamento de 25 madeireiras (10 madeireiras foram lacradas e 15 estão paradas por bloqueio de liberação de licenças de manejo).
A comissão de senadores também analisou junto aos moradores, produtores rurais e empresários do setor madeireiro os reflexos da media provisória 6.231, que trata sobre as ações relativas à prevenção, monitoramento e controle de desmatamento da Amazônia.
“A ação do Ibama, Incra e Polícia Federal inviabilizaram a região de Machadinho D’Oeste, propriedades rurais e madeireiras foram lacradas e os empregados demitidos hoje estão passando fome, não podem trabalhar por causa de medidas arbitrárias do Governo Federal. Exigimos respeito, somos empresários honestos, pagamos impostos e geramos empregos”, disse o presidente da Assembléia, deputado Neodi Carlos, ele mesmo vítima de autuação e lacre de suas propriedades pelo Ibama.
O presidente da Associação Comercial de Machadinho D’Oeste, Amauri Vale, Wilson Popinhaki, que representou o setor madeireiro, e Edílson Correia, representante dos pequenos produtores rurais foram unânimes em mostrar a indignação com as ações desenvolvidas em Machadinho pelo Ibama e P.F. ”Infelizmente os senhores senadores vieram à Machadinho para ver um funeral, por favor, nos ajude, levem à Brasília o que os senhores viram aqui: estamos pedindo socorro!”, disse Popinhaki.
Em seu discurso o prefeito de Machadinho, José Flávio Ribeiro, declarou que já houve uma queda de mais de 50% na arrecadação do município, e a situação é alarmante. “São centenas de famílias que estão dependendo de cesta básica para sobreviver, a merenda escolar já está virando a única opção de alimento para nossas crianças, estamos desesperados”, disse. “É preciso que o Incra, o Ibama e o Ministério do Meio-Ambiente venham aqui para nos dar alternativas de sobrevivência, não é só chegar e multar e lacrar as madeireiras, como se fôssemos os vilões da estória”, disse o prefeito em seu discurso.


TSE lança guia e alerta para conscientização do voto

Brasília (Assessoria) - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, disse que a sociedade precisa acordar para importância das eleições municipais e para responsabilidade de cada um na hora do voto. “O eleitor, por vezes, comparece no dia das eleições contrariado, percebendo como uma chatice ter que digitar um número na urna para escolher seu representante”, afirmou, logo após a solenidade de lançamento do Guia do Eleitor Cidadão, cartilha elaborada pelo TSE e pelo Senado Federal que será distribuída nos cartórios eleitorais.
Para o presidente do TSE, a sociedade precisa entender que ela “não é vítima, mas autora, responsável pelo dirigentes que temos e pelos políticos em geral”. Essa conscientização do eleitorado, assinalou, passou a ser uma bandeira da Justiça Eleitoral desde 2006 e é importante para aprimorar os trabalhos da Justiça Eleitoral. “Com o eleitor bem escolhendo o candidato, nós não teremos os percalços que geralmente nós temos. Teremos pessoas vocacionadas a servirem”, afirmou.

Guia

A cerimônia de lançamento do Guia do Eleitor contou com a presença do senador Efraim Moraes (DEM-PB), 1º secretário da Mesa do Senado. Para o parlamentar, o Guia do Eleitor vai contribuir para a conscientização do eleitorado naquela que é mais importante das eleições de uma democracia. “Votando bem, o cidadão está dando um primeiro passo que definirá todas as etapas seguintes de sua participação política, além de estar dando, também, lá de seu município, uma contribuição inestimável para a saúde da democracia no País”, afirmou.
O Guia do Cidadão foi elaborado por técnicos e especialistas do TSE e do Senado Federal. A cartilha informa qual o papel que deve desempenhar prefeitos e vereadores e explica de que maneira o eleitor pode denunciar irregularidade, cobrar a realização de obras e direitos em seu município. Além disso, a obra detalha como será o processo de votação neste ano e as condutas permitidas e proibidas durante a campanha eleitoral.

TRE-RO indefere recurso de "Ramiro Negreiros"

Porto Velho (Assessoria de Comunicação Social do TRE-RO) - Na sessão solene de terça-feira (22), a Corte Eleitoral rondoniense julgou o recurso de Apelação Criminal número 85, Classe 7, interposto contra a decisão do juiz da 21ª Zona Eleitoral, que condenou os réus Manoel Nascimento Negreiros, conhecido por “Ramiro Negreiros”, Francisco de Assis Negreiros, José Edílson Negreiros, conhecido como “Ceará Miséria”, José Nogueira da Silva e Manoel Cipriano de Araújo pela prática dos crimes previstos no artigo 299 do Código Eleitoral (corrupção eleitoral) e artigo 299, caput (falsidade ideológica), do Código Penal, combinados com os artigos 29 (concurso de pessoas) e 69 (concurso material – prática de mais de um crime) também do Código Penal.
Conforme consta nos autos, os fatos que ensejaram a condenação em primeiro grau foram, em síntese, o seguinte: as vésperas das eleições de 1998, o candidato a deputado estadual Manoel Nascimento Negreiros, conhecido por “Ramiro Negreiros”, de comum e prévio acordo com os demais denunciados, todos agindo em igual propósito delituoso, deram, ofereceram e prometeram facilidades para a obtenção ilegal da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a vários eleitores em troca de votos a “Ramiro Negreiros”, na época candidato.
Durante o julgamento do recurso houve sustentação oral por parte do advogado do réu “Ramiro Negreiros”, Orestes Muniz Filho.
Em resumo, os argumentos apresentados pela defesa dos réus, em preliminar, foram o de cerceamento de defesa, inexistência de dolo na conduta dos agentes e de fixação da pena-base sem amparo legal. Já no mérito, pediram a reforma da sentença por inexistência de prova.
O relator da Apelação foi o juiz Paulo Rogério José, tendo como revisor o juiz Élcio Arruda.
Em seu voto, o juiz Paulo Rogério afastou todas as preliminares alegadas, sendo acompanhado pelo revisor e demais membros do Regional.
Sobre o mérito, o relator julgou improcedente a alegação de que não há prova contra os réus, citando, para tanto, vários depoimentos de testemunhas que revelam a participação dos recorrentes nas condutas criminosas.
Dentre os depoimentos, o relator citou o de uma testemunha, que assim disse: “... encontrou um amigo cujo o nome não lembra neste momento e este lhe disse que Ramiro Negreiros estava fazendo CNH’s e que poderia ajudar a declaramente conseguir a sua.”
Com relação ao crime do artigo 299 do Código Penal, “os acusados alteraram a verdade sobre fato juridicamente relevante, inserindo nos espelhos verdadeiros de CNH’s declarações falsas”, disse o relator.
Ao final, o Tribunal decidiu, por unanimidade, acompanhar o voto do relator, julgando sem procedência as alegações dos acusados. Com relação ao réu José Nogueira da Silva, a Corte Eleitoral reconheceu a prescrição, declarando extinta a punibilidade deste acusado, em relação ao crime do artigo 299 do Código Eleitoral (corrupção eleitoral), pois a quantidade de pena imposta ao réu está acobertada pelo instituto da prescrição constante no inciso V do artigo 109 do Código Penal.

Procura aumenta

Nas últimas semanas tem sido crescente a demanda de eleitores na Central de Atendimento de Porto Velho-RO. Somente na semana passada, foram registrados 1.300 atendimentos. Considerando a proximidade do prazo final (7 de maio) para quem pretende regularizar a situação eleitoral, já é esperado pela Justiça Eleitoral rondoniense a procura mais intensa nas últimas semanas que antecedem o último dia para realização de operações de regularização eleitoral.
Pensando nisso, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, determinou a intensificação de uma campanha no sentido de alertar os eleitores, que pretendem resolver alguma pendência na Justiça Eleitoral, para que procurem o TRE mais rápido possível. Os eleitores devem estar cientes que os cartórios eleitorais e centrais de atendimento ao eleitor não funcionarão nos dias 1º, 3 e 4 (quinta-feira, sábado e domingo, respectivamente).


TCU examinará Tratado de Itaipu

Brasília (Assessoria) - O Tribunal de Contas da União fará um amplo diagnóstico da situação do Tratado de Itaipu, assinado pelo Brasil e Paraguai, em 26 de abril de 1973, para o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná pelos dois países. A medida foi proposta pelo ministro Marcos Vilaça em função das notícias na imprensa de que o novo governo paraguaio tem como prioridade a revisão das tarifas pactuadas pela utilização da energia produzida na hidrelétrica binacional de Itaipu.
O ministro lembrou que as disposições
do tratado só poderão ser revistas após 50 anos de sua assinatura, ou seja, somente depois de abril de 2023, levando-se em conta o grau de amortização das dívidas de Itaipu e a relação das potências contratadas pelo Brasil e Paraguai.
O TCU vai verificar a situação do tratado, quanto ao cumprimento atual das cláusulas econômicas, o nível de endividamento da empresa binacional e o fluxo de pagamento da dívida, assim como a forma como vem ocorrendo o aproveitamento pelo Brasil e Paraguai da energia produzida.
O tribunal também acompanhará negociações que possam estar ocorrendo com vistas a eventual modificação do acordo bilateral no âmbito dos ministérios das Relações Exteriores, de Minas e Energia e da Eletrobrás.

Leia, abaixo, a íntegra da comunicação do ministro.

COMUNICAÇÃO AO PLENÁRIO


Senhor Presidente,
Senhores Ministros,
Senhor Representante do Ministério Público,



Jornais deste fim-de-semana noticiam que o novo Governo paraguaio tem como prioridade a revisão das tarifas pactuadas pela utilização da energia produzida na hidrelétrica binacional de Itaipu.
Em 26 de abril de 1973, Brasil e Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu, que constitui o instrumento legal para o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná pelos dois países.
O artigo VI do Tratado estabelece que seu anexo “C” fixará as “bases financeiras e de prestação de serviços de eletricidade de Itaipu”.
Segundo esse anexo, as disposições nele contidas poderão ser revistas após 50 anos de sua assinatura, ou seja, somente depois de abril de 2023, levando-se em conta o grau de amortização das dívidas de Itaipu e a relação das potências contratadas pelo Brasil e Paraguai.
Diante dessa situação fática, proponho que este Plenário, no contexto do acompanhamento geral das contas públicas, determine à Segecex que, no prazo de 15 dias, informe a este Colegiado, por intermédio do Ministro-Relator dos processos da Centrais Elétricas Brasileiras S/A- Eletrobrás, detentora da metade do capital da Itaipu Binacional:
- a situação do Tratado, quanto o cumprimento atual das cláusulas econômicas;
- o nível de endividamento da empresa binacional e o fluxo de pagamento da dívida;
- a forma como vem ocorrendo o aproveitamento pelo Brasil e Paraguai da energia produzida.
Proponho, ainda, que o Relator seja quinzenalmente informado sobre negociações que possam estar ocorrendo com vistas a eventual modificação do acordo bilateral no âmbito dos Ministérios das Relações Exteriores, de Minas e Energia e da Eletrobrás.
Por fim, sugiro que esta comunicação seja encaminhada aos Ministérios das Relações Exteriores, de Minas e Energia e aos Presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e da Eletrobrás.
Sala das Sessões, 23 de abril de 2008.


MARCOS VINICIOS VILAÇA
Ministro


Prêmio Sebrae de Jornalismo divulga vencedores regionais

Brasília (Revista Imprensa) - O Prêmio Sebrae de Jornalismo, uma iniciativa do Sebrae com realização da revista Imprensa, acaba de divulgar a lista de seus vencedores regionais. O objetivo do prêmio é reconhecer trabalhos veiculados na imprensa nacional relativos ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Brasil.
O processo de julgamento regional foi realizado por um corpo de jurados formado por cinco jornalistas de cada região, que escolheram os finalistas em cada categoria. Depois, os mesmos jurados escolheram coletivamente os vencedores em cada uma das categorias que, por sua vez, tornam-se finalistas em sua respectiva categoria em âmbito nacional.
Agora o prêmio Sebrae avança para sua 2ª fase do julgamento, formada por um júri nacional, que decidirá os vencedores nacionais de cada categoria, além do vencedor do Prêmio Especial do Júri e do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.
As inscrições do Prêmio Sebrae de Jornalismo foram encerradas no dia 15 de fevereiro. Em sua primeira edição, o prêmio obteve 618 inscrições.
Concorrem ao prêmio seis categorias: Jornalismo impresso (geral), Jornalismo impresso (segmentado), Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo e Prêmio Especial do Júri (para reportagens, em qualquer mídia, sobre a implementação da Lei Geral das MPE).
A premiação em cada uma das categorias será de R$ 12,5 mil. Ainda será escolhida, entre todos os finalistas, a reportagem vencedora do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, que recebe R$ 25 mil.
Acesse o site
www.portalimprensa.com.br/premiosebrae e confira os nomes dos jurados regionais e nacionais. Abaixo, você confere a lista dos trabalhos finalistas em âmbito nacional, já considerados vencedores em sua região.
Em caso de dúvidas, entre em contato com Gabriela Miranda pelo telefone (11) 2117-5310 ou por e-mail:
premiosebrae@portalimprensa.com.br .

Vencedores regionais

JORNALISMO IMPRESSO GERAL
Região Sul
Trabalho: Restaurante Popular
Veículo: Jornal Zero Hora / Porto Alegre (RS)
Autor: Tatiana Cruz e Sebastião Ribeiro

Região Sudeste
Trabalho: Teares Fronteirenses: Uma história de sucesso
Veículo: Jornal O Noticiário / Fronteira (MG)
Autor: Edson T. dos Santos e Juliana Pereira Dias

Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Trabalho: Finança solidária
Veículo: Diário do Nordeste / Fortaleza (CE)
Autor: Filipe Palácio e Cristiane Bonfim

JORNALISMO IMPRESSO SEGMENTADO

Região Sul
Trabalho: Berço esplêndido
Veículo: Revista Empreendedor / Florianópolis (SC)
Autor: Francis França, Natacha Amaral, Débora Remor, Marco Britto

Região Sudeste
Trabalho: Bons negócios no semi-árido
Veículo: Revista Horizonte Geográfico / São Paulo (SP)
Autor: Yuri Vasconcelos

Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Trabalho: Cerrado - Artesanato Sustentável
Veículo: Suplemento do Campo - Jornal O Popular / Goiânia (GO)
Autor: Nara de Los Angeles

RADIOJORNALISMO

Região Sul
Trabalho: Lei Geral e a vanguarda do município de Maringá
Veículo: Rádio CBN de Maringá / Maringá (PR)
Autor: Marcos Landin e Everton Barbosa

Região Sudeste
Trabalho: Série Cidades Digitais
Veículo: Rádio CBN / São Paulo (SP)
Autor: Bruno Azevedo e Viviane Cardoso

Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Trabalho: Micro e pequenas empresas
Veículo: Rádio Câmara / Brasília (DF)
Autor: José Carlos Oliveira

TELEJORNALISMO

Região Sul
Trabalho: Artesanato de Luxo
Veículo: RBS TV Florianópolis / Florianópolis (SC)
Autor: Ligia Gastaldi, Edilson Silva e Marco Aurélio Santiago

Região Sudeste
Trabalho: A Cooperativa e a Revolução Quilombola
Veículo: TV Globo / São Paulo (SP)
Autor: Carlos Dorneles e Jorge dos Santos

Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Trabalho: Solução ambiental para a Industria Cerâmica
Veículo: Globo News / Palmas (TO)
Autor: Paula Bittencourt,Francine Haddad, Nonato Carneiro, Elton Martins

WEBJORNALISMO

Região Sul
Trabalho: Fuja da falência
Veículo: Site Empreendedor / Florianópolis (SC)
Autor: Carla Kempinski

Região Sudeste
Trabalho: Mulheres Empreendedoras do Rio das Ostras concorrem a prêmio SEBRAE
Veículo: Jornal Primeira Hora / Búzios (RJ)
Autor: Leonor Pelliccione Bianchi

Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Trabalho: Made In Pernambuco - Criatividade e Sustentabilidade Modelo Exportação
Veículo: Pernambuco.com / Recife (PE)
Autor: Patricia Fonseca e Carolina Monteiro

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI

Região Sul
Trabalho: Lei Geral e a vanguarda do município de Maringá
Veículo: Rádio CBN de Maringá / Maringá (PR)
Autor: Marcos Landin e Everton Barbosa

Região Sudeste
Trabalho: Paraíso fiscal à brasileira
Veículo: Jornal Estado de Minas / Belo Horizonte (MG)
Autor: Sandra Kiefer, Patricia Rennó, Luiz Ribeiro e Ricardo Beghini

Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Trabalho: Simples Muda para descomplicar - Lei cria problemas para empresas
Veículo: O Estado de São Paulo / Brasília (DF)
Autor: Sérgio Gobetti e Adriana Fernandes


Na guerra contra a dengue

* Marcos Vilela Monteiro

A epidemia de dengue atinge proporções alarmantes e a pulverização aérea de inseticida precisa ser considerada como uma alternativa para controlar a disseminação da doença. Com mais de 90 mortes e 75 mil pessoas contaminadas, o Estado do Rio de Janeiro necessita urgentemente de uma estratégia de guerra. A situação começa a ficar mais grave também em outras cidades e o próprio Ministério da Saúde já admite risco de epidemia em 16 estados brasileiros em 2009. A incidência de dengue no país aumentou quase 50% entre 2006 e 2007.
Não adianta tratar as conseqüências sem uma ação efetiva sobre a causa do problema. O que vemos hoje é o governo indo para a guerra sem atacar o inimigo, só tratando os feridos. Diante de uma epidemia é preciso agir com rapidez.
Em quatro semanas, três aplicações seguidas do inseticida Malathion em Ultra Baixo Volume, por via aérea, têm o poder de conter a epidemia provocada pelo mosquito Aedes aegypti. O método é utilizado rotineiramente há mais de 30 anos na Hungria, em estados norte-americanos e em Cuba, sem efeitos nocivos para a saúde humana e ao meio ambiente. Estamos falando de liberar 400 ml de inseticida por hectare. O resultado: redução de 98% da população de insetos adultos 24 horas após a aplicação.
O histórico brasileiro registra um caso de sucesso de uso de avião no controle de mosquitos. Em 1975, a Sucen, órgão do Governo Paulista, controlou uma epidemia de encefalite transmitida pelo Aedes aegypti no litoral de São Paulo, com aplicações de inseticida via aérea.
A técnica de pulverização aérea é prevista na legislação brasileira. O decreto que regulamenta a Aviação Agrícola admite a possibilidade de aeronaves agrícolas que contenham produtos químicos sobrevoarem áreas povoadas em casos de controle de vetores. Da mesma forma, a nota técnica nº 75/2007 do Ministério da Saúde esclarece aplicações aéreas se justificam em situações de graves surtos de dengue com elevação dos episódios de febre hemorrágica. Ou seja, justamente o momento em que vivemos.
Um mosquito, em seu ciclo de vida, põe de 600 a 1.000 ovos. O efeito do inseticida, além de eliminar os mosquitos expostos, cria uma barreira finíssima formada pelo filme de micropartículas do inseticida oleoso que se espalham sobre a água dos criatórios e matam as larvas quando as mesmas sobem para respirar.
Segundo estudos desenvolvidos pelo CBB (Centro Brasileiro de Bioaeronáutica), seis aeronaves agrícolas seriam suficientes para cobrir toda a cidade do Rio de Janeiro e arredores e fariam o trabalho complementar à pulverização terrestre (fumaces) e à conscientização da população.
Um avião tipo turbina aplicando inseticida trata 35 hectares por minuto. Um equipamento terrestre leva 6 minutos para pulverizar um hectare, dependendo de ruas ou trilhas para se movimentar. O avião tem, portanto, o rendimento operacional de 210 equipamentos terrestres. É evidente que, por ser um trabalho altamente especializado, há necessidade de uma seleção rigorosa dos equipamentos, uma calibração cuidadosa, treinamento das tripulações e montagem de um sistema de fiscalização eficiente dos produtos utilizados e das neblinas produzidas, além de um monitoramento constante das condições atmosféricas dos locais por ocasião da realização do tratamento. E isso é possível de ser viabilizado. Basta vontade política.
O mundo mudou e a convivência com o mosquito nos grandes centros urbanos é inaceitável. O exemplo bem-sucedido de outros países deve ser um modelo a ser copiado neste momento de expansão da dengue. A pulverização aérea é eficaz e dá resultado. Se não for tomada uma solução rápida, os surtos continuarão a se suceder, como já vem acontecendo nos últimos 12 anos. Não dá mais para esperar, até porque o mosquito já está sendo levado para outros municípios e estados. Uma ação definitiva contra a dengue é o Brasil precisa e o que a população espera. (Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada)


* Engenheiro Agrônomo, piloto agrícola há 48 anos e diretor do Centro Brasileiro de Bioaeronáutica (CBB)


Seminário reúne violeiros de todo o Brasil


A Associação Nacional de Violeiros do Brasil (ANVB) promove, de 25 a 27 de abril, o I Seminário Nacional de Viola Caipira. O evento, que tem apoio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), acontece em Belo Horizonte (MG), no Sesc Venda Nova.
Para os organizadores, o encontro será um importante momento de discussão sobre o papel da viola, enquanto instrumento de valorização e transformação da cultura brasileira. “Pretendemos analisar aspectos da conjuntura cultural do país para, assim, contribuirmos com o processo de fortalecimento da identidade do povo brasileiro. A idéia é criar um ambiente mais favorável para o debate da viola como símbolo da cultura caipira, que expressa a simplicidade da vida, a relação com a natureza, e o respeito aos seres de modo geral”, declara José Rodrigues Pereira, presidente da ANVB, conhecido como Pereira da Viola.
A programação vai contar com mostra de filmes e apresentações artísticas de violeiros, além das mesas-redondas. O público poderá conhecer os aspectos culturais, antropológicos, sociais e políticos da viola. Haverá também espaço para a troca de experiências entre violeiros, mestres da cultura popular e profissionais ligados ao universo do instrumento.
Pereira da Viola destaca a mesa sobre as políticas públicas para a música de viola e suas tradições. “Esperamos que, por meio da relação com representantes do poder público, possamos chegar à proposição de ações como editais dentro das leis de incentivo a cultura específicos para a viola caipira. Temos a proposta, também, da criação um projeto que circule e divulgue o tema, por meio de debates, exposições e shows, além de ações de valorização da memória sobre a cultura caipira.
As inscrições para o I Seminário Nacional de Viola Caipira são gratuitas e estão abertas. O formulário de inscrição está disponível na internet, no site
www.anvb.org.br. As vagas são limitadas.

Sobre a ANVB

A Associação Nacional de Violeiros do Brasil (ANVB) foi fundada em 13 de março de 2004, e tem sede em Belo Horizonte (MG). Seu objetivo é defender, preservar, fomentar e promover a cultura popular brasileira e os interesses dos violeiros e elementos relacionados ao universo da viola, como a viola caipira, viola sertaneja, viola brasileira, viola de 10 cordas, viola nordestina, viola de arame, entre outros.

Confira a programação do evento

25/04 (sexta-feira)
Local: SESC Venda Nova
20h30: Solenidade de abertura
21h30: Apresentações de Mestres de Cultura Popular: Manelin de Oliveira - Urucuia-MG apresentado pelo violeiro Paulo Freire
26/04 (Sábado)
Local: SESC Venda Nova
9h00: A Viola na Musicalidade do Brasil Colônia
11h30: A Viola e Suas Manifestações na Cultura Popular
14h00: Novos Rumos da Viola - Novas linguagens
15h30: Metodologia de Ensino da Viola - Experiências educacionais, métodos de
ensino, registro e documentação
17h00: Exposições, vídeos e apresentações de grupos de cultura popular:
20h30: Apresentação de Mestres da Cultura Popular: Oliveira de Panelas (PE), apresentado por: Rosemberg Cariri, Leonildo Pereira (PR) apresentado por: Rogério Gulin.
27/04 (Domingo)
Local: SESC Venda Nova
9h00: A Música Caipira
10h30: Orquestras de Viola: ação musical e social
14h00: Difusão da Viola - Realização de eventos de viola (encontros, festivais, feiras, apropriação e uso dos termos "Caipira" e "Sertanejo")
15h30: Por uma Política Pública para a Música de Viola e Suas Tradições - Ações Públicas Segmentadas
Local: Teatro SESI MINAS
20h30: Concerto de Encerramento

Mais informações no site
www.anvb.org.br e pelo telefone (31) 3493.2864

25 anos da primeira posse no TCE-RO

Porto Velho (Lúcio Albuquerque) - "A criação do Tribunal de Contas é uma das responsabilidades que tenho como governador do Estado. E a escolha dos senhores, como conselheiros e procurador de Contas, obedeceu ao mesmo critério que tenho usado para escolher aqueles que fazem parte da nossa equipe de trabalho".
A frase foi do governador Jorge Teixeira, há 25 anos, no dia 22 de abril de 1983, no auditório do Palácio Presidente Vargas, quando da posse da primeira composição do TCE-RO, os conselheiros José Renato da Frota Uchoa, José Baptista de Lima, Zizomar Procópio de Oliveira, Miguel Roumiê, Hélio Máximo Pereira, José Gomes de Melo e Bader Massud Jorge, além do Procurador-Geral do MP de Contas Kazunari Nakashima.
Em nome dos empossados, o conselheiro Miguel Roumiê lembrou a importância da "nossa responsabilidade, porque de nossas decisões sairá o retrato falado da administração pública de Rondônia, e o comportamento da despesa pública".
Daquele primeiro grupo da implantação do TCE, os únicos que continuam na ativa são o conselheiro José Gomes de Melo, seu atual presidente, e o Procurador-Geral do MP de Contas Kazunari Nakashima.
A cerimônia contou com presenças, dentre outros, do presidente da Assembléia Constituinte, deputado José Bianco; do prefeito de Porto Velho, engenheiro Sebastião Valladares; do presidente do Poder Judiciário, desembargador Fouad Darwich Zacharias e do reitor da Unir, professor Euro Tourinho Filho.
As datas de criação (31 de janeiro/1983), da posse dos primeiros membros e da instalação do TCE-RO (27 de maio/1983), serão comemoradas no período de 26 a 28 de maio próximo, com a realização do eventos denominados Painel Amazônico e Potencialidades de Rondônia.

Fátima promove seminário para promotores e educadores sobre o Fundeb e PDE

Brasília (Mara Paraguassu) - A senadora Fátima Cleide (PT-RO) , através de seu Gabinete, promove nos dias 8 e 9 de maio, um seminário para tratar do controle social do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização do Magistério (Fundeb) e Plano de Desenvolvimento da Educação, PDE.
Para o evento, segundo a senadora, é dirigido especialmente para promotores de Justiça e conselhos de controle social do Fundeb.”É muito importante que as informações sobre o Fundo sejam compartilhadas de modo uniforme e que todos tenham compreensão sobre as novas regras. E no que diz respeito à fiscalização, a sociedade, através dos conselhos, e o Ministério Público, têm um papel. fundamental”, afirma Fátima.
Também estão sendo convidados representantes da Secretaria da Educação nos municípios; estudantes de Letras e Pedagogia da Universidade de Rondônia; representantes de pais de alunos da rede pública e secretários municipais da Educação. Professores e profissionais da educação também devem participar.
O seminário será realizado no auditório do Ministério Público. A abertura acontece às 19 h, do dia 8, e a seguir o professor João Monlevade, consultor do Senado Federal, apresenta um colóquio com o tema Articulação dos Conselhos de Direitos, Tutelares, de Controle Social, de Educação e de Assistência Social.
No dia 9, na primeira hora da manhã, o secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, professor Francisco Chagas, fala sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação, PDE, um conjunto de ações destinadas a melhorar a qualidade da educação básica brasileira. O PDE traz diversas metas para todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até a educação profissional tecnológica.
Logo depois, Wander Borges, do Ministério da Educação, fala sobre o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, Fundeb. À tarde, às 15 h, o promotor Emerson Garcia, do Ministério Público do Rio de Janeiro, fala sobre Atribuições do Ministério Público na Fiscalização do Direito à Educação.


Cassol e senadores debatem ‘Arco de Fogo’ em Cujubim e Machadinho

Porto Velho (Decom) - Os senadores que integram a subcomissão temporária criada para acompanhar a crise ambiental na Amazônia (ligada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle - CMA) e a Comissão Temporária Externa do Risco Ambiental visitaram na manhã de hoje (24), os municípios de Cujubim e Machadinho D’Oeste, no interior do Estado, e também a capital.
Os senadores Expedito Junior, Jayme Campos, Flexa Ribeiro, Gilberto Goellner e Siba Machado são os integrantes da comissão que estão em Rondônia. O governador Ivo Cassol também acompanha a visita dos parlamentares, em que sobrevoam as áreas de reservas dos municípios e se reunem com representantes locais do setor madeireiro. Para Cassol, esta visita é de grande importância para tentar resolver a situação dos madeireiros que trabalham de forma legal. “A operação está punindo pessoas que trabalham de forma legal. É necessário rever os critérios adotados pela operação para punir pessoas que realmente trabalham na ilegalidade”, observou.
Em Cujubim e Machadinho, empresários locais, industriais e trabalhadores ligados à exploração de madeira condenam a Operação Arco de Fogo, desencadeada há mais de dois meses pela Polícia Federal, juntamente com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Força Nacional de Segurança para combater o desmatamento ilegal, o que suspendeu o corte de madeira na região e gerou o fechamento de várias madeireiras, causando desemprego e perda de arrecadação.
Para os senadores, a suspensão das ações da Operação Arco de Fogo é necessária para que as duas comissões tenham tempo de avaliar a eficácia dela e propor alternativas aos setores econômicos locais que se encontram paralisados, em decorrência da intervenção.
A visita da comissão se encerra na Assembléia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, às 18:00 horas. Na ocasião, o governador Ivo Cassol, parlamentares estaduais e federais discutirão meios para reverter às medidas tomadas pela operação Arco de Fogo.

Cerca de 300 máquinas na recuperação de estradas em RO

Máquinas trabalhando na RO-010, entre Jorge Teixeira e Colina Verde

Porto Velho (AI/DECOM) - Com o início do verão, o Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), iniciou a recuperação das estradas de chão de Rondônia. Aproximadamente 300 máquinas, caminhões e caçambas fazem o patrolhamento, encascalhamento e limpeza de estradas e linhas vicinais, trazendo benefícios à população rondoniense, em especial, aos produtores que necessitam de vias em boas condições para escoar a produção. Os trabalhos no interior do Estado são acompanhados pelo diretor executivo do Departamento, Dilmar Golin, que tem percorrido todas as localidades fazendo um levantamento dos pontos mais críticos.
“Hoje, este tipo de trabalho é realizado com maior rapidez porque o governador Ivo Cassol conseguiu reestruturar o parque de máquinas do DER e colocou em funcionamento as Residências no interior. Com esta ação, o trabalho que antes era executado por empresas contratadas, agora o próprio Departamento realiza, o que tem gerado economia ao erário”, explicou o engenheiro Jacques Albagli, diretor-geral do DER.
Ele acrescentou ainda que no próximo mês órgão deve receber mais cinco retroescavadeiras, duas motoniveladoras, quatro caminhões basculante (caçambas), dois caminhões comboio e um micro-ônibus do Governo do Estado. Cada uma das seis Residências responsáveis pelo trabalho de recuperação de estradas, de acordo com Dilmar Golin, já consertou cerca de 50 quilômetros de estradas.

Recuperação

Na região de Porto Velho as máquinas trabalham na RO-458, da BR-364 ao distrito de Triunfo. Em Rolim de Moura as máquinas atuam nas ROs 491 e 492, beneficiado os municípios de Santa Luzia, São Felipe e o distrito de Nova Estrela; Já em Rolim de Moura o trabalho está concentrado na RO-010, entre Jorge Teixeira e Colina Verde, e na RO-153 até a cidade de Ji-Paraná; A Residência de Ariquemes trabalha na RO-485, enquanto na região de Pimenta Bueno o serviço é executado na RO-135. No setor de Colorado do Oeste as máquinas trabalham na RO-399, entre Cerejeiras e Pimenteiras, e nas ROs 487 e 497, entre Cerejeiras e Cabixi.

General Augusto Heleno falará em subcomissão do Senado

Brasília (Fabíola Góis/Assessora de Imprensa ) - A Subcomissão Temporária para Acompanhar a Crise Ambiental na Amazônia aprovou o requerimento do senador Expedito Júnior (PR/RO) convidando o comandante Militar da Amazônia, general Augusto Heleno, para tratar sobre a Política Indigenista no Brasil e a defesa da Região
Os senadores também aprovaram o requerimento do senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) convidando o procurador da República em Rondônia Reginaldo Trindade para falar sobre a extração ilegal de madeiras. Denúncia desta semana da revista Veja indica que Trindade sabe da existência dessa irregularidade na reserva indígena dos Suruís e da extração ilegal de diamantes na reserva dos Cinta-Largas, ambas em Rondônia. Na reserva dos Suruís, cerca de 30 caminhões de tora de madeira são retirados da área por dia.
Os presidentes do IBAMA e da FUNAI também deverão participar da audiência pública. A data, porém, ainda não está confirmada. Mas todos os convidados deverão estar presentes no mesmo dia, em uma audiência conjunta entre a Subcomissão e a Comissão de Meio Ambiente do Senado.

VISITA A RONDÔNIA

Hoje à noite, sete senadores integrantes da Subcomissão seguirão a Porto Velho (RO) para dar início a uma série de visitas em municípios do Estado que são alvo da Operação Arco de Fogo. Os parlamentares estarão nos municípios de Cujubim e Machadinho do Oeste na manhã e tarde de quinta-feira. À noite, participarão de uma audiência na Assembléia Legislativa, em Porto Velho.
Na semana passada, os senadores estiveram no Pará, onde constataram irregularidades da Operação. “O Governo Federal está patrocinando o caos social no Pará”, afirmou Expedito Júnior, impressionado com a situação de Tailândia (PA). Segundo o senador, Tailândia é hoje uma cidade-fantasma. Indústrias têm migrado para Belém.


Abuse dos queijos para derreter a barriga

Eles ficam uma delícia acompanhando massas, tornam qualquer sanduíche irresistível e ainda podem servir de base para receitas doces arrasadoras. Até sozinho, um bom queijo é capaz de aguçar o paladar e provocar intensos delírios gastronômicos. O melhor de tudo? Eles ainda ajudam a derreter seus pneuzinhos.
Pesquisadores do Departamento de Nutrição da Universidade do Tennessee (Estados Unidos) descobriram que os queijos, assim como os laticínios em geral, aceleram o metabolismo. Ou seja, graças a eles você emagrece duas vezes mais rápido do que alguém que resolveu cortar o petisco do cardápio.
Por enquanto, o cálcio assina o milagre. Mas ele não está sozinho nessa tarefa. Os estudiosos compararam dois grupos de voluntários e descobriram que apenas tomando cápsulas do mineral você emagrece menos do que saboreando um bom bocado à base de leite.
Uma fatia ou uma colher de sobremesa valem por uma porção - quatro delas são a quantidade diária indicada para quem está em busca de um regime a jato. Só tome cuidado: o parmesão é líder absoluto em quantidade de cálcio. Mas essa variedade também é bastante calórica e salgada, um perigo para quem sofre de pressão alta.
Para eliminar de vez a sua culpa (e as dúvidas, também), pedimos à nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, uma
tabela com as características dos principais tipos, brancos e amarelos. Vale prestar atenção na quantidade de calorias e gorduras saturadas (aquelas que entopem as artérias quando consumidas em excesso). Nas duas categorias, o cheddar lidera o ranking. No final, você ainda confere várias imperdíveis à base de queijo, todas com as devidas calorias indicadas - porque fazer regime pode ser, sim, muito gostoso.

Mercosul e Europa no Painel Amazônico

Porto Velho (Lúcio Albuquerque) - Está confirmada a programação final do Painel Amazônico, comemorativo aos 25 anos de instalação do Tribunal de Contas do Estado e que reunirá, no período de 26 a 28 de maio, em Porto Velho, os TCs de todo o país, e de representantes de entidades de Contas do Mercosul e da Europa.
O evento vem sendo preparado desde agosto de 2007, através de uma Comissão Geral e várias sub-Comissões coordenadas, inicialmente, pelo conselheiro José Gomes de Melo, que presidiu o grupo até sua posse na presidência do Tribunal em janeiro, quando assumiu o conselheiro Rochilmer Rocha, permanecendo como vice-presidente o conselheiro Valdivino Crispim
A programação, que acontecerá no auditório do Tribunal de Contas, envolve três tempos diferentes: Dia 26 além da abertura, marcada para as 8 horas, haverá pronunciamentos de convidados, brasileiros, europeus e do Mercosul.
Dia 27, quando o TCE completará 25 anos de instalação, na parte da manhã será realizado o Painel Amazônico, em que órgãos locais ligados ao meio ambiente e representantes dos TCs amazônicos farão exposições sobre ações desenvolvidas em cada Tribunal da região.
No dia 28 o encerramento terá como sub-tema Potencialidades de Rondônia, com expositores e assuntos ligados ao Estado de Rondônia.


Defensores recebem apoio de várias entidades

Rio Branco - Ontem, os defensores públicos estaduais receberam apoio na discussão para a reestruturação da Defensoria acreana de várias categorias do Judiciário. O apoio foi oficializado em reunião, na sede da Associação dos Defensores Públicos do Acre (Adpacre).
Além do presidente da Adpacre, Dion Nóbrega Leal, e de vários defensores públicos, compareceram à reunião o presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Laudivon Nogueira; o presidente da Ordem dos Advogados do Acre (OAB-Acre), Florindo Poersh; e o presidente da Associação do Ministério Público do Acre (Ampac), João Pires.
Todos foram à reunião para declarar apoio à reestruturação da Defensoria acreana e à melhoria salarial dos defensores públicos.
O juiz Laudivon Nogueira, presidente da Asmac, disse que os magistrados acreanos estão sensibilizados com a questão da Defensoria Estadual e disse que é preciso dotar o órgão de estrutura o mais breve possível.
“Se a defensoria não puder prestar um bom serviço à população, isso vai refletir diretamente no Judiciário acreano. Nós estamos todos interligados, todas as instituições se preocupam com a situação em que está a Defensoria, por isso estamos aqui para declarar apoio à causa dos defensores e desejar êxito nas negociações com o governo” declarou o presidente da Asmac.
Laudivon lembrou que mais de 90% dos casos que chegam à Vara de Família passam pela Defensoria, por isso é preciso reorganizar o órgão, do contrário, só quem perde é a população carente.
João Pires da Ampac também destacou a importância da Defensoria e concorda que ela precisa ser estruturada. Os demais colegas presentes na reunião concordaram.

OAB acredita em negociação

Florindo Poersh declarou que acha muito justa as reivindicações dos defensores. “Todas as categorias aqui presentes são co-irmãs de causas, por isso os defensores têm a adesão da OAB nesta causa”, afirmou Poersh.
Dion Nóbrega, presidente da Adpacre, confessou que ficou muito satisfeito com o resultado da reunião e afirmou que acredita que o Estado deve resolver esse impasse entre defensores e governo. “Acredito na boa-fé do governo”, ressaltou Dion. Os defensores agora aguardam alguma manifestação por parte do governo para a retomada das negociações.
A Adpacre informa que os defensores estão reivindicando o Plano de Cargos Carreiras e Salários para os funcionários da área administrativa da Defensoria, a implementação de uma nova lei orgânica, a mudança nos salários dos defensores e a estruturação do órgão de modo geral. (A Tribuna – Rio Branco-AC)


Marcha na mira do MP e da polícia

João Pessoa - A polêmica em torno da Marcha da Maconha continua. Desta vez, o Ministério Público da Paraíba e órgãos de segurança do Estado se reuniram na manhã de ontem em torno do assunto. No final do encontro, os representantes foram taxativos no sentido de não permitir, sob qualquer hipótese, apologia ao crime por ocasião do evento, que acontece em 4 de maio, na Capital. Até câmeras serão instaladas para evitar atos ilegais. O arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, em nota oficial, também se posicionou terminantemente contra a manifestação.
Na manhã de ontem, estiveram reunidos no MP, em João Pessoa, a procuradora-geral de Justiça, Janete Ismael, o superintendente da Polícia Federal (PF), Cláudio Gomes, o secretário adjunto de Segurança e Defesa Social, Airton de Sá Ferraz, o delegado geral da Polícia Civil, Gerson Alves Barbosa, e o Comandante da Polícia Militar, Coronel Kelson Chaves.
Mesmo ainda não tendo recebido comunicação oficial sobre a realização do evento, todos os órgãos informaram que estão preparados para manter a ordem pública, como ressaltou Janete Ismael. "O Ministério Público e os órgãos de segurança pública da Paraíba não permitirão apologia ao crime. Esta foi uma reunião por prevenção, já que a imprensa vem divulgando essa marcha", disse, ao ressaltar ainda que todos vão coibir qualquer incentivo à prática de crime.
Também ficou decidido, durante a reunião, que será terminantemente proibida a presença de pessoas menores de 18 anos na Marcha da Maconha. Caso isso aconteça, a criança ou adolescente será retirado do evento e levado aos pais. Para garantir a ordem pública, o movimento será filmado e gravado pelos órgãos de segurança pública. Janete Ismael lembrou ainda que todos os Ministérios Públicos Estaduais já se posicionaram contra a legalização da maconha, por entender que o evento reforça o tráfico de entorpecente.
Em nota oficial divulgada ontem, o Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba faz duras críticas ao evento, o qual denominou de "marcha de corrupção e da morte". O líder religioso também coloca em xeque a legalidade da iniciativa. "Questionamos, nos termos constitucionais, se tais movimentos têm direito de fazer apologia à droga. Qual a identidade e finalidade de movimentos pela liberação da droga? Como se organizam? Quem os patrocina e lhes garante respaldo jurídico?", diz o texto.
Em seguida, no documento, o arcebispo condena veemente a marcha. "A sociedade verdadeiramente democrática não pode aceitar a apologia do uso da maconha ou de quaisquer outras drogas, prevendo-se a propagação do vício um mal intrínseco", ressalta.

SAIBA MAIS

Por fim, Dom Aldo se dirige às autoridades na nota, solicitando providências. "A sociedade pleiteia, junto aos gestores públicos, seus direitos de defesa e segurança, pois se sente ameaçada por corifeus propagadores do vício e do crime, desmascarando o ludíbrio, apresentando sob aparências de pseuso democracia", está escrito. Amanhã à tarde, a reunião do Conselho Municipal Anti-Drogas terá como uma das pautas de discussão. a Marcha da Maconha. O grupo é formado por membros da sociedade civil e do poder público. (Fonte: O Norte – João Pessoa-PB)

Ceron é viável, disse Fátima a Lobão

Deputados e senadores do Norte, entre eles a senadora Fátima Cleide, de Rondônia, estiveram com Lobão

Brasília (Mara Paraguassu/Assessora de Imprensa) - Deputados e senadores da Região Norte – Rondônia, Acre e Amazonas – estiveram na tarde de ontem (23) no Ministério de Minas e Energia para discutir com o ministro Edson Lobão o modelo de gestão para as empresas distribuidoras de energia da região. Os parlamentares pediram ao ministro que não tome uma decisão precipitada, sem antes consultar a sociedade e representantes dos estados.
A princípio, discutiram a proposta de criação de uma holding que centralizaria a gestão das empresas federalizadas. Este modelo, proposto pela Eletrobrás, não encontra consenso entre os representantes das regiões, e preocupa os trabalhadores do setor elétrico.
Os parlamentares da região Norte argumentaram que existem diferentes situações nas empresas que compõem o sistema isolado de energia, e que as perdas no setor existem, mas devem ser evitadas com novos investimentos.
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) disse não concordar com a argumentação dos técnicos da Eletrobrás de que todas as empresas dão prejuízos. Em Rondônia, por exemplo, desde 2004 a Ceron promoveu o equilíbrio de seus custos operacionais.
O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) acredita que não há comparação entre os sistemas isolado e interligado. “Um dos problemas pode ser a má gestão de algumas empresas. Mas certamente na região norte faltou investimentos”, disse Valverde. O que está acontecendo é que a Eletrobrás coloca obstáculos para estas empresas fazerem investimentos, a fim de gerar superávit primário.
Na opinião da deputada Vanessa Graziziotin (PCdoB-AM) é preciso melhorar as empresas, independentemente do lucro. “Não queremos que os tempos de privatizações voltem. Este governo é bastante diferente do outro. Energia é muito mais que uma empresa que gera lucros. Energia é responsabilidade social”, destacou Vanessa. Nessa mesma linha, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) acrescentou: “A questão energética é uma necessidade da população. Não há saúde nem educação sem energia. Não dá para privatizar esses serviços”, questiona.

Cassol buscou liberação de emendas e reuniu-se com Ministro da Justiça

O governador Cassol, na foto com o ministro Sthepanes e o senador Expedito Junior,
pediu a liberação de recursos financeiros para aquisição de equipamentos agrícolas

Brasília (Decom) - O governador de Rondônia, Ivo Cassol, reiterou na tarde de ontem (23), junto ao deputado Lindomar Garçon (PV-RO), providências para a liberação de emendas do orçamento 2008 (encaminhamento) do parlamentar destinadas à construção de quadras poli esportivas cobertas nas escolas de ensino fundamental Paulo Leal e D.Pedro I - esta com vestiário - ambas em Porto Velho, no valor global da ordem de R$ 700 mil reais, além de reforma e ampliação da escola estadual de ensino fundamental Santa Marcelina, construção da muralha cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia e construção de poços profundos - ambas na Capital, no valor global concedente da ordem de R$ 500 mil reais.
Ainda na tarde de ontem, o governador Ivo Cassol solicitou ao ministro da Justiça, Tarso Genro, a inclusão do Estado de Rondônia no programa de segurança pública e cidadania - PRONASCI, programa do Governo Federal voltado para atender demandas de segurança cujas ações convergem com as necessidades do Estado.
Por volta das 17:00 horas (de Brasília), o governador Ivo Cassol reuniu-se com representantes da bancada federal e com o ministro José Múcio, da Secretaria de Relações Institucionais. No encontro, Cassol priorizou junto ao Ministério da Agricultura, com mediação de Múcio e da bancada federal, a liberação de recursos financeiros para aquisição de equipamentos agrícolas a serem investidos nos municípios do Estado de Rondônia, e emendas parlamentares do orçamento de 2008, no valor de R$ 3 milhões de reais.
À noite Cassol retornou à Porto Velho, e hoje acompanha a Comissão do Meio Ambiente do Senado Federal em reuniões e visitas aos municípios de Cujubim, Machadinho D’Oeste e Porto Velho.




Expedito Júnior critica ação do governo no combate ao desmatamento

Júnior acredita que o governo não conseguirá resolver os problemas nos 31 municípios
acusados de liderar o ranking do desmatamento na Amazônia (Foto:Geraldo Magela/Agência Senado)

Brasília (Eli Teixeira / Agência Senado) - Relator da Subcomissão Temporária para Acompanhar a Crise Ambiental na Amazônia, o senador Expedito Júnior (PR-RO) sustentou que o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) "só conhecem a política da repressão" e "têm muito pouco a comemorar". Após a visita de membros da subcomissão - criada para acompanhar a ação do governo federal no combate ao desmatamento em 31 municípios - à cidade de Tailândia, no Pará, o parlamentar relatou o que viu ao chegar.
“Tomei um susto. Nunca vi um caos social tão grande. As madeireiras não haviam sido fechadas pela Operação Arco de Fogo (executada pela Polícia Federal, pelo Ibama e pela Força Nacional de Segurança). Incendiaram os seus barracões, cortaram a energia elétrica delas. Não tiraram apenas os postes, mas até os fios da energia. Houve um verdadeiro saque” comentou.
Júnior acredita que o governo não conseguirá resolver os problemas nos 31 municípios acusados de liderar o ranking do desmatamento na Amazônia se não fizer uma "verdadeira operação para regularizar as terras" da região. E disse ter ficado satisfeito com o que viu em Paragominas (PA), outra cidade visitada pelos senadores da subcomissão, onde os madeireiros plantaram 30 milhões de árvores para exploração sustentada de suas atividades.



Suspensos recursos para municípios que não preencheram cadastro do SISPETI

O Sistema de Controle e Acompanhamento das Ações Ofertadas pelo Serviço Socioeducativo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (SISPETI) foi implantado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no ano passado, para aprimorar o programa

Brasília (Ana Soares/Ascom/MDS) - Dos 3.381 municípios brasileiros que executam o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), 2.964 já utilizam o Sistema de Controle e Acompanhamento das Ações Ofertadas pelo Serviço Socioeducativo do PETI (SISPETI), implantado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no ano passado. Os 417 municípios que ainda não usam a ferramenta terão os recursos relativos ao co-financiamento do serviço socioeducativo suspensos e já não receberão a parcela de março, paga no mês subseqüente, neste caso, em abril.
Por notificação, enviada neste ano a gestores estaduais e municipais, o MDS estipulou o prazo de 31 de março de 2008 para que todos os municípios implantassem o SISPETI e informassem os dados obrigatórios requeridos. O Ministério alertou, ainda, para a suspensão de recursos destinados às atividades socioeducativas daqueles que não cumprissem a data limite. Os recursos para os municípios que não cumpriram as determinações permanecerão suspensos até que a situação seja regularizada.
O SISPETI é uma ferramenta fundamental para aprimorar o PETI e assegurar maior transparência em sua gestão e no enfrentamento do trabalho infantil. O sistema disciplina a freqüência mínima de 85% às atividades socioeducativas, como condicionalidade para a permanência das crianças e adolescentes no programa e também para a concessão do benefício às famílias. Ele permite, ainda, o acompanhamento qualitativo das ações desenvolvidas, além de disponibilizar o cadastro nacional das crianças e adolescentes incluídos no PETI e os locais onde se realizam as atividades.
Cabe aos gestores municipais o controle e acompanhamento dessa frequência. Para isto, eles precisam preencher as informações obrigatórias e manter todos os dados atualizados mensalmente.
Mais informações sobre a operacionalização do SISPETI estão no site do MDS, no endereço eletrônico
http://www.mds.gov.br/suas/guia_creas/avisos-e-documentos.

PEC indica 2º turno em municípios com mais de 60 mil eleitores



O deputado federal Zé Geraldo (PT-Pará)
sugere que os municípios com mais
de 60 mil eleitores sejam contemplados
com a realização de 2º turno nas eleições



Brasília (Assessoria) - O deputado federal Zé Geraldo (PT-Pará) apresentou proposta de emenda à Constituição (PEC 241/2008) sugerindo que os municípios com mais de 60 mil eleitores sejam contemplados com a realização de 2º turno nas eleições municipais. O parlamentar explica que a Constituição de 1988, em seu artigo 29, estabelece que o segundo turno ocorrerá, apenas, em cidades com mais de 200 mil eleitores. "Caso nestes municípios nenhum candidato alcance maioria absoluta na primeira votação, se fará nova eleição em até 20 dias. Neste aspecto, contemplar os municípios com 60 mil eleitores é fundamental para ampliar a participação popular, racionalizar custos e aprimorar a democracia na medida em que mais municípios brasileiros possam, através da mobilização da população, ter segundo turno eleitoral".
Um levantamento feito pelo parlamentar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em dezembro passado, demonstra que na Região Norte somente 5 municípios têm eleições em segundo turno. "Com a aprovação da PEC este número passaria para 19 cidades. No Pará, por exemplo, somente dois municípios, dos 143 existentes, possuem mais de 200 mil eleitores. Com a aprovação da PEC este número saltaria para 11 cidades que teriam o segundo turno, ampliando a participação democrática da população nas decisões e na defesa do projeto político de desenvolvimento apresentado pelo candidato do município", destaca o deputado.
O parlamentar detalha ainda que um município para ser considerado uma grande cidade, comumente, abriga entre 200 e 250 mil habitantes. "Já na Região Norte, por exemplo, um município que possua 60 mil eleitores, com uma média de 100 mil habitantes, é uma grande cidade e têm uma relevância econômica, política e social para o desenvolvimento do Estado. Isso demonstra a necessidade de ajuste na Constituição para democratizar a realização de segundo turno nos municípios de 60 mil eleitores" defende. A região Norte possui a maior extensão territorial, com 3.851.560 quilômetros quadrados e representa 45,2% do território nacional e um população estimada em mais de 14 milhões de habitantes.
Ele argumenta ainda que, se aprovada a PEC 241/2008, ampliaria a mobilização do eleitorado, que optou por uma candidatura que se demonstrou, no primeiro turno, com baixa expressão, para uma nova escolha e por um candidato que tenha maior aproximação com as suas convicções. "Afinal, não há sentido um candidato que, muitas vezes, sequer atinge um terço dos votos válidos ser administrador de um município. Neste sentido, a PEC contribui para o aprimoramento democrático e para o desenvolvimento regional. Não é raro no Brasil eleger um prefeito com percentuais de apenas 25% ou 30% da preferência do eleitorado e causar a perda da credibilidade no gestor eleito por parte da maioria da população". Zé Geraldo destaca também que a aprovação da PEC não acarretará elevados custos aos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE). "As experiências tecnológicas, administrativas e a competência técnica-gerencial desenvolvidas pelos Tribunais representam fatores facilitadores para a realização do 2º turno nos municípios com 60 mil eleitores. A PEC 241/2008 é um avanço para o Brasil, em especial para a região amazônica, que vem, ao longo dos anos, sendo prejudicada pela atual legislação eleitoral", finaliza.


Shows e responsabilidade social no Dia do Trabalhador

Brasília (Assessoria/CUT) - O primeiro de maio é a data mais importante para a CUT/DF. E, pensando nisso a direção da Central Única dos Trabalhadores irá promover em comemoração ao Dia do Trabalhador uma vasta programação no decorrer de toda a semana. O evento também se estenderá a alguns municípios do entorno.
Neste ano, além de shows com medalhões da música nacional, a CUT/DF também irá valorizar os talentos de nossa terra, com artistas locais. Além disso, os trabalhadores contarão com estandes para atendimento à população, em questões de responsabilidade social como habitação, direitos da mulher e saúde pública, além de uma brinquedoteca para as crianças.
Segundo a presidente da CUT/DF, Rejane Pitanga, “esta data é muito importante, pois significa um marco para os trabalhadores. Neste sentido, mais que entretenimento e cultura, com as grandes apresentações de Martinália e Frejat e seus convidados (Arnaldo Antunes e Scandurra), queremos este ano, estar oferecendo informações de utilidade pública para os trabalhadores, como financiamentos habitacionais, pois a moradia é um problema cotidiano do trabalhador, sobre as questões relacionadas ao direito da mulher, além é claro, das ações no sentido de fortalecer os grandes eixos desta campanha que são: a redução da jornada de trabalho, sem redução de salário e a implantação das Convenções 151 e 158 da OIT. A primeira institui a negociação coletiva no setor público e a segunda proíbe as demissões imotivadas na iniciativa privada. Sendo aprovadas, estas duas medidas representarão enorme avanço nas relações trabalhistas no país. Na ocasião, estaremos coletando assinaturas para um abaixo-assinado em prol destas aprovações”.

Programação

Dia 25 de Abril (sexta-feira) – atividade em Brazlândia;
Dia 27 de Abril (domingo) – atividade em Águas Lindas;
Dia 30 de Abril (quarta-feira) – Assinatura do convênio habitacional entre CUT-DF e Caixa Econômica Federal;
Dia 1º de Maio (quinta-feira) – Atividades na Esplanada dos Ministérios à partir das 10h, com shows começando às 17h.

Convênio CUT-DF e CEF

Além da programação cultural, a CUT/DF irá comemorar o 1º de Maio com ações sociais que beneficiam diretamente o trabalhador.
Como parte da programação, no próximo dia 30 de abril, será assinado o convênio entre a CUT/DF e a Caixa Econômica Federal, com objetivo de oferecer atendimento para os sindicatos filiados a Central, que soma um universo de mais de 550 mil trabalhadores do Distrito Federal e Entorno, representados por 52 entidades.
Segundo Márcio Mourão, Gerente Regional da Caixa, a intenção do convênio é expandir o relacionamento do banco junto aos trabalhadores. Para tanto, será treinada e capacitada uma equipe que ficará na sede da CUT/DF prestando quaisquer esclarecimentos relativos à financiamentos habitacionais, fundos de carência, e SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), que terão taxas diferenciadas para este público.
O estreitamento de relacionamento visa atender de forma personalizada, apresentando taxas mais atraentes, agilidade dos processos e consultorias com relação ao fluxo financeiro. Os benefícios serão estendidos às contas correntes e poupanças.

Atividades no Entorno

Fará parte da programação também shows nas cidades de Brazlândia e Águas Lindas. Em Brazlândia o show será no dia 25 (sexta-feira), a partir das 21 horas na Rua do Lago (onde foi o Carnaval 2008), com as seguintes atrações: Gerson de Veras, Marinho Lima e Wagner Luiz.
Em Águas Lindas a atração será com os cantores Carlinhos Piauí, Caco de Cuia e a dupla sertaneja Augusto e Tiago, no dia 27 (domingo) no estacionamento da Feira Central, a partir das 10 horas.

Lazer
Durante a programação, realizadas em parceria com o SESC, a criançada poderá se divertir com as atividades recreativas com muito lazer, como brinquedoteca, teatro de mamulengos, pintura de rosto e muito mais.

Responsabilidade Social

As mulheres também terão espaços específicos na comemoração. No evento serão feitos atendimentos e orientações sobre assuntos relacionados ao combate à violência contra as mulheres. Estarão lá a Promotoria em Defesa da Mulher, do Ministério Público do DF e a DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).

Shows fazem o brilho da noite: Martinália, Frejat e convidados e muito mais
A programação para o Dia do Trabalhador começa às 10h, com atividades sócio-culturais no decorrer de todo dia. Às 17h as bandas locais sobem ao palco, abrilhantando a platéia enquanto aguardam os grandes shows da noite: Martinália e Frejat (Barão Vermelho), que terá como convidados em participação especial Arnaldo Antunes (ex-Titãs) e Scandurra (ex-Ira!). Esta apresentação acústica será inédita. A participação deles promete emoção com a música “Exagerado” e outras surpresas para os fãs do rock que terão a oportunidade de assistirem seus ídolos reunidos num só palco, numa apresentação única e exclusiva, que promete reunir mais de 30 mil pessoas para participarem deste momento, na Esplanada dos Ministérios.

MARTINÁLIA

Filha do sambista Martinho da Vila e da cantora Anália Mendonça (seu nome é uma mistura dos nomes dos pais), a cantora Martinália, nasceu no bairro de Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro. Desde criança foi cercada pela música. Começou a carreira profissional aos 16 anos, fazendo vocais de apoio para o pai ao lado da irmã, Analimar. Em meados dos anos 1990, passou a realizar apresentações no circuito de bares, pequenas casas noturnas e teatros do Rio de Janeiro, o que culminou no lançamento de seu disco Minha Cara, voltado para o samba-canção. A partir de 1994, passou a integrar o grupo Batacotô, com quem lançou o Samba dos Ancestrais. A artista também foi percussionista da banda de Ivan Lins. Martinália teve o privilégio de se tornar apadrinhada de grandes nomes da MPB graças a seu pai. Caetano Veloso foi o diretor artístico de seu disco Pé do meu Samba, além de compor a faixa-título, e Maria Bethânia produziu Menino do Rio. A partir desses dois álbuns, Martinália passou a atrair maior atenção da mídia e a ter uma agenda de shows mais estabelecida em todo o país, abrindo caminho para turnês internacionais pela Europa e África.

ÍCONES DO ROCK BRASILEIRO

Roberto Frejat nasceu no Rio de Janeiro no dia 21 de maio de 1962 é músico, compositor e um dos fundadores da banda Barão Vermelho. Frejat é considerado uma das personalidades mais marcantes do cenário pop/rock brasileiro. Em 1981, formou o grupo Barão Vermelho. Ao longo dos anos, além de gravar e produzir os discos de sua banda, Frejat consolidou-se como produtor e cultiva importantes parcerias com Cazuza. Quatro anos mais tarde, além de guitarrista, passaria a ser também o vocalista da banda. Nestes 20 anos de carreira e 13 álbuns, Frejat escreveu músicas de grande sucesso na história do rock brasileiro, dentre as quais: "Pro dia nascer feliz", "Bete Balanço", "Todo amor que houver nessa vida", "Por que a gente é assim", "Pedra, flor e espinho", "O poeta está vivo", "Pense e Dance" e "Por você".
Edgard Scandurra começou a tocar guitarra ainda criança, e aos 15 anos já liderava a banda de punk-rock Subúrbio, que mais tarde virou o Ira!, grupo seminal do rock brasileiro dos anos 80. Ainda naquela década foi baterista da banda Mercenárias, referência no punk-rock underground brasileiro, e gravou dois discos com o grupo Smack. Canhoto e autodidata, ele desenvolveu uma técnica única tocando com as cordas invertidas (usando a guitarra de destro com a mão esquerda), o que o destacou desde o inicio de sua carreira profissional. Em 1990, ele gravou o primeiro disco solo, “Amigos Invisíveis”, e em 1996 saiu o segundo, “Benzina”. Nessa época, Scandurra já tinha sido fisgado pela música eletrônica, que percorre todas as faixas de “Benzina”. Virou freqüentador do Hell’s Club e amigo do DJ Mau Mau; apaixonou-se de vez pela eletrônica. Mas o maior guitarrista do Brasil, eleito cinco vezes pela crítica especializada, não abandonou os palcos e seus fãs roqueiros.
Arnaldo Antunes nasceu em São Paulo, em dois de setembro de 1960. É músico, poeta e artista visual brasileiro, mais conhecido por sua participação como integrante do grupo de rock Titãs. Em suas principais áreas de atuação artística, a música, a poesia e a arte visual, demonstram a influência de subgêneros modernistas ou pós-modernistas. Em 1978 ingressou na Faculdade de Letras da USP, onde seguiria o curso de Lingüística, não fosse o sucesso dos Titãs lhe tomar todo o tempo entre shows, gravações, ensaios, turnês e entrevistas. Desligou-se da banda em 1992, depois de dez anos de grupo, por conta de suas direções artísticas. Apesar de sua saída, Arnaldo continuou compondo com os demais integrantes do grupo e várias dessas parcerias foram incluídas em discos dos Titãs, assim como em seus discos solo. No ano de 2002, formou em parceria com os amigos Marisa Monte e Carlinhos Brown o trio Tribalistas, pelo qual lançaram o álbum homônimo. Também atuou como ensaísta na Folha de São Paulo, onde deixou evidente o substrato teórico que transparece no seu trabalho estético. Lançou no final do ano de 2007 o primeiro DVD de sua carreira, o Ao Vivo No Estúdio, que passeia por toda sua carreira e que conta com as participações especiais do ex-titã Nando Reis, do titã Branco Mello, do Ira! Edgard Scandurra e dos tribalistas Marisa Monte e Carlinhos Brown.

ARTISTAS LOCAIS

Além das atrações nacionais, o 1º de maio também contará com shows de artistas locais, como: Os quatro Elementos, Detrito Federal, Cacá Pereira (vencedor do I FESTCUT) e Nós Negra.

Histórico

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.


Judocas de Rondônia foram destaques no Sul-americano

O judoca Chaisse Olímpio, de Ji-Paraná, foi um dos destaques na competição sul-americana


Porto Velho (Assessoria) - Os judocas Dieisi Hebert (Ji-Paraná), Gleise Kelly (Ji-Paraná), Chaisse Olímpio (Ji-Paraná) Aline Modesti (Porto Velho) Sandra Lara (Cacoal) foram escolhidos para agregar a delegação brasileira de Judô, última seletiva que ocorreu em março em Porto Velho, onde participaram mais de 150 atletas da modalidade de todo o Brasil.
Os cinco atletas de Rondônia não se intimidaram com a falta de incentivo no esporte no Estado e fizeram bonito no Sul-americano de Judô na Capital do Uruguai, Montevidéu, na semana passada.
O desempenho dos judocas rondonienses no campeonato elevou o nível dessa modalidade no estado e pela primeira vez na história, Rondônia conquistou o título Sul-americano de Judô/2008 na categoria Júnior até 81 quilos, que vai de 17 a 19 anos. O detentor da proeza foi Chaisse Olímpio de 18 anos. Um Portovelhense que abandonou a capital por falta de incentivo e hoje mora em Ji-Paraná onde encontrou patrocinadores, que até então eram os pais.
O judoca Chaisse conquistou o título internacional, lutando contra os atletas do Equador, Argentina, Chile e Uruguai. O atleta ganhou por Ipon, considerado o golpe perfeito no Judô, em menos de quatro minutos de luta.”Confesso que quando vi minha chave, desanimei, porque Argentina, Chile e Uruguai eram os favoritos. À medida que fui ganhando, comecei a tomar mais confiança e acabei fazendo a final com o Uruguai”, destacou Chaisse.
Outro fato inédito é que pela primeira vez, um técnico de Rondônia foi convocado pela seleção brasileira de Judô a participar do Sul-americano de Judô. Carlos Tenório


Planos futuros


Chaisse agora começa a se preparar para a seletiva do Mundial Júnior que será no dia 30 de maio em Manaus- Amazonas. Nessa seletiva enfrentará os campeões do Panamericano e Brasileiro, que ainda não foi definido. O que tiver o maior número de vitórias se classifica para o Mundial que será realizado em setembro deste ano no Egito.
Os planos do judoca Chaisse não param por aí. Pretende participar da Copa Rio em outubro, Troféu Brasil e também da Copa Fortaleza. Todos campeonatos internacionais.
As meninas que participaram do Sul-americano em Montevidéu- Uruguai, tiveram excelentes colocações:

Judoca Colocação Categoria
Gleisse Kelly 3º lugar Até 52 kg
Dieise Hebert 2º lugar Até 60 kg
Aline Modesti 2º lugar Até 57 kg
Sandra Lara 2º lugar Até 78 kg


CASO ISABELLA

Megashow da vida, do Fantástico ao ato de fé do padre Marcelo

Por Alberto Dines

Três milhões de pessoas compareceram no feriado da segunda-feira (21/4) ao autódromo de Interlagos para celebrar os 10 anos de atuação evangélica do padre Marcelo Rossi.
Entre os presentes à missa-show, devidamente filmada e fotografada, Ana Carolina Oliveira, mãe da menina Isabella Nardoni, assassinada há três semanas, e os 18 amigos do sacerdote-menestrel, todos cantores-campeões de vendas. Inclusive Xuxa & Sacha.
Na noite anterior, no programa Fantástico, os patéticos depoimentos do pai e madrasta, indiciados um dia antes pelas autoridades policiais como autores do assassinato da filha e enteada. Disseram o que queriam dizer. Uma telenovela sem roteiro, rigorosamente encenada pelos advogados de defesa, galvanizou o país. Na segunda-feira, o Jornal Nacional repercutiu.

Cautela seletiva

A espetacularização da dor não é só da mídia. É fenômeno de um mundinho incapaz de suportar tragédias por muito tempo – e, por isso, tão necessitado de alívios imediatos.
A mídia, sobretudo a TV, usa o sofrimento para driblar o sofrimento. Quanto mais instantâneas as catarses, mais intensidade transfere-se para o espetáculo.
A mesma pressa em purgar o padecimento impede que sejam mantidos os ritos da justiça. A sociedade brasileira está tomada pela gana de linchar. Quer sentenças na marra, sumárias.
Antes do indiciamento os dois principais suspeitos já estavam formalmente acusados. Indiciados, já estão automaticamente condenados. Ninguém se dá ao.
trabalho de acrescentar o usual adjetivo atenuador, "suposto". Este tipo de cautela reserva-se aos grandes patifes e aos estelionatários de alto bordo. Paulo Maluf é um suposto corrupto, pronto, o código de ética está atendido. Criminosos bárbaros não merecem o benefício da dúvida.

Queimar etapas

É verdade que são extremamente frágeis os álibis e as explicações dos acusados. Dificilmente aparecerá um Terceiro Homem ou Terceira Mulher para salvá-los. Não há lugar para uma testemunha-bomba ou homem-chave. Os peritos é que darão a palavra final (se já não a deram).
Mas até o momento em que este texto está sendo redigido (1h de 22/4), Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá têm o status jurídico de indiciados. O processo ainda não foi entregue ao Ministério Público, a prisão ainda não foi decretada.
Portanto, não são réus. Não se trata formalidade, mero protocolo. São cláusulas do Estado de Direito. Uma imprensa responsável, que tanto reclama quando suas prerrogativas são ameaçadas, deveria cuidar-se para não cometer abusivos atropelos nos procedimentos.
Assim como a ministra Dilma Rousseff achou legítimo antecipar a campanha eleitoral e classificou como "comício" a cerimônia de lançamento de mais um projeto do PAC, assim também grande parte da mídia resolveu queimar etapas colocando os indiciados no banco dos réus.
A presença da mãe de Isabella no ato de fé do padre Marcelo Rossi, antes mesmo da missa do 30º dia de sua filha, não é fruto da nossa inclinação para a religiosidade. É resultado da nossa vocação para esquecer liturgias.