quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O que é sexo - segundo um pequeno guia das profissões…


Sexo é…

Segundo o médico…
É uma doença, porque sempre termina na cama.

Segundo o advogado…
É uma injustiça, porque sempre há quem fica por baixo.

Segundo o engenheiro…
É uma máquina perfeita, porque é a única em que se pode trabalhar deitado.

Segundo o arquiteto
É um erro de projeto, porque a área de lazer fica muito próxima à área de saneamento.

Segundo o político…
É um ato de democracia perfeito, porque todos gozam independentemente da posição.

Segundo o economista…
É um desajuste, porque entra mais do que sai. Às vezes nem sabe o que é ativo ou passivo.

Segundo o contador
É um exercício perfeito, põe-se o bruto, faz-se o balanço, tira-se o bruto e fica o líquido. Podendo, na maioria dos casos, ainda gerar dividendos.

Segundo o matemático…
É uma perfeita equação, porque a mulher coloca entre parênteses, eleva o membro à sua máxima potência, e lhe extrai o produto, reduzindo-o à sua mínima expressão.

Segundo o psicólogo…
… explicar é FODA!

Cahulla destaca em entrevista bom momento do Estado

Porto Velho (Decom) Ao participar na manhã desta quinta-feira (17) do programa Bastidores Políticos, na All TV Amazônia, ao vivo via internet, o vice-governador João Cahulla (na foto com o jornalista Gerson Costa da AllTV) destacou o momento econômico que Rondônia atravessa, falou sobre as principais ações que a administração Ivo Cassol empreendeu em cinco anos, respondeu aos questionamentos dos internautas e se mostrou otimista com o crescimento do Estado.
“A administração do governador Ivo Cassol tem como marca principal o trabalho. Toda a nossa equipe se dedica e se empenha pra fazer o melhor, conforme a determinação do governador. E temos feito muita coisa boa, por isso estamos crescendo a uma média superior à nacional, aumentando as exportações, atraindo novos investimentos, enfim, acreditamos que Rondônia vai ter dias ainda melhores”, observou Cahulla, que foi entrevistado pelo jornalista Gérson Costa.
Cahulla foi questionado por internautas sobre o percentual do aumento de salário (4%), concedido pelo Governo. “Queríamos dar mais, mas somos responsáveis e não vamos assumir compromissos que não possamos cumprir depois. Se houver crescimento de nossa arrecadação, o Estado não vai se furtar de promover novos reajustes. Foram 60 meses com os salários em dia, na conta antes do mês trabalhado, e isso vai ser continuado, inclusive no próximo dia 25, os vencimentos de janeiro estarão nas contas de todos os servidores”, comentou.
João Cahulla também reafirmou que a administração estadual não contraiu empréstimos para realizar nenhuma obra, não atraso o pagamento dos fornecedores e confirmou que os recursos para a construção do teatro estadual, em Porto Velho, estão disponíveis e que a negociação com o Exército para a liberação da área está praticamente acertada.

“Também a metade dos recursos para a construção do Centro Político Administrativo (CPA) estão assegurados e a obra deverá ficar pronta em 2010. Não começamos nenhuma obra sem ter o dinheiro para executa-la”, anunciou Cahulla.
Outro assunto abordado foi a sua atuação como vice-governador, que tem cumprido extensa agenda e visitado inúmeros municípios, inaugurando obras e entregando benefícios. “Por inúmeras vezes, enquanto o governador Ivo Cassol inaugurava uma obra no Cone Sul, eu estava percorrendo a região de Ariquemes, por exemplo, vistoriando obras e também entregando benefícios. Isso demonstra que há uma sintonia muito grande hoje entre o governador e o vice, quem ganha com isso é a população do Estado”, completou.

Novos dirigentes do PT tomam posse dia 10

Brasília - (Redação) - A próxima reunião do Diretório Nacional do PT, quando tomarão posse os dirigentes eleitos no PED 2007, foi adiada para os dias 9 e 10 de fevereiro – data que coincide com o aniversário de 28 anos do partido. Inicialmente, o encontro ocorreria em 25 e 26 de janeiro.
Na pauta da reunião, além da posse, estão os seguintes pontos: conjuntura nacional, o próximo período e o PT; eleição da Comissão Executiva Nacional; e constituição de comissão para tratar dos recursos pendentes do PED 2007 nos Estados.

Advogados públicos federais entram em greve

Brasília (Felipe Linhares/Agência Brasil) - A partir de hoje (17), os advogados públicos federais de todo o país estão em greve. A categoria reivindica o reajuste salarial previsto no acordo assinado no dia 1º de novembro de 2007.
Após o anúncio do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo,
de que os reajustes salariais para os servidores públicos estariam suspensos por causa do fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), a categoria fez assembléias e decidiu pela paralisação.
Cerca de 6 mil advogados públicos estão parados até que o governo cumpra com o acordo, que prevê ajuste salarial de 30% até 2009. Entre eles estão advogados da União, procuradores da Fazenda Nacional, procuradores federais, procuradores do Banco Central e defensores públicos da União. A decisão de parar foi unânime, segundo o presidente do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, João Carlos Souto.
Souto afirmou que a paralisação não visa a causar transtornos à sociedade, mas prevê que serão prejudicados serviços como o andamento de processos, arrecadação de tributos e contratos e convênios mantidos por toda a administração pública.
Por meio da assessoria de imprensa, o Ministério do Planejamento informou que considera a greve precipitada porque o governo pretende negociar a situação salarial de cada categoria. Segundo o Fórum Nacional da Advocacia Pública, a categoria não está fechada para negociar novamente porque foram “bastante flexíveis” durante as negociações no ano passado.

Paralisação pode prejudicar interesse da União

Brasília (Felipe Linhares/Agência Brasil) - A greve de advogados públicos iniciada hoje (17) prejudicará o andamento de processos judiciais de interesse da União, segundo o presidente da Associação Nacional dos Advogados da União, José Wanderlei Kozima. Serviços como andamento de processos, arrecadação de tributos e contratos e manutenção de convênios por toda a administração publica também serão afetados pela paralisação, que ocorre por tempo indeterminado.
A categoria é formada por os advogados da União, procuradores da Fazenda Nacional, procuradores federais, procuradores do Banco Central e defensores públicos da União. O governo tinha prometido reajuste salarial de 30% até abril de 2009, mas o acordo, segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, está suspenso até que o Orçamento-Geral da União seja reequilibrado após o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
De acordo com José Wanderlei Kozima, o reajuste salarial, garantido no acordo firmado entre as entidades de classe e o governo federal, não dependia da aprovação da CPMF. “Em nenhum momento se falava em CPMF. O governo tem cumprir com o que foi prometido”, reclama.
Segundo a Advocacia-Geral da União, somente no ano passado a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, que será afetada pela greve, arrecadou cerca de R$ 13 bilhões de impostos devidos. “O cidadão paga os impostos para não ter problemas com a Justiça. Se ficarmos de braços cruzados, a arrecadação de tributos em atraso vai ficar parada e o governo deixa de ganhar”, diz Kozima.

Ceron agenda audiências com produtores rurais

Porto Velho (Erica Bianco/Ascom/Ceron) – A coordenação do Programa Luz Para Todos responsável pela parte de execução das obras (Ceron), esteve reunida em Ji-Paraná ajustando os últimos detalhes para as audiências públicas que serão realizadas nos 52 municípios do Estado, a partir do dia 24 de janeiro (sábado).
Segundo Inácio Azevedo, diretor técnico da Ceron, a empresa pretende com as audiências uma aproximação de lideranças políticas e sociais para que os setores envolvidos no programa ou beneficiados por ele possam participar efetivamente de todo o processo da 3ª fase do Luz Para Todos. "Pretendemos fazer uma espécie de "pente-fino" no que levantamos antes da primeira fase de execução, estamos executando na segunda fase e o que entendemos ter para fazer na terceira e última fase", informou Inácio Azevedo.
O Programa Luz Para Todos tem a missão de universalizar o acesso a energia elétrica a 48 mil famílias em Rondônia. Atualmente, cerca de 50% dos consumidores previstos foram ligados. Segundo o cronograma do Governo Federal, as obras teriam que ser concluídas em 2008.
O coordenador do Luz Para Todos na Ceron, José Carlos Carregaro, informou que o Ministério de Minas e Energia deu início a debates com o presidente Lula para que o programa seja estendido até o final de 2010. Dessa forma, fica garantido que todas as famílias rurais serão beneficiadas com a universalização do acesso à energia elétrica.
As audiências públicas devem cumprir o papel de desmistificar a idéia de que as propriedades que não forem ligadas em 2008 não serão mais atendidas pelo programa. Além disso, a coordenação estima que com as reuniões locais nenhuma família fique de fora do levantamento para a terceira e última fase do programa. Participaram também da reunião o coordenador do Comitê Gestor Estadual do Luz Para Todos, Nailor Gato, e membros do comitê.

