quarta-feira, 14 de maio de 2008

Idaron fará “Operação Pente-Fino” para garantir 100% de imunização

Porto Velho (Assessoria) - O presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Augustinho Pastore, falou que a 24ª campanha estadual de combate à febre aftosa está sendo um sucesso. Mesmo antes de seu encerramento programado para esta quinta-feira, Pastore, está confiante nos resultados. “A vacinação foi total, mas somente poderemos divulgar os dados depois de termos recebido as declarações dos produtores até o dia 23”, informou. A expectativa é de vacinar mais de 11 milhões de bovinos em mais de 82 mil propriedades rurais no Estado.
Os pecuaristas e produtores de carne e leite terão até o dia 23 de maio para realizar a comunicação do gado vacinado (comprovante de vacinação) nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal, as Ulsav’s da Idaron, e então se terá o número exato de quantas cabeças foram imunizadas.
Se espera que os ruralistas das 76 unidades que a campanha cobriu em território rondoniense, compareçam em massa com as declarações. Depois do dia 23, A Idaron realizará ainda operação pente-fino para fiscalizar todas as propriedades inadimplentes. Quem não executar o procedimento de combate à doença será autuado por animal não vacinado. A campanha de vacinação foi lançada no dia 15 de abril de 2008, no município de Primavera de Rondônia, e garante que deixará o rebanho 100% imunizado contra a Aftosa. Ainda de acordo com o presidente do Idaron Augustinho Pastore, os produtores irregulares devem ser denunciados, e a fiscalização intensificada. Para isso junto ao Idaron e o Fefa/RO foi disponibilizado uma central de atendimento; o Disque Aftosa que atende através do contato pelo numero telefônico 0800 704 9944.



Feitos & Desfeitas



MÍDIA & MEIO AMBIENTE

Lugar de jornalista é na floresta

Fabio de Souza Pontes

Nos últimos meses, a sociedade brasileira tem acompanhado um salutar debate na imprensa brasileira sobre a Amazônia. Muitas são as reportagens que retratam a preocupante devastação da principal floresta tropical do mundo. Sabe-se da imensurável importância desta rica biodiversidade para o bem-estar – não somente do Brasil, mas para todo o planeta.
Esses tipos de reportagens são essenciais já que, apesar de estar em seu país, milhares de brasileiros não entendem, e tampouco dão o devido valor, a este "oceano verde" que, de forma escandalosa, está se tornando em cinzas e pastagens para gado.
No início do ano, a imprensa nacional e estrangeira repercutiu de forma estrondosa os últimos dados sobre o nível de desmatamento da Amazônia. A mobilização para a melhor cobertura sobre o tema dentro das redações talvez tenha se dado no mesmo ritmo que o da devastação na floresta.
Mas o problema é que a abordagem do tema se deu, e se dá, de forma inapropriada e amadora. Escrever sobre a Amazônia sem estar in loco pode levar os jornalistas a cometerem verdadeiras gafes. Falar da Amazônia sentado em uma redação na Avenida Paulista não é o mesmo que estar dentro de uma canoa nos imensos rios amazônicos e perto do real problema. É preciso estar onde se passam os fatos.

Questão de credibilidade

Saber da verdadeira realidade desta floresta possibilitará ao jornalista a elaboração de um texto muito mais rico e dinâmico e que terá muito mais fundamentos para o leitor formar a sua opinião sobre o assunto.
Entende-se a complexidade do tema, já que se trata de uma região que é muito maior do que vários países europeus juntos. Os custos para manter uma equipe de reportagem dentro da Amazônia são grandes. Em tempos de "enxugamento" das redações é que o problema se agrava. A qualidade das reportagens só tende a cair.
Mas a presença de um repórter dentro da Amazônia fará com que o veículo tenha um material muito mais bem elaborado do que simplesmente fazer entrevistas por telefone ou e-mail com autoridades e dirigentes de ONGs que atuam na Amazônia. Certamente a credibilidade destes jornais saltará.

