quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Coluna do Antéro

Trapizonga

*Marcos Antéro Sóter

Explicando o inexplicável.

Um leitor enviou e-mail perguntado o que o nome da coluna quer dizer . Fomos atrás e descobrimos que é nada mais nada menos do que “Coisa ou pessoa que não acrescenta nada, que não serve porra nenhuma”. Trocando em miúdos: “coisa ou ser inútil”. Esta é a definição da palavra “trapizonga” dada pelo site www.dicionarioinformal.com.br.
Talvez seja por isso mesmo que o colunista se diz um “escrevinhador de linhas tortas por ajuntamento de letras mortas”. Mas, apesar de tudo isso, não quer dizer que a “Trapizonga” não trate de coisas sérias e de real interesse do leitor. Ao contrário, como pode ser constatado nas poucas linhas tortas que o amigo leitor está acostumado a ler de vez em quando.

100 “Cabeças”

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) concluiu a publicação Os “Cabeças” do Congresso Nacional, que aponta a lista dos 100 parlamentares mais influentes do ano. Essa é a 15ª edição do levantamento. A análise do Diap aponta 71 deputados e 29 senadores como “os congressistas decisivos no processo legislativo federal em 2008”.

Na fita

O PT, de acordo com o levantamento feito, é o partido com mais parlamentares influentes: 27. Por sua vez, o PMDB aparece com 17. O PSDB pinta em terceiro lugar, com 14 nomes. Nesta edição, 12 parlamentares entraram para o grupo dos maiorais do Congresso. Todas as cinco regiões do País tiveram parlamentares de 1º mandato entre os deputados e senadores mais-mais.

Subindo

Seis parlamentares que faziam parte do grupo em ascensão em 2007 passaram para o seleto grupo de parlamentares mais influentes em 2008. O PT foi quem mais se beneficiou com a ascensão de parlamentares para o grupo de ´Cabeça´. São eles: Dr. Rosinha (PR), que já compôs a lista nos anos de 2001 a 2004; o deputado Pedro Eugênio (PE), que chega pela 1º vez entre os “Cabeças”; e o também debutante Vignatti (SC).

E ou outros??????????
Da bancada rondoniense, apenas o senador Waldir Raupp de Mattos (PMDB), líder de seu partido na Casa, aparece na lista dos "Cabeças" do Congresso.

No quadrado

Este escrevinhador de linhas tortas por ajuntamento de letras mortas, em um dia festivo (mesmo sendo uma quarta-feira) lá pras bandas do Boqueirão, tomou conhecimento, através de fonte credenciada, que o governador José Roberto Arruda quer colocar todos de seu staf dançando no seu quadrado. Uma das primeiras providências será o troca-troca de administradores regionais. A mudança deve se dar já-já, como informou a fonte.

Tem administrador que já nem consegue dormir direito. Com medo, sempre mede as palavras para não dar bom dia a cavalo.

Sem querer querendo...

O líder do governador Arruda na Câmara Legislativa do DF, o deputado democrata Leonardo Prudente, prudente como ele só, nega que esteja na disputa pela cadeira ocupada pelo seu companheiro de parlamento Alírio Neto (PPS) na Mesa Diretora. “Alguns companheiros estão me incentivando. Mas isso não quer dizer que quero a Presidência”, afirma como que querendo afirmar exatamente o contrário.

Depende...


Prudente, no entanto, deixa escapar - e não pede segredo – que pode entrar na disputa pela Presidência do Legislativo do DF. Ele diz que tem sido incentivado a isso mas, para tomar uma “decisão decisiva”, depende do pacote de apoios....

Ah! Bom. Tá entendido. “Num quero, mas quero”..


* O autor é jornalista, ex-assessor de Comunicação do Sebrae-RO, ex-editor geral do jornal Alto Madeira (Porto Velho/RO), faz parte do Conselho Editorial da revista Estados e Municípios, ex-assessor de Imprensa do Detran-RO, da Câmara de Vereadores de Porto Velho, das Prefeituras de Porto Velho, Ariquemes e Rolim de Moura, entre outras atividades exercidas ao logo de muitos anos. Atualmente reside no DF e é "mão de obra disponível para o mercado de trabalho".

TSE mantém Euclides Maciel no cargo

Brasília (Centro de Divulgação) - Está mantida a decisão do Tribunal Regional de Rondônia (TRE-RO) que validou a mudança de partido do deputado estadual Euclides Maciel de Souza. O parlamentar deixou o PSL para ingressar no PSDB em 20 de setembro de 2007. Para o PSL, não teria havido justa causa para a troca de partido e, por isso, o parlamentar deveria ser condenado por infidelidade partidária, com base na Resolução 22.610/2007 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao analisar o caso, o TSE rejeitou, em decisão plenária, o mandado de segurança do Partido Social Liberal, que pretendia a decretação da perda do cargo do deputado estadual e a posse do 1º suplente da coligação.
O relator, ministro Ari Pargendler (foto), disse ter examinado as provas contidas nos autos e citou duas circunstâncias que, no seu entender, autorizavam a desfiliação do parlamentar, sem que fosse caracterizada a infidelidade partidária.
A primeira delas é que a posse de Euclides Maciel de Souza teria culminado na exoneração de pessoas indicadas pela presidente regional do PSL para cargos de confiança, e ela estava pressionando pela recontratação dessas pessoas.
A segunda razão seria a existência de provas de que a direção do partido estava interessada que o primeiro suplente assumisse e fazia pressão para que o deputado eleito renunciasse ao cargo. “E tudo isso ficou provado”, afirmou o ministro Ari Pargendler.
As razões foram suficientes para os ministros rejeitarem o mandado de segurança do PSL e manter o mandato do deputado estadual.

Se a moda pega.................

TSE rejeita pedido de indenização de candidato não eleito

Brasília (Centro de Divulgação) - O plenário do Tribunal Superior Eleitoral julgou na sessão de terça-feira (02) recurso de Carlos Antônio de Freitas contra decisão do ministro Eros Grau, que declarou a incompetência do Tribunal para julgar seu pedido de indenização em razão de seu insucesso em diversas campanhas eleitorais no estado de Goiás.
O ministro Eros Grau relatou aos demais ministros, que se surpreenderam com o ineditismo do caso, que Carlos Antônio pede indenização de R$ 20 milhões por danos moral e material, além de lucros cessantes pelo fato de ter se candidatado a vários cargos públicos, sendo o último de deputado federal pelo estado de Goiás, nas eleições de 2006.
Carlos Antônio de Freitas alega que suportou gastos em uma região de difícil acesso para fazer campanhas, correndo inclusive perigo de vida. Alega ainda que até a presente data ainda não foi diplomado, embora esteja na décima posição e que seu partido, o PMDB de Goiás, teria 17 vagas.
Após afirmar que a petição era “extremamente confusa”, o ministro Eros Grau negou andamento ao pedido sob o argumento de que o Tribunal Superior Eleitoral não é competente para julgar o feito.

Rádios da EBC realizam colóquio de parcerias

Brasília (Juliana Cézar Nunes/ Rádio Nacional) - A Superintendência de Rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) promoveu ontem (3) um Colóquio de Parcerias em Brasília. Representantes de 22 entidades da sociedade civil participaram do encontro. O evento teve como objetivo apresentar as três emissoras da EBC no Distrito Federal (Rádio Nacional de Brasília AM, Rádio Nacional FM e Rádio MEC AM), receber críticas e sugestões para a programação, além de propostas de produções em parceria.
A presidente da EBC, Tereza Cruvinel, abriu o encontro ressaltando a importância da participação e do controle social na construção do sistema público de comunicação.
“Neste processo de criar a EBC se falou muito de TV pública, mas a proposta é bem mais ampla e inclui rádio, internet”, lembrou Tereza Cruvinel.
“Nesse sentido, o controle social é fundamental, seja por meio do Conselho Curador, que tem representantes da sociedade civil, seja por meio de encontros como esse. O Estado é o financiador, mas a sociedade tem o controle.”
O representante do coletivo Intervozes Bráulio Ribeiro sugeriu que a Superintendência de Rádio da EBC crie comitês de ouvintes e faça programas em parceria com universidades e rádios comunitárias, que também participaram do encontro.
“É fundamental também que as rádios da EBC veiculem interprogramas sobre o direito à comunicação”, destacou Ribeiro. “Espaços de diálogo como esse são importantes para consolidar a EBC como uma empresa efetivamente pública. Mas ainda é necessário avançar em mecanismos de gestão mais transparentes.”
O representante da Central Única de Favelas (Cufa) Antônio Pádua defendeu uma ampliação do espaço nas rádios para as produções culturais da periferia do Distrito Federal. Ele também ressaltou a necessidade da programação musical incluir de maneira mais efetiva produções como o rap.
Representantes do movimento LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e de coletivos negros reivindicaram mais espaço para o debate sobre discriminação e racismo, além de sugerirem formas de garantir a contratação afirmativa de funcionários para a empresa e de ampliar a capacitação desses funcionários para a cobertura de temas sociais.
Para o superintendente de Rádio da EBC, Orlando Guilhon, o desafio agora será o "pós-colóquio". “A representação aqui foi extremamente qualificada. Saímos mais enriquecidos”, agradeceu.
“Estamos vivendo um momento histórico no âmbito da comunicação, seja pela construção do sistema público, seja pelo fortalecimento das rádios comunitárias. Agora, essa pauta é um desafio da sociedade, se não tiver pressão social não vai sair do papel.”
Para enviar críticas ou sugestões para a programação das rádios da EBC em Brasília, escreva para
centraldoouvinte@radiobras.gov.br.

Começa terceira fase da campanha de esclarecimento ao eleitor

Brasília (Centro de Divulgação) - Já está no ar a terceira fase da campanha de esclarecimento do eleitor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições municipais de 2008. Na televisão, desde segunda-feira (1º), a atriz Lavínia Vlasak, que está grávida (foto), conversa com os eleitores sobre voto consciente, voto secreto, voto facultativo e também sobre mesários e urnas biométricas.
Seis peças de abrangência nacional para TV e rádio, cada uma com trinta segundos, foram produzidas para ser transmitidas três vezes ao dia até o 15 de setembro. O foco da campanha continua sendo “o futuro da sua cidade é o seu futuro”. Olhando para a própria barriga, a atriz compara a preocupação que a mãe tem com o futuro de seu filho e a preocupação do eleitor com o futuro da sua cidade. E arremata lembrando da importância do eleitor se informar sobre os candidatos, para votar com consciência.
Uma das peças é um agradecimento especial do TSE aos mesários, revelando que uma eleição é composta por candidatos, eleitores e mesários. O voto facultativo é o mote de outra peça, buscando “animar” eleitores com 16 e 17 anos, e também os maiores de 70 anos, para que eles participem da vida política do País e da sua cidade. Aos jovens, a atriz pede que usem sua juventude para expressar sua vontade. E aos integrantes da terceira idade, que usem sua experiência.
A segurança da urna eletrônica é destaque de duas peças que reforçam a inviolabilidade do voto. As peças mostram que além de moderna, a urna é segura. E falam da importância do voto de cada eleitor. “A hora de votar é um momento em que a opinião de todo mundo vale exatamente a mesma coisa. Não há ricos, não há pobres, não há patrões, não há empregados. Há apenas eleitores”, diz a atriz. A prática de venda de votos também é combatida. “Nunca venda seu voto, até porque não há dinheiro no mundo que pague”.

DF e Rio de Janeiro

Nesta fase, foi produzida uma peça especifica para transmissão no Distrito Federal, onde não acontece eleição este ano. O objetivo é esclarecer os eleitores sobre a justificativa da ausência, para os eleitores que estiverem na cidade e não votarem em seus municípios. Mesmo assim, a peça reforça a idéia de que o voto é importante, e se possível, o eleitor deve ajudar a escolher prefeito e os vereadores para os próximos quatro anos.
O Rio de Janeiro tem apresentado problemas com relação à segurança da campanha eleitoral, envolvendo facções criminosas e milícias. O TSE, inclusive, já autorizou o envio de força federal antes mesmo do dia do pleito. Por conta dessa situação, foi produzida uma peça especial para o Rio. Mais uma vez, Lavínia Vlasak conversa com o eleitor, pedindo que ele “não se renda a pressões e não ajude criminosos a tomar o poder”. E finaliza afirmando que ninguém jamais vai descobrir em quem o eleitor votou, que nem mesmo a Justiça Eleitoral é capaz de saber.

Urna biométrica

Colorado D’Oeste, em Rondônia, Fátima do Sul, no Mato Grosso e São João Batista, em Santa Catarina, vão assistir a uma peça especial, de trinta segundos, em que o TSE salienta o pioneirismo da eleição nessas localidades, primeiras no país a usar a Urna Biomética, já na eleição de 2008.

Universidades federais terão 44 mil vagas novas em 2009

Brasília (Amanda Cieglinski/Agência Brasil) - Nos primeiros vestibulares de 2009, as universidades federais vão oferecer mais 44 mil vagas. O aumento da oferta é resultado do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
Os dados foram divulgados ontem (3) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Segundo Haddad, em comparação a 2003, o número de vagas dobrou. Até 2012, o investimento previsto para o Reuni é de R$ 2 bilhões. “Essa solenidade é justamente para celebrar o aumento de 100% das vagas ofertadas passando de 113 mil em 2003 para 227 mil para 2009”, contabilizou.
Desde 2003, doze novas universidades foram criadas. Outros quatro projetos para criação de instituições de ensino superior tramitam no Congresso Nacional, como a
Universidade da África. Segundo o Ministério da Educação, as regiões que irão apresentar maior crescimento no número de vagas serão a Nordeste, com 112% e a Sul, com 107%.
Para o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), Amaro Lins, a interiorização da rede federal, antes restrita às capitais, garantirá o acesso ao ensino às “camadas desfavorecidas”.
“Dentro do Reuni nós colocamos como estratégia a formação de professores para atender o ensino básico, além da preocupação com os cursos noturnos para os alunos que precisam trabalhar”, afirmou.
A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf, defendeu que é preciso garantir o orçamento previsto até 2012 para sustentar “a ampliação positiva conseguida nas universidades”.
“Nossa principal preocupação é que o orçamento do Reuni não é garantido pela lei, mas está submetido à capacidade orçamentária do MEC”,disse.
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, também presente na cerimônia, disse que o dinheiro não está “sobrando”, mas que a educação será prioridade.
“Inclusive estamos fazendo um esforço por conta da inflação que aumentou no primeiro semestre. Mas o governo definiu prioridades, e a educação é uma prioridade forte”, avaliou.
Durante discurso, o presidente Lula reafirmou que
educação “não é gasto, mas investimento”.

EscutaZé!

Setúbal, um banqueiro no céu?

A Catedral da Sé, em São Paulo, ficou lotada, ontem, com a nata dos empresários e políticos paulistas.
Foram participar da Missa de Sétimo Dia do ex-presidente do Banco Itaú, Olavo Setúbal.
Que Deus o tenha.
Se é que banqueiros vão para o céu. Tenho cá minhas dúvidas.
Empreiteiros eu sei que nem passam pelo Purgatório. Vão direto para o Inferno. Tanto é verdade que nos bastidores das empreiteiras todos conhecem a história do acordo feito entre Deus e o Diabo para construir uma ponte ligando seus reinos.
Seis meses depois, a metade da ponte que competia ao Diabo já estava pronta. A metade de Deus sequer havia começado.
O Diabo foi tirar satisfações, ao que Deus justificou-se, constrangido: Não havia encontrado um empreiteiro sequer no Paraíso.
Talvez seja impossível, também, encontrar um banqueiro no Céu. A usura é pecado grave e é nela que se baseia o sistema bancário.
Banqueiros são frios. Mesmo porque se assim não fossem só teriam prejuízos
Contam que um cliente foi pedir empréstimo ao dono do banco e este lhe propôs uma aposta: daria o dinheiro se ele adivinhasse qual de seus olhos era de vidro.
O cliente olhou, olhou, e arriscou: "O esquerdo". Surpreso, o dono do banco confirmou. Mas quis saber como ele havia descoberto.
"É o que tem o olhar mais humano", explicou.
Realmente, deve ser bem mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um banqueiro entrar no Reino dos Céus.
No caso de Olavo Setúbal pode ser que Deus abra uma exceção.
Em primeiro lugar, porque sua Missa de Sétimo Dia foi rezada pelo cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer. Isso deve contar alguns pontos.
Depois, porque o dono do Itaú era uma pessoa respeitada e querida. Não sei se por ele próprio, ou por ter a chave do cofre.
Lembro quando o PFL (atual DEM) convenceu-o a sair candidato a governador do Estado de São Paulo, em 1986.
Setúbal já havia sido prefeito nomeado da Capital e deixado o cargo com uma boa imagem, de homem sério, correto, competente.
Os pefelistas estavam animados. Seu partido, formado por dissidentes do malufismo, finalmente tinha um candidato com chances de vencer as eleições.
E, o mais importante, tinha muito dinheiro no banco. Melhor do que isso, tinha o próprio banco.
Setúbal, entretanto, precavido, apesar das insistências, nunca marcou uma reunião com a cúpula paulista do PFL na sede do Itaú.
Diziam as más línguas que ele temia ver seus correligionários chegar para o encontro de máscaras e luvas, carregando maçaricos e pés-de-cabra nas maletas.

Stanislaw Ponte Preta

Há dias já que buscavam uma explicação para os odores esquisitos que vinham da sala de visitas. Primeiro houve um erro de interpretação: o quase imperceptível cheiro foi tomado como sendo de camarão...

Millôr

Bem, podemos lamentar, podemos chorar, podemos tudo. Mas a realidade brasileira está aí, em todos os jornais, em mil fotos (hoje a fotografia é onipresente e milimétrica):

População de baixa renda poderá utilizar o FGTS na compra de lotes

Brasília (Assessoria) - Um Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado federal Geraldo Magela (PT-DF) autoriza o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição de lotes com até 250 metros quadrados, destinados à população de baixa renda. O projeto apresenta largo interesse social já que os recursos do FGTS, atualmente, só podem ser utilizados para a aquisição de imóveis prontos.
A regra atual desfavorece uma grande quantidade de trabalhadores que não podem usar os recursos retidos no fundo, devido aos altos valores dos imóveis já construídos. Magela apresentou o PL ao Congresso Nacional a partir de sua experiência à frente da Secretaria de Habitação do Distrito Federal (DF). Na época, o parlamentar percebeu que a população de baixa renda, ao ter oportunidade de adquirir um lote, imediatamente, faz dele sua moradia, construindo progressivamente a sua habitação. “Com o lote adquirido, o trabalhador imediatamente sai do aluguel e tem sua questão habitacional resolvida”, observa Magela.
Aprovado no Senado Federal, a partir de um substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB – MG), o projeto se insere nas propostas do Governo Federal em empreender esforços para reduzir o déficit habitacional no Brasil. Ainda referente à utilização dos recursos do FGTS, o Senado aprovou sua utilização para o pagamento de prestações atrasadas do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e para quitar débitos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). O projeto retorna à Câmara Federal onde será votado em definitivo.

Emprego na indústria cresce há 32 meses

Pesquisa da CNI confirma expansão da atividade industrial

Porto Velho (Unicom) - Com o ritmo de produção em alta, a oferta de vagas na indústria aumentou 0,6% em julho na comparação com junho, na série livre de influências sazonais. É o 32° mês consecutivo de expansão do emprego, informa a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta quarta-feira, 3 de setembro. De janeiro a julho, o emprego industrial avançou 4,4%, em relação ao mesmo período do ano passado.
A expansão ocorreu em quase todas as atividades industriais. As maiores altas foram registradas nos setores outros equipamentos de transporte, com crescimento de 21,5%, e máquinas e equipamentos, com alta de 13%.
De acordo com a pesquisa da CNI, o faturamento da indústria cresceu 0,2% em julho em comparação com o mês anterior, na série dessazonalizada. Em relação a julho do ano passado, a alta foi de 13,2%. "A ampliação da atividade industrial em julho é especialmente relevante por ocorrer sobre uma base de comparação muito alta", afirma o estudo.
Ainda na série com ajuste sazonal, as horas trabalhadas na produção cresceram 0,5%. Os salários aumentaram 3,5% em relação a junho. Foi o maior aumento do indicador no ano. "Considerando a aceleração da inflação no acumulado de 2008, a aceleração do crescimento da massa real de salários reflete o forte e contínuo aumento do emprego", diz a pesquisa.
Em julho, a indústria operou com 83,5% da capacidade instalada frente a 83,3% em junho, na série dessazonalizada. É o maior nível alcançado pelo indicador desde 2003. Os setores de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, metalurgia básica, outros equipamentos de transportes, veículos automotores e edição e impressão foram os que mais ampliaram o uso da capacidade instalada.