Estado convoca farmacêuticos aprovados em concurso

Porto Velho (Decom) - Com o objetivo de agilizar o atendimento do setor de medicamentos, o governo de Rondônia está convocando mais 10 farmacêuticos, aprovados no último concurso público. Os profissionais atuarão, em Porto Velho, na Gerencia de Medicamentos (GM) responsável pelo desenvolvimento dos programas de assistência farmacêutica. A apresentação dos convocados deve ser feita até o próximo dia 08 de fevereiro. Os farmacêuticos atuarão diretamente no atendimento a população.
“A contratação dos farmacêuticos é mais um passo na melhoria do setor estadual de saúde. Os 10 profissionais trarão mais qualidade e rapidez para a distribuição de remédios. O trabalho dos novos servidores beneficiará, efetivamente, as pessoas que buscam nossos programas de repasse de medicamentos. Esse é o objetivo da administração Ivo Cassol”, afirmou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
O prazo para a apresentação dos exames médicos e documentação para posse é de 30 dias. A convocação teve inicio no último dia 10 de janeiro, data da publicação do decreto de nomeação e segue até o próximo o dia 08 de fevereiro. A documentação para posse deve ser entregue na Secretaria de Estado da Administração (Sead), na Esplanada das Secretarias, em Porto Velho. A posse poderá ser efetivada em até 48 horas após a apresentação da documentação.O setor de medicamentos oferece serviços diferenciados de assistência farmacêutica.
A GM distribui remédios do programa de Medicamentos de Uso Excepcional, Assistência Farmacêutica Básica e de Saúde Mental. Os remédios são distribuídos para pacientes cadastrados, Policlínica Oswaldo Cruz e para os 52 municípios. Somente o programa de medicamentos de uso excepcional beneficia, todo mês, aproximadamente 3000 pessoas.

Laptops de baixo custo podem chegar a US$ 300

São Paulo (Agência Estado) - Com isenções tributárias e descontos vindos das negociações com o governo, a Positivo Informática acredita que seu computador educacional pode chegar a US$ 300, conforme revelou o presidente da empresa, Hélio Rotenberg.
Em 20 de dezembro, a Positivo Informática foi declarada vencedora na licitação do governo para a compra de 150 mil laptops de baixo custo para estudantes de escolas públicas. O lance da empresa foi de R$ 654,53 por máquina, o correspondente a algo em torno de US$ 350 por unidade. Para a conversão, a Positivo considera a cotação de R$ 1,869 por dólar, expressa no mercado futuro. No mercado à vista, o dólar fechou ontem em R$ 1,77.
Antes do início da concorrência, o Governo Federal havia sinalizado que esperava pagar menos de US$ 300 por computador. A expectativa era que o processo de compra fosse retomado no início desta semana, o que não aconteceu.
O governo não descarta cancelar o pregão e lançar um novo.Com a isenção de impostos, Rotenberg acredita poder baixar o preço para R$ 580. Isso daria algo como US$ 310. Mas o executivo admite a possibilidade de chegar aos US$ 300.
"Tem espaço para negociar, trabalhamos muito nas últimas semanas", informou, dizendo ter conversado com fornecedores para permitir uma "folguinha” na negociação. O pregão foi paralisado porque o preço foi considerado alto pelo governo.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Formação de recursos humanos deve ser prioridade para Amazônia, diz governador

Manaus (Alex Rodrigues/Enviado especial/ABr) - A formação de recursos humanos qualificados deve ser uma das prioridades durante as discussões sobre estratégias que garantam o desenvolvimento econômico da região Amazônica. É o que garantem o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, e o governador do Estado da Amazônia, Eduardo Braga (na foto com o ministro).
Mangabeira defende o ensino técnico de nível médio; Braga, a jornada integral na rede pública.
“Acho fundamental que o Brasil comece a resgatar sua dívida com o Brasil através da educação”, declarou Braga.
O ministro e sua comitiva participam, neste momento, de uma reunião de trabalho, no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), em Manaus (AM), com o governador do estado, parlamentares da região e representantes da comunidade científica, empresarial e da sociedade civil para discutir estratégias para o desenvolvimento local.
Depois de ouvir a apresentação de Mangabeira Unger sobre as cinco ações que o ministério considera prioritárias para a região, o governador afirmou que qualquer modelo que não considere a necessidade de investimentos em infra-estrutura e de uma política de incentivo fiscal estará fadado ao fracasso. Eduardo Braga, contudo, disse não apoiar que o modelo de isenção empregado na Zona Franca de Manaus seja estendido a toda a Amazônia.
Braga ainda sugeriu que a primeira ação prática do encontro seja definir um esforço conjunto para viabilizar o perfeito funcionamento do CBA, que, segundo a superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Gnosso, foi criado graças aos investimentos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
O senador Jefferson Peres (PDT-AM) concordou com o governador.
“O modelo de desenvolvimento econômico da Amazônia não pode ser convencional, tem de ser adequado às nossas peculiaridades. A Amazônia não pode ser nem Jardim Botânico para desfrute de pesquisadores, nem uma terra devastada”, afirmou o senador, defendendo investimentos em educação e infra-estrutura.
Para o senador Jefferson Peres, “o pólo industrial de Manaus não tem nenhum vínculo com o interior. Nosso parque industrial é um enclave que utiliza material vindo de fora do estado. Toda a prosperidade gerada se concentrou em Manaus. É necessário que ele passe a absorver matéria-prima regional.
O senador João Pedro (PT-AM) destacou a necessidade de promover a regularização fundiária de terras públicas e resolver conflitos entre os diversos órgãos de governo.
Já a deputada Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) tratou da ausência da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira.
“Seria importante que eles estivessem aqui. Precisamos dar uma chacoalhada no Ministério da Integração Nacional, tão importante para essa discussão”.
Esta tarde, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, deve se reunir à comitiva, que amanhã (18) visitará a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, em Tefé (AM).

O repórter viajou em avião da Força Aérea Brasileira

TCE-RO recebe 15 estagiários

Porto Velho (Lúcio Albuquerque com foto de Iule Carla/Ascom/TCE-RO) - O presidente do Tribunal de Contas do Estado conselheiro José Gomes de Melo deu posse nesta quinta-feira (17), a uma estagiária de nível superior e a 14 estagiários selecionados pela Seduc, todos estudantes de Ensino Médio de escolas públicas da capital, que vão trabalhar como bolsistas no TCE-RO.
"Temos muita satisfação com essa parceria com a Seduc e a certeza de que vocês, que superaram uma seleção, terão no Tribunal de Contas uma boa oportunidade ampliar seus conhecimentos o que com certeza, será muito útil em suas vidas profissionais", disse durante as boas-vindas o presidente do TCE-RO.
Na ocasião o presidente José Gomes de Melo, na foto com os estagiários, destacou, dentre os novos estagiários a estudante Natália Joice de Souza Leite, aluna da Escola Petrônio Barcelos, primeira colocada na seletiva realizada pela Seduc para escolha dos 14 bolsistas do Tribunal.

A relação dos bolsistas, e estabelecimentos de ensino é a seguinte: Nível Superior – Adléia Chaves da Silva (Unir); Nível Médio – Natália Joice de Souza Leite (Escola Petrônio Barcelos), Giceli Daian Nunes dos Santos (Marcelo Cândia), Beatriz Duarte Fernandes (Barão do Solimões), Luzinete Pires da Silva (Osvaldo Piana), Vanessa Marchioli Lopes (Daniel Néri), Thales Faria Favaro (Padre Moretti), Leandro Freitas de Souza (Juscelino Kubitschek), Tairine Ribeiro dos Santos (Barão do Solimões), Vanessa de Araújo Desmarest (4 de Janeiro), Clíscia Suelane da Silva Cazal (Petrônio Barcelos), Cristiane do Nascimento Marques (Mariana), Natalício Augusto da Silva Júnior (Rio Branco), Richely Silva de Melo (Dom Pedro I) e Sâmia Silva Souza (José Otino de Freitas).

Governo de RO destaca atividades do ensino fundamental

Porto Velho (Decom) - Preocupado com o fortalecimento das ações do ensino fundamental em Rondônia, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destacou atividades realizadas aos estudantes e professores. Em 2007, inúmeras ações foram realizadas por meio do Programa de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Prodef). Como por exemplo, capacitações, encontros com orientadores e técnicos das representações de ensino.
Segundo o subgerente do Ensino Fundamental, Flávio de Jesus, atividades foram desenvolvidas nas áreas de Educação Emocional, abrangendo 102 pessoas de 96 escolas; outra ação que se destacou foi a Coordenação de Educação para a Diversidade nas Comunidades Tradicionais Quilombolas (Cequir), onde 486 pessoas de 47 escolas foram capacitadas, participando de reuniões pedagógicas em vista de implantação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), planejamento, avaliação e acompanhamento aos professores das escolas ribeirinhas e quilombolas e ainda a participação em conferências sobre Diversidade e Consciência Negra.
Flávio destacou também o I Encontro Estadual de Formação de Tutores com a participação de 376 professores de 300 escolas através de suporte pedagógico, onde adquiriram Revista de Ensino Religioso com assinatura anual atendendo professores e orientadores das 33 Representações de Ensino.
A Correção de Fluxo Escolar atendeu em média 960 alunos com correção de distorção idade/série, distribuídos em 40 salas, em 32 escolas de 18 municípios. Capacitando 200 profissionais em educação para atuar, orientar e supervisionar o desenvolvimento pedagógico nas turmas de Classe de aceleração.
Para o secretário de Educação, professor Edinaldo Lustoza, o investimento no ensino fundamental é prioridade, pois prepara o estudante para uma formação mais avançada, “formamos em 2207 aproximadamente 700 educadores em 516 escolas, através de oficinas, execução de projetos e formação, tendo o intuito de oferecer uma educação de qualidade”.