quinta-feira, 26 de abril de 2012

AJUDA EMERGENCIAL


Rondônia recebe apoio para melhorar emergências
Equipe do Ministério da Saúde foi ao Estado para auxiliar gestores locais a reorganizar a rede de Urgência e Emergência em Porto Velho, assim como em municípios vizinhos
Representantes do Ministério da Saúde foram a Porto Velho (RO), a pedido do governador do Estado, Confúcio Aires Moura, para ajudar a Secretaria de Saúde do Estado a reorganizar a rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia. A equipe formada por técnicos de diversos setores do ministério está na capital desde domingo (22) para conhecer a realidade e encontrar soluções em junto com os gestores locais.
Um dos principais problemas do atendimento em Porto Velho é o Hospital João Paulo Segundo, que possui um número de leitos (160) insuficiente para atender a procura. De acordo com o governador, algumas medidas já foram tomadas para sanar o problema. “Conseguimos mais 150 leitos de retaguarda por meio de convênios com hospitais privados. O Hospital de Base já está com 120 leitos prontos e devem ser inaugurados no início de maio”, destaca Confúcio Aires.
A equipe do ministério também realizou visitas nas unidades de saúde de Porto Velho e constatou que quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) devem ser entregues ainda no primeiro semestre. O Ministério da Saúde, que já repassou toda a verba necessária para a ativação das UPAs, espera pela inauguração, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre. “O Estado deve inaugurar duas UPAs tipo III, de gestão do estado,  nos próximos 60 dias. E até o fim de maio, mais duas UPAs tipo II, de gestão municipal, já devem estar em atividade”, explicou Adriano Massuda, secretário executivo adjunto do MS.
De acordo com Adriano Massuda, a parceria entre o ministério com o governo do Estado e municípios reflete o compromisso do ministro Alexandre Padilha e da presidenta Dilma Rousseff de enfrentar os desafios estruturais enfrentados pelo Estado. “Nós queremos agir com mais força, oferecendo nosso apoio para reorganizar as redes de atenção. Esperamos voltar aqui e ver resultados positivos”, explica Massuda.
Há a proposta de incluir o Hospital João Paulo Segundo, unidade mais carente da capital, na ação estratégica S.O.S Emergências. Pela estratégia, o hospital receberá R$ 3,6 milhões/ano para investimentos e custeio.
INTERIOR – O plano emergencial também prevê solucionar problemas em municípios vizinhos. O Ministério da Saúde já repassou, por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS), a primeira parcela para a construção de quatro UPAs tipo II em Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Rolin de Moura. Também está prevista a readequação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 13 municípios. O FNS também transferiu recursos para a reforma de UBS em outros dez municípios.
Em Ariquemes, está prevista a construção de uma Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no primeiro semestre deste ano. Já foi publicada a Portaria nº 718, que destina recursos financeiros para construção, aquisição de mobiliário e equipamentos de tecnologia da informática e rede ao SAMU da cidade.
O secretário Municipal de Saúde, Williams Pimentel, acompanhou toda a visita e destacou a importância da parceria com o ministério. “Essa ação vai potencializar as ações elaboradas pelo governo local, desafogando os problemas da saúde. Contamos com a ajuda do Ministério da Saúde para resolver essa situação e oferecer uma saúde mais digna para os rondonienses”, destacou o secretário.
O Ministério da Saúde vai aguardar o diagnóstico final da visita para traçar a estratégia de apoio ao governo de Rondônia. Outras medidas a médio e longo prazo também devem ser desenvolvidas para a melhoria do SUS na capital.
Por Rodrigo Abreu, da Agência Saúde, ASCOM/MS
(61) 3315-3580/9163-2966






Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Ruralistas promovem novas mudanças no Código Florestal e matéria vai à sanção presidencial

A Câmara aprovou ainda o destaque do PT que retira do texto do Senado a regularização de empreendimentos de carcinicultura e de salinas com ocupação irregular ocorrida até 22 de julho de 2008. Também foi aprovado o destaque que não considera apicuns e salgados como áreas de preservação permanente (APPs).

Saiba mais:

Ruralistas promovem novas mudanças no Código Florestal e matéria vai à sanção presidencial | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: