*Marcos Antéro Sóter
Explicando o inexplicável.
Um leitor enviou e-mail perguntado o que o nome da coluna quer dizer . Fomos atrás e descobrimos que é nada mais nada menos do que “Coisa ou pessoa que não acrescenta nada, que não serve porra nenhuma”. Trocando em miúdos: “coisa ou ser inútil”. Esta é a definição da palavra “trapizonga” dada pelo site www.dicionarioinformal.com.br.
Talvez seja por isso mesmo que o colunista se diz um “escrevinhador de linhas tortas por ajuntamento de letras mortas”. Mas, apesar de tudo isso, não quer dizer que a “Trapizonga” não trate de coisas sérias e de real interesse do leitor. Ao contrário, como pode ser constatado nas poucas linhas tortas que o amigo leitor está acostumado a ler de vez em quando.
100 “Cabeças”
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) concluiu a publicação Os “Cabeças” do Congresso Nacional, que aponta a lista dos 100 parlamentares mais influentes do ano. Essa é a 15ª edição do levantamento. A análise do Diap aponta 71 deputados e 29 senadores como “os congressistas decisivos no processo legislativo federal em 2008”.
Na fita
O PT, de acordo com o levantamento feito, é o partido com mais parlamentares influentes: 27. Por sua vez, o PMDB aparece com 17. O PSDB pinta em terceiro lugar, com 14 nomes. Nesta edição, 12 parlamentares entraram para o grupo dos maiorais do Congresso. Todas as cinco regiões do País tiveram parlamentares de 1º mandato entre os deputados e senadores mais-mais.
Subindo
Seis parlamentares que faziam parte do grupo em ascensão em 2007 passaram para o seleto grupo de parlamentares mais influentes em 2008. O PT foi quem mais se beneficiou com a ascensão de parlamentares para o grupo de ´Cabeça´. São eles: Dr. Rosinha (PR), que já compôs a lista nos anos de 2001 a 2004; o deputado Pedro Eugênio (PE), que chega pela 1º vez entre os “Cabeças”; e o também debutante Vignatti (SC).
E ou outros??????????
No quadrado
Este escrevinhador de linhas tortas por ajuntamento de letras mortas, em um dia festivo (mesmo sendo uma quarta-feira) lá pras bandas do Boqueirão, tomou conhecimento, através de fonte credenciada, que o governador José Roberto Arruda quer colocar todos de seu staf dançando no seu quadrado. Uma das primeiras providências será o troca-troca de administradores regionais. A mudança deve se dar já-já, como informou a fonte.
Tem administrador que já nem consegue dormir direito. Com medo, sempre mede as palavras para não dar bom dia a cavalo.
Sem querer querendo...
O líder do governador Arruda na Câmara Legislativa do DF, o deputado democrata Leonardo Prudente, prudente como ele só, nega que esteja na disputa pela cadeira ocupada pelo seu companheiro de parlamento Alírio Neto (PPS) na Mesa Diretora. “Alguns companheiros estão me incentivando. Mas isso não quer dizer que quero a Presidência”, afirma como que querendo afirmar exatamente o contrário.
Depende...
Prudente, no entanto, deixa escapar - e não pede segredo – que pode entrar na disputa pela Presidência do Legislativo do DF. Ele diz que tem sido incentivado a isso mas, para tomar uma “decisão decisiva”, depende do pacote de apoios....
Ah! Bom. Tá entendido. “Num quero, mas quero”..
* O autor é jornalista, ex-assessor de Comunicação do Sebrae-RO, ex-editor geral do jornal Alto Madeira (Porto Velho/RO), faz parte do Conselho Editorial da revista Estados e Municípios, ex-assessor de Imprensa do Detran-RO, da Câmara de Vereadores de Porto Velho, das Prefeituras de Porto Velho, Ariquemes e Rolim de Moura, entre outras atividades exercidas ao logo de muitos anos. Atualmente reside no DF e é "mão de obra disponível para o mercado de trabalho".