quinta-feira, 10 de julho de 2008

Imprensa em Questão

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

O voto do eleitor conectado

*Luciano Martins Costa

Alguns observadores da sociedade, que também utilizam a imprensa como lente, afirmam há algum tempo que a rápida expansão da tecnologia da informação, poderosa indutora de novos comportamentos, traz em si, além da capacidade de agregar todas as mídias já existentes, uma dinâmica própria baseada na absorção de praticamente todas as intenções de comunicação e a característica de estimular a iniciativa de comunicar. Assim, ao contrário da mídia impressa, do rádio e da televisão convencionais, a internet incita no indivíduo o protagonismo, obrigando-o a se habilitar para a integração aos grupos que se relacionam nas redes.
Pode-se afirmar, portanto, que a tecnologia da informação, além de oferecer aos seus usuários os conteúdos aportados pelas fontes tradicionais e pelos demais participantes das redes, tende a criar um ambiente propício à qualificação progressiva de todos os participantes – uma vez que, para ser levado em conta, cada um deles precisa cumprir determinados protocolos, entre os quais se inclui desenvolver a linguagem comum a cada rede de relacionamento e acumular certo grau de conhecimento e capacidade de contextualização dos assuntos tratados.
Seja na área de comentários de um blog, nas seções em que as empresas de comunicação segregam os anônimos, ou nas redes de relacionamento propriamente ditas, onde se desenvolvem os temas de interesse comum aos participantes, ninguém permanece muito tempo se não apreender alguns protocolos e se não desenvolver a capacidade de oferecer algum valor – mesmo que negativo – às trocas que ali se sucedem.

Tempo de leitura

Essa é uma das facetas da revolução cultural que está ocorrendo na sociedade contemporânea. Ela pode ser observada pelas mudanças que impõe à economia, à política, às tendências de comportamento e até mesmo à natureza de certas profissões e determinadas formas de negócio. O jornalismo é certamente uma dessas profissões que mais rápida e radicalmente sofre transformações, e o negócio das empresas de comunicação também está sendo levada a enfrentar o desafio das mudanças de modelo, impostas de fora para dentro.
Enquanto essas mudanças eram percebidas como originadas na curiosidade do seu público, as empresas de comunicação puderam se valer de táticas de marketing e iniciativas dissimuladoras, falseando uma abertura para o protagonismo através dos blogs e dos chats organizados em torno de temas específicos. Mas o universo dos cidadãos conectados não apenas alcança rapidamente o ponto de massa crítica, como emite sinais claros de autonomia e autodisciplinamento, o que inevitavelmente indica às chamadas forças do mercado que os modelos tradicionais de condicionamento da vontade do público estão deixando de funcionar.
Nesse sentido, convém ler com atenção a reportagem chamada na primeira página da edição de segunda-feira (7/7) da Gazeta Mercantil. "O primeiro voto de confiança à internet", dizia a manchete do tradicional jornal de negócios. A matéria [ver abaixo] tratava do fato de que, no primeiro trimestre deste ano, 41,5 milhões de brasileiros com idade para votar têm acesso à rede mundial de computadores, segundo dados da pesquisa Ibope/NetRatings publicada uma semana antes. Além disso, a classe de renda A e B já não domina os gráficos dos perfis de usuários.
Praticamente 50% dos internautas brasileiros são cidadãos das classes de renda C, D e E , ou seja, a internet torna-se progressivamente um meio de acesso à informação – e de expressão pública de desejos e opiniões – menos elitista do que jornais e revistas. Cerca de metade desses 41,5 milhões de cidadãos eleitores, conforme destaca a Gazeta, passaram pelos chamados sites de relacionamento no mês de maio passado – comportamento que os analistas consideram como sinal de disposição para o protagonismo. Acrescente-se a isso o fato de que, com uma média de 23 horas e 48 minutos dedicados mensalmente a navegar na internet, o brasileiro é líder mundial em tempo de utilização da rede.
Para comparar, convém lembrar que os 92 jornais brasileiros filiados ao Instituto Verificador de Circulação (IVC) vendiam diariamente, em 2007, pouco mais de 4 milhões de exemplares, segundo os dados mais recentes publicados. Também é importante observar que, enquanto cresce o tempo dedicado pelo brasileiro à internet, diminui o tempo de leitura de jornais. Em 2001, o brasileiro gastava 64 minutos por dia, nos chamados dias úteis, para ler ou folhear um jornal. Em 2007, esse tempo caiu para 45,39 minutos diários, em média.