Zelar pelo patrimônio

Parabeniza-se a atitude do jornal Folha de S.Paulo que, logo após a divulgação, por parte do Ministério do Meio Ambiente, da lista dos municípios mais devastadores, realizou sobrevôos nestas áreas. O leitor pôde ter um pouco da dimensão do caos amazônico. Mas isso – a presença efêmera – ainda não é tudo. Afinal, a cada minuto que se passa dezenas de árvores são literalmente assassinadas em algum ponto da Amazônia.
A imprensa, como olhos e ouvidos da sociedade, não deve focar sua ação somente nos bastidores do poder em Brasília ou no Palácio dos Bandeirantes. Junto com os órgãos competentes, a imprensa brasileira deve zelar por este patrimônio natural que ainda pertence ao Brasil. (Fonte: Observatório da Imprensa)


Fabio de Souza é estudante de Jornalismo em Rio Branco, AC


Sedam elabora Estatística Pesqueira de RO

Porto Velho (Ascom) - Em Rondônia, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), dentro da política de governo, vem trabalhando em conformidade com a Lei Estadual de Pesca nº 1.038/02, regulamentada pelo Decreto nº 10.227, de 12 de dezembro de 2002. Em benefício ao ordenamento do setor pesqueiro, estabeleceu o Registro Geral de Pesca – RGP. O documento tem por finalidade proceder ao registro e cadastramento de pessoas físicas e jurídicas que realizem atividade de pesca no Estado, a fim de obter um controle e monitoramento da captura, coleta, produção, transporte, conservação, comercialização, beneficiamento, industrialização de pescado, importadores de peixes ornamentais e outras atividades da pesca para a elaboração da Estatística Pesqueira do Estado.
Conforme informou a responsável pelo setor de pesca da Sedam, bióloga Cristina Michele Denny, o Registro Geral de Pesca abrange o pescador profissional, pescadores importadores e exportadores de peixes ornamentais, clubes e associações de pescadores, proprietários de embarcações enquadradas nas categorias de pesca profissional, esportiva, recreio e turismo.
As agências e operadores de turismo em cuja categoria estão incluídas: empresas de turismo, agências de viagens, barcos-hotel de beira de rio ou praia e pousadas, empreendimentos especializados na comercialização de aparelhos, apetrechos ou equipamentos de pesca, aqüicultura, empresa que comercializa animais aquáticos vivos e peixarias, também precisam do registro.
A efetivação do Registro será feita mediante a emissão pela SEDAM da respectiva carteirinha do RGP, em modelo próprio o qual só terá validade depois de realizado o pagamento da taxa (boleto bancário adquirido na Sedam) de 0,5 UPF – Unidade Padrão Fiscal, que equivale a R$18,04.
Os empreendimentos especializados na comercialização de aparelhos, apetrechos ou equipamentos de pesca, Aqüicultores, pescadores importadores e exportadores de peixes ornamentais, empresas que comercializam animais aquáticos e peixarias, devem encaminhar a SEDAM relatórios trimestralmente, sendo termo inicial janeiro e final dezembro. Para maiores informações os interessados devem procurar a Sedam tanto na capital, quanto no interior do Estado ou ligar para (69) 3216-1079.

Jornal de Debates


CASO RONALDO


O factóide como fenômeno

Muniz Sodré

A capa da revista Veja com Ronaldo "Fenômeno" pode ser considerada, em si mesma, um fenômeno de mídia. É, no mínimo, extraordinário que um incidente de tamanha banalidade possa suscitar um tratamento dessa magnitude por parte de uma publicação de âmbito nacional. Isto faz do imbróglio do jogador com os travestis uma espécie de questão nacional.
Por que isso ocorre? Uma resposta possível por parte da pauta jornalística imediata seria: a fama do craque justifica o interesse da mídia e de seu público. Mas é possível questionar esta perspectiva com a hipótese de que o "caso Ronaldo" tenha adquirido tal abrangência, não por um natural interesse do público, e sim, pelo agendamento impositivo de um grupo profissional, o dos jornalistas. É um agendamento "mitologista".
É preciso dar a esse tipo de "mito" um sentido particular, que tem a ver, de fato, com as fantasias ideológicas criadas ou alimentadas pela indústria da informação e do entretenimento. Um mito midiático – propunha Roland Barthes mais de meio século atrás – funciona, em resumo, do seguinte modo: uma forma real (palavra, imagem, ente) é semanticamente depurada, como uma casca de noz vazia, e preenchida por significações oriundas de um outro campo lingüístico, parasitário. Naturaliza-se assim o que é da ordem da História.

Um simulacro ativo

A "forma real" Ronaldo é o craque em sua vicissitude histórica de sucesso profissional, enriquecimento, vida amorosa agitada e doenças sucessivas. Por outro lado, como outros jogadores célebres (Maradona, Ronaldinho Gaúcho etc.), ele passou por Barcelona, que é uma cidade sedutora em todos os sentidos. A sociabilização pela sedução ilimitada pode ter efeitos devastadores sobre almas simples elevadas ao panteão da fama.
Ronaldo, pelo que consta, é um rapaz simples do subúrbio carioca de Bento Ribeiro que se sociabilizou rápido demais na realidade movediça da celebridade. Nesse meio tempo, cresceu demais em imagem pop e jogou de menos no terreno popular, isto é, no gramado dos estádios. Como diria o espírito das massas, "está batendo um bolão, mas fora do campo". Desde há muito tempo, não joga futebol realmente.
Então, o mito. No discurso da mídia, a história real do jogador é esvaziada em favor de uma semiose mitologista, que o entroniza como pop star. O público habituou-se a vê-lo em destaque na sua sucessão de namoradas, contratos milionários, sobre o pedestal de uma imagem midiática, um verdadeiro simulacro ativo, apropriado por marcas empresariais, em vez de um corpo humano real.

Um ciclo previsível


Uma forma vazia pode, entretanto, inflar-se como um balão e perder-se nos ares ou nos mares, sem nenhum GPS salvador. A mídia, que deu a forma e o gás para o "balão", inflou-se agora também até os ares, sem que se possa mapear a situação real do craque. Para a Veja, é o início da decadência, similar à de Maradona. De fato, ao que tudo indica, são grandes os danos reais (prejuízo financeiro, transtorno emotivo etc.) e de imagem. Principalmente de imagem, porque é disto mesmo que se trata. O homem real/jogador, a suposta base da fama, não foi posto em questão. E decidir sobre a verdade do que se passou no motel entre o homem e os travestis não tem nenhuma relevância pública, é um balão publicitário – no mau sentido da expressão.
No limite, a mídia está falando de si mesma – e não do indivíduo Ronaldo. Tal é o verdadeiro fenômeno. Um sistema tecnicamente sofisticado, caro, de produção de discursos sociais – sinteticamente designado como "mídia" – define-se cada vez mais como fenômeno autoconfirmativo: cria uma realidade por excesso de imagem e finge nela acreditar como objeto informativo, assim como a celebridade termina acreditando em suas refrações no espelho tecno-narcisista. O benefício suposto não é o esclarecimento, nem mesmo a orientação social, mas o aumento do índice de atenção expresso em números de tiragens e audiências.
Nessa mitologização desabrida, perdem-se o sentimento e o sentido real dos acontecimentos. E os simulacros se reproduzem à maneira de um vírus. Tão logo sobe ao ar um balão, outro aparece no horizonte virtual da mídia, gerando um círculo nada virtuoso de sensações. O círculo tem um ciclo, temporalmente previsível: na iminência de cansaço do "caso Isabella", por superexposição, tira-se o Ronaldo do banco de reservas. (Fonte: Observatório da Imprensa)

O autor é Jornalista, escritor e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro

RO participa de campanha de combate a exploração sexual

Porto Velho (A/I Seas) - A secretária de Assistência Social do Estado, Irany Freire Bento (foto), informou ontem que o Estado de Rondônia está participando da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescente. Segundo ela, a Seas e outros parceiros participam de ações voltadas para essa questão durante todo o ano, mas reforçam a atenção diante da causa no dia 18 de maio, instituído por lei federal como o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. “O governo do Estado está disponibilizando material de divulgação para sensibilizar a sociedade sobre esse problema social”, informou Irany.
Essa data foi escolhida em virtude do crime de uma menina de oito anos que foi estuprada e assassinada em Vitória no Espírito Santo, e cujo caso ficou conhecido como “Crime Araceli”, em alusão ao nome da vítima. Neste ano, a data será marcada com campanha contra a impunidade em relação à exploração sexual infantil, tendo como slogan “Esquecer é Permitir, Lembra é Combater”.
“Estamos certo de que essa campanha no mês de maio, é muito importante, no entanto é necessário trabalharmos durante todo ano para o enfrentamento da exploração infanto – juvenil”, disse a titular da Seas. “Não podemos permitir a amputação emocional de nossas crianças e adolescentes”, completou ela.
Dados divulgados ontem, pela Secretaria de Assistência Social do Estado de Rondônia revelam que aumentam os casos de exploração sexual infanto-juvenil durante eventos populares, como por exemplo, os festivais de praia realizados tradicionalmente em Rondônia.


Chupinguaia pede apoio à Fátima para liberação de recursos

Brasília (Mara Paraguassu/Assessora de Imprensa) - O apoio da senadora Fátima Cleide(PT-RO) para a liberação de recursos de convênios que tramitam no Ministério da Saúde foi solicitado ontem(13) pelo secretário de Administração de Chupinguaia, Arle Alexandre da Silva, durante audiência com a parlamentar (foto).
“Confiamos muito no trabalho da senadora Fátima, e por isso reivindicamos apoio para liberar recursos da área da saúde, e para encaminharmos outros projetos de interesse do município”, disse Arle.
Dois convênios (1058 e 3369), ambos de 2007, estão com recursos empenhados, mas ainda não foram liberados. Totalizam R$ 140 mil. Um outro convênio, para aquisição de medicamentos, no valor de R$ 45 mil, também está pendente, e uma série de providências técnicas já vinham sendo solicitadas pela assessoria do mandato, à prefeitura, para que os recursos fossem liberados.
Fátima disse que sua assessoria atua diariamente junto aos ministérios, acompanhando o processo de liberação de emendas e projetos com recursos extra-orçamentários, e esse esforço envolve “toda e qualquer prefeitura que convoque o nosso apoio”.
Uma emenda de bancada de R$ 100 mil, para ensino à distância, destinada no Orçamento Geral da União pela senadora, no ano passado, também tem merecido gestão para que seja liberada.
O secretário Arle disse que Chupinguaia aplica os recursos previstos em lei na saúde, mas precisa de mais investimentos. “Com recursos próprios estamos ampliando a unidade de saúde mista, mas queremos equipá-la melhor. Estamos reivindicando ao governo federal a aquisição de um aparelho de raios-X e ultra-som”.



Júnior viaja ao MT com comitiva que discute crise na Amazônia

Brasília (Fabíola Góis/Assessora de Imprensa) - Uma comitiva de seis senadores que integra a Subcomissão Temporária criada para Acompanhar a Crise Ambiental na Amazônia viaja esta noite a Mato Grosso para discutir o desmatamento nas cidades de Cuiabá, Sinop e Alta Floresta. O senador Expedito Júnior (PR/RO), relator da subcomissão, estará presente. A missão dos senadores terminará na sexta-feira, quando será realizada uma audiência pública na Assembléia Legislativa para discutir a Operação Arco de Fogo no Estado.
Dezenove municípios do Estado foram inseridos no mapa do desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE). O governador do Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), rebateu números do instituto e criticou o fechamento de algumas madeireiras, restringindo as atividades econômicas na região.
Participam das reuniões, além de Expedito Júnior, os senadores Leomar Quintanilha, Flexa Ribeiro, João Ribeiro, Gilberto Goellner e Serys Slhessarenko.


