sábado, 16 de agosto de 2008

Dorival Caymmi morre aos 94 anos no Rio

Rio de Janeiro (Cristiane Ribeiro/Agência Brasil) - O compositor e cantor baiano Dorival Caymmi morreu hoje (16) no Rio de Janeiro, aos 94 anos. Dorival se tratava de um câncer na bexiga há onze anos e morreu de insuficiência renal por volta das 6h, em sua casa, em Copacabana, na zona sul do Rio.
Em 60 anos de carreira, Caymmi fez músicas sobre os hábitos, costumes e tradições do povo baiano. Em suas canções demonstrava sua adoração pelo mar e pela natureza. Ele gravou mais de 20 discos.
O filho, Danilo Caymmi, deu à Rádio Nacional do Rio de Janeiro a primeira entrevista sobre a morte do pai, no programa da radialista Dayse Lucidi. Segundo ele, a família "tem uma gratidão muito grande à Rádio Nacional, porque foi num show de calouros da emissora que Dorival Caymmi conheceu a mulher e companheira de toda a vida".
Segundo Danilo, a mãe, Stela Maris, está internada há três meses, em coma. "A família atravessa um momento muito difícil, mas não poderia deixar de falar à Rádio Nacional, em primeira mão, sobre o falecimento de meu pai. Ele morreu tranqüilamente, baianamente, como ele dizia", disse Danilo.
Ainda de acordo com Danilo Caymmi, o horário e local do velório e sepultamento ainda não foram decididos. Ele disse que vai aguardar a chegada do irmão, Dori Caymmi, que mora no exterior, e que ainda não havia conversado com a irmã Nana Caymmi.
Entre as composições de Dorival Caymmi, as mais marcantes são "A Lenda do Abaeté", "Promessa de Pescador", "É Doce Morrer no Mar", "Marina", "Não Tem Solução", "Maracangalha", "Saudade de Itapoã", "Samba da Minha Terra", "Dora", "Rosa Morena" e "Eu Não Tenho Onde Morar".

Mais

Dorival Caymmi nasceu em Salvador, BA, em 30 de Abril de 1914.
Tranqüilidade seria uma palavra perfeita para descrevermos esse grande contador da vida dos pescadores, muitas vezes trágicas, mas contada por ele de forma suave, pura, simples.
Cantou e contou a paisagem baiana como ninguém em seu jogo diferente de ritmos. E através de músicas como O Que é Que a Baiana Tem, A Preta do Acarajé, Você já foi a Bahia? - fez de Carmem Miranda uma verdadeira baiana.
Sua adoração pelo mar e pela natureza, a caba por colocar o homem em sua real posição - uma parte integrante dela - sem domínio, sem superioridade, sem controle.
Foi capaz de nos mostrar toda a doçura de viver/morrer no mar, doçura de viver, doçura. E ele seguiu tranqüilo, com pouco mais de 100 canções em 94 anos de vida, chegando a levar anos na criação de uma, burilando um pouco num dia, descansando no outro, retornando depois de anos - é um bom tempo, dizia ele, é um bom tempo.
Caymmi foi o respeito pela vida, foi seu ritmo. Faleceu no Rio de Janeiro, em 16 de agosto de 2008.
(Susana Gigo Ayres)

A vizinha do lado


Acalanto


Balada do rei das sereias


Coqueiro de Itapoã


Dora Doralice


É doce morrer no mar


Eu cheguei lá


Eu não tenho onde morar Festa de rua


Fiz uma viagem


João valentão


Maracangalha


Marina


Milagre


Modinha para Gabriela


Nem eu Nunca mais



O bem do mar


O dengo que a nega tem


O mar


O que é que a baiana tem?


O vento


Oração da Mãe Menininha


Quem vem pra beira do mar


Retirantes


Rosa morena


Sábado em Copacabana


Samba da minha terra


São Salvador


Saudade da Bahia


Saudades de Itapoã


Só louco Você já foi à Bahia?


Você não sabe amar



Escute uma amostra do trabalho:
O mar(Dorival Caymmi)Com Dorival Caymmi
Atenção: para ouvir a amostra você precisa do RealPlayer (gratuito) instalado em seu computador. Pegue-o na seção de informática do Terra,
clicando aqui.
CDs Recomendados pelo MPBNet:
Vinicius e Caymmi no Zum ZumCaymmi Visita TomPara Caymmi: ao VivoPara Caymmi, de Nana, Dori e Danilo: 90 AnosGal Canta CaymmiSimplesmente Caymmi [Simone Caymmi]A Música De Dorival CaymmiAurê Dorival CaymmiJKTeletemaSaudade da BahiaSérie Retratos: Dorival CaymmiDorival


Clique nos CDs para comprá-losOutros CDs de Dorival Caymmi na Submarino
DVDs Recomendados pelo MPBNet:
Para Caymmi - Ao VivoMúsica Brasileira: 4 DocumentáriosDose Dupla: Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo

Clique nos DVDs para comprá-los
Livros Recomendados pelo MPBNet:
Dorival Caymmi: o Mar e o TempoSongbook Dorival Caymmi Vol. 1Songbook Dorival Caymmi Vol. 2Dorival CaymmiA Imagem do Som de Dorival CaymmiCaymmi: uma Utopia de LugarDorival Caymmi


Clique nos livros para comprá-los

Outras Páginas:
http://www.sombras.com.br/dorival/dorival.htmhttp://www.slipcue.com/music/brazil/caymmi.htmlhttp://www.cliquemusic.com.brhttp://www2.uol.com.br/dorivalcaymmihttp://www.dicionariompb.com.br

Contato com o MPBNet

Café Brasil

LEVI DO PORTO










*Luciano Pires

E lá estava eu, na cidade do Porto, em Portugal. Linda, surpreendente. Participei de um evento no prédio da Alfândega, uma área portuária muito antiga que foi revitalizada e transformada em local para eventos. Conversando com os locais, a pergunta óbvia:
– Que idade tem a cidade do Porto?
– Ah, não tenho certeza. Mas parece que já existia algo por aqui 400 anos antes de Cristo...
Olha só: 400 anos antes de Cristo! Quando o Brasil foi descoberto Porto já tinha 1.900 anos! Vi ruazinhas medievais, prédios antigos maravilhosos, tudo reformado, impecável. E para todo lado aquela arquitetura portuguesa típica, dos azulejos, das casas geminadas, das fachadas com janelões e balcões. Ali estão nossas origens. E, também surpreendentemente, hospedei-me num dos hotéis mais modernos que já conheci. Mas o mais interessante aconteceu durante o jantar que se seguiu à palestra que realizei para cerca de 200 pessoas. Um “gajo” vem na minha direção. Não esperei o cumprimento habitual, já soltei a gracinha:
– Diga, ó pá.
– Olá Luciano. Sou brasileiro.
Claro. Tava demorando. Para todo lado existem brasileiros em Portugal. Todos com histórias interessantes. O nome dele é Levi Costa. Paulista do ABC. Quatorze anos atrás, aos 19 anos, Levi pegou um avião apenas com um terninho e uma gravata. Sem dinheiro e sem conhecer ninguém, foi para Portugal, direto para a cidade do Porto. Hospedou-se numa pousadinha no centro da cidade. Era janeiro. Dos quase 30 graus de São Paulo, foi parar nos 5 graus de Portugal. Ficou uma semana sem sair do quarto. Até aventurar-se a procurar um emprego. E começou assim uma história que envolve passar fome, transferir-se para Lisboa, voltar para o Porto, casar com uma portuguesa e conseguir emprego numa revenda de automóveis onde trabalhou por cerca de 6 anos.
– Fui pegando os macetes.
Um dia Levi percebeu que havia atingido o teto. Não havia mais perspectiva de crescimento. Largou o emprego e atirou-se em sua segunda loucura: com o mínimo de capital que tinha, abriu uma loja de automóveis. E hoje tem 30 carros, é figura conhecida na cidade, viaja ao Brasil uma ou duas vezes por ano, comprou um apartamento na cidade de São Paulo e está feliz da vida. Esse é o Levi do Porto. Um sujeito simpático, humilde, batalhador, corajoso e orgulhoso com tudo que conseguiu. Um brasileiro. Como milhares de outros que vivem no exterior e que construíram o futuro a partir do zero. Meu avô fez a mesma coisa, ao inverso. Veio para o Brasil em 1913, aos 15 anos, com uma mão na frente e outra atrás. Ao falecer, com quase 102 anos de idade, tinha construído uma vida exemplar. Do zero. Refleti sobre quais atributos fizeram o Levi do Porto ter sucesso em sua empreitada. Simpatia. Coragem. Dedicação. Vontade de trabalhar. Humildade. Persistência. Inteligência... Essas coisas básicas que quase todos temos. E que deixam nervosos alguns brasileiros que não admitem que o primeiro passo para o sucesso é querer. Mas é claro que não basta querer. Tem que ter sorte. A sorte do Levi do Porto, que nunca optou pela lógica, pelo consenso, pela segurança. Agora, cá entre nós, na história do Levi, quanto você acha que foi sorte e quanto foi trabalho, hein? Eu tenho minha opinião. E para coroar a visita à cidade do Porto fui apresentado a uma poeta portuguesa já falecida, natural daquela cidade: Sophia de Mello Breyner Andresen. Abro o site dela e dou de cara com um poema chamado “Porque”, que por coincidência (ou não?), explica a saga do Levi.

Porque

Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.

Viu só? Na poesia de Sophia, a pista para entender o Levi do Porto. Que em Portugal é conhecido como Levi do Brasil, um brasileiro que deu certo.




Pois é... Eles existem.

*Luciano Pires é jornalista, escritor, conferencista e cartunista. Faça parte do Movimento pela Despocotização do Brasil, acesse www.lucianopires.com.br.


Para conhecer outras ações do Luciano, dos seus colaboradores e da fertilizadora cultural Café Brasil, acesse http://www.lucianopires.com.br/. Fotos do cronista podem ser obtidas com a assessoria de imprensa.

Câmara aprova 26 concessões de radiodifusão

Brasília (Da Redação/Agência Câmara) - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem 26 projetos de decreto legislativo que autorizam ou renovam concessões de serviços de radiodifusão em vários estados. As propostas, da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, tramitam em caráter conclusivo e seguem para a análise do Senado.

ACRE

Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular do Acre - Rio Branco
Empresa Cruzeirense de Telecomunicações de Rádio e TV Ltda - Marechal Thaumaturgo
Rádio e TV Maíra Ltda. – Feijó

AMAPÁ

Associação da Rádio Comunitária Serrana Manganês - Serra do Navio

AMAZONAS

Nortão Comunicação e Publicidade Ltda. – Borba

BAHIA


Associação Rádio Comunitária Avante Lençóis – Lençóis
Associação de Difusão Comunitária de Baianópolis – Baianópolis
Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Monte Pascoal – Itabela
Associação Comunitária Ideal - Lauro de Freitas

PARAÍBA

Associação Comunitária dos 72 Discípulos de Cuité – Cuité
Associação Comunitária e Cultural de Queimadas – Queimadas
Rádio Cacaré FM Ltda – Sapé

PARANÁ

Associação dos Amigos Solidários de Francisco Alves - Francisco Alves
Associação para Desenvolvimento Social, Econômico e Cultural de Pinhão – Pinhão
Associação de Radiodifusão Comunitária de Verê – Verê
Rádio Guaraema FM Ltda - Guaraniaçu
Telecomunicações Delfim Ltda. – Cascavel

TOCANTINS

Associação Comunitária de Apoio a Educação, Saúde, Segurança, Esporte, Lazer, Cultura, Turismo e Meio Ambiente às Associações de Bairros de Miracema do Tocantins - Miracema do Tocantins
Associação de Radiofusão Comunitária de Colméia – Colméia
Folha Popular Ltda. – Goiatins
Onik Radiodifusão LTDA. - São Miguel do Tocantins
Rádio Som Alvorada Ltda. – Peixe
Rádio Som Araguaia de Palmas Ltda. – Guaraí
Rádio Som Tocantins Ltda. - Pedro Afonso

SÃO PAULO

Rádio Jardim Ltda. - General Salgado
Sistema de Comunicação Frizzo Ltda. - Salgado Filho

Audiência no Senado debaterá forma de transmissão de energia das usinas do Madeira

Brasília (Assessoria de Imprensa/Senadora Fátima Cleide) - A Comissão de Infra-Estrutura do Senado aprovou requerimento da senadora Fátima Cleide (PT-RO) para realização de audiência pública com a finalidade de debater a forma de transmissão de energia que será gerada pelas usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, Rondônia.
As usinas irão atender a demanda por energia da região Sudeste do País, e são prioridade no Programa de Aceleração do Crescimento, PAC. Para chegar aos consumidores daquela região, será necessário implantar uma linha de transmissão da energia das usinas até Araraquara, São Paulo.
“Rondônia e especialmente Porto Velho irão contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento do país, fornecendo energia de qualidade. Queremos ter a garantia de que a população da Capital também terá acesso a essa energia, e isso somente será possível com a utilização do sistema de Linha de Transmissão em Corrente Alternada, e não pelo sistema de energia contínua”, afirma a senadora Fátima.
Segundo a senadora, se forem confirmados os estudos pela utilização da energia em corrente contínua, não apenas Porto Velho, mas diversas cidades por onde a linha de transmissão passará serão prejudicadas, sem acesso à energia produzida. Está previsto para setembro o leilão que definirá o ganhador da implantação da linha de transmissão, pouco mais de 2 mil quilômetros.
Para debater o assunto na Comissão de Infra-Estrutura a senadora Fátima Cleide está convidando representantes do Ministério das Minas e Energia; da Agencia Nacional de Energia Elétrica, Aneel; Furnas; Eletronorte; Eletrobrás; Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia e Sindicato dos Urbanitários de Rondônia.
A Secretaria da Comissão poderá, a pedido da senadora e de outros parlamentares da Comissão, acrescentar representantes de outras empresas e órgãos públicos envolvidos. Data para audiência pública será definida.

Raupp e Marinha incluem RO no sistema ferroviário nacional

Brasília (Assessoria de Imprensa) - O Estado de Rondônia foi incluído no sistema ferroviário nacional devida a ação política desenvolvida pelo senador Valdir Raupp e pela deputada federal Marinha Raupp, durante a apreciação e votação da Medida Provisória 427/, no Congresso Nacional. O projeto foi aprovado esta semana pelo Senado Federale transformou em empresa pública a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.
Pelo projeto, que teve o senador Raupp como relator-revisor, os municípios de Vilhena e Porto Velho foram incluídos no sistema ferroviário que contempla outras localidades brasileiras como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins , Goiás e estados do Norte e Nordeste.
Os trechos por onde passarão os trilhos da ferrovia no Estado de Rondônia fica entre Uruaçu (GO) e Vilhena (RO), numa extensão de 1.500 km e da divisa do Brasil com Peru, passando por Porto Velho, Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC).
Ao se referir aos municípios rondonienses contemplados no projeto, o senador Raupp destacou que a ferrovia permitirá o escoamento da soja produzida em Rondônia diretamente para o Oceano Pacífico, de onde chegará ao mercado chinês sem precisar fazer uma verdadeira circunavegação da América do Sul.
“Todos sabemos que, hoje, um dos grandes gargalos que dificultam o crescimento das Regiões Norte e Centro-Oeste é a questão do escoamento da soja, que aumenta muito os custos de transporte, gerando prejuízos para o produtor e para o Brasil, que perde competitividade externa”, ressaltou o líder do PMDB no Senado Federal.
A inclusão dos municípios de Vilhena e Porto Velho no sistema ferroviário bioceânico somente foi possível graças a ação da deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), que solicitou ao deputado Jaime Martins – relator da MP 427, na Câmara dos Deputados, que os trechos entre essas duas cidades fossem contemplados com os trilhos da ligação ferroviária.
No ofício, datado de 25 de junho de 2008, a deputada justificou a importância da inclusão dessas duas cidades rondonienses para a economia do estado, explicando que “esse fato vai trazer grandes benefícios para a região como a integração dos povos latino-americanos”. Para Marinha, esses trechos ferroviários vão se constituir em um novo corredor de transporte e propiciará real acessibilidade aos produtores de Rondônia e região aos mercados consumidores tanto do Brasil como de países sul-americanos.

Rondônia e União assinam Acordo para Gerenciamento de Recursos Hídricos

Porto Velho (Decom) - O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Cletho Muniz de Brito assinou esta semana em Porto Velho, um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, para o desenvolvimento do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Rondônia.
A Cooperação técnica visa desenvolver o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos para promover o uso sustentável de águas rondonienses e a prevenção contra inundações, enchentes e desmoronamentos. Com o acordo o Ministério do Meio Ambiente irá capacitar técnicos do órgão ambiental de Rondônia para atuar na gestão do sistema e também dar apoio para elaboração do plano hidrológico que vai orientar, articular, controlar e racionalizar a utilização dos recursos hídricos do Estado.
Brito falou durante a assinatura do Acordo que com o Sistema, o Governo do Estado, através da Sedam, vai poder elaborar o plano estadual de recursos hídricos para Rondônia e usar como instrumento para controlar, fiscalizar e fazer com que a população consuma a água de forma sustentável.
O Sistema prever a elaboração do Plano Estadual que tem por objetivo a utilização sustentável dos recursos hídricos e a prevenção contra os eventos hidrológicos nocivos.
Para o geólogo, José Trajano dos Santos, responsável pelo setor de Recursos Hídricos da Sedam, essa iniciativa irá disciplinar o enquadramento dos usos múltiplos da água para os empreendimentos e atividades que utilizam o devido recurso .
Trajano explicou que o gerenciamento está previsto na Lei Complementar 255/2002, que busca garantir água em quantidade e qualidade para as atuais e futuras gerações. “Um dos maiores objetivos do gerenciamento é disseminar a percepção da conservação da água como um valor fundamental”.

Cahulla fala de seu trabalho em parceria com o governador

Porto Velho (Decom) - “Trabalhamos com um mesmo ideal, que é construir um estado melhor para se viver”, assim João Cahulla definiu sua ampla participação como vice-governador na atual administração, durante entrevista concedida na manhã de ontem, (15), à rádio Sociedade Espigão no município de Espigão do Oeste, onde realizou diversas visitas.
Ainda durante a entrevista, Cahulla afirmou que o Governo não tem medido esforços para que o progresso aconteça nos quatro cantos do Estado. “O nosso governo valoriza e economiza o dinheiro público para investir em obras como as que estão sendo feitas em todos os municípios”, frisou o vice-governador.
Ressaltou ainda, os investimentos que estão sendo aplicados nas estradas para melhor atender no escoamento da produção e assim desenvolver a agricultura. “O nosso trabalho com a agricultura é duradouro e deve ser aumentado”, declarou o vice-governador, que completou falando das obras que serão realizadas na estrada que liga Espigão do Oeste a Pucarana, onde as pontes de madeira vão dar lugar a pontes de concreto atendendo uma reivindicação antiga daquela região.

Rádio Romiporã

Já em entrevista a Rádio Comunitária Romiporã (foto) também em Espigão do Oeste, o vice-governador, falou de várias ações que o governo vem realizando pelos 52 municípios ao longo desses seis anos a frente do estado, além do recapeamento asfáltico que estão sendo executados pelo Departamento de Estrada e Rodagens – DER em várias cidades, inclusive no próprio município.
Ele lembrou ainda, da grande parceria que o governo estadual vem desenvolvendo com a Assembléia Legislativa de Rondônia para viabilização de obras nos municípios. “Essas obras que estão sendo realizadas são frutos da mudança que o povo fez na eleição de 2006”, se referindo aos novos deputados que assumiram a casa de leis e que hoje têm somado para o progresso de Rondônia.

Sem óculos, homem marca número 'errado' na loteria e ganha US$ 3 milhões

Ele só jogava em datas de aniversário de seus filhos, mas confundiu 48 com 46.Sortudo pretende pagar dívida da casa, viajar para o Havaí e guardar dinheiro para família.

São Paulo (G1) - Parecia azar, mas o fato de ter esquecido seus óculos bifocais naquele dia transformaria a vida do aposentado americano Bobby Guffey. Ele sempre aposta os mesmos cinco números na loteria, representando o aniversário de seus cinco filhos. Mas, no dia 6 de agosto, sem óculos, ele marcou um número errado. E ganhou US$ 3 milhões.
"Minha mulher brincou, disse que valeu a pena ser cego", afirmou Guffey. Em vez de marcar o número 48, ele anotou 46 no boleto. Quando percebeu o erro, ainda voltou e fez outra aposta. O segundo bilhete fez a quadra e valeu mais US$ 1 mil para o aposentado.
Morador de Roanoke, no estado americano de Indiana, Guffey diz que joga semanalmente na loteria desde 1989. Sortudo, afirma que já ganhou US$ 5 mil em prêmios menores ao longo do tempo.
Depois de levar o prêmio máximo da loteria estadual, Guffey diz que vai usar o dinheiro para pagar a hipoteca de sua casa e investir o resto para o futuro de seus cinco filhos e dez netos. No ano que vem, pretende fazer um cruzeiro até o Havaí com sua mulher, Janell.
Leia mais notícias de Planeta Bizarro

Aprovado projeto que amplia licença-maternidade

Brasília (Iolando Lourenço/Agência Brasil)- A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que amplia, em caráter facultativo, a licença-maternidade de 120 para 180 dias. Para fazer com que o benefício atinja o maior número possível de trabalhadoras, a proposta garante incentivo fiscal ao empregador que conceder mais dois meses de licença para suas trabalhadoras.
A proposta, de autoria da senadora Patricia Sabóia (PDT-CE), agora vai à sanção presidencial, já que foi aprovada também no Senado. O projeto cria o Programa Empresa Cidadã, por meio do qual empresas privadas poderão, voluntariamente, conceder licença maternidade de 180 dias. Em compensação, elas terão o direito de descontar no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica o valor integral dos salários pagos à trabalhadora pelos dois meses a mais que ela ficar cuidando do filho recém-nascido.
De acordo com o projeto, a prorrogação da licença também será garantida, na mesma proporção, à empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança. A empregada de empresa que aderir ao Programa Empresa Cidadã tem direito a requerer a prorrogação até o final do primeiro mês após o parto.
A deputada Rita Camata (PMDB-ES), uma das parlamentares que mais lutou pela aprovação do projeto, disse que a ampliação da licença-maternidade é de grande significado para as mulheres e para as crianças, que vão poder ficar mais tempo ao lado da mãe. "É uma grande conquista para as mulheres e para os bebês".

STF proíbe universidades públicas de cobrar matrículas

Brasília (Aécio Amado/Agência Brasil) - As universidades públicas não podem mais cobrar taxas de matrículas dos seus alunos. Por maioria, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) concluíram que a taxa de cobrança é inconstitucional, em julgamento conjunto de vários recursos extraordinários realizado dia 13.
O principal recurso julgado foi o da Universidade Federal de Goiás (UFG) contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), sediado em Brasília, a favor de sete candidatos aprovados em vestibular da UFG. O TRF-1 entendeu que a cobrança da taxa de matrícula feria a constitucionalidade do artigo 206, inciso IV, da Constituição, que determina que as instituições públicas de ensino têm a obrigação de prestar educação gratuita.
Ao final do julgamento dos recursos, os ministros do STF aprovaram, por unanimidade, súmula vinculante sobre a inconstitucionalidade da cobrança de matrículas de alunos em universidades públicas.

Observatório da Propaganda

CENTRO & PERIFERIA

Assim começa a propaganda popular brasileira

Andréia Vieira de Moraes

Reproduzido do Jornalirismo

O jeito é de menino, mas a responsabilidade é para além dos seus 22 anos. Com uma tranqüilidade que lhe é peculiar, Herbeson Alves dos Santos, o Binho do AfroReggae, projeto social que nasceu no Rio de Janeiro, assumiu vaga numa das maiores agências de comunicação do país. Para, quem sabe, ter dado início à PPB, propaganda popular brasileira.
Binho nasceu no Rio de Janeiro, está casado a quatro anos e mora em Parada de Lucas, bairro pobre da Zona Norte carioca. Atualmente está em São Paulo, depois de ter recebido proposta para estagiar na agência de propaganda F/Nazca, uma das melhores do Brasil (na lista de clientes da agência, figuram marcas como Skol, Unibanco e Philco).
"A oportunidade para esse intercâmbio na F/Nazca surgiu com a visita de um dos seus diretores à comunidade Parada de Lucas. Na ocasião, a idéia era ter uma pessoa da própria comunidade para estagiar durante um mês na agência e trocar conhecimentos com base nas vivências de seus colaboradores e dos projetos sociais do AfroReggae", explica Binho.
"Descobridor" de Binho, o diretor de Planejamento de Contas da F/Nazca, Bertrand Cocallemen, elogia o rapaz: "É um profissional com muitas qualidades para trabalhar em agência. É articulado, calmo e tem conhecimentos de novas mídias". Segundo Cocallemen, Binho foi colocado na área de criação, "o coração da agência", para que pudesse interagir com muitas pessoas diferentes.
Adote um publicitário da periferia
O jovem que sabe muito bem o que quer do futuro para si e para as novas gerações já percebeu o interesse das empresas nas classes C e D. Na sua opinião, é fundamental saber o que os consumidores dessas classes pensam, desejam e têm a dizer, para que se possa atender às suas expectativas. "Se outras empresas e agências de comunicação tiverem a iniciativa de acreditar e investir em novos talentos vindos da periferia, teremos novas histórias, teremos histórias que a maioria das pessoas desconhece".
Hoje, no Brasil, é fato que a propaganda se direciona principalmente às classes A e B, aos mais ricos, assim como é fato, também, que os excluídos falam por si mesmos, tornam-se senhores do seu próprio discurso e conhecem melhor sua importância e seu lugar numa sociedade democrática.
A ascensão da periferia se comprova. Pesquisas recentes, como as do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, e da FGV, Fundação Getúlio Vargas, mostram que a classe média já é maioria, chegando a 51,89% da população brasileira, e que mais três milhões de brasileiros já não fazem parte da faixa de pobreza absoluta.
É uma mudança significativa, proveniente da queda do desemprego, do aumento do número de trabalhadores com carteira assinada, da melhoria do salário mínimo e dos programas sociais.
Portanto, a procura de um público variado implica a variedade na informação e no imaginário, e a propaganda tem de conhecer cada vez melhor o seu consumidor e seus anseios, a fim de que possa atingi-lo de forma eficiente.

Compreender a periferia

É nesse contexto que se insere a parceria de interesses da F/Nazca e do AfroReggae. "O estágio do Binho se enquadra num projeto específico com o Grupo Cultural AfroReggae, de médio e longo prazo, de capacitação mútua. Visa melhorar a compreensão do universo da periferia e das favelas pela agência, capacitar profissionais do AfroReggae em comunicação e publicidade e , acima de tudo, reduzir um abismo que a sociedade cria entre dois mundos, o morro e o asfalto, a favela e a zona sul (ou Jardins)", reconhece Cocallemen.
Binho concorda com o publicitário: "Não tem nada pior do que a idéia de ajudar as classes inferiores a crescerem, ou seja, não é só dar o peixe, mas trabalhar junto, porque essas pessoas também querem construir e exercer suas cidadanias. Elas não querem somente algo para sobreviver. Querem participar, querem contribuir".
Mas o que significa o ingresso de novas vozes no mercado publicitário? Qual a sua importância? A propaganda popular brasileira será, no mínimo, responsável pelo nascimento de um conteúdo muito mais próximo do real, dos sonhos, anseios, devaneios e problemas, também, da maioria da população. De gente que, hoje, tem dinheiro para pagar e vontade de falar e participar.

Mais sobre o AfroReggae

Quando o assunto é a ONG AfroReggae, Binho é certamente o melhor para falar: "O AfroReggae é uma usina de projetos".
Foi nessa usina que Binho começou há oito anos, como aluno de informática. Fez, em seguida, preparação para ser monitor e, depois, capacitação para educador social. Hoje, dá aulas de informática e cuida de oficinas, juntamente com a coordenação dos núcleos.
A história do
AfroReggae começou em 1993, com um jornal, o AfroReggae Notícias, criado por um grupo de amigos que se reuniam e saíam pela cidade à procura de informações sobre cultura negra, sobre periferias e sobre jovens que apreciavam ritmos como o reggae.
Logo o grupo ganhou notoriedade. Então tiveram a idéia de fazer um projeto de intervenção local nas favelas que transformasse o dia-a-dia dos moradores pela arte. Esse projeto consistia de abrir oficinas e colaborar com a situação das comunidades.
Binho explica: "Inicialmente, o AfroReggae foi implantado em Acari e, em seguida, na favela de Vigário Geral, o nosso primeiro Núcleo Comunitário de Cultura. Depois Parada de Lucas, onde acontece há oito anos, além de Cantagalo, Complexo do Alemão, Jardim Nova Era e agora estamos começando um projeto na Rocinha. São seis núcleos e, além desses, existem mais de 60 projetos acontecendo no AfroReggae. Há ainda projetos fora do país, como na Inglaterra".
Com o crescimento da instituição, desenvolveram-se novos projetos sociais e surgiu, em 2007, a rádio online AfroReggaeDigital, numa parceria com a ONG RadioActive, da Inglaterra, responsável por rádios pela Internet. O projeto recebeu, também, o apoio da BBC de Londres e se transformou numa escola de rádio online.
Binho foi aluno e se tornou um dos professores do projeto. Na AfroReggaeDigital, os alunos são os responsáveis diretos pela programação. "Lá é possível ouvir os programas produzidos pelos próprios alunos. Eles determinam as pautas, buscam material e participam de eventos realizados pelo AfroReggae. Temos uma nova turma a cada três meses e são jovens a partir de 15 anos", conta Binho.
Para apreciar e ouvir de perto as vozes da periferia, clique no
site da rádio. (Fonte: Observatório da Imprensa)

