sábado, 23 de agosto de 2008

Coluna do Antéro

Trapizonga

*Marcos Antéro Sóter


Fazendo o sucessor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil de Notícias, admitiu, durante solenidade de aniversário da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), em Brasília, que o governo tem condições de fazer o seu sucessor em 2010. A afirmação teria sido feita quando foi cobrado por dirigentes sindicais sobre a candidatura do próximo presidente. Ele ressaltou, no entanto, que o assunto será encaminhado no tempo certo.

Maior responsabilidade

A aprovação pela Câmara do Projeto de Lei
931/07, que permite a punição de secretários e outras autoridades municipais por crime de responsabilidade dará mais qualidade à gestão pública. Pelo menos é o que entendem pessoas ligadas ao municipalismo brasileiro. Para eles, a partir de agora os prefeitos serão mais seletivos na escolha de seus auxiliares.

Secretários

O deputado federal rondoniense, candidato a prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, diz que dificilmente há prefeitos que não respondam a processos político-administrativos ou penais ao final do mandato, o que não é observado em relação aos secretários municipais. "Raramente um secretário responde a processo, diferentemente do que acontece nos âmbitos estadual e federal, em que secretários estaduais e ministros podem ser responsabilizados", acrescenta o deputado.

Complexidade

Já o deputado petista Eduardo Valverde, também de Rondônia, destaca a importância da proposta com o argumento de que a Constituição ampliou as atribuições dos municípios e aumentou a complexidade do "papel" do gestor público. Para ele "Cada vez mais o movimento pelo municipalismo aumenta o poder dos municípios, que gera o aumento das responsabilidades, que são transferidas a seus gestores”

Facultativo

Terça-feira (26), às 14h, o deputado federal Geraldo Magela PT/DF) vai estar na plataforma superior da rodoviária lançando sua campanha de rua a favor do voto facultativo. Nessa ação, o petista pretende conversar com a população a respeito do tema e colher assinaturas apoiando a liberdade de escolha na hora de votar, ou não.

Direito sim

De acordo com Magela, o voto deve ser encarado como um direito e não como uma obrigação ou um dever passível de punição. "Nas principais democracias representativas o voto é sempre facultativo. É evidente a correlação entre o voto obrigatório e o autoritarismo político. O voto facultativo é, sem
dúvida, mais democrático e reflete melhor a vontade do eleitor", avalia o parlamentar.
* O autor é jornalista e momentaneamente "mão de obra disponível" no mercado de trabalho

Representantes de cooperativas da Bolívia conhecem Complexo do Rio Madeira

Porto Velho (Decom) - Na manhã de sexta-feira (22), o secretário de Planejamento e Coordenação Geral, João Carlos Ribeiro, recebeu em seu gabinete representantes de cooperativas de eletricidade e dos trabalhadores das províncias de Riberalta, Guayara Merin e Beni, na Bolívia. O objetivo da visita foi a busca de uma cooperação entre os dois países para a construção das usinas hidrelétricas de Cachuela Esperanza e Mamoré-Abunã e informações sobre o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira.
O presidente da Cooperativa Electrica de Riberalta – CER, Carlos Antonio Nuñez explicou ao secretário a importância da construção das duas usinas para o desenvolvimento econômico do norte da Bolívia, onde estão localizadas as três províncias. A região corresponde a 10% do território boliviano e é ainda um sistema elétrico isolado. “Estamos aqui para buscarmos parceria com o governo de Rondônia para que possa nos auxiliar nos estudos dos impactos ambientais e a ajuda financeira para este grande empreendimento”, disse Carlos Antonio.

300 mil bolivianos

O representante da Cooperativa dos Trabajadores de Beni, Juan Arrola ressaltou a importância do empreendimento para a população da região. “Mais de 300 mil bolivianos serão beneficiados com a construção das usinas de Cachuela Esperanza e Mamoré-Abuña. Sem energia não podemos crescer economicamente”, lembrou o representante da cooperativa. As duas usinas terão uma potência estimada em 3.800 MW.
O vice-presidente da CER, Edwin Burgos Ortíz pediu que o governo do Estado de Rondônia intermediasse um encontro com as construtoras responsáveis pela obra de Jirau e Santo Antônio.
O secretário do Planejamento que é o gestor das obras do PAC, em Rondônia colocou o Estado à disposição para iniciar esta cooperação. “Nosso governador Ivo Cassol lutou muito para garantir a construção das duas usinas do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, sem o empenho dele que é uma pessoa batalhadora, o empreendimento não seria possível. Nós sabemos o quanto é difícil o desenvolvimento auto-sustentável sem energia elétrica. Estamos aqui para dar o apoio e intermediar o contato do governo boliviano com os consórcios que irão construir as duas usinas do Rio Madeira”, afirmou João Carlos.

Fórum energético

Em 15 de setembro acontecerá, em Cachuela Esperanza um Fórum Energético que terá a participação de autoridades bolivianas. O presidente da CER pediu que o secretário de Planejamento agendasse uma reunião com o governador Ivo Cassol até o final do mês de agosto com o objetivo de levar uma comitiva do Estado para o evento.
Uma equipe da rede de Televisión Canal 4, umas das maiores da Bolívia acompanhou a comitiva na visita para produzir um documentário especial.

Café Brasil

EFÊMEROS HERÓIS










* Luciano Pires

Quando o Cirque du Soleil estava no Brasil assisti a uma curiosa matéria na televisão. Acho que foi no Fantástico. Os repórteres foram para o interior do Nordeste, até um pobre circo mambembe, daqueles em que o pai é o apresentador, o mágico e o trapezista, a mãe é ajudante do mágico, contorcionista e palhaço e os filhos fazem de tudo um pouco. Lá encontraram o garoto trapezista, que toda noite se apresentava para o distinto público. Magérrimo, feio, mal vestido e com movimentos desengonçados, o rapazola dependurava-se nas alturas e pintava e bordava.
A proposta do repórter era levar o garoto – junto com o pai – para São Paulo, para assistir ao Cirque du Soleil. Mais que isso: iriam apresentá-lo a um dos astros do circo, um dos trapezistas. E o garoto poderia praticar um pouco junto com os profissionais.
A cena da chegada do garoto e seu pai ao Cirque foi emocionante. Não sei se eles conseguiam entender o que estavam vendo. Durante o show, a expressão de deslumbre aumentava a cada número que o grupo de artistas fabulosos realizava.
E, depois do show, o presente. Lá vamos nós para a área de treinamento do Cirque, onde os dois são recebidos pelo astro dos trapézios. Um rapaz bonito, forte, com todos os músculos delineados, evidentemente bem alimentado e feliz. O nosso herói nordestino recebe uma roupa de trapezista de presente, que logo trata de vestir. A roupa não cai bem. É como aquele fenômeno que acontece com os capacetes de obra que – aqui no Brasil – nunca assentam nas cabeças dos peões...
Os dois começam a se exercitar. O rapaz do Cirque com movimentos suaves, levíssimos, de uma beleza que lembrava uma dança. Nosso garoto trapezista com movimentos brutos, fora de sintonia, desequilibrados. Era realmente feio de se ver, principalmente quando o outro mostrava como devia ser feito.
Mas de repente nosso herói brasileiro faz um ousado movimento no trapézio que desperta uma expressão de espanto no trapezista do Cirque. Um movimento difícil, que o garoto executa com segurança. O rapaz do Cirque tenta repetir o movimento e encontra dificuldades. Acha perigoso. E o menino brasileiro diz que fazia aquilo todo dia. Lá no alto...
O trapezista do Cirque tenta outra vez e desiste, com medo de se machucar. E nosso herói – junto com toda a nação brasileira que assistia a matéria – fica orgulhoso. Viu só? Somos capazes de – com nosso talento bruto – fazer coisas que nem os profissionais conseguem.
Continuamos feios. Desengonçados. Mal vestidos. Mal alimentados. Mas vamos lá e surpreendemos... Viva o Brasil!
De volta para casa com seu pai o garoto leva os troféus: a roupa do treino e as histórias pra contar. Um herói efêmero, cuja fama dura tanto quanto os minutos nos quais sua imagem permanece no ar, na televisão. Depois da festa da recepção, dos cumprimentos, de contar e recontar a história, nosso herói vai dormir um sono como talvez nunca tenha experimentado. Acorda no dia seguinte, pobre como sempre foi. Na mesma velha tenda, na mesma velha cama improvisada. E volta ao trabalho de buscar água, consertar a lona, vestir a sapatilha surrada, dar comida aos cabritos e galinhas e fazer as vezes do trapezista desengonçado e do palhaço melancólico que alegram as periferias do Brasil...
E tudo volta ao normal.
Essa história do brasileiro pobre que desenvolve a duras penas um talento natural e que um dia serve como atração da mídia para depois voltar à realidade como um efêmero herói, não é familiar?
Claro que sim. Repete-se a cada quatro anos.
Desta vez está sendo em Pequim.