Vereadores de Jaru pedem apoio de Cassol

Os vereadores jaruenses foram recebidos pelo
governador Ivo Cassol na residência oficial
em Porto Velçho (Foto: Divulgação)

Porto Velho (Ascom) - Quatro vereadores do município de Jaru estiveram na manhã de hoje (14) reunidos com o governador Ivo Cassol na Residência Oficial. O presidente da Câmara, Antonio Pereira, o vice-presidente Waguinho e Juscimar Telek e Celsinho vieram pedir ao governador Ivo Cassol a possibilidade para agilizar os convênios já disponibilizados pelo Governo do Estado para o Transporte Escolar, no valor de R$ 700 mil reais, para a compra de óleo diesel e peças de maquinas e ainda do Fitha de R$ 610 mil. “Todos os municípios do estado que foram firmados convênios com o Governo do Estado na época, já receberam os recursos e só Jaru que ainda não. Tudo porque a Prefeitura de Jaru está inadimplente e impossibilita o repasse do dinheiro”, desabafou Antonio Pereira Cabral, presidente da Câmara de Vereadores.
Sem o recurso do convênio para o Transporte Escolar, cerca de oito mil estudantes do município estão sem assistência e os maquinários da Prefeitura que poderiam estar sendo usados na manutenção e conservação de ruas e estradas estão parados por falta de peças. O governador mostrou-se sensível com a situação dos vereadores e do município de Jaru, mas adiantou que somente o prefeito pode resolver essa situação.

Deputado reivindica obras para Urupá

Porto Velho (Assessoria) - O deputado Professor Dantas (PT) apresentou várias reivindicações na Assembléia Legislativa de Rondônia, para atender às necessidades do município de Urupá. Os pedidos estão direcionados para os setores educacional e viário. Após deliberação e aprovação plenária em sessão ordinária, as proposituras foram encaminhadas ao Governo Estadual para análises e providências.
Para atender a comunidade estudantil, Professor Dantas reivindicou ao Governo a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Altamir Billy Soares que, conforme justificativa, necessita destes reparos, visando assegurar um ambiente mais saudável e seguro para os alunos e professores.
O Professor Dantas também reivindicou ao Governo a construção de um refeitório e uma quadra poliesportiva para atender a comunidade estudantil da Escola Waldemar Higino de Souza. Segundo ele, o citado estabelecimento de ensino não dispõe de um local adequado para as práticas da aula de educação física.
Também já se encontra para análise do Governo Estadual, a reivindicação aprovada pelo plenário da Assembléia Legislativa, de autoria do deputado Professor Dantas, reivindicando a construção de uma ponte sobre o Urupá, entre os municípios de Urupá e Alvorada do Oeste.

RECURSOS

O deputado Professor Dantas informou que o Governo Estadual já liberou para o município de Urupá, emenda no valor de R$ 10.000 para a compra de computadores, visando a atender a Escola Oliveira Paiva, na Linha TN-10, Lote 374. Também foi liberada emenda no valor de R$ 40.000 para a construção de um posto de saúde no distrito de Nova Aliança, município de Urupá.


Eleições 2008: PTB e PSDC estão unidos em Chupinguaia

Porto Velho (Assessoria) - O PTB e o PSDC estarão coligados nas eleições municipais de 2008, diante do avanço dos entendimentos entre as lideranças partidárias, respaldadas pelas respectivas bases. Um encontro do deputado Valter Araújo (PTB) e o presidente do Diretório Estadual do PSDC, Edgar do Boi, formatou esta semana esta união, fortalecendo as candidaturas proporcional e majoritária. Os dirigentes do PTB e PSDC aproveitaram o encontro, para reunir ainda os pré-candidatos a prefeito Adir Thibes (PSDC) e Wanderley Araújo (PTB).
De acordo com o deputado, os pré-candidatos estão preparados para defender os interesses do município de Chupinguaia e apontam como certo a aliança dos partidos para disputarem as eleições majoritárias, com chances de saírem vitoriosos. Já Edgar do Boi entatiza que os partidos devem apresentar suas lideranças locais e concorrer na disputa eleitoral, como forma até mesmo de fortalecimento partidário.
A união dos pré-candidatos Adir Thibes e Wanderley Araújo já está definida. Wanderley por ser vereador atuante no distrito do Corgão e Adir, que participou ativamente da tentativa de emancipação do atual município em 1992, logrando êxito em 1995 com o apoio da maioria da população de Chupinguaia. Adir fez parte da administração de Chupinguaia como secretário de Obras 1997 e em 2001 foi secretario de Terras. Foi coordenador das campanhas do deputado Valter Araújo e Secretário de Obras no município de Jarú em 2007.
De acordo com o deputado Valter Araújo o PTB e PSDC estão unidos em um só propósito, de ter um representante para disputar a Prefeitura de Chupinguaia
.