Acordo vai garantir recursos para desenvolver região do Alto Solimões

Manaus (Amanda Mota/Agência Brasil) - O governo do Amazonas e o Banco Mundial firmaram um acordo de financiamento para garantir a realização do projeto de desenvolvimento da região do Alto Solimões. Os recursos totalizam US$ 35 milhões e serão aplicados nos próximos quatro anos em obras de saneamento, desenvolvimento sustentável e saúde nos nove municípios da região. Juntas, essas cidades ocupam 213 mil quilômetros quadrados, com uma população próxima de 230 mil habitantes, vivendo nas áreas urbana e rural e em quase 150 aldeias indígenas.
O acordo, firmado em Tabatinga, é resultado de quatro anos de negociações, consultas e estudos de órgãos dos governos federal e do Amazonas, da sociedade civil e do banco. A idéia de investir no Alto Solimões surgiu em 2002, quando uma pesquisa do governo amazonense identificou a área como a região com os mais elevados índices de pobreza e de vulnerabilidade a doenças, além de concentrar os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Amazonas.
Apesar desses fatores, a região é rica em recursos naturais, abriga grandes áreas de floresta preservada e vasta diversidade de peixes. O Alto Solimões é considerado estratégico pelo governo federal por estar localizado na tríplice fronteira - Brasil, Colômbia e Peru.
Segundo o secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, o desenvolvimento da região permitirá, por exemplo, o fim do comércio ilegal de peixes, entre Tabatinga e Colômbia. O secretário antecipa que uma das medidas para desenvolver a região será a implantação de um sistema pesqueiro que organize a atividade no local. De acordo com ele, porém, não é possível saber a quantidade exata de peixe contrabandeado.
"É difícil precisar isso. Ainda assim, pelo que estamos observando, das 130 toneladas de peixe pescadas por mês, cerca de 100 [toneladas] são contrabandeadas".
Um engenheiro da Sepror já está em Tabatinga para identificar os problemas relacionados à atividade pesqueira e para treinar os profissionais que irão atuar na região. Na região o contrabando de peixes para a Colômbia é aberto.
“É preciso criar as oportunidades para que o pescador brasileiro possa trabalhar de forma regular. A idéia é que a região tenha um conselho gestor da atividade pesqueira que seja formado por associações e conselhos de pesca locais, com apoio técnico da Sepror e da prefeitura", acrescenta Bezerra.

Venda ilegal de pescado para a Colômbia é problema antigo na região do Alto Solimões

Brasília (Amanda Mota/Agência Brasil)- A venda ilegal de pescado para os colombianos é um problema antigo para os pescadores de Tabatinga, na região do Alto Solimões. Em entrevista à Agência Brasil, o pescador Francisco de Castro lamentou a situação, dizendo que, por não terem outras alternativas de renda, esses trabalhadores são obrigados a vender o pescado aos colombianos por preços insatisfatórios. Na Colômbia, esse peixe chega a ser vendido pelo triplo do preço.
"Seria preciso ter aqui um frigorífico ou um grupo comercial maior que comprasse o nosso peixe. A gente quer vender de forma justa e aqui mesmo no Brasil, porque os colombianos acabam fazendo o que eles querem e comprando o peixe ao preço que eles querem”.
Segundo Castro, muito brasileiro fica “na mão deles e devendo muito”. Para receber as dívidas, os colombianos tomam as malhadeiras (redes de pesca) e motores dos pequenos barcos dos pescadores brasileiros .”É o colombiano que controla o pescado".
Segundo o governador do Amazonas, Eduardo Braga, os projetos para o Alto Solimões já estão prontos. Todo planejamento faz parte do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas (Proderam) que será implantado na região.
A liberação dos US$ 35 milhões previstos em acordo firmado com o Banco Mundial lares deve ocorrer até outubro. Com isso, as obras para construção de unidades básicas de saúde, implantação do sistema de saneamento (as cidades da região não dispõem desse tipo de sistema), promoção de atividades produtivas no setor madeireiro, não-madeireiro (extração de óleos e beneficiamento de castanha, por exemplo), e pesqueiro começam no início de 2009.
Também estão previstos a implantação de um programa de capacitação, o aperfeiçoamento da política florestal e a contratação de técnicos que possam contribuir com os projetos produtivos nos municípios.
O presidente do Tribunal de Contas da União, Walcon Rodrigues garantiu total apoio ao projeto e disse que o tribunal acompanhará as ações com a fiscalização dos trabalhos propostos. Do total de investimentos, US$ 10,7 milhões são provenientes do governo do Amazonas.
"As obras no Alto Solimões são de interesse nacional e tratam-se de uma questão estratégica. Vamos acompanhar os trabalhos para que todos os recursos investidos no local sejam aplicados às finalidades a que se destinam", destaca.
O Alto Solimões é composto pelos municípios de Atalaia do Norte, Amaturá, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Jutaí e Fonte Boa. Eles ocupam um território equivalente ao somatório as superfícies dos estados do Rio de Janeiro, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

EscutaZé!

Encontro marcado

*José Luiz Teixeira


Muito bonitinhos e bem feitos os filmetes que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está veiculando na televisão, alertando o eleitor para votar consciente nas próximas eleições.

O endereço dessas mensagens, porém, está errado.



O remetente está certo. É competência da Justiça Eleitoral enaltecer a importância das eleições livres e diretas.
O destinatário é que deveria ser outro: quem tem de ter consciência da importância da democracia representativa não somos nós, os eleitores, e sim os candidatos. Essa propaganda do TSE teria de ser dirigida a eles.
Faz muito tempo que o povo brasileiro já sabe votar; os políticos é que não aprenderam ainda a ser votados.
Desde Fernando Collor, o brasileiro está votando com muito mais consciência. Isso ninguém há de negar.
As eleições de Fernando Henrique e de Luís Inácio, duas vezes cada um, não podem ser consideradas grandes equívocos eleitorais.
O pobre eleitor não poderia adivinhar que o primeiro, que tão bem escrevia, o mandaria esquecer de tudo o que já havia escrito.
E que o segundo, que tudo via e sabia, já nada vê e nada sabe do que ocorre ao seu redor.
Isso se repete em todos os níveis, de senador a vereador. Elegemos um parlamentar com ficha limpa, com cara de honesto, belo discurso e, depois de eleito, o médico vira monstro.
Há mais de um século já foi dito que o poder corrompe e que o poder absoluto corrompe absolutamente, como constatou Lord Acton.
Todo mundo aprendeu isso no colégio. Aprendeu, mas não compreendeu. Caso contrário, já teríamos feito nossa reforma política há muito tempo.
O que acontece hoje é simples: nós, os eleitores, damos um cheque em branco para os eleitos fazerem dele o que quiserem por quatro anos. Nesse período ficamos de mãos atadas, sem poder fazer nada.
Não aprendemos isso na escola, mas desde criança também sabemos que o diabo tenta. Como tentou Jesus Cristo no deserto.
Nossos políticos, em sua maioria, não têm inspiração divina para resistir às tentações do poder.
Quem tem olhos para ver sabe que , hoje-em-dia, são eles que inviabilizam a democracia representativa.
Faz mais de 20 anos que enrolam, enrolam, e não apresentam uma reforma política com instrumentos mais eficazes para impedir as falcatruas em todos os níveis.
Há um antigo ditado árabe que diz: saem de casa, todos os dias, um malandro e um otário; se os dois se encontrarem, sai negócio; caso contrário, o negócio fica automaticamente adiado para o dia seguinte.
Adaptando para os dias de hoje, poderíamos dizer que a cada dois anos, no Brasil, há um encontro desse tipo marcado entre malandros e otários.