Desafio interessante

Esses dados indicam que os meios tradicionais não apenas não conseguem acompanhar os números da internet no que se refere a volumes de audiência, como também patinam na capacidade de se oferecer como alternativa para o desejo de protagonismo manifestado pelo público.
Com uma linguagem e uma escala de prioridades desenhadas para públicos homogêneos, as empresas tradicionais tendem a se isolar em nichos menos dinâmicos, mais afeitos à consolidação do conhecimento do que à natureza mutante da rede. Com uma estrutura de decisões centralizada e visceralmente arraigada na matriz ideológica de seus fundadores, as empresas que fazem o jornalismo de papel ou o jornalismo eletrônico de mão única têm certamente mais dificuldade para entrar no jogo aberto no qual, a qualquer momento, um usuário credenciado pode desmentir a afirmação de uma reportagem, artigo ou editorial e – pior – levar essa divergência a um público maior do que aquele que foi alcançado pela mensagem original.
O risco é tanto maior quanto mais genérico o leque dos temas oferecidos pelo veículo, porque as publicações especializadas em negócios, finanças ou esporte, por exemplo, contam com mais especialistas e se colocam em ambientes menos vulneráveis à dissidência ou ao desmentido que pode comprometer sua reputação.
O desafio é especialmente interessante para os jornais e revistas que tradicionalmente dão o tom das campanhas eleitorais. Como bem lembra a Gazeta Mercantil, o Brasil tem agora 41,5 milhões de internautas eleitores. Quantos deles ainda lêem jornais e revistas de papel? Quantos vão escolher seus candidatos baseados no que diz a imprensa tradicional?
***
Brasil tem 41,5 milhões de internautas eleitores

Clayton Melo # copyright Gazeta Mercantil, 7/7/2008
Dados do mercado de internet relativos ao primeiro trimestre deste ano trazem uma informação que pode soar como música aos ouvidos dos candidatos. Segundo o Ibope/NetRatings, instituto especializado em pesquisas sobre a rede, 41,5 milhões de brasileiros com mais idade de 16 anos – portanto, com idade para votar – declararam ter acesso à rede. A navegação se dá pelos mais diversos ambientes: residência, cibercafé, trabalho, bibliotecas e escola, entre outros.
Só essa informação já seria suficiente para despertar a atenção dos candidatos. À parte algumas possíveis restrições de utilização da rede no próximo pleito, impostas pela justiça eleitoral, cabe observar que a web se espalha pelos vários segmentos sociais , derrubando a idéia de que está confinada a um grupo seleto, formado por adolescentes abonados.
Embora ainda represente uma parcela expressiva do total de usuários da rede, a classe AB, com 50%, não reina mais absoluta, como ocorria há até pouco tempo. Hoje, internautas da C (37%) e DE (13%) já representam 50% do total de usuários.
Outro indicador importante para os políticos diz respeito ao tempo de navegação. De novo segundo o Ibope Net/Ratings, o internauta brasileiro navega em média 23h48min por mês, desempenho que coloca o Brasil na liderança mundial em tempo de navegação residencial, superando países como EUA, Japão, Alemanha, Itália e Inglaterra. Os mercados que mais se aproximam são Japão (21h34 min), França (20h23min) e EUA (19h46min).

