quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Artigo

Desenvolvimento de cultivares 
de pupunheira para palmito

André Rostand*

O palmito da pupunheira (Bactris gasipaes Kunth, var. gasipaes Henderson)é um produto muito apreciado e com alto potencial de comercialização, tanto no mercado consumidor nacional, quanto internacional. O Brasil continua sendo o maior exportador, consumidor e produtor, com aproximadamente 95% do total mundial. A produção brasileira, segundo dados do IBGE em 2008, foi de 5.874 toneladas, sendo que a região Norte responde por 97% desse total.

Os principais estados produtores de palmito são Pará (95%), Mato Grosso (1,3%) e Rondônia (1,2%). O consumo interno estimado é de 100 a 120 mil toneladas/ano. Nesse contexto, o palmito ainda é considerado “artigo de luxo” para a maioria dos brasileiros e as regiões Sul e Sudeste lideram o consumo do produto em conserva.

Em termo botânico, o palmito é formado por um conjunto de folhas imaturas, protegidas pelo envoltório das bainhas das folhas externas totalmente desenvolvidas. Para ser classificado comercialmente como produto de boa a ótima qualidade, ou palatabilidade, o palmito deve apresentar textura tenra, sabor suave e maciez ao paladar, baixa fibrosidade, coloração e odor típicos da espécie palmiteira. É um produto de baixo teor calórico e ausência de princípios tóxicos.

Plantas de pupunheira palmiteira, oriundas da região de Yurimáguas, no Peru, destacam-se das demais palmáceas por se constituírem numa população de híbridos com características genéticas, agronômicas e agroindustriais altamente desejáveis.

Cultivares

Visando disponibilizar novas cultivares de pupunha palmiteira para o Brasil foi elaborado, em 2004, um projeto de pesquisa que constituía uma Rede de Melhoramento Genético da Pupunheira formada pelas unidades da Embrapa na Amazônia, pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), e instituições de pesquisa do Espírito Santo e Paraná, sob a coordenação da Embrapa Florestas (Colombo, PR).

A segunda fase do projeto foi realizada no período 2008 a 2011, e consistiu no avanço das avaliações de pupunheiras das populações Yurimáguas (raça Pampa Hermosa) e Benjamin Constant (raça ‘macrocarpa’ Putumayo), oriundas, respectivamente, do Peru e Brasil. Atualmente está em andamento a fase 3, de seleção e multiplicação, com o projeto “Melhoramento genético da pupunheira para palmito em diferentes regiões brasileiras”, liderado pelo pesquisador da Embrapa Florestas, Antônio Nascim Kalil Filho.

Os principais avanços até agora da fase 3 - com execução de 2011 a 2015 - em relação à anterior, são os objetivos finalísticos e produtos a serem alcançados, ou seja, registro e lançamento de cultivares de pupunheira palmiteira propagadas por sementes (seminal) ou, de forma inovadora, por clone (clonal); a implantação de campos de produção de sementes por mudas ou clones, além da transferência das tecnologias geradas aos produtores de palmito.

A Embrapa Rondônia, como membro da Rede de Melhoramento da Pupunheira, vem conduzindo os ensaios de seleção de plantas superiores da população Yurimáguas, nos municípios de Machadinho do Oeste e Porto Velho. Os pesquisadores prevêem para brevemente a possibilidade de lançamento, para Rondônia, de cultivares seminais de pupunheira para a produção de palmito.

Financiamentos

Para o desenvolvimento do conjunto de atividades citadas, os pesquisadores da Embrapa Rondônia tiveram o aporte de recursos financeiros de várias fontes de financiamento. Os projetos “Desenvolvimento de tecnologia para a produção de matéria-prima visando à produção de biocombustíveis no Estado de Rondônia” e “Estabelecimento de protocolos para propagação vegetativa in vitro de pupunheira (Bactris gasipaes Kunth)”, executados de dezembro de 2007 a dezembro de 2010, foram financiados pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

As atividades dos projetos para o desenvolvimento de cultivares de pupunheira palmiteira recebem recursos financeiros do Tesouro Nacional, repassados à Embrapa, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
*Pesquisador da Embrapa Rondônia, e-mail andre.rostand@embrapa.br
























Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Gordos & Magros

Jogo tradicional terminou empatado

Amistoso fez parte da programação do aniversário de Catalão

Catalão (GO) - O Estádio Genervino da Fonseca foi palco, na tarde desta terça-feira (20), do tradicional jogo entre Gordos e Magros. Organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer, o amistoso fez parte da programação do aniversário de 154 anos de Catalão. A partida foi equilibrada e terminou em empate: 3 a 3.
No time dos Magros, Joel Fernandes, diretor da Ciretran-Catalão, Juliano Tavares  da empresa Jover Peças, e o fotógrafo Zaga fizeram parte da escalação. Na equipe do Gordos, entre os jogadores estavam o os vereadores Leonardo Bueno, Aurélio Campos de Macedo e Paulo César e os secretários de Esporte e Lazer, Luciano Rodrigues (Tampa), e de Infraestrutura e vice-prefeito, Rodrigo Alves Carvelo (Rodrigão).
Rodrigão marcou dois gols e comemorou a performance. “O resultado foi positivo para todos, e mais ainda para mim, que fui o artilheiro do jogo com 2 gols. Não teve nenhum magrinho que desse conta de fazer gol como eu”, brincou. Ainda marcou para o time dos Gordos, o jogador Carvalho. Pelo time dos Magros, fizeram gols, Dr. Samuel, Valtinho e Gilbertinho.
Houve um revezamento entre os atletas, nos dois times. Na equipe dos Gordos, atuaram Paulo César, Rodrigão, Luciano Tampa, Nassan, Carvalho, Antônio, Thieco, Roberto (Olaria), Bebeto,  Waltair, Aurélio, MiltimVanderley Carteiro, Zebrinha, Leonardo, Aroldo (Santo Antônio do Rio Verde), Baiano, Luiz Cláudio, Bira e Odilon e Danilo. No time dos Magros, participaram da partida André, Zenon, Nêgo, Zé Dendel, José Ameridan, Zé Pacheco, Fernando, Zaga, Joel Fernandes, Pedro Alonso, Hernando, Valtinho, Batista Inácio, Geraldinho, Gaúcho, Juliano, GilbertinhoWashigton, Zezinho, Celso, Ênio, Rodrigo, Dr. Samuel e Zé Ronaldo. 
A arbitragem ficou por conta do professor Jacó, auxiliado pelos bandeiras Juscelino e Hélio Fernandes.






Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Polícia Civil prende suposta quadrilha especializada em assalto a residências


Porto Velho (RO) - Um trabalho conjunto entre 2ª  e 5ª DPs na noite de terça-feira, 20, resultou na prisão de em flagrante de seis pessoas que integram uma quadrilha especializada em assalto a residências, sendo que um dos conduzidos estava foragido da Justiça.
Segundo o inquérito, no sábado passado, 17, houve um roubo de uma caminhonete Hilux, uma motocicleta, dois notebooks e uma câmera digital no bairro Flodoaldo Pontes Pinto. Tão logo registrado o boletim de ocorrência,  os policiais civis, sob o comando da delegada Rosilei de Lima, iniciaram as investigações visando desvendar o caso.
Ocorreu que, no  dia 19, o ex-deputado  Lindomar Garçon conduzia uma caminhonete pertencente à frota do Governo do Estado, quando foi abordado por alguns integrantes da quadrilha que, mediante ameaça, levaram o veículo e outros pertences.
Ato contínuo,  policiais civis da 2ª e 5ª DP, conjuntamente,  lograram, através de diligências e informações, identificar os suspeitos, sendo que na noite do dia 20 apuraram a existência de dois receptadores que estariam aguardando em determinado local o recebimento de uma caminhonete roubada pelo suposto bando e que  seria vendida pelo valor de R$ 3.000,00.

Os policiais abordaram os dois supostos receptadores, que já estavam com uma das caminhonetes no local. Em seguida aguardaram, em campana, a chegada dos demais envolvidos, que chegaram conduzindo outro utilitário, ocasião em que também foram abordados e presos no momento da transação envolvendo a compra e venda do veículo.
Durante as ações foram conduzidos Vidal Henrique A.S., Sebastião Luciano S.U., vulgo “Grilo”, Máximo G.S. (suposto receptador), Adalto M.S. (suposto receptador), Leonardo G. P., vulgo “Tubarão”, este foragido da Justiça e considerado bastante violento com suas vítimas.
Foram recuperadas as caminhonetes, notebooks e aproximadamente R$ 10.000,00 em espécie e outros objetos de procedência duvidosa, além de duas armas de fogo.
A Polícia Civil informa que a foto dos acusados está sendo divulgada por interesse público, haja vista a possibilidade de existência de outras vítimas.
A Direção Geral de Polícia Civil orienta a população no sentido de ser cautelosa no momento de chegar e sair de suas residências, pois quadrilhas que atuam em roubos a residência ficam à espreita, aguardando um momento de distração das vítimas em frente a suas casas para roubá-las.

Fonte: ASCOM/PC/RO





Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


“Operação Rio Anil”

Polícias Civil do Maranhão e de Rondônia

cumprem mandados de busca na Capital



Porto Velho (RO)A Delegacia de Defraudações da capital do Estado do Maranhão solicitou apoio à Polícia Civil de Rondônia por meio da Delegacia de Patrimônio, para cumprir 6 (seis) mandados de busca e 6 (seis) mandados de prisão em Porto Velho.
Participaram da “Operação Rio Anil” a Delegacia de Patrimônio, Delegacia do Consumidor, Delegacia Tributária e Denarc, perfazendo um total de  18 (dezoito) policiais civis e 3 (três) Delegados de Polícia.
Na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto, os policiais cumpriram todos os mandados e os seis suspeitos foram presos. São eles: Jorge T. A. J., Luis Guilherme S. C., Maria Z. M. S., Darquilene L. O., Uilis S. M. e Adriano S. P.
Os mandados foram cumpridos nos bairros Ronaldo Aragão, Lagoa, Caladinho, Cohab Floresta e Pedrinhas.
Os acusados agiam da seguinte forma: recebiam em contas bancárias pessoais importâncias referentes a cheques com valores adulterados. Essa prática de adulteração dos valores dos cheques é conhecida no Maranhão como “ESTICADINHO”.
A “ESTICADINHA” se dava da seguinte forma, geralmente empresas pagavam pequenas quantias em cheques para fornecedores ou funcionários e quando estes estavam na fila do Banco alguém chegava para negociar o cheque, pagando a quantia descrita no mesmo e liberando, assim, a pessoa da espera.
Em poder do referido cheque o criminoso o clonava com valores bem maiores. As vítimas, ao perceber o desconto em suas contas, de valor muito superior ao expedido, reclamavam nas agências bancárias, registrando em seguida o boletim de ocorrência. O que deu início às investigações.
Para chegar aos suspeitos de Porto Velho foram feitas várias interceptações telefônicas e acredita-se que já foram transferidos para pessoas residentes nesta capital cerca de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais).
Há indícios de que a suposta quadrilha atue em outros estados Brasileiros.
Durante os trabalhos, vários cartões de crédito foram apreendidos em poder dos suspeitos, e a polícia investiga a hipótese de serem objeto ou produto de crime.
Os delegados que participaram da operação foram Paulo Aguiar (do Maranhão), Nestor Romanzini (Del. de Patrimônio) e Glauco de Paula Souza (Del. de Patrimônio), sob Coordenação da Dra Rúbia Saldanha de Freitas.


Fonte: ASCOM/PC/RO




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Prefeitura inaugura obra de asfalto no Jardim Primavera

Catalão (GO) - O prefeito Jardel Sebba (PSDB) inaugurou na manhã desta quarta-feira, 21, a revitalização do asfalto do Bairro Jardim Primavera. A obra, que começou dia 9 de julho, faz parte da parceria da Prefeitura de Catalão com o Governo Estadual, por meio do Programa Rodovida Urbano. Foram recuperados 50 mil metros quadrados (7 quilômetros lineares) de ruas no bairro.

“A pedido do prefeito Jardel, nos esforçamos para entregar a obra do Primavera durante as comemorações do aniversário da cidade. As intervenções foram de operação tapa buracos, reconstituição da pavimentação e recapeamento com micro revestimento”, explicou o secretário de Obras, Aldo Filho.

Sebastião França, morador do Jardim Primavera há 10 anos, fez questão de participar da inauguração do novo asfalto. “O serviço ficou muito bom. O bairro estava precisando”.

“Nossa previsão é de que, até outubro, tenhamos concluído toda a obra ou quase todo o serviço de asfalto”, anunciou o prefeito Jardel Sebba.

O próximo bairro a ser beneficiado será a Vila Chaud. Serão recuperados 66 mil metros quadrados de asfalto, equivalente a nove quilômetros lineares no bairro.

As obras devem reestruturar 35% de toda a malha asfáltica de Catalão. O investimento é de R$ 7 milhões do Governo Estadual e de R$ 2,2  milhões da prefeitura para a revitalização de 100 quilômetros lineares de asfalto.







Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


ANS continuará retirando do mercado planos que não atendam ao consumidor

A assessoria da agência disse que o número de beneficiários de planos de saúde vêm crescendo em ritmo acelerado no Brasil. Em 2000, eles somavam 31 milhões de pessoas. Hoje, são 48 milhões de beneficiários de planos de assistência médica, o que mostra uma expansão de 55% no período. Outros 18 milhões de beneficiários têm planos exclusivamente odontológicos, segundo a agência.


Saiba mais:

ANS continuará retirando do mercado planos que não atendam ao consumidor | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: