sexta-feira, 11 de abril de 2008

Detran reduz tempo do primeiro emplacamento nas Ciretrans


Na próxima segunda-feira, o diretor geral Elenilton Eler (foto) se reunirá no auditório da autarquia em Porto Velho, com todos os chefes das Ciretrans do Estado para identificar as necessidades das Ciretrans.

Porto Velho (Decom) - Os usuários das Circunscrições de Trânsito (Ciretrans), localizadas nos municípios do interior do Estado de Rondônia, terão a partir de agora mais agilidade e facilidade na hora de realizar o primeiro emplacamento nas suas respectivas cidades. Recentemente o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO) implantou dois novos sistemas, um de Gerenciamento de Placas (Geplac) e outro de controle de Veículos Apreendidos.
A concessão de numeração de placas que antes era processado de forma manual, por meio de etiquetas, agora foi informatizado e será realizado pelo Geplac, solicitado pela Diretoria de Operações e desenvolvido pela Gerência de Tecnologia de Informática, do próprio Detran.
Segundo a diretora de operações do Detran, Maria Aparecida Izidoro dos Santos, o sistema além de facilitar o controle das placas disponíveis para os veículos que serão emplacados e sua adequação por nota fiscal, vai melhorar ainda mais a prestação dos serviços aos usuários.
“Temos a orientação da direção geral para primarmos pelo bom atendimento e disponibilizar o acesso aos serviços na própria Ciretran, diminuindo o prazo da emissão do documento”, explicou a diretora de operações
Ela também salientou a implantação do programa de controle de Veículos Apreendidos (VAP), que vai propiciar um controle eficaz dos veículos apreendidos que entrarem e saírem dos pátios do Detran em todo o Estado, agilizando inclusive o levantamento dos mesmos para realização de leilão.
Maria Aparecida informou ainda que desde o último mês de março, servidores da Diretoria de Operações de Porto Velho vêm realizando treinamento do funcionamento dos novos sistemas e aos novos servidores concursados que tomaram posse nas Ciretrans dos municípios do interior. Já receberam, treinamento as cidades localizadas na região do Vale do Jamari e Sul do Estado. Esta semana equipe estarão nas Ciretrans de São Miguel, Nova União, são Felipe, Teixeropólis, Tarilândia, Theobroma, Seringueiras.
O diretor geral do Detran, Elenilton Eler, destacou o apoio que tem recebido do governador Ivo Cassol para implementar novos serviços e a melhoria do atendimento aos usuários do Detran. Na próxima segunda-feira, o diretor geral se reunirá no auditório da autarquia em Porto Velho, com todos os chefes das Ciretrans do Estado para identificar as necessidades das Ciretrans.

Habilitação

A capacitação também vem sendo implementada aos novos servidores concursados pela Diretoria de Habilitação com relação aos procedimentos no Sistema Renach – Registro Nacional de Carteira de Habilitação - para abertura dos serviços da primeira habilitação, renovação, CNH definitiva, averbação de outros Estados e permissão internacional. “Também está sendo implementada a informatização do sistema Renach nos distritos e municípios de Tarilândia, Theobroma, Nova União, Teixeropólis e São Felipe”, informou a Coordenadora de Habilitação Marilena Marcolino Souza.

Campo Novo: mortes em acampamento não são confirmadas



Brasília (Marcos Antero Sóter) – O Departamento de Comunicação do Governo do Estado de Rondônia (Decom) divulgou nota no início da tarde de hoje (11) informando que, ao contrário do que foi divulgado esta semana pela Cebraspo (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos), de que teria ocorrido a matança de pelo menos 15 trabalhadores rurais na Fazenda Porto Franco, no município de Campo Novo, região da grande Ariquemes, a Polícia Militar, Civil, Ambiental, e representantes do Incra, Ouvidoria Agrária Nacional, da Comissão da Pastoral da Terra não confirmaram as vítimas, em visita ao local realizada nesta quinta e sexta-feiras. De acordo com a nota da Decom, o 7º Batalhão de Polícia Militar em Ariquemes-RO recebeu ontem,(10) Carlino Lima, superintendente do Incra, Sadi, da Ouvidoria Agrária Nacional e Afonso Chagas da Pastoral da Terra, que juntos com uma equipe de policiais militares se deslocaram até o Município de Campo Novo-RO, para verificação e esclarecimento de informações sobre o suposto assassinato de 15 pessoas. Após inspeção no local, ainda de acordo com a nota, nada foi constatado quanto aos assassinatos. A Polícia Ambiental juntamente com Policia Civil também realizou perícia e fez o registro da ocorrência. “A Ouvidoria Agrária parabenizou o trabalho e a postura dos policiais militares do 7º BPM, que estão corriqueiramente realizando reintegrações de posse de maneira pacífica”, diz o Decom. Mesmo diante das evidências da não existência de corpos, a Secretaria de Segurança determinou uma nova vistoria nas cercanias da fazenda e em outros locais para que o caso possa ser encerrado.












SEUS PROBLEMAS ACABARAM

Se você achava que 200 países não seriam suficientes para Ronildo Peçanha... você estava completamente certo!

placar agora é: Ronildo, 256; Fifa, 208; Onu, 193.

Não sei por que, mas apesar do currículo, ainda tô com um pé atrás com o Ronildo.
Enfim... para não dizerem que sou cético ou implicante, prometo levá-lo a sério se ele fizer o cara que escreveu o panfleto acima gabaritar a próxima prova discursiva de português da Fuvest.
(Tesouro enviado por Bruno Gazzoni ao Kibeloco.com.br)


Lula diz que discutir terceiro mandato é falta de assunto da oposição

Haia (Holanda) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (11) que é uma “falta de assunto da oposição ficar discutindo o terceiro mandato”. Em entrevista coletiva na Holanda, Lula disse que não lhe interessa disputar nova eleição presidencial, o que não é permitido pela legislação brasileira.
“As pessoas que estão preocupadas com o terceiro mandato são as pessoas que não achavam ruim quando os militares ficaram 23 anos no poder. E são as pessoas que aprovaram a reeleição”, disse o presidente.
Lula voltou a afirmar que dois mandatos são o suficiente para o exercício da Presidência da República. “Oito anos na Presidência de um país é tempo suficiente para a gente executar um programa de governo. Sou contra o terceiro mandato porque a democracia é um valor incomensurável com o qual não podemos brincar. E, segundo, a alternância de poder é uma coisa extremamente saudável para o país”, disse.
Segundo o presidente, a permanência de uma mesma pessoa no governo de um país pode por em risco o sistema democrático. “Qualquer pessoa que se ache imprescindível começa a colocar riscos à democracia. Pobre do governante que começa a achar que é insubstituível ou imprescindível. Está nascendo, dentro dele, uma pequena porção de autoritarismo ou de prepotência. E isso eu não carrego na minha bagagem política”.(Vitor Abdala/Abr/Enviado Especial)


Lula reconhece que número de medidas provisórias precisa ser reduzido

Haia (Holanda) - O Palácio do Planalto está disposto a fazer acordos com deputados e senadores para diminuir o número de medidas provisórias enviadas ao Congresso Nacional. Em entrevista na Holanda, o presidente Lula admitiu que será necessário fazer um esforço conjunto nesse sentido.
“Estou disposto a fazer os acordos que forem necessários para manter o bom funcionamento da Câmara e do Senado. Obviamente que as pessoas sabem das necessidades e que nós precisamos fazer um jogo combinado daquilo que é bom para a Câmara e o que é bom para a governabilidade”, afirmou o presidente.
Lula disse ainda que não vê maiores problemas em fazer acordos com os parlamentares. “Estou convencido de que a Câmara e o Senado querem o bem do país e, portanto, querem que o governo continue governando. E acreditamos que o Congresso Nacional esteja fazendo aquilo que seja melhor para eles neste momento.”
Sobre a proposta da comissão especial sobre a tramitação de MPs no Congresso, de que as medidas provisórias parem de trancar a pauta, Lula afirmou que é importante encontrar uma saída.
“A medida provisória foi colocada na Constituição de 1988 e foi exatamente em 2001, já no final do governo Fernando Henrique Cardoso, que foi feita a mudança para que a medida provisória começasse a trancar a pauta. Eles colocaram uma tranca, mas agora entendem que a tranca não serve. Não há ninguém melhor que o Congresso Nacional para dizer como é que eles acham que devam acontecer os projetos de lei do governo mandados ao Congresso”, disse.
Lula lembrou que o acúmulo de medidas provisórias começou no ano passado, com a votação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Na ocasião, a MP demorou a ser votada. O presidente disse ainda que há algumas propostas do governo que precisam passar por votação no Congresso, como o aumento do funcionalismo público e a contratação de professores, e que, para isso, é necessário avaliar se elas serão encaminhadas como MPs ou como projetos de lei.((Vitor Abdala/ABr)


Partidos têm até segunda para entregar lista de filiados à Justiça Eleitoral

Brasília - O prazo para os partidos entregarem a lista de seus filiados à Justiça Eleitoral termina na próxima segunda-feira (14). A entrega da relação é uma determinação da Lei dos Partidos Políticos 9.096/95. De acordo com a legislação, para concorrer às eleições municipais de outubro, os interessados deveriam ter se filiado ao partido até o dia 5 de outubro do ano passado, ou seja, um ano antes do pleito.
A lista servirá para a Justiça Eleitoral verificar o cumprimento dos prazos de filiação partidária para efeito de candidatura a cargos eletivos. Dela deverá constar os nomes de todos os filiados, a data de filiação, o número dos títulos eleitorais e das seções em que estão inscritos. Se o documento não for remetido no prazo, o registro de filiados ao partido permanecerá o mesmo que constou da relação remetida anteriormente, o que pode prejudicar alguma candidatura a cargo eletivo nas próximas eleições.

Levantamento

Dos 27 partidos políticos registrados, 20 perderam filiados entre novembro de 2007 e março deste ano, isso é o que revela um levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em números absolutos, a maior diminuição foi do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que perdeu 5.897 de seus 2.099.200 inscritos. Em percentual, o Partido Republicano Progressista (PRP) foi quem mais perdeu filiados: 0,51% dos 180.291 anteriores. No total, o número de filiados foi reduzido em - 1,58% (32.876), e hoje soma 12.407.901 de inscritos.
A redução do número de filiados pode ser em razão da dupla filiação partidária, que automaticamente cancela a inscrição nos partidos, e o fato de ter ocorrido a fusão de algumas legendas, como são os casos do Partido da República, fruto da junção de PL e PRONA, e da incorporação do PAN pelo PTB. Nestas situação é comum que haja a desfiliação voluntária por incompatibilidade com a ideologia da nova agremiação criada.
Assim como no último levantamento, quem mais ganhou filiados em números absolutos e em porcentagem foi o PRB, que agora conta com 122.564 inscritos, 1,30% a mais do que em novembro de 2007.

Filiados

O PMDB continua sendo o partido com o maior número de filiados. Apesar da redução de 0,28%, a legenda soma 2.093.303 inscritos, a única a superar os dois milhões de filiados. Em seguida está o Partido Progressista (PP), que totaliza 1.279.524. O terceiro maior partido brasileiro em inscritos é o PSDB, com 1.196.810 filiados.
O Partido da Causa Operária (PCO) é quem tem menos filiados: 3.214. O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) tem 10 mil eleitores a mais e ocupa a penúltima posição.


Rádios comunitárias se unem contra a dengue

Rio de Janeiro (Agência Brasil) - A Organização Não-Governamental (ONG) Viva Rio promove hoje (11), por meio da Rede Viva Rio de Rádios Comunitárias (Revira), o seminário Rádios comunitárias - uma nova comunicação, um novo Brasil! - Lei 9.612 - 10 anos: um balanço, uma reflexão, novos caminhos.
No encontro, será lançado o mutirão das rádios comunitárias contra a dengue. As emissoras passarão a veicular campanhas maciças de conscientização da população e prevenção da doença.
A coordenadora do Departamento de Radiodifusão Comunitária do Ministério das Comunicações, Alexandra Costa, o secretário de Ambiente do Rio, Carlos Minc, e representantes de emissoras participam do encontro.


Guerra fiscal: incentivo é alternativa para Rondônia atrair novos investimentos

Porto Velho (Decom) - O secretário de Finanças do Estado de Rondônia (Sefin), José Genaro, esclareceu durante entrevistas na rede Rondônia de Rádio (8 emissoras que cobrem todo estado) e no Jornal de Rondônia, na Tv Globo, em rede estadual, que a aprovação de benefícios e incentivos tributários para a instalação de novos empreendimentos em Rondônia não é uma decisão pessoal do governador Ivo Cassol e ne, do próprio secretário, mas sim do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), composto por secretários de Estado da Fazenda, Planejamento, Agricultura, Indústria e Comércio, superintendentes da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Banco da Amazônia (Basa); presidentes da Federação das Associações Comerciais (Facer), da Federação do Comércio (Fecomércio), e dos representantes da Federação das Indústrias (Fiero) e da Federação da Agricultura e da Pecuária (Faperon).
“Qualquer empresa pode encaminhar uma carta de intenção ou um projeto solicitando incentivos fiscais e caberá a nossa equipe técnica avaliar a situação do empreendimento e se ele atende as regras. Mas é na apreciação do Conder que se define quem vai ser beneficiado, ou seja, é uma decisão em colegiado e com um estudo técnico para defini-la. Não é uma determinação pessoal do governador Ivo Cassol, que preside o Conder, nem minha ou de qualquer outro integrante”, explicou Genaro.
As declarações do secretário de Finanças são uma resposta à afirmação veiculada na imprensa de que poderia ter havido ‘lobby’ para que a empresa TAG Importação, denunciada pelo Ministério Público Federal por sonegação fiscal, fosse beneficiada com incentivos fiscais no estado de Rondônia. “Isso não ocorreu com essa nem com nenhuma outra empresa. A TAG foi inicialmente contemplada em Assembléia Ordinária do Conder com outras 11 empresas na mesma seção, mas não atendeu os pré-requisitos exigidos por lei e teve o benefício suspenso”, completou.
De acordo com o secretário, a guerra fiscal entre os Estados é uma realidade e Rondônia não pode abrir mão de oferecer incentivos às empresas para se instalarem aqui. “Enquanto não for aprovada uma reforma tributária que reduza as desigualdades regionais e permita que Estado menores possam competir em melhores condições com os mais ricos, a situação não vai mudar. O benefício que Rondônia concede, não é diferente do concedido por outras unidades da federação”, acrescemtou.
O Conder define a concessão de outorga de crédito tributário de até 85% do ICMS devido presumidamente pela empresa, e é um instrumento legal do Governo do Estado para atrair novos empreendimentos para Rondônia. Os projetos aprovados no Conder passam por apreciação dos demonstrativos de resultados de empresas objeto da reunião anterior e na apreciação e deliberação sobre os pleitos de empresas que buscam o incentivo tributário, com os respectivos relatórios de análise, pleno e sintético, da geração de emprego e dos projetos por elas encaminhados, com ênfase na expansão da economia do estado, tanto na área industrial como no agro negócio.

Regras

Para ter seu projeto aprovado, a empresa candidata ao incentivo fiscal precisa se adequar aos parâmetros exigidos por lei pelo Governo do Estado, que avalia o uso de matéria prima local, localização, se a empresa possui ou não plano de saúde e seguro beneficiando os funcionários, o número de empregos gerados, tecnologia empregada, gasto de energia elétrica e volume de investimentos.
Estes dados buscam equiparar as empresas candidatas, para que uma grande não obtenha mais vantagem que uma pequena. Com base em pontos obtidos segundo tabela elaborada pelo Governo, o incentivo concedido pode variar de 60 a 85%, e o prazo pode chegar a 120 meses. Os técnicos da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio (Seapes) fazem uma análise prévia das propostas e apresentam ao Conselho, que avalia a aprovação ou não dos benefícios, numa reunião aberta e sem qualquer tipo de beneficiamento.
“A política de incentivos fiscais do nosso estado visa atrair empresas e gerar empregos. Tentaram usar meu filho para obter vantagens, mas isso não existe aqui. E a inocência dele será provada. Nós estamos de portas abertas para receber quem quiser investir em Rondônia, mas tem que cumprir todos os requisitos legais, caso contrário não terão qualquer benefício”, declarou o governador Ivo Cassol.



Governo de RO lança campanha contra aftosa neste sábado

Porto Velho (Decom) - O Governo do Estado, em parceria com o Fundo Erradicação da Febre Aftosa (Fefa) e demais parceiros, lança neste sábado (12-04) a 24ª etapa de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. A campanha se inicia dia 15 de abril e vai até 15 de maio. Após a vacinação, o produtor terá prazo até 23 de maio para fazer a comunicação nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal, as ULSAV’s, da Agência de Defesa Agrossilvopastoril (Idaron). O lançamento oficial será no município de Primavera de Rondônia, na Escola José Severino dos Santos.
O governador Ivo Cassol, o presidente da Agência Idaron, Augustinho Pastore, presidente do Fefa, José Vidal, parceiros e produtores rurais participam do lançamento. A programação está prevista para iniciar as 09h00, e contará com a palestra ‘Realidades e Perspectivas da Febre Aftosa’ do médico veterinário da Superintendência Federal da Agricultura – SFA/RO, Fernando Pinto. A exemplo dos anos anteriores, a meta é atingir 100% dos rebanhos de bovinos e bubalinos
“Quero desde já convocar a todos os produtores rurais a continuarem vacinando o rebanho, mantendo assim a situação sanitária do nosso rebanho de livre da febre aftosa. O sucesso do programa até agora tem sido uma realidade graças, principalmente, ao empenho e conscientização dos criadores e ao trabalho em conjunto, do Governo do Estado e parceiros”, observou Ivo Cassol.
Segundo Leandro José dos Santos, diretor técnico da IDARON, “o pecuarista de Rondônia tem um elevado grau de consciência e sabe da importância de estar em dia com a vacinação”, fato que, aliado ao apoio do Ministério da Agricultura (MAPA), do FEFA e as ações da agência, tem levado o Estado a uma invejável posição em sua cobertura vacinal.

Presença de Sérgio Reis

Além das autoridades, uma outra presença deverá chamar a atenção do público neste evento. O cantor, ator e pecuarista Sérgio Reis chega a Porto Velho amanhã para participar do lançamento da campanha de vacinação. Ele deverá gravar vídeos institucionais de incentivo e conscientização da importância do ato de vacinar o rebanho rondoniense. O artista estará presente em Primavera de Rondônia no próximo sábado, durante o evento de lançamento da campanha, na parte da manhã e à tarde estará em Ariquemes, onde se reúne com produtores, às 15h00, na Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA). Com o incentivo do artista, aliado a todas as ações normalmente empregadas no decorrer dos anos e muito trabalho, a meta de 100% de vacinação do rebanho deverá ocorrer sem maiores problemas. Como sempre tem acontecido.

Governo de RO irá garantir plano de saúde aos servidores

Porto Velho (Veronilda Lima/Decom) - Todos os servidores do Estado, independente da idade e faixa salarial, vão ter direito a um plano de saúde que ofereça as melhores opções de atendimento, inclusive disponibilidade de Ambulância UTI e UTI no Ar. A novidade foi anunciada ontem pelo assessor especial do Governo, Joarez Jardim, durante a abertura do encontro estadual de gestores, secretários e coordenadores pedagógicos dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA’s) e coordenadores pedagógicos das Representações de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que segue até amanhã, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. O evento contou com a presença do secretário Edinaldo Lustoza, representando o governador Ivo Cassol; do deputado estadual, Luiz Cláudio e vários educadores e gerentes da área da Educação.
Joarez Jardim lembrou que quando esteve à frente da Casa Civil, por determinação do governador reuniu-se com diretores de todos os planos de saúde para conhecer o funcionamento de cada um, ficando decidido ao final pela aprovação de uma lei que estabelecesse a contratação pelo Estado de um único plano, via licitação. Em atendimento à emenda apresentada pelo deputado Luiz Cláudio, segundo Joarez Jardim, depois da publicação da lei, que deve acontecer nos próximos dias, só não será suspenso o auxílio saúde dos funcionários que tiverem plano com abrangência nacional. “Ao contrário do que pregam por aí, para o Governo não importa a empresa que vai ganhar a licitação. O importante é que atenda às exigências, garantindo atendimento digno a todos, indistintamente”.
Em sua fala, Lustoza fez menção especial ao Plano de Carreira, Cargos e Salários, mais um marco da atual administração, aprovado este ano, e explicou aos participantes que por força da lei haverá adequação das Representações de Ensino, que só deverão ser instaladas em municípios que tenham mais de quatro escolas. As que não atingirem este número serão extintas e incorporadas pela mais próxima. O secretário orientou a todos para que busquem o maior número de informações, dirimindo todas as dúvidas, para que possam levá-las de forma coerente à comunidade, dando prosseguimento ao processo de melhoria da Educação implantado nos últimos cinco anos.
O Encontro, segundo a gerente de Educação, Sônia Casimiro, tem por objetivo diagnosticar e elaborar documentos sobre a realidade dos CEEJA’s, através de oficinas, dinâmicas de grupos e avaliação. A coordenadora estadual do Proeja, Marie Vasconcelos, destacou os avanços da EJA, que com o apoio da Seduc atingiu 5.800 rondonienses e esclareceu que o atraso no pagamento dos educadores existe pelo fato de ter ocorrido atraso também na entrega dos cartões. Entre as novidades, está a realização de video-conferências sobre a EJA, sugestão de Rondônia que foi aprovada durante reunião em Brasília, na última semana, com a presença de Marie Vasconcelos.

Sesdec apura informações sobre suposto massacre em Campo Novo

Porto Velho (Decom) - O Gabinete de Gestão Integrada – GGI voltou a se reunir extraordinariamente nesta quinta-feira pela manhã (10) para tratar das informações de um suposto massacre na Fazenda Catâneo em Campo Novo, região de Ariquemes. A notícia que ganhou destaque na mídia local, aponta que pelo menos 15 pessoas teriam sido assassinadas por aproximadamente cem homens encapuzados e fortemente armados, que teriam invadido o assentamento Conquista da União, na manhã da última quarta-feira (09).
O coordenador Técnico da Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Cézzar Pizzano, juntamente com a comandante geral da Polícia Militar, coronel Angelina Ramires, o diretor geral da Polícia Civil, Murio Ikegawa, o comandante do Batalhão da Polícia Ambiental, Major Josenildo, decidiram realizar um levantamento com a ajuda o serviço velado do Estado para averiguar a veracidade das informações da possível chacina na região.
Os representantes do Ministério Público, do Ibama, Incra e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que participaram da reunião extraordinária, concordaram com a proposta de avaliar a situação no local, antes de fornecer qualquer informação á imprensa que não seja verdade. “Nada foi comprovado ainda. O que recebemos até agora são notícias de um crime anônimo, porque até o momento o comunicante não apareceu. O Ibama e o Incra não têm essa informação, nem tão pouco os policiais do Batalhão da Polícia Ambiental que estão numa base próxima ao local. O estranho é que as informações, de acordo com os jornais, foram dadas por um motorista que foi realizar um frete e viu o acontecido. Deixo claro que vamos responsabilizar quem está passando essas notícias à imprensa”, afirma Pizzano.
Ele foi taxativo em dizer que o suposto massacre na Fazenda Catâneo acabou virando “o caso Isabella hoje em Rondônia”, tudo para chamar a atenção da imprensa nacional.
Pouco mais de três dias, o assentamento Conquista da União, que está localizado a 45 quilômetros de Campo Novo e 40 quilômetros de Buritis, passou pelo processo de reintegração de posse. Diante da agressividade das famílias, cerca de quatrocentas, que invadiram a área, a reintegração foi suspensa, com a finalidade de evitar um possível confronto entre os sem terra e a polícia.


COM A PALAVRA, LUCIANO PIRES:

OS PATRULHEIROS

Recebi de um patrulheiro pelos direitos dos gays um e-mail ameaçando me cobrir de porrada. Afinal, escrevi que o Lacraia, que faz dupla com aquele ícone da MPB chamado Mc Serginho, era efeminado.
E os patrulheiros do PT? A cada vez que cometo a ousadia de criticar Lula ou seus companheiros, sou acusado de “preconceituoso” contra o humilde operário... Lula é um caso raro. Mais de trinta anos longe de um torno e levando uma vida de nababo continua “humilde operário”...
E os patrulheiros de “El comandante”? Vieram pra cima de mim, ferozes, quando insinuei que o regime político castrista é uma merda.
E o patrulheiro que trabalha numa fábrica de eletrodomésticos? Escreveu reclamando (é sério!) que ofendi os trituradores de lixo quando comparei a televisão com aquele precioso e tão útil equipamento.
Ah, teve também a advogada, ativista racial raivosa que me detonou quando chamei o Ministro Joaquim Barbosa de “negão”.
Mas um deles superou-se. Escrevi que fui com minha filha jogar veneno num formigueiro que estava destruindo nosso jardim e o cara acabou comigo. Era um ativista pelos direitos das formigas!
Pois é... Ativistas. Militantes. Patrulheiros..
Comecei a pensar no assunto depois de ler duas notícias coincidentemente complementares. Primeiro sobre o lançamento do documentário “Simonal – Ninguém sabe o duro que dei”, de Claudio Manoel em parceria com Micael Langer e Cavilto Leal. O filme trata da carreira de Wilson Simonal, um dos maiores fenômenos da música popular brasileira. Tenho muitos leitores jovens, que desconhecem quem foi Simonal. Em vez de ficar falando, dou uma sugestão: vá até o Youtube, digite “Simonal” e procure a apresentação que ele fez ao lado da lendária diva do Jazz Sarah Vaughn em 1970. O endereço é este:
http://br.youtube.com/watch?v=8Hc0FGmXONk.
Não é preciso dizer mais nada...
Simonal estava no auge da carreira, com seus trinta anos, quando descobriu que seu contador estava desviando dinheiro. Chamou uns “amigos” da polícia que deram uma dura no contador. Enquanto o sujeito apanhava, Simonal dizia algo como: “Toma cuidado comigo, pois sou amigo dos home!”. Ocorre que alguns dos policiais faziam parte do SNI – Sistema Nacional de Informação, a temida “polícia” política do regime militar. E a história se espalhou: Simonal, então, seria informante do SNI. O cantor, acusado de dedo-duro passou a ser patrulhado. Dezenas de músicos foram pressionados a não tocar mais com ele, que teve a carreira destruída em questão de dias. Simonal faleceu desgostoso aos 61 anos, em 25 de junho de 2000. Pouco depois os arquivos do SNI comprovaram que ele jamais foi informante da repressão. E a Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil reabilitou Simonal oficialmente em 2003.
Mas era tarde demais.
A campanha mais virulenta contra ele foi d’O Pasquim, o tablóide que marcou época no jornalismo brasileiro como peça de resistência ao regime militar dos Anos de Chumbo. O que nos leva à segunda notícia. O Ministério da Justiça acaba de autorizar o pagamento de uma indenização de mais de um milhão de reais e de uma pensão mensal vitalícia para os cartunistas Ziraldo e Jaguar, que dirigiam o Pasquim durante aqueles anos. A indenização é por prejuízos morais e financeiros causados pela censura e pelas prisões a que foram submetidos durante a repressão.
Millôr Fernandes, um dos fundadores do jornal, ao ficar sabendo, sacou esta: “Então eles não estavam fazendo resistência. Estavam fazendo previdência”.
Não pretendo discutir a legalidade ou moralidade da indenização. Quero apenas deixar no ar uma pergunta: quanto as patrulhas pagarão para a família de Wilson Simonal, a título de indenização por prejuízos morais e financeiros?
Ah, mas Simonal, como o jovem soldado que foi morto ou o sujeito que perdeu a perna no atentado a bomba dos “revolucionários”, estava do “outro lado”. É “efeito colateral”.
Cega, a justiça não se aplica a eles.
Pronto! Virei patrulheiro.


Luciano Pires é jornalista, escritor, conferencista e cartunista. Faça parte do Movimento pela Despocotização do Brasil, acesse www.lucianopires.com.br.

Todas as semanas, Luciano Pires recebe centenas de e-mails de “patrulheiros”. São aqueles ativistas sempre prontos para defender qualquer “minoria”, seja o Presidente da República ou as formigas do jardim. Diante disso, o comunicador lança uma pergunta: e a “maioria”, o cidadão comum ou mesmo as pessoas do “outro lado”, quem as defende?
Acesse
www.lucianopires.com.br e conheça muitas outras ações do Luciano, dos seus colaboradores e da fertilizadora cultural Café Brasil.

Que Pelé que nada, brasileiro melhor que Maradona é o Biro-Biro

A campanha “Quem foi o melhor?” é marcada pelo tom bem-humorado e alimenta uma polêmica inspirada na rivalidade Brasil versus Argentina quando o assunto é futebol.
Com a assinatura “Viva o Lado Coca-Cola do Futebol”, a ação tem como pontapé inicial a exibição do filme de TV “Quem foi o melhor? - Lançamento”, que convoca as pessoas a participarem de uma simulação de eleição, escolhendo com tampinhas de Coca-Cola o preferido entre dois ex-jogadores que marcaram época: Maradona e Biro Biro.
Com linguagem de animação, as peças utilizam ironia para trazer à tona de forma lúdica a disputa entre os países, mas de forma surpreendente: consagrado como gênio na história do futebol, o argentino Diego Maradona disputa a preferência do público com o brasileiro Biro Biro, conhecido pela raça e pelo carisma.
A campanha é composta por cinco filmes - com versões de 15” e 30” -, peças de mídias impressa, exterior e indoor, spot para rádio, internet – com versão online desenvolvida pela agência Gringo - e materiais de pontos-de-venda - assinados pela Dia Design.
As peças de mídia impressa apresentam frases divertidas para contribuir no debate sobre quem foi o melhor: “De um jeito ou de outro, os dois fizeram muita falta.” e “Maradona deixava os adversários no chão? Biro Biro também.” são alguns dos argumentos que o público poderá ler em peças para jornal.
Na internet, uma página especial no
site de Coca-Cola, trará um confronto interativo entre Maradona e Biro Biro.

Ficha técnica:


Cliente: Coca-Cola Brasil
Produto: Coca-Cola
Campanha: “Quem foi o melhor?”
Filme: “Quem foi o melhor? - Lançamento”
Direção de criação: Mario D’Andrea, Roberto Fernandez
Criação: Rondon Fernandes, Lucio Regner, Roberto Fernandez, Mario D’Andrea
Planejamento: Ken Fujioka, Daniel de Tomazo, Eduardo Iguelka
Direção de Planejamento: Ken Fujioka
Direção de mídia: Ezra Geld
Mídia: Renata Valio, Germano Espínola
Atendimento: Renata Máximo, Hwira’ti Gibin
Produção e direção de RTV: Anna Böhm
Produtora Filmes: O2 Filmes
Diretor: Fabio Mendonça
Computação gráfica: Pogo Studio
Produção: Equipe O2 Filmes
Montagem: Saulo Simão
Produtora de som: Dr. Dd
Locução: Domenico
Produção gráfica: Fábio Sato e Flávio Schefaer
Pré-impressão: Ação Produções
Aprovação do cliente: Ricardo Fort, Luciana Feres, Ana Paula Castello Branco, Maria Zerkowski, Flávia Buchmann e Ingrid Klausmeyer.
Fonte: CCSP
*Clique aqui e vote In Blog no IBest 2008*



Barbie nasceu de personagem erótica e família de Hitler vive em Nova York. Você sabia?


5 segredos que nunca contaram pra você!

(In Blog)

1) A BONECA BARBIE FOI INSPIRADA NUMA PERSONAGEM ERÓTICA

Tudo começou nas páginas do jornal alemão Bild-Zeitung, em 1952. Para preencher os buracos sem notícia, o ilustrador Reinhard Beuthien criou Lilli, uma loira que aparecia em tiras de quadrinhos com cintura fina, maquiagem, peitos grandes e sempre de salto alto – até quando estava só de calcinha e sutiã… Sua marca eram as piadas picantes. O sucesso foi tão grande que ela virou uma boneca para presentear os homens. O que ninguém esperava é que o brinquedo caísse no gosto das meninas.
De férias na Alemanha, o casal americano Ruth e Elliot Handler comprou algumas Lillis e levou para os engenheiros da fábrica deles, a Mattel. Batizada de Barbie, a cópia foi lançada nos Estados Unidos em 1959. A semelhança era tão óbvia que a Mattel topou pagar pelo direito da ‘clonagem’. Foi um belo negócio: já foram vendidas 3 bilhões de Barbies no mundo!

2) A CIA COMETE CERCA DE 100 MIL CRIMES POR ANO

Não é só no cinema que os agentes da CIA cometem crimes graves. Na vida real isso também rola e o próprio governo dos Estados Unidos estimou a freqüência dos delitos num relatório de 1996, chamado A Comunidade de Inteligência do Século 21. Segundo o documento, ‘uma estimativa segura é de que os diretores de operação conduzem atividades altamente ilegais centenas de vezes ao dia (facilmente 100 mil vezes por ano)’. Os crimes, que incluem assassinatos e tortura, geralmente são cometidos pelo chamado ‘serviço clandestino’ – agentes como os retratados no cinema na saga A Identidade Bourne.

3) DESCENDENTES DE HITLER ESTÃO VIVOS EM NOVA YORK

Obcecado em conquistar o mundo, o ex-ditador alemão Adolph Hitler não encontrou tempo para ter filhos. Mas a falta de um descendente direto não significa que a árvore genealógica dos Hitlers deixou de dar frutos. Confira no quadro abaixo como ela espalhou suas raízes pelos Estados Unidos.

4) GANDHI IMPEDIU A CURA DA MULHER DELE

Líder espiritual e político da Índia, Mahatma Gandhi (1869-1948) é um símbolo de defesa da paz, da igualdade e da justiça. Mas um episódio pouco lembrado de sua vida familiar mancha um pouquinho essa grande reputação. Em 1942, a mulher de Gandhi pegou uma pneumonia e ficou à beira da morte. Um filho do casal conseguiu doses de penicilina, mas Gandhi a proibiu de tomar, porque usar remédios seria duvidar da fé na religião hindu… Resultado: ela morreu em poucos dias. O pior é que, semanas depois, Gandhi contraiu malária. Ele manteve as restrições religiosas por três semanas. Aí entregou os pontos e recorreu aos remédios para salvar sua vida.

5) O TRABALHO MATA MAIS GENTE DO QUE AS GUERRAS

Não é desculpa para a vagabundagem, mas os números comprovam isso. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 2 milhões de trabalhadores morrem por ano, vítimas de doenças e acidentes ligados à sua ocupação profissional. Já guerras e outros conflitos armados matam ‘só’ 650 mil pessoas por ano, em média. A OIT responsabiliza as más condições de trabalho em muitos países pelo número elevado de mortes. Agora, se você preza a sua vida e pretende usar essa desculpa para não trabalhar, só tome cuidado pra não morrer de fome
…(Fonte: Revista Mundo Estranho)



Decisão da Justiça faz jornal de SP pôr tarja preta em foto de político

São Paulo - Um jornal do interior de São Paulo passou a publicar tarjas pretas em fotos de políticos e a omitir os nomes deles depois de ser proibido pela Justiça de divulgar notícias relacionando obras ao prefeito e a vereadores.
O Ministério Público em Águas de Lindóia (160 km da capital) considerou que a "Tribuna das Águas" promovia o prefeito e outros políticos em suas reportagens e ingressou com uma ação civil pública. Uma liminar foi concedida há duas semanas determinando o fim de notícias relacionadas a serviços e obras "com nomes e imagens de agentes públicos".
A direção do jornal, que circula em nove cidades com 5.000 exemplares por semana, e a ANJ (Associação Nacional dos Jornais) classificam a decisão como censura.
Para o promotor Rafael Beluci, que iniciou a ação, o jornal, em vez de publicar uma notícia dizendo "Prefeito entrega duas ambulâncias", deve escrever "Prefeitura entrega duas ambulâncias" para não promover o político. Ele diz que havia nas reportagens uma vinculação "escrachada" entre a imagem do prefeito e as obras realizadas.
Com a decisão, o jornal passou a publicar fotografias com tarjas pretas e apenas as iniciais do prefeito e de vereadores nas matérias. "Alguns reclamaram e falaram que parecem bandidos nas fotos", diz a diretora do jornal, Eliane do Prado.
Ela afirma que não tem nenhuma ligação com a prefeitura e que apenas costuma utilizar informações e fotos divulgadas pela área de comunicação da administração do município. O jornal recorre da decisão.
A ANJ, em nota, disse que o Judiciário "exerce o papel de censor" no caso e "desrespeita a Constituição".
Procurada pela reportagem, a juíza que concedeu a liminar, Fernanda Benevides Dias, não quis comentar o assunto. (Folha de São Paulo – SP).


Fuzileiros Navais realizam "MARCHA A PÉ RIO-BRASÍLIA"

Brasília - Dentre os muitos eventos programados, para comemorar os 200 anos do Corpo de Fuzileiros Navais, teve início no último dia 28MAR aquele que pode ser considerado o mais desafiador e empolgante - a Marcha RIO-BRASÍLIA, uma expedição de 230 militares, fuzileiros navais e marinheiros, que estão realizando, a pé, o percurso de 1.170 quilômetros, da Base de Fuzileiros Navais, no Rio de Janeiro, até a Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Dessa forma, será revivido um episódio de grande relevância histórica, pouco conhecido dos brasileiros - a "Operação Alvorada", quando, em 27 de março de 1960, um contingente de 124 fuzileiros navais, marinheiros e civis marcharam 24 dias, do Rio de Janeiro até Brasília, para celebrar a inauguração da nova capital, ocorrida em 21 de abril.
Quarenta e oito anos depois, cumprindo uma rotina diária de 55 km/dia para efeito de planejamento, a tropa repetirá o feito em tempo recorde de 23 dias e com maior número de militares.
A missão tem o propósito de comemorar o Bicentenário do Corpo de Fuzileiros Navais juntamente com o 48º Aniversário de Fundação de Brasília.
Além da Marcha, por si mesma um significativo evento, estão sendo realizadas, em cidades situadas ao longo da BR-040, ações cívico-sociais - como obras de recuperação de 31 escolas públicas de 29 municípios pertencentes aos Estados do RJ, MG e GO (incluindo obras de hidráulica, carpintaria, metalurgia, pintura e eletricidade, realizadas por militares que não integram a Marcha), além de exposições de material empregado pelos Fuzileiros Navais e apresentações da Banda Sinfônica que, sem dúvida, contribuirão para enaltecer e dignificar ainda mais o conceituado Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e a Marinha do Brasil.
Em face de todos esses movimentos, tem-se observado, nas cidades por onde passam os militares participantes da Marcha, que os calorosos sentimentos de acolhida e de gratidão da população renovam suas energias. O entusiasmo, a obstinação, a dedicação e o preparo dos militares que compõem a Marcha reforçam a confiança que a sociedade brasileira deposita em nossa Instituição.
A Coluna dos 230 militares que participam desse vigoroso exercício foi denominada "Coluna Bicentenário do Corpo de Fuzileiros Navais - Suboficial Fuzileiro Naval MACEDO", uma justa homenagem ao Suboficial Fuzileiro Naval de Infantaria CID CLÍMACO DE MACEDO, dedicado militar, recentemente falecido em serviço, quando se preparava para integrar a Marcha.
Os componentes da "Coluna" chegarão a Brasília e participarão da Cerimônia de Substituição da Bandeira Nacional, a ser realizada na Praça dos Três Poderes, dia 21ABR, às 8h30, concretizando esse empolgante projeto.
Acompanhe a Marcha RIO-BRASÍLIA na Internet, acessando a página oficial da Marinha do Brasil em:
https://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/cgcfn/comemoracao_bicentenario_CFN.htm.

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA NOVAS VIATURAS AO DER

Porto Velho (AI/Decom/DER) - O governador Ivo Cassol (foto) entregou no final da tarde de quinta-feira (10) oito caminhonetes ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER). Os veículos fazem parte de uma aquisição de máquinas e veículos no valor de R$ 4,5 milhões por parte do Governo do Estado. Assim como nos investimentos e pavimentações, o governador fez questão de destacar que o valor é oriundo de recursos próprios da administração estadual, como resultado da economia que está sendo feita em todos os setores. Sete das oito caminhonetes serão repassadas às Residências do interior do Estado.
Cassol lembrou ainda nos próximos dias o Departamento estará recebendo mais cinco retroescavadeiras, duas motoniveladoras, quatro caminhões basculante (caçambas), dois caminhões comboio, e um micro-ônibus. “Esta é fase de reestruturação do parque de máquinas e veículos do DER. Estamos fazendo diversas aquisições desde o primeiro ano do meu mandato e não vamos parar”, afirmou Cassol, ao entregar as chaves dos veículos aos diretores do órgão, Jacques Albagli e Dilmar Golin, diretor-geral e diretor executivo, respectivamente. Também participaram da solenidade os deputados Alex Testoni, Luiz Goebel, Ezequiel Neiva, Amauri dos Santos e Marco Antonio Donadon.
O governador lembrou que o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 30 milhões coma compra de maquinário e veículos para o DER em seis anos. Após a solenidade, Cassol visitou o prédio onde será instalada a Secretaria de Finanças, que hoje está na Esplanada das Secretarias e será demolida, assim como os demais prédios, para dar lugar ao Centro Político Administrativo, o C.P.A., cujas obras devem começar ainda neste semestre. “Estamos aproveitando as portas, forros e instalações elétricas e hidráulicas para montar as secretarias enquanto não fica pronto o C.P.A. Com atitudes iguais a esta mostramos que é possível reaproveitar e economizar dinheiro público sem abrir a mão da qualidade”, disse Cassol.



OAB-RO propõe movimento contra calote nos precatórios

Brasília - O presidente da Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira, propôs, ao participar do ato público contra o calote dos precatórios públicos, na sede da OAB Nacional, a realização de manifestação nas 27 unidades da Federação em crítica ao não-pagamento desses títulos pelo governo. Ao participar da sessão do Conselho Federal, o advogado rondoniense fez uma exposição mostrando que o problema persiste em todos os Estados e que, por essa razão, se justifica um trabalho coordenado entre todas as Seccionais para mostrar à sociedade o descontentamento da OAB com o problema.
Hélio Vieira lembra que não é justo que o trabalhador demande por longos anos na Justiça em busca de seus direitos e, quando obtém uma vitória, seja frustrado pela inépcia do poder público, que usa de dois pesos e duas medidas na hora de cobrar do cidadão e na hora de pagar o que deve. As primeiras manifestações devem acontecer em Rondônia, já que à proposta do presidente da Seccional junta-se o posicionamento do conselheiro federal e ex-presidente da Seccional, Orestes Muniz, que preside a Comissão Especial de Defesa dos Credores Públicos do Conselho Federal da OAB.
“Já estamos com nossas Subseções mobilizadas para campanhas de defesa e proteção da cidadania, para o combate à corrupção eleitoral e na defesa das nossas prerrogativas. Não vejo, portanto, dificuldade em incluir mais essa pauta na nossa movimentação”, afirmou o presidente da OAB de Rondônia.


Cacoal receberá recursos para ampliação do Hospital Materno-Infantil

Brasília, (Assessoria/Liderança do PMDB no Senado) - Recursos do Ministério da Saúde para ampliação do Hospital Materno-Infantil do município de Cacoal e para aquisição de equipamentos de radioterapia para implantação da clínica de Oncologia do Hospital São Daniel Comboni serão liberados nos próximos dias.
A informação foi dada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão durante audiência concedida ao líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp (RO) e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB). Do encontro também participaram, a prefeita Sueli Aragão, senadora Fátima Cleide (PT) e o padre Franco, administrador do hospital São Daniel (foto).
O ministro fez o anúncio após ouvir explanações do senador Raupp, da deputada Marinha, do padre e da prefeita a respeito da necessidade do ministério investir na área de saúde do município, que tem uma grande demanda de pacientes oriundos de outros municípios.
O ministro determinou também a sua assessoria que desse prioridade na liberação de recursos orçamentários para os pleitos apresentados, e orientou o padre Franco a ter uma audiência com o presidente do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Luis Antônio Santini para que os técnicos do instituto inspecionem o local e liberem o funcionamento do centro de oncologia.
Na audiência, o senador e a deputada convidaram o ministro Temporão a visitar vários municípios de Rondônia, a exemplo de Porto Velho, Cacoal e Espigão do Oeste. Temporão aceitou o convite e marcará para os próximos dias sua ida ao estado.
A prefeita Sueli Aragão disse que solicitou a interferência do senador e da deputada pelo fato de Cacoal ser o “único município na região a possuir um hospital especializado no atendimento materno-infantil. “Atualmente, o hospital possui 50 leitos e pretendemos construir mais 50”, disse a prefeita após a audiência. O projeto de ampliação está orçado em R$ 2,4 milhões.
Já o padre Franco informou que no dia 11 de maio próximo vai inaugurar o centro de hemodiálise, pronto atendimento, laboratório e pavilhão do Centro de Oncologia do Hospital São Daniel construído com recursos doados por italianos e brasileiros. “Pedimos ao ministro a liberação de recursos para aquisição de equipamentos de radioterapia”, afirmou o padre ao destacar que o centro de oncologia só funcionará após a aquisição desses equipamentos.

Agenda

Encontro do PMDB em Cacoal e inaugurações de obras nos municípios de Santa Luzia do Oeste e Nova Brasilândia são os pontos principais da agenda do líder do PMDB Valdir Raupp (RO) e a deputada federal Marinha Raupp nesta sexta-feira e sábado, em Rondônia.
Nesta sexta-feira, o senador e a deputada vão estar em Santa Luzia do Oeste, quando participam das seguintes solenidades: 08h30 - entrega de motos e computadores a comunidade residente na linha 204; 09:30h - prestigiam a entrega de tanques de resfriamento de leite, na linha 192 com 45; 11h00 – acompanham à solenidade que marca o recebimento por parte das associações rurais da comunidade P.22, de caminhões, motos, computadores e tanques de resfriamento.
Na tarde desta sexta-feira, o senador e a deputada estarão ás 17h na cidade de Nova Brasilândia, quando participarão da inauguração da Casa do Agricultor. No sábado, será a vez da Cacoal que sediará um encontro do PMDB Jovem e PMDB Mulher.
Nesta cidade, o senador Raupp e a deputada Marinha Raupp ao lada da prefeito Sueli Aragão, vereadores e demais lideranças peemedebistas discutirão as linhas gerais do partido para as eleições do ano em curso. Neste encontro do PMDB, o senador Raupp, que também preside o partido no estado, anuncia a implantação do curso de formação política do PMDB que está sendo realizado em todos os estados brasileiros.


Instrutores de Trânsito aguardam pela regularização da profissão

Brasília (Assessoria de Imprensa) - O PL 1036/07, de autoria do deputado Geraldo Magela (PT-DF), que regulamenta a profissão de instrutor de trânsito, foi apreciado hoje, pela manhã, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). Porém, recebeu pedido de vistas dos deputados Roberto Santiago (PV-SP) e Nelson Pelegrino (PT-BA). Agora, os dois parlamentares têm o prazo regimental de três sessões do plenário para devolverem o PL à pauta, o que deve acontecer até a próxima quarta-feira.
Magela fez alguns esclarecimentos sobre o PL, ressaltando a importância da sua apreciação. “Agradeço por terem colocado o projeto na pauta desta semana, pois esta profissão tem uma grande importância por envolver vida, segurança e qualidade no ato de ensinar as pessoas a dirigirem neste trânsito tão intenso que temos nos dias de hoje”, disse o parlamentar.
Cerca de 50 instrutores das cidades de Planaltina e Sobradinho compareceram à reunião da CTASP e acompanharam as discussões. Eles têm expectativa que a situação seja resolvida o mais rápido possível.
“Se o Projeto for aprovado, vai ajudar muita agente, pois não existe hoje uma lei que regulariza a nossa profissão. Por causa disso somos desqualificados em muitas situações. Me sinto muito mal quando isso acontece”, ressaltou Jane Reis (23) uma das instrutoras de trânsito presentes no Plenário.
O instrutor Alexandre Lima (32) lembrou ainda que muitas vezes quando vai procurar emprego ou comprar algo, ao responder sobre o que faz normalmente é classificado na categoria de motorista ou em outra inferior ao que ele realmente é. “Parabenizo o deputado Magela pela iniciativa, pois existe a necessidade da nossa profissão ser reconhecida e valorizada e o parlamentar está intercedendo por nós aqui na Câmara” destacou.
O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), que foi o relator do projeto, fez algumas considerações e enfatizou a importância desta iniciativa, considerando-a boa tanto para os instrutores de trânsito como para a sociedade brasileira.
O projeto de Magela trata, entre outros assuntos, da concessão da aposentadoria especial aos 25 anos de serviço para a classe trabalhadora, cabendo ao instrutor transmitir conhecimentos teóricos e práticos necessários aos diversos cursos de formação e atualização de motorista.
O profissional precisará também freqüentar os cursos de aperfeiçoamento ou de reciclagem dos departamentos de trânsito estaduais e do Distrito Federal. Outros requisitos importantes para que o interessado adquira o benefício é a sua aprovação em curso específico promovido pelo Detran; ter mais de 21 anos e ensino médio completo; não possuir antecedentes criminais; ter carteira de habilitação há mais de dois anos na categoria máxima, entre outras exigências.
No projeto não existe a necessidade de comprovação do nível de escolaridade dos instrutores de trânsito que já estiverem em atividade até a data de entrada em vigor da lei. No entanto, eles terão o prazo de 120 dias para cumprir as demais exigências.