Interativa

As redes sociais, como se convencionou chamar a internet interativa, são igualmente um aspecto relevante na análise sobre o desenvolvimento da internet no Brasil. Só em maio, 18,5 milhões de pessoas passearam por sites de relacionamento e comunidades virtuais. Se incluirmos na soma os fotologs, videologs e comunicadores instantâneos – conhecidos popularmente como "Messengers"–, a conta sobe para 20,6 milhões de usuários por mês.
Com a reunião um público desse porte, pululam os negócios na internet. Situado entre os dez países com maior número de internautas no mundo, o Brasil tem um comércio eletrônico que faturou R$ 6,4 bilhões em 2007. O número de consumidores virtuais ultrapassa 9,5 milhões, segundo a e-bit, empresa de pesquisas on-line.

Publicidade

Grandes marcas de vários segmentos, como montadoras, bancos, construtoras, hoje fazem da web extensão para seus negócios ou destinam a esse meio verbas cada vez mais polpudas para estratégias de marketing.
Exemplo disso é que o investimento publicitário na internet no Brasil alcançou R$ 527 milhões em 2007, uma expansão de 45,8% sobre 2006, perfazendo 2,8% do bolo publicitário brasileiro. Foi a mídia que mais cresceu no ano passado.
Esse cenário ajuda a compreender o que é a web no Brasil. Cabe aos candidatos, agora, uma análise detida sobre as melhores formas de dialogar com a multidão de eleitores que navega pela rede mundial de computadores.


Eleições/2008

Sudeste é a região com mais candidatos

Brasília (Assessoria/TSE) - De acordo com os dados publicados até as 16h de ontem (9), o Sudeste é a região do Brasil com maior número de pedido de registro de candidaturas. São 105.958 solicitações. Em seguida vem a região Nordeste, com 90.285 pedidos, e a região Sul, com 60.439.
Já o Centro-Oeste conta até agora com apenas 19.464 requerimentos de registro de candidaturas. É a região com menor número de pedidos. A região Norte teve 30.755 solicitações.
Entres os pedidos de registro recebidos até agora, o Sudeste também é a região com maior número de candidatos com curso superior completo: são 20.720, entre eles 17.620 são candidatos a vereador e 1.749 a prefeito. Com ensino médio completo são 36.637 possíveis candidatos. Também no Sudeste, 55 autores de pedidos de registro de candidatura se declararam analfabetos.
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, o número de futuros candidatos com curso superior completo é 10.154, quase metade do total de pedidos feitos por pessoas com formação superior na região Sudeste. Já no Rio de Janeiro, são 2.812 pedidos de registro de candidaturas em que o grau de instrução informado é o superior completo.
A região Sudeste também é a que mais tem pedidos de registros de candidaturas feitos por mulheres. São 22.186, o que representa 20,9% do total. A porcentagem de pedidos de candidaturas femininas não é muito diferente da apresentada pelas demais regiões do país. O Centro-Oeste conta com 4.067 possíveis candidatas, o menor número entre as cinco regiões.
No Sul são 11.805 mulheres, no Nordeste 18.654 e no Norte 6.589. Dos pedidos de candidaturas de prefeitos apresentados em todo o país, 11.612 são de homens e 1.320 são de mulheres. No Nordeste o número de possíveis candidatas à prefeitura é o maior do Brasil. São 574 mulheres, quase o dobro da região Sudeste, que tem 302 pedidos de candidaturas do sexo feminino.


Notícias de Rolim de Moura

CRECHES FUNCIONAM DURANTE O RECESSO ESCOLAR
( Assessoria de Imprensa)

O dilema enfrentado pelas mães que não tinha com quem deixar seus filhos durante o período de recesso escolar terminou, pelo menos no âmbito do município de Rolim de Moura. Por determinação da prefeita Mileni Mota, a Creche Menino Jesus passa a ter funcionando ininterrupto e resolve desta forma o problema das mães trabalhadoras.
A prefeita esclareceu que a cada ano o drama se repetia com o sofrimento das mães em busca de arrumar alguém para cuidar de seus filhos durante o período de férias escolares. Segundo ela, a Secretaria de Ação Social agilizou vários procedimentos no sentido de garantir comodidade, segurança e tranqüilidade a estas mães.
Ainda de acordo com Mileni vários investimentos têm sido feito no que diz respeito a atendimento da creche, inclusive quanto à formação profissional dos servidores que atuam neste setor, hoje, prosseguiu, todos devidamente qualificados. Ela aproveitou a oportunidade para se congratular com todos os servidores da creche pelo dinamismo, engajamento e competência que desenvolvem suas atividades.