Arte do grafite ganhará respaldo com projeto de Magela

Brasília (Assessoria de Imprensa) - A arte do grafite agora terá respaldo para sua divulgação, pois o PL 706/2007, de autoria do deputado Geraldo Magela (PT-DF), que dispõe sobre a comercialização de tinta spray para menores de 18 anos e descriminaliza a arte do grafite, já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e está pronto para entrar em votação no plenário da Câmara.
De acordo com o projeto, a venda de spray só poderá ser feita para maiores de 18 anos mediante apresentação da carteira de identidade. Desta forma o projeto descriminaliza a arte do grafite, uma vez que é sabido que grande parte das pichações é feita por menores de 18 anos.
O PL exige também que em todos os frascos de tinta spray venha escrito: “Pichação é crime. Venda proibida para menores de 18 anos”. O projeto prevê ainda multa de 500 Unidades Fiscais de Referência (Ufirs) para os infratores. A fiscalização ficará a cargo das Secretarias de Segurança Públicas Estaduais e Distrital.
Magela considera importante a diferenciação pelo fato do grafite ser um elemento de grande importância para o movimento Hip-Hop, que hoje conscientiza muito jovens através de suas ações. “Pichação é uma ação ilegal e criminosa por degradar o patrimônio público e interferir negativamente na paisagem urbanística. O grafite, ao contrário, até valoriza o patrimônio por ter o consentimento dos proprietários além de fomentar expressões e manifestações artísticas”, argumenta o deputado.


Notícias de Rolim de Moura


Construção de Laboratório vai ajudar setor de laticínio

Rolim de Moura (Assessoria) - A prefeita Mileni Mota participou ontem da apresentação do projeto do Laboratório de Análises Físico, Químico e Biológico de Alimentos, no auditório da RolimCréd. Durante discurso, ela destacou a importância do empreendimento, suporte altamente necessário para o desenvolvimento industrial, notadamente no caso da região, para as empresas do setor de laticínio. O evento foi coordenado pela Fiero e Senai.
O presidente do Sindicato dos Laticínios de Rondônia, Pedro Bertelli ao discursar na solenidade, fez um breve histórico dos trabalhos realizados e reivindicações do Sindileite até a conclusão desta etapa do projeto. Ressaltou a importância do laboratório para as indústrias de Rondônia e do trabalho realizado entre a parceria da Fiero-Senai com a Prefeitura Municipal. Ele agradeceu a todas as pessoas que tornaram o projeto possível, e pediu o envolvimento de todos do setor para que se unam em torno deste sonho, que agora se torna realidade.
Já o presidente da Fiero, Euzébio Guaneschi relatou o trabalho de monitoramento de municípios do Estado que estão se desenvolvendo de maneira estratégica para o setor industrial e que, a partir do ano de 2005, Rolim de Moura se tornou uma referência fora do eixo da BR-364 não só pela sua potencialidade e localização geográfica, mas também pela política desenvolvimentista adotada pela administração da prefeita Mileni Mota.
Para o presidente da Fiero, é notório o crescimento de Rolim de Moura. "O estabelecimento de um parque industrial do gênero alimentício, principalmente do setor de carne e lácteos, trouxe uma nova perspectiva, não só para o município, como para toda a região. O estabelecimento destas indústrias se deve a confiança passada aos empresários, pela administração do município", destacou.
Em seguida discursou a prefeita Mileni Mota que agradeceu a confiança de todos os parceiros presentes a mesa formada e destacou o trabalho de equipe para o sucesso do projeto. "Sem a parceria, nada disso seria possível. O município se desenvolve graças à população que acredita no trabalho da administração e é para estes que a Fiero está se estabelecendo em Rolim de Moura", destacou a prefeita.
Ao final do evento, o diretor do Senai-Rondônia, Vivaldo Matos Filho, apresentou o projeto aos presentes. Este laboratório atenderá toda indústria alimentícia do Estado de Rondônia, Acre e possivelmente o Amazonas e parte do Mato Grosso, que conta com o Serviço de Inspeção Federal e necessita periodicamente de diversos tipos análises. A primeira etapa compreenderá na construção de dois laboratórios com os equipamentos instalados. Após conclusão destes, será a vez da capacitação com a construção de salas de aulas e um centro empresarial completo. O recurso vem do Ministério da Integração Nacional da ordem de R$ 800.000,00 e já se encontra em conta da Prefeitura Municipal. A abertura das propostas das construtoras está previsto para a próxima sexta feira, 16 de maio.


Projeto de arborização beneficia Centro de Convivência do Idoso

Investimentos em obras que visem à melhoria do aspecto paisagístico da cidade de Rolim de Moura já estão sendo incrementados através de ações conjunta das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e também da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Desenvolvimento. O projeto de arborização conta com o reforço da campanha "Adote uma árvore" e tem encontrado boa receptividade da comunidade.
O projeto de arborização está sendo intensificado no Espaço Alternativo, na avenida 25 de Agosto e da rua Guaporé entre as avenidas João Pessoa e Fortaleza, e também no Centro de Convivência do Idoso, no Bairro Boa Esperança. Uma equipe multidisciplinar da Semam e Semplade é a responsável técnica do projeto idealizado pela prefeita Mileni Mota.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Umehara, além da melhoria do aspecto paisagístico e da valorização dos espaços ociosos disponíveis na área interna e externa da sede do Centro de Convivência do Idoso, o projeto conta também conta com o apoio da Associação de Produtores Rurais Rolimourenses para Ajuda Mútua-APRURAM e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos-SEMOSP. Segundo ele, a medida visa proporcionar diversos benefícios sociais aos idosos que freqüentam regularmente o centro semanalmente.
Para os técnicos que estão atuando na linha de frente do projeto, além da função paisagística, a arborização com utilização das espécies Oitizeiro (Licania tormentosa) e Palmeira Rabo de Peixe (Caryota mitis), contribuirá ainda, com a redução da temperatura proporcionando por sua vez a ambientação e o sombreamento para a prática de lazer, bem como, de diversas outras atividades que serão realizadas tanto pelos idosos, como pelas crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI, também sediado no Centro de Convivência.

Agentes comunitários de saúde são treinados

A Prefeitura de Rolim de Moura iniciou esta semana, mais uma ação de aprimoramento profissional, que consta do programa de atualização profissional dos servidores públicos. Cerca de 139 agentes comunitários de saúde estão recebendo treinamento para se qualificarem ainda mais no trabalho de visitar domiciliar. Os agentes integram as equipes do Programa de Saúde da Família.
Os agentes participam da oficina de capacitação, com carga horária de 20 horas. Para não atrapalhar o trabalho de atendimento da comunidade, por determinação da prefeita Mileni Mota o treinamento dos agentes está sendo realizado no período da tarde. O objetivo da Oficina de Capacitação em Visita Domiciliar é favorecer aos agentes comunitários de saúde o pleno desenvolvimento de suas atividades na comunidade e a realização visitadas domiciliares com qualidade na investigação do processo saúde doença.
Os temas abordados são: a comunidade com suas atribuições e dificuldades; a trajetória do Agente Comunitário de Saúde na evolução da comunidade; guia prático para realizar a visita domiciliar; checklist para visita domiciliar; revisão do sistema de informação – preenchimento de fichas; protocolos da atenção básica municipal; planejamento das ações e elaboração de cronograma do trabalho; Programa Nacional de Imunização; doenças de notificação obrigatória, compulsória; fichas de notificação e doença de notificação obrigatória, compulsória e de interesse municipal; vigilância sanitária e visita domiciliar para inspeção para identificação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Comissão aprova parecer de Júnior para mudar traçado da BR-421

Brasília (Fabíola Góis/Assessora de Imprensa) - Só falta a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que seja transformada em lei a proposta para alterar o traçado da Rodovia BR-421, entre os municípios de Machadinho d´Oeste e Guajará-Mirim, em Rondônia. Hoje, a Comissão de Infra-Estrutura do Senado aprovou parecer do