A diferença é que é obrigatório e em local determinado: nas urnas.



(A crônica semanal do blog EscutaZé! também pode ser lida no Portal UOL, no endereço: www.escutaze.blog.uol.com.br)

* Perfil do autor
Formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em 1974, José Luiz Teixeira (de Carvalho) começou a trabalhar em 1972, no jornal de bairro A Gazeta de Santo Amaro.
Em 1973, transferiu-se para a Rádio e Televisão Gazeta, onde ficou até 1976.
No primeiro semestre de 1976, cursou o "Programa de Graduados Latinoamericanos da Faculdade de Ciencias de la Información" da Universidad de Navarra, Espanha.
Do segundo semestre de 1976 a janeiro de 1978, trabalhou no Serviço Brasileiro da BBC de Londres.
Em 1978, trabalhou na Rádio Tupi de São Paulo.
No primeiro semestre de 1979, trabalhou na sucursal paulista do jornal O Globo.
Do segundo semestre de 1979 a 1987, trabalhou nos jornais Folha de S.Paulo e Folha da Tarde.
Em 1987, montou a JLT Estúdio de Comunicação. Por intermédio dessa empresa, passou a editar jornais, revistas e vídeos, em particular nas áreas de política e marketing político (empresa desativada a partir de 1995).
De 1995 a 2005, trabalhou na Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Transportes/CET.
A partir de 2006, passou a trabalhar como free-lancer
.

Tv em Questão

GUERRA DE AUDIÊNCIA

O final antes do fim

*Fernando Schweitzer

Realmente era verdade. A parceria que a Record fecha com a mexicana Televisa prevê uma sociedade entre elas em novelas que vierem a ser produzidas. Record e Televisa dividirão ao meio os custos de produção das novelas a serem gravadas no Brasil com texto mexicano.
O pesar desta parceria não é se usar um texto adaptado de um outro internacional, mesmo porque 70% das produções teatrais no país, e de grande respaldo de patrocinadores, vão do chatíssimo e tradicional Shakespeare a Ibsen, Cervantes, Stanislavski, Grotovski e afins. O que preocupa é a opção de abertura do novo horário de novelas da Record e refazer um texto já exibido em três versões no país.
De acordo com a coluna Outro Canal, os primeiros recursos que a Record faturar irão para a Televisa cobrir seu investimento. Depois, serão descontados os custos comerciais, financeiros e impostos. O que sobrar será dividido entre as duas emissoras.
A parceria deverá durar pelo menos um ano, com possibilidade de renovação até três. O contrato também deverá prever o direito da Record romper o acordo, caso as novelas não atinjam no mínimo 12 pontos na Grande São Paulo.

Vice-liderança isolada

A Record pretende produzir um único texto do acervo da Televisa por vez. O primeiro da lista, conforme já anunciado, é Betty, a Feia, original colombiano já exibido no Brasil pela RedeTV! Lembrando que o texto que será produzido é do remake que a Televisa já fez, intitulado La Fea Más Bella. Que é um tanto ruim, se comparado ao original.
Existe alguma diferença entre nossas emissoras?
As diferenças do acordo da Televisa com o SBT são que a Record quer total autonomia para escolher e adaptar os textos, escalar elenco e definir linhas artísticas e padrões de qualidade. Betty, a Feia deverá ser ambientada no Rio de Janeiro.
Enquanto uma refaz outra re-reproduz com êxito a trama da extinta Manchete. Nesta quinta (31/07), Pantanal registrou ótimos índices de audiência para o SBT e conquistou vice-liderança isolada. Pantanal tem derrubado a inédita Chamas da Vida, que contou com cenas dignas de Hollywood, Bollywood e similares. Entrando no ar das 22h20 às 23h37, a novela registrou média de 16 pontos e alcançou pico de 21 pontos; ainda conquistou a liderança durante cinco minutos (de 23h19 às 23h24). No mesmo horário, a primeira colocada marcou 25 pontos e a terceira, 13.

Os filmes mais chatos

Enquanto a Globo relança sua novela das 8 em sinal de pleno desespero pelos índices não habituais da mesma. O desfecho da trama principal, segundo o autor, lançará uma nova novela dentro da novela. Pois com meta de 45, mas com média de 37 até então, essa briga por Ibope das paulistas é assistida pela poderosa já com certa cautela, pois com Pantanal o SBT subiu e a Record pouco caiu. O resultante é um nivelamento maior entre as três grandes brasileiras. Ressurge ele, que tanto na Record, como ao migrar para o SBT, peitou e venceu a Rede Globo em várias ocasiões! Uma das atrações será o Resolvendo no Ringue, onde duas pessoas irão solucionar seus conflitos no tapa, em cima de um ringue cheio de gel. Para variar, nossa TV com "grandes inovações". Na verdade muito mais do mesmo, ou é impressão minha?
Em um momento de pequena reação do SBT em horários esporádicos, fazer um balanço mais amplo é necessário. A Record subiu e a Globo caiu no Ibope nos últimos tempos. Num comparativo divulgado pela Folha Online, a Record fechou o último mês de julho com audiência média de oito pontos no Ibope da Grande São Paulo. Esse número representa um crescimento de 11%, quando comparado a julho de 2007, sendo que cada ponto no Ibope equivale a cerca de 55,5 mil domicílios na Grande São Paulo. Se comparados os mesmos períodos, a Globo caiu 15% e o SBT manteve a mesma audiência. A Band também caiu, 14%, e a Rede TV! teve queda de 3%. Comparando os meses de janeiro a julho deste ano com o mesmo período em 2007, a audiência da Record cresceu 24%, com média de nove pontos. No mesmo período, a Globo caiu 9% e o SBT, 7%. Já a Band teve crescimento de 11%. A Rede TV! também cresceu: 3%.
Ai, meu senhor do Bonfim, e ainda temos que mudar para os canais a cabo para ver as reprises dos filmes mais chatos da temporada. E as temporadas passadas dos seriados menos criativos e de maior audiência da década perdida. Quanto opção, não é, dona Televisão?
(Fonte: Observatório da Imprensa)

* O autor é: Ator, diretor teatral, cantor, escritor e jornalista, Florianópolis, SC

Brasil verá eclipse lunar hoje

A agenda astronômica de agosto está mesmo carregada. Depois da chuva de meteoros e do aniversário do Uau, temos um eclipse da Lua. Infelizmente este não será total e acompanharemos parcialmente, se o tempo deixar.
O que vai acontecer é que a Lua vai atravessar o cone de sombra projetada pela Terra no espaço. Em outras palavras, o sistema Sol-Terra-Lua deve sofrer um alinhamento. No momento em que ocorrer este alinhamento, a Lua estará visível no Oriente Médio e na África Oriental, que poderão acompanhar este eclipse na sua totalidade.
Nós aqui do Brasil teremos oportunidade de pegar as fases finais deste que vai ser o último eclipse lunar de 2008. Depois dele (visível no Brasil) teremos um penumbral (quando a Lua apenas passa pela penumbra da Terra) em 06 de agosto de 2009. Um eclipse total mesmo deve ocorrer apenas em 21 de dezembro de 2010, ainda que parcialmente visível para nós.
Como eu ia dizendo, não poderemos acompanhar todo o eclipse, para nós a Lua já deve nascer no dia 16 de agosto em plena sombra da Terra. Os principais horários (na hora de Brasília) do evento estão na tabela abaixo e correspondem aos momentos de entrada e saída da umbra (a parte mais escura da sombra da Terra) e penumbra. P1 corresponde ao momento em que a borda da Lua toca a penumbra, U1 quando a borda toca a umbra. O máximo corresponde ao meio do eclipse, quando a Lua estará no ponto de máxima imersão no cone de sombra da Terra. U4 é o momento em que a Lua deixa totalmente a umbra e P4 a penumbra.
Recife será o ponto do nosso território com maior tempo de eclipse, pois a Lua nasce às 17:13, mas na maior parte do país quando a Lua nascer ela já estará bem próxima do máximo do eclipse.
Para acompanhar um eclipse da Lua não é preciso nenhum equipamento. Apenas escolha um local confortável com vista para a Lua. Quem tiver um pequena luneta ou telescópio pode acompanhar a sombra cobrindo as crateras e montanhas lunares, o que é bem legal de ser visto.
Bom, como o próximo eclipse mais bacana deve ocorrer no final de 2010, o negócio é não perder este, mesmo que não dê para acompanhar inteirinho.

Eleições 2008

Josias lidera pesquisa de intenção de voto em Rolim de Moura


Rolim de Moura (Da Assessoria) - Pesquisa realizada pelo Instituto Phoenix, apontou o empresário Josias Custódio (PTN), na liderança à disputa pela prefeitura de Rolim de Moura, um dos mais importantes colégios eleitorais do Estado, com mais de 50 mil habitantes, é um dos mais importantes pólos políticos de Rondônia.
De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 21 a 23 de julho, com margem de erro de 3% para mais ou para menos, e que ouviu 211 eleitores, Josias Custódio está com 29,8% das intenções de voto, seguido da prefeita e candidata à reeleição, Mileni Mota (PTB), com 25,6%e do ex-prefeito Tião Serraia (PMDB), com 18,1 das intenções de voto.
O candidato Josias Custódio, que tem o apoio do governador Ivo Cassol e do vice João Cahulla, comentou a pesquisa. “Temos muito trabalho ainda, para mostrar aos eleitores as nossas propostas e os nossos projetos. Estamos numa campanha de pés no chão e olho no olho dos eleitores. Todos conhecem nosso trabalho e os números da pesquisa nos estimulam ainda mais a continuarmos firmes nesse objetivo de administrar Rolim de Moura”, disse Custódio, que tem Jaime Kalb como seu candidato à vice.
A pesquisa foi autorizada pelo juiz Amauri Lemes, da 29ª zona eleitoral de Rolim de Moura e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia com o número 149/2008. O contratante da pesquisa foi Elinaldo Bispo, do jornal Correio da Mata.

Sargento Laci relata sofrimento na prisão

Brasília (Henrique Teixeira/Assessoria de Imprensa da Senadora Fátima Cleide ) - A senadora Fátima Cleide (PT-RO), coordenadora da Frente Parlamentar pela Cidadania GLBT e relatora do PLC 122/06 - que torna crime o preconceito a discriminação contra o comportamento homoafetivo - recebeu os sargentos do Exército Fernando Figueiredo e Laci Araújo, vítimas de homofobia (foto).
Laci, que permaneceu preso no Exército sob a alegação de deserção, relatou perseguições que sofreu antes de ser encarcerado e os momentos de terror quando esteve na cadeia. “Várias vezes fiquei sem tomar meus remédios, passei muito frio na cela que ficava num pátio aberto durante o período em que a temperatura chegou a 10 graus, e vestia apenas um short. Foi horrível”, consternou Laci.
Ao receber Laci e Fernando, Fátima manifestou apoio ao casal. A senadora também comemorou o julgamento favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) ao hábeas corpos solicitado pelo sargento para responder o processo em liberdade. Os dois enviaram uma carta de agradecimento a senadora. “Fico muito feliz por sua liberdade e melhora”, disse Fátima a Laci.

O caso

Depois de conceder uma entrevista a Época e ao programa de televisão Super Pop e expor sua homossexualidade, razão da perseguição, o sargento Laci foi preso no fim do programa sob a alegação de deserção.
Laci alega que o motivo qual o levou a se ausentar refere-se a licença médica para tratamento de saúde, já que estava com depressão. Mesmo apresentando um laudo médico civil comprovando a doença, o sargento foi preso.

TCE/RO aprova o projeto de receita do Estado para 2009

Porto Velho (Lúcio Albuquerque/TCE) - Em decisão unânime nesta quinta-feira, 14, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado aprovou o projeto de Viabilidade de Arrecadação de Receitas do estado para 2009, no valor de 3 bilhões, 716 milhões, 315 mil reais.
Em relação ao Orçamento estadual para o ano corrente, estipulado em R$ 3,3 bilhões, a proposta de viabilidade de arrecadação de receitas para o próximo ano já apresenta um crescimento superior a R$ 320 milhões.
O relator da matéria foi o conselheiro substituto Lucival Fernandes, sendo que a cópia da matéria já foi encaminhada à Assembléia Legislativa, conforme Instrução Normativa 001/99 do próprio TCE-RO.
Além de aprovar esse parecer, a pauta dessa quinta-feira também constava de mais outros oito processos.

Nazif comemora mudanças no Supersimples

Brasília (Assessoria / Agência Câmara) - O deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO), comemorou a aprovação das mudanças no recolhimento do imposto denominado de Simples Nacional, o Supersimples. Com a mudança o recolhimento será em parcelas fixas para os micro e pequenos empresários participantes do programa, que tenham receita bruta anual de até R$ 36 mil e que passam a ser enquadrados na categoria de Micro Empreendedor Individual (MEI). A mudança vale a partir de 1º de janeiro de 2009. A matéria será analisada ainda pelo Senado.
De acordo com o texto da emenda substitutiva aprovada, o micro empreendedor pagará mensalmente R$ 45,65 a título de contribuição para a Previdência Social, mais R$ 1 se for contribuinte do ICMS e R$ 5 se for contribuinte do ISS.
Os optantes por esse regime específico dentro do Supersimples poderão contar ainda com isenções específicas de ICMS ou ISS concedidas por estados e municípios a partir de 1º de julho de 2007.
O deputado Mauro Nazif elogiou a aprovação das modificações na lei, já que dessa forma milhares de brasileiros poderão regularizar sua situação empresarial junto ao fisco. “Até agora era o inverso. A lei dificultava a criação das micro e pequenas empresas e obrigava o pequeno a ficar na clandestinidade” – disse.