Merendeiras

A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer realizou ontem (9), um curso de capacitação profissional para as merendeiras atuantes na rede pública de ensino, visando o atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
De acordo com a prefeita Mileni Mota o curso tem como principal objetivo preparar as merendeiras para estarem aptas a atender as metas e normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar - Pnae, além de terem acesso às boas práticas de manipuladores de alimentos, visando desta forma assegurar uma alimentação saudável aos alunos da rede pública municipal de ensino.

Jovem Aprendiz

A Prefeitura realizou na semana passada, a formatura de conclusão dos alunos do Programa Jovem Aprendiz, respaldando desta forma a aplicação da lei 10097 que trata do aproveitamento desta mão de obra no mercado de trabalho. A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Neide de Lima Raimundo destacou a importância do evento por garantir uma formação profissional adequada aos jovens que agora ingressam nas empresas públicas ou privadas com maior segurança.
O curso teve uma carga horária de 980 horas e a duração de um ano e meio. Durante este período os alunos tiveram aulas práticas no Senai e diretamente nas empresas. Esta turma concluiu o Curso de Assistente Administrativo Industrial.

A ARTE DA POESIA

O final do mês de junho também esteve movimentado na área cultura. Foi realizado no Anfiteatro Francisca Verônica de Carvalho a apresentação da peça teatral "A arte da poesia" (foto). Essa apresentação foi o produto final do Projeto Olimpíadas da Língua Portuguesa que teve a participação da comunidade escolar e do comércio local que fez doações de livrinhos para o acervo literário da Escola Municipal Professor Dionísio Quintino, estabelecimento responsável pelo evento. O objetivo desse projeto foi despertar nas crianças de 07 a 10 anos, o gosto pela leitura e escrita. As crianças produziram e dramatizaram suas próprias poesias.

Jornal de Debates

INGRID BETANCOURT LIVRE

“Lenin, acorde, eles ficaram loucos!”

* Alberto Dines

Em 21 de agosto de 1968, quando o Kremlin resolveu enviar os seus tanques para encerrar a Primavera de Praga, os estudantes tchecos saíram à rua para protestar. Conforme conta Jan Puhl no Der Spiegel, alguns picharam num muro os seguintes dizeres: "Lenin, acorde, eles ficaram loucos!"
A condenação de Fidel Castro aos seqüestros cruéis e anti-revolucionários praticados pelas FARC relembra os 40 anos do levante tcheco e sugere uma nova pichação: "Lenin, acorde, eles continuam loucos!".
"Eles" não são apenas as FARC, são também a mídia dita "progressista e antiimperialista" ainda encarapitada num imaginário Muro de Berlim policiado pela Stasi. "Eles" também são a mídia dita liberal, cada vez menos livre.
Jornalistas, em geral, funcionam como radares dos novos tempos, barômetros que antecipam mudanças, drásticas ou graduais. Barack Obama, pós-racial e pós-ideológico, desconcertou os fundamentalistas de direita e esquerda porque a mídia americana e a internacional – uma realimentando a outra – continuam presas aos dilemas e esquemas da Guerra Fria, incapazes de perceber que jornais saem todos os dias e todos os dias algo se move. Jornalistas fazem jornais, porém não lêem jornais – no máximo aqueles em que trabalham.
Ingrid Betancourt pulou do helicóptero que a trouxe da selva com um repertório audacioso de idéias, como se os seis anos que passou acorrentada não tivessem acontecido, como se acabasse de sair de um seminário sobre a agenda do futuro.
A cada dia dispara uma idéia desconcertante, sensacional, tirada de uma cartilha de convergências, onde há lugar para todos. Excluída da vida durante um lapso tão grande vingou-se: excluiu a exclusão.

Torta e mal-explicada

No primeiro dia deu luz verde para o terceiro mandato de Álvaro Uribe, no dia seguinte estimulou o presidente equatoriano a esquecer zangas e trabalhar pela paz regional. Na segunda-feira (7/7) foi em frente e declarou que Hugo Chávez é indispensável para um diálogo com as FARC. [Em tempo: e na terça-feira (8/7), afirmou que "é preciso conversar até com as pessoas que odiamos".]
Ingrid parece disposta a abrir todos os cadeados, quebrar todos os engessamentos, liquidar todos os preconceitos. Tem, evidentemente, um projeto, talvez um projeto político. Mas por enquanto dá vazão a um projeto intelectual, engenhosa mistura de utopismo sul-americano com cartesianismo francês: como as ideologias não conseguiram evitar as sucessivas catástrofes do nazi-fascismo, do stalinismo e a próxima, ambiental-alimentar, melhor aposentá-las.
Parafraseando Clemenceau (o mancheteiro do "J’Accuse", ver abaixo), "a vida é séria demais para ser comandada por frases-feitas". Frases feitas que políticos midiáticos e midiáticos politizados inventam todos os dias para preencher as páginas em branco.
Ainda há muita coisa obscura, torta e mal-explicada na história da milagrosa libertação da refém das FARC. No entanto, sua extraordinária recuperação com apenas seis dias de liberdade não nos impede de refletir sobre a carência crucial do nosso tempo: a falta de fabulistas e fabuladores. Em plena Era da Informação percebemos que o que falta realmente é imaginação.
***
Georges Clemenceau, político e jornalista, redator-chefe do L´Aurore quando Emile Zola lhe entregou a carta-aberta ao presidente da República Francesa denunciando a injustiça contra o capitão Alfred Dreyfus. Com ela produziu a mais conhecida manchete de todos os tempos (13/1/1898). Quatro anos antes, dissera que Dreyfus era uma "alma imunda". Ao assumir o comando das forças francesas no fim da 1ª Guerra Mundial escreveu: "A guerra é coisa séria demais para ser entregue aos generais".















Conselheiro do TCE/RO faz inspeção em 4 prefeituras

Porto Velho (Lúcio Albuquerque) - O conselheiro-substituto do Tribunal de Contas Davi Dantas da Silva (foto) realiza visita itinerante técnica nos municípios de Governador Jorge Teixeira, Novo Horizonte, Seringueiras e Vale do Anari, para uma inspeção "in-loco" do desempenho da gestão.
Os municípios envolvidos na programação são alguns dos que o conselheiro é o relator de suas contas no TCE. "Creio que, estando presente, seja mais fácil orientar e oferecer suporte, inclusive corrigindo falhas que possam estar acontecendo, até porque em muitos deles há carência de pessoal qualificado para lidar com a temática municipalista".
O conselheiro estará acompanhado do técnico Miguel Garcia de Queiroz, e esse trabalho será a segunda experiência a ser realizada por ele, haja vista que em 2007 aplicou o sistema em outros municípios nos quais realiza o acompanhamento das contas.


Senado limpa a pauta de votações, deliberando sobre 28 matérias

Brasília (Moisés de Oliveira Nazário/Agência Senado) - Numa longa sessão que começou na tarde de quarta-feira (9) e entrou pela madrugada de quinta (10), o Senado Federal aprovou 27 projetos, entre os quais três medidas provisórias - outra MP (425/08) que constava da pauta foi rejeitada. Entre as principais matérias que foram votadas, estão a criação do regulamento do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado (PRS 38/07); a ampliação da área que poderá ser destinada a uso rural em propriedades na Amazônia Legal (PLV 16/08); o reajuste de bombeiros e policiais militares do Distrito Federal (PLV 17/08) e a tipificação de crimes praticados por meio da Internet (substitutivo ao PLC 89/03 e PLS 250/08),
O Projeto de Resolução do Senado (PRS) 38/07 que institui o novo Código de Ética da Casa foi aprovado no começo da madrugada. Pelas novas regras, as representações por quebra de decoro serão oferecidas diretamente ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, e não mais primeiramente à Mesa, como acontecia anteriormente.Recebida a representação, o presidente do conselho é quem será o responsável pela decisão de acatar ou arquivar a representação, o que hoje cabe à Mesa do Senado. No entanto, dessa decisão, seja pelo arquivamento ou pelo acatamento, cabe recurso ao plenário do conselho, desde que subscrito por no mínimo cinco de seus integrantes.
Na mesma sessão, foram aprovados dois projetos que dispõem sobre a tipificação de crimes praticados por meio da rede mundial de computadores. Um deles é o substitutivo ao PL 89/03, que trata dos ilícitos que trazem danos a pessoas, equipamentos, arquivos, dados e informações, em unidades isoladas ou em redes privadas ou públicas de computadores. São definidos os crimes de pirataria, roubo de senhas via Internet, falsificação de dados eletrônicos, entre outros.
Já o projeto de lei (PLS 250/08) proposto pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia criminaliza novas condutas envolvendo crianças e adolescentes e atualiza penas para crimes já previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O objetivo do projeto é tornar mais clara a legislação para melhor coibir a prática da pedofilia, intensificando o combate à produção, à venda, à distribuição e ao armazenamento de pornografia infantil, criminalizando condutas como a aquisição e a posse de material pedófilo por meio da Internet.
O PLV 16/08 foi o primeiro item da pauta, sendo discutido por aproximadamente duas horas. Oriundo da Medida Provisória
(MP) 422/08, o projeto aumenta o limite da área que pode ser concedida pela União para uso rural, sem processo de licitação, na Amazônia Legal. O atual limite é de até 500 hectares. Com a nova proposta, passa para até 15 módulos fiscais. A matéria será encaminhada à sanção.
Com a presença de representantes de bombeiros e de policiais militares do Distrito Federal, o Plenário aprovou o PLV 17/08, proveniente da
MP 426/08, que reajusta em até 40% a Vantagem Pecuniária Especial (VPE) das duas corporações. Emenda apresentada pelo senador José Sarney (PMDB-AP) estendendo os benefícios do PLV aos policiais militares e bombeiros dos ex-territórios acabou rejeitada, mas o líder do governo garantiu que o governo editará nova MP com esse conteúdo.
Além desses projetos, o Senado deliberou sobre outras 23 matérias.

Aprovado projeto que pune crimes praticados com a utilização da Internet
Senado autoriza aumento para área de uso rural na Amazônia
Novos oficiais de Justiça deverão ter curso superior
Aprovado projeto que prevê formação e capacitação de professores
Senado aprova projeto que incentiva educação profissional
Advogado sob investigação não poderá invocar sigilo do cliente para omitir informações
Senado aprova criação de empresa pública para cuidar de tecnologia avançada
Senado aprova projeto que reduz Cide da gasolina de aviação
Senado aprova projeto que trata das atividades executadas por agências de turismo
Projeto que institui a Lei Geral do Turismo é aprovado
Aprovado reajuste a policiais militares e bombeiros do DF
Ratificada criação de cargos e funções comissionadas no TRT 1ª Região
Aprovado projeto que regulamenta a profissão de oceanógrafo
Profissão de ecólogo recebe regulamentação
Visão monocular será considerada deficiência
Projeto aprova texto de acordo do Brasil e do Reino Unido que evita dupla tributação
Missão brasileira no Haiti terá mais 100 militares
MP destina R$ 1,816 bilhão para órgãos públicos
Projeto aprovado muda composição do Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia
Aprovada indenização para mãe de militante morto na ditadura
Aprovado acordo para a preservação de albatrozes e petréis