*Luciano Pires é jornalista, escritor, conferencista e cartunista. Faça parte do Movimento pela Despocotização do Brasil, acesse www.lucianopires.com.br.
Para conhecer outras ações do Luciano, dos seus colaboradores e da fertilizadora cultural Café Brasil, acesse
http://www.lucianopires.com.br/. Fotos do cronista podem ser obtidas com a assessoria de imprensa.

Cassol assina convênios em visita interior de RO

Porto Velho (Decom) - O governador Ivo Cassol esteve, em Divinópolis, distrito localizado a cerca de 40 quilômetros de Cacoal, na tarde de sexta-feira (22), onde assinou vários convênios, totalizando R$ 225.000,00 com diversas Associações Rurais, numa grande festa no ginásio de esportes Joaquim Violato, completamente tomado por produtores rurais e familiares. Através deste sistema, a Associação solicita a liberação de recursos de acordo com a suas necessidades, como tratores, implementos agrícolas, geradores, tanques de resfriamento ou secadores, por exemplo. A liberação pode ser feita através de emenda parlamentar de algum deputado estadual da região da associação ou diretamente através da Secretaria de Agricultura – Seagri. Com a Associação dos Produtores Rurais da Linha 21 foi assinado convênio no valor de R$ 15.000,00, que serão utilizados para a compra de uma motocicleta, um grupo gerador e uma máquina de soldar. O equipamento irá atender os pequenos associados em serviços de solda nas propriedades. A Associação dos Produtores Rurais Maringá foi beneficiada com R$ 15.000,00 para aquisição de uma moto e um tanque de resfriamento de leite; a Associação dos Produtores Rurais da Vila Rica receberá R$ 30.000,00 reais a serem utilizados na compra de uma camioneta; a Associação dos Produtores Rurais Vida Nova firmou convênio no valor de R$ 30.000,00 para aquisição de um trator de pneu equipado com grade aradora, carreta tipo reboque e roçadeira, que igualmente atenderá os seus associados; R$ 30.000,00 para a Associação dos Produtores Rurais Flor da Serra, para a compra de um trator, e a Associação dos Produtores Rurais de Nova União recebeu R$ 25.000,00 para a aquisição de um secador de café. Todos estes convênios são fruto de emendas parlamentares do deputado estadual Maurão de Carvalho e foram liberadas pelo governador Ivo Cassol pensando no benefício dos pequenos produtores rurais de Cacoal e região. O deputado estadual Neodi de Oliveira elaborou duas emendas parlamentares que beneficiaram a Associação dos Produtores da Linha 21, no valor de R$ 30.000,00, a serem empregados na compra de um trator de pneus com lâmina, enquanto a Organização Social Familiar de Cacoal foi beneficiada com R$ 50.000,00 que serão empregados na compra de um caminhão usado para transportar os produtos agrícolas dos associados.