Exclusões

Quem possuir mais de um estabelecimento; participar de outra empresa como titular, sócio ou administrador; ou contratar empregado não poderá optar pela sistemática do MEI. A exceção é para o micro empreendedor que tiver um único empregado que receba apenas um salário mínimo. Nesse caso, o empresário deverá recolher a contribuição social relativa ao segurado e mais R$ 12,45 a título de contribuição para a seguridade social a cargo do empregador.
Outros ramos de atividade que não podem optar pela sistemática do MEI são os de prestadores de serviços como limpeza e vigilância; empresas de produção cultural e artística; produtoras cinematográficas; e empresas montadoras de estandes para feiras.
Além da livre opção, que deverá ocorrer em janeiro, o empresário individual poderá ser excluído se exceder o limite de receita de R$ 36 mil anuais.
Se o excesso de receita limitar-se a R$ 7,2 mil (20% de R$ 36 mil), a exclusão ocorrerá a partir do ano seguinte, quando a diferença de tributação apurada deverá ser recolhida, sem acréscimos, em parcela única.
Caso o excesso supere R$ 7,2 mil, os efeitos da exclusão serão retroativos a 1º de janeiro do ano em que ele ocorrer. Em qualquer situação, o microempresário terá de voltar a recolher os tributos sob a regra geral do Supersimples.

Novos optantes

De acordo com o projeto aprovado, a partir de 1º de janeiro de 2009 também poderão optar pelo Supersimples prestadores de serviço das seguintes áreas: ensino médio; cursos técnicos de pilotagem; cursos preparatórios para concursos; laboratórios de análises clínicas ou de patologia clínica; serviços de tomografia e ressonância magnética, diagnósticos médicos por imagem, registros gráficos e métodos óticos; e serviços de prótese em geral.
O texto muda ainda o enquadramento de alguns serviços em tabelas diferentes. É o caso dos cursos de línguas estrangeiras, gerenciais e de artes, que não precisarão mais pagar à parte a contribuição social ao INSS.

Critérios da Aneel para usinas desagradam produtores

Brasília (Cristiane Bernardes/Agência Câmara) - A modificação nas regras de outorga das pequenas centrais hidrelétricas (PCHs, de até 30 MegaWatts) causou polêmica na audiência de quarta-feira da Comissão de Minas e Energia. O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kelman, disse que a revisão das regras vai simplificar o processo de autorização das usinas e fazer com que elas sejam efetivamente implantadas. A Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Energia Elétrica (APMPE) discordou, no entanto, dos novos critérios para definição de empreendedores.
Para o diretor da Aneel, a mudança de regras é necessária porque muitos projetos de construção de usinas não foram levados adiante, apesar de terem sido autorizados. A agência quer evitar, por exemplo, que os proprietários de terra solicitem autorização para construir uma usina apenas com o objetivo de valorizar a sua propriedade (muitos proprietários não executam o projeto e acabam vendendo a propriedade por um preço maior).
Atualmente, a posse da terra pelo empreendedor é o principal critério utilizado para autorização de uma pequena hidrelétrica. Para evitar a especulação, a Aneel propôs que o critério principal para a aprovação das novas usinas seja o melhor aproveitamento hidrelétrico dos cursos d'água. Na avaliação da agência, a posse da terra não pode influir na definição dos melhores locais para a construção das usinas, como ocorre hoje.
O deputado Gervásio Silva (PSDB-SC), que sugeriu a audiência, também defendeu o aproveitamento hidrelétrico como critério principal para aprovação dos projetos. "Quem não comprovar a capacidade técnica e financeira não pode prosseguir na disputa. Eu entendo que o critério não deve ser leilão, mas o melhor aproveitamento do rio, do potencial hídrico."
Gervásio Silva lembrou que a capacidade técnica e financeira do empreendimento será examinada na habilitação dos interessados (etapa inicial do projeto da usina). Hoje, segundo ele, há demora na definição do empreendedor, o que atrapalha a implantação da central hidrelétrica.

Risco do empreendedor

O vice-presidente da Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Energia Elétrica (APMPE), Paulo Celso Guerra Lage, afirmou que a entidade não concorda que o desempate entre empreendedores seja feito com base nos dados de um inventário da capacidade hídrica (elaborado na primeira fase do projeto). Segundo Lage, esses dados não são suficientes para o empreendedor assumir o risco de construir uma usina.
O presidente da
Frente Parlamentar Agropecuária, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), também criticou a mudança sugerida pela Aneel. Para o deputado, adotar o inventário como critério é desrespeitar o direito à propriedade. Segundo ele, o que ocorre hoje não é uma especulação de terra, mas de concessões para as PCHs.
"Temos que proteger as pequenas empresas para que os grandes grupos não tomem conta de todo o potencial hidrelétrico do Brasil e que, por meio de um inventário, que é uma coisa burocrática, tirem o direito de propriedade dos produtores", disse o deputado.
Já o deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO) sugeriu à Aneel que analise com cuidado as regras de recomposição societária das empresas. Segundo ele, os produtores defendem a manutenção da possibilidade de transferência do registro em caso de mudança societária.
As novas regras das pequenas centrais hidrelétricas ainda estão em fase de estudo e de consulta pública na Aneel. A Comissão de Minas e Energia vai enviar à agência as sugestões feitas pelos parlamentares na audiência.

PT/DF: reorganizar pra vencer

Brasília (Eris Divino Dias/ comunicação) - O momento político que o PT do Distrito Federal está Passando, análise de conjuntura local e nacional e as eleições do Entorno, foram temas da reunião realizada no escritório político do depuitado federal Geraldo Magela, coordenador da bancada federal do DF no Congresso Naciol, que fica na 505 sul, com representantes da corrente interna do Partido dos Trabalhadores, o Movimento PT. Presente na reunião, o deputado federal Gerald Magela, membro da tendência, fez suas colocações e abriu o debate.
Foi unânime a decisão dos participantes em considerar as eleições municipais a agenda de maior importância para o futuro político das forças de esquerdas, em especial para o DF. Em todas as cidades do Entorno o PT terá candidatos às Câmaras Municipais e em várias cidades, candidatos ao cargo de prefeito.
Vale lembrar que nas duas últimas eleições gerais, os votos do entorno definiram o resultado em que a esquerda foi derrotada. “O resultado dessas eleições terá um papel importante em 2010, sabemos que os votos do entorno podem definir as eleições no próximo pleito”, considerou Magela. Outro ponto discutido no encontro foi o ingresso do ex- ministro dos esportes Agnelo Queiroz no PT. Agnelo já tem participado de algumas agendas propostas pelo presidente do PT, Chico Vigilante. Esse movimento não preocupa muito os membros da corrente, acham muito cedo para definir desde já nomes ao cargo de governador e/ou senador.
Por decisão, os dirigentes vão priorizar o fortalecimento do PT, exigindo a legítima participação das direções zonais e da direção regional nas deliberações, o que não tem ocorrido. Para os petistas, os candidatos aos cargos majoritários para o pleito de 2010 devem ser escolhidos pela militância petista e não ser o candidato de um ou outro dirigente sem antes passar pelo conhecimento e avaliação do partido, o que exclui a militância do debate e de todo o processo eleitoral.
A corrente definiu que vai trabalhar para que o PT tenha um candidato que não somente dispute as eleições, e sim, um candidato que garante a vitória do campo das esquerdas no DF. O nome, garantem, “é muito cedo para definir, do contrário, o PT será novamente o grande derrotado em 2010”.