Goebel visita obras da 473

Porto Velho (Assessoria) - O deputado estadual Luizinho Goebel (PV), presidente da Comissão de Obras da Assembléia Legislativa do Estado, visitou nesta a semana as obras de recapeamento da rodovia RO 473, que liga os municípios de Urupá a Ouro Preto. Na ocasião, Luizinho falou com os operários da obra (foto), que são seus colegas de trabalho desde quando esteve à frente do DER. O deputado lembrou, junto com os colegas, das lutas e do sofrimento que passaram para realizar as obras que o estado tanto precisava. “foi sofrido, mas foi muito válido porque aprendi muito com a equipe do DER e também pude mostrar o meu valor”, afirmou Luizinho.
O DER está atuando com várias frentes de trabalho em todo o estado, recuperando estradas, pontes e bueiros principalmente nas áreas rurais, onde há necessidade de escoamento da produção agrícola e pecuária.
Hoje, o órgão tem como diretor, Jacques Albagli, que para o deputado, é um homem eficiente e tem provado isso mantendo o ritmo e padrão de qualidade dos serviços que o DER sempre manteve dentro do governo Cassol. Além do diretor, Goebel enalteceu o trabalho das equipes de campo que tem nas mãos a maior responsabilidade. Para ele, os operários são o esteio do departamento.



TCE/RO participa de ação ambiental em Ouro Preto

Porto Velho (Lúcio Albuquerque) – Os técnicos Jovanio Silva e Manoel Fernandes Neto, da área Ambiental do Tribunal de Contas, participam desde a segunda-feira passada de uma ação de monitoramento do rio Boa Vista, afluente do rio Machado, no município de Ouro Preto, região central do Estado, juntamente com técnicos de outros órgãos.
A participação dos dois técnicos do TCE faz parte do projeto em fase de implantação, pelo Tribunal, de sua Auditoria Ambiental, um dos temas discutidos durante a realização, em maio, do Painel Amazônico, comemorativo dos 25 anos de funcionamento do Tribunal.
A ação faz parte do projeto Probacias, agora em segunda fase naquela região, desenvolvido com a participação, além do TCE, de outros órgãos como o Sipam, a CPRM, o Ministério Público, a Caerd, a Sedam, a Emater e a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo/Ouro Preto.
Dentre as questões elencadas no levantamento feito pela equipe se encontram assuntos como o monitoramento de sete pontos de coleta do rio Boa Vista, com aferição. O projeto tem como objetivo principal o monitoramento de temas como a largura, a profundidade, a vazante, o assoreamento, o Ph, a Conduibilidade e o Ph da água.


Feitos & Desfeitas

LÍNGUA SOFRIDA

Cafeteira, um manual de instrução

* Deonísio da Silva

"Antes de utilizala (sic) pela primeira vez, lave-a somente com agua (sic)."