Convênios com a União

O destaque da solenidade ficou por conta do anúncio por parte do senador Expedito Júnior, da assinatura de dois grandes convênios intermediados por ele que foram firmados entre a União e o Governo do Estado, através do Programa Calha Norte: um no valor de R$ 297.000,00 para a implantação de uma mini-usina de leite de soja no município de Cacoal e outro no valor de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) para aquisição da Patrulha Mecanizada, um antigo projeto do Governo do Estado que aguardava liberação federal. Através deste programa, apresentado há dois anos atrás por Cassol ao presidente Lula, serão adquiridos tratores tipo patrola, caminhões basculante e equipamentos de seis equipes que farão a conservação das estradas estaduais em todos os 52 municípios do estado de Rondônia.
Em seu discurso, o governador Ivo Cassol destacou a importância do trabalho do senador Expedito Júnior de conseguir a liberação dos recursos federais para adquirir máquinas e equipamentos que serão usados para conservar nossas estradas. “este sim é um senador de verdade, que trabalha para Rondônia e traz recursos para o nosso estado”, disse referindo-se a Expedito. Cassol também destacou a força da agricultura e da pecuária de Rondônia, que vem crescendo ano após ano quebrando recordes de produção graças ao trabalho do homem do campo com apoio do Governo do Estado. “Através de programas existentes como o Semear, o Inseminar, o Promec e agora o Promec-Peixe, que ajudam os pequenos produtores rurais que não tem condições financeiras para contratar estes serviços, a nossa administração apóia os agricultores e pecuaristas. E os deputados estaduais, com suas emendas parlamentares, também estão fazendo a sua parte, ajudando as Associações Rurais a atender o homem do campo para gerar mais emprego e renda no estado”, disse.
Acompanharam Cassol na cerimônia o secretário de Agricultura, Carlos Magno, o senador Expedito Júnior, os deputados estaduais Neodi Carlos, presidente da Assembléia Legislativa, Valdivino Tucura e Maurão de Carvalho, vereadores e diretores de entidades, entre outras autoridades municipais.

Começa a campanha pelo voto facultativo liderada por Magela

Brasília (Cristiano Gomes/Assessoria) - Nesta terça-feira (26), às 14h, o deputado federal Geraldo Magela vai estar na plataforma superior da rodoviária lançando sua campanha de rua a favor do voto facultativo. Nessa ação, o deputado pretende conversar com a população a respeito do tema e colher assinaturas apoiando a liberdade de escolha na hora de votar, ou não.
De acordo com Magela, o voto deve ser encarado como um direito e não como uma obrigação ou um dever passível de punição. "Nas principais democracias representativas o voto é sempre facultativo. É evidente a correlação entre o voto obrigatório e o autoritarismo político. O voto facultativo é, sem dúvida, mais democrático e reflete melhor a vontade do eleitor", avalia o parlamentar.
Durante sua campanha, Magela vai visitar escolas, faculdades, participar de fóruns a respeito do tema e pretende buscar apoio de outros parlamentares na campanha pelo voto facultativo. Pesquisas recentes comprovam que a maioria da população brasileira não só apóia o voto facultativo, como repudia o obrigatório.
O direito de escolher seus representantes diretamente é uma prerrogativa inerente à cidadania. Assim sendo, o voto é um direito do cidadão, é onde se exerce a democracia. O voto obrigatório deixa de ser um direito e passa a ser uma imposição. Deixa de ser a livre manifestação para transformar-se em manifestação forçada, o que caracteriza a ausência de liberdade.
Não faz sentido afirmar que o voto facultativo poderia favorecer a instabilidade democrática ou promover o distanciamento entre o governante e a vontade da sociedade. Se o voto obrigatório fosse garantia de estabilidade democrática, não teria havido golpe no Brasil, nem na América Latina. Segundo pesquisa realizada, o voto é
obrigatório em apenas trinta países do mundo, sendo que metade deles fica na América Latina.

Câmara aprova 43 concessões de radiodifusão

Brasília (Da Redação/SR) - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem 43 projetos de decreto legislativo que autorizam ou renovam concessões de serviços de radiodifusão em vários estados. As propostas, da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, tramitam em caráter conclusivo e seguem para a análise do Senado.