Estou lendo as instruções da nova cafeteira que comprei. O redator cometeu dois erros na frase inicial. Adiante escreve: "Aconselhamos lavar sua cafereira (sic) somente com água". Agora acertou "água" e errou "cafeteira". Continua: "Na lavagem, não utilize bom-bril (sic)". Errou até bombril.
Fico pensando: depois que inventaram os corretores eletrônicos, aumentaram os erros de português em todos os lugares. Na imprensa, na mídia, nos editais, nos avisos, na publicidade, nos e-mails, nas bulas de remédios e até nas instruções de como usar uma simples cafeteira.
O redator deve pensar que o usuário é ainda mais imbecil do que ele, pois adverte: "Nunca utilize a cafeteira sem água". Fico pensando, pois é o que mais fazemos à medida em que envelhecemos: será que ocorreria a alguém encher a caldeirinha de pó de café e levá-la ao fogo?
"Exija-o sempre"
A seguir, aparecem os seguintes erros: "abrila", em vez de "abri-la"; "orificios", em vez de "orifícios", "superficie", em vez de "superfície"; "superioe", em vez de "superior"; "reposiçaõ", em vez de "reposição" etc. E outro aviso incorreto: "Manter afastado do alcance das crianças". O assunto era a cafeteira. Então, deveria ser "afastada".
A fabricante dessa cafeteira é uma indústria italiana muito conhecida. Olhem como se apresenta em português: "X è lider hà 50 anos no mercado com a famosa Y. Graçias aos segredos de produçao, Y éinsuperàvel para obter verdadeiro café à italiana.Y è original sorrente se cràz imprimido o homenzinho com bigodes. Exija-o sempre".
O redator deve ter pretendido dizer o seguinte: "X, que produz a famosa Y, lidera o mercado de cafeteiras há cinqüenta anos. Graças aos segredos de produção, Y é insuperável para obter café à italiana. Y é original somente se traz impressa a figura do homenzinho com bigodes". "Imprimida" é forma que também pode ser aceita, mas é menos usual. E certamente não é o homenzinho que está impresso, é a figura dele! Quanto ao aviso "exija-o sempre" é dispensável. Alguém aí vai sempre exigir um homenzinho?

Besteirol em vários idiomas

Os redatores das mesmas coisas nas outras línguas deixam indícios das sutis complexidades de cada uma delas.
Eis amostra do espanhol: "X desde hace 50 años en el mercado, [vírgula fora de lugar, atrapalhando o sujeito] es la fabrica [sem acento] de cafeteras para uso doméstico más importante del mundo". Ao deslocar o "más importante del mundo" para o final do período, o redator deixou uma terrível ambigüidade: é o uso doméstico ou a fábrica de cafeteiras que merece o epíteto de "mais importante do mundo"? Soa divertido, mas isso é coisa nossa, de brasileiros, o aviso que segue: "X es la original únicamente si lleva stampado el hombrecito de bigotes".
O inglês, como sempre, foi mais objetivo: "The `litte man´, appearing on every Y, is your garantee of the genuine article". O italiano: "Y è originale solo se porta impresso l’Omino coi baffi."
O francês, que chama sogra de "belle-mère", avisa que "la garantie de sa qualité est le Père Moustache imprimé sur une de ses huit facettes". E o redator acrescentou que o café expresso é "pour famille". Foi o único que lembrou o que tanta falta faz no café: a família por perto. E ainda avisou que a cafeteira tem oito faces!

Deus-mercado em todos os lugares

A força do mercado que tirou o açúcar do café, sob ameaças diversas, retirou-nos também do convívio familiar (quantas refeições por semana você faz com a família?), esculhambou a língua portuguesa e aumentou artificialmente vários preços para poder aumentar os juros, sob a desculpa de combater a inflação. Se juro alto resolvesse, a inflação no Brasil seria sempre zero, pois aqui são praticadas as taxas mais altas do mundo.
Quanto ao patrimônio público que é a língua portuguesa, à semelhança de outros patrimônios do povo, poucos se preocupam com ela. O produto vende? Então que todos os outros valores se lasquem.
Evito o verbo que até crianças de pré-escola hoje pronunciam sem pudor algum e que encontramos tanto na versão latina da Bíblia, na pena de São Jerônimo: Et recordabor foederis sempiterni, diz Deus a Noé, depois de salvar apenas Noé e sua família do dilúvio: "E recordarei nossa aliança eterna".
O deus-mercado está em todos os lugares. É paradoxal como Jeová. Antes ou depois de cada graça alcançada, nos enche de porradas. Em simples manuais de instruções, comete vários crimes de lesa-língua. E se lesa a língua, o que não fará de nós?


O autor é: Escritor, doutor em Letras pela USP, professor e vice-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro) e autor, entre outros, dos romances Avante, Soldados: Para Trás (1992), Os Guerreiros do Campo (2000) e Goethe e Barrabás (2008)