CEARÁ
Associação Comunitária de Cultura e Radiodifusão de Carnaubal – Carnaubal
Associação Santo Antonio - Caridade
Associação Cultural de Itaitinga – Itaitinga
Associação das Mulheres de São Pedro – Jucás
Associação Comunitária Cultural dos Moradores de Barreira – Barreira
Eco FM Ltda. – Ibiapina
FM Cariús Ltda - Cariús
Instituto Cultural e Econômico de Quixelô – Quixelô
Ivanov Comunicação e Participações - Viçosa do Ceará
Rádio Três Climas Ltda. – Assaré
Sistema Maior de Radiodifusão Ltda. – Pacujá
Sistema Maior de Radiodifusão Ltda. – Martinópole
Sociedade de Amparo a Cultura Vale do Acaraú – Acaraú

MATO GROSSO
Associação Comunitária e Cultural de Primavera do Leste - Primavera do Leste
Associação dos Moradores do Bairro Centro de Itaúba – Itaúba
Associação Princesa de Rádio Comunitária – Juruena
Associação Comunitária Beneficente Rioclarense - São José do Rio Claro
Continental Comunicações Ltda. – Comodoro
Floresta Radiodifusão - Alta Floresta
Rádio Filadélfia FM Ltda. - Campos de Júlio
Rádio Educadora Nova Geração - Novo São Joaquim
Rádio Amiga FM de Chapecó – Tapurah
Sampaio & Martins Ltda. – Itiquira
Sistema de Comunicações Keller - Campo Novo do Parecis

MARANHÃO
Associação da Juventude do Município de Montes Altos - Montes Altos

MINAS GERAIS
Rádio Pássaro da Ilha FM - Guaranésia

PARÁ
Amazônia Comunicação e Radiodifusão Ltda. – Gurupá
Amazônia Comunicação e Radiodifusão Ltda. - Novo Repartimento
Associação Cultural de Difusão Comunitária Companheira - Igarapé-Açú

PARANÁ
Associação de Radiodifusão Coronel - Coronel Domingos Soares
Associação Comunitária Vale do Laranjinha de Ribeirão do Pinhal - Ribeirão do Pinhal
Genoa FM Ltda. - Siqueira Campos

PERNAMBUCO
Globo Comunicação e Participações S.A. – Recife

RORAIMA
Paraviana Comunicações - Mucajaí

SÃO PAULO
Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Pongaí – Pongaí
Associação dos Moradores Amigos de Cabrália Paulista - Município de Cabrália Paulista
Associação Comunitária Excelsior – Araçatuba
Associação Comunitária Renascer - Alto Alegre
Associação Amigos de Bairros Comunitários de Riolândia – Riolândia
Indústrias Gráficas o Estado – Araçatuba
Rádio Educação e Cultura de Rio Claro - Rio Claro
Rádio Difusora Viradouro FM Comunicações Ltda. – Viradouro
Xarayés Comunicação e Marketing Ltda. – Pitangueiras

Raupp quer proibir cobrança de tarifas sobre cheques

Brasília (Silvia Gomide/Agência Senado) - A cobrança de tarifas pela emissão, compensação e pagamentos de cheques poderá vir a ser proibida se for aprovado projeto de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que está pronto para ser analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A matéria (PLS 497/07) conta com o parecer favorável do relator, senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA).
De acordo com a proposta, o descumprimento da deliberação acarretará multa no valor de um real para cada conta corrente que a instituição financeira possuir. Na justificação da matéria, Raupp afirma que a lucratividade dos bancos não pára de crescer no Brasil e que a taxa de lucro das instituições financeiras cresce mais do que o crescimento do próprio setor bancário em si.
"Há duas fontes para essa lucratividade econômica. De um lado, os spreads bancários, ou seja a diferença entre o custo de captação das instituições e o que elas cobram dos tomadores de empréstimos. De outro, as tarifas bancárias, que praticamente não existiam antes do Plano Real e hoje são onipresentes na relação entre bancos e clientes", lembra o autor do projeto.
Para Raupp, um dos maiores abusos nessa prática de cobrança de tarifas bancárias ocorre em relação aos chamados "cheques de menor valor" - chega a ser cobrada taxa de R$ 0,50, em média."É para acabar com esse abuso que apresento esse projeto de lei. A partir de sua aprovação, não mais será permitida a cobrança, sob qualquer título ou pretexto, pela emissão, compensação ou pagamento de cheques de qualquer valor", justifica Raupp.

Artigo

As crises e suas liçõesGustavo Cerbasi

O Brasil é um dos melhores lugares para se investir. Essa não é uma opinião pessoal, mas sim o reconhecimento de economistas de todo o mundo que vêem os quatro integrantes reunidos na sigla Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) como os países que mais se desenvolverão nos próximos anos. Esse fato é realidade com ou sem crise nos Estados Unidos. A crise nos mercados financeiros, que inaugurou o ano de 2008, nos lembra que bons investimentos envolvem risco. Isso exige dos investidores uma postura consciente sobre suas escolhas para suportar os diversos altos e baixos que conduzirão a um ganho diferenciado.
A evolução da crise de janeiro, por outro lado, mostra que o que determina os rumos do mercado, no longo prazo, são os fundamentos e não os movimentos especulativos. Com o Brasil cada vez mais rico e competitivo, boa parte dos resultados das empresas encontra-se em condição sustentável. A classificação de risco do país ainda está a apenas um degrau do investment grade, um bom diferencial.
Por termos aqui condições favoráveis ao crescimento das empresas, o mercado de ações continua sendo uma boa alternativa para os investidores de fora, o que atrai de volta, em pouco tempo, aquele capital que é levado para cobrir rombos nas contas durante as crises em seus países de origem. Prepare-se, portanto, para as crises. É nelas que os preços de bons ativos — como ações e imóveis — despencam e o investimento em ativos de risco mostra-se como um grande negócio.
A regra para sobreviver às turbulências nos investimentos é relativamente simples. Quando o bom momento dos investimentos e o recorde na bolsa de valores começarem a surgir como manchetes na mídia, segure seus impulsos e invista de maneira conservadora. Quando as crises voltarem — e elas voltarão—, abandone seu conservadorismo e faça escolhas que permitam bons saltos em seu patrimônio. Para quem investe conscientemente, as crises nada são além do que boas oportunidades de fazer grandes investimentos. (Fonte: Você SA)
*Gustavo Cerbasi é consultor financeiro pessoal, sócio-diretor da Cerbasi & Associados Planejamento Financeiro e autor do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos.

Pesquisa mostra que povo desconhece que PAC é federal

São Paulo - O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é pouco conhecido pela população, que ainda confunde a autoria das obras e não sabe se o investimento foi feito pelo governo federal, por Estados ou por municípios. A conclusão consta de uma pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), em todo o País, e acendeu o sinal amarelo no Palácio do Planalto.
O levantamento foi realizado há um mês para medir a eficiência dos programas do governo, às vésperas das eleições municipais, e orientar as ações de propaganda. Os problemas de identidade que atingem o PAC, também revelados em sondagens qualitativas para medir a impressão dos eleitores, surpreenderam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na tentativa de dar visibilidade ao plano e ao conjunto de investimentos no País, Lula promoverá uma megarreunião no Palácio do Planalto, na próxima quinta-feira.
A pajelança reunirá empresários, integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, líderes e presidentes de partidos da aliança governista. Ao lado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff - candidata predileta do Planalto para a disputa presidencial, daqui a dois anos -, Lula dirá que há investimentos garantidos no País até 2012. A "mãe do PAC", como Dilma foi batizada por Lula, ficará novamente sob os holofotes.
O presidente tem reclamado com freqüência da divulgação precária dos programas de seu governo. Fica contrariado também com o fato de prefeitos e governadores não darem crédito para as obras federais.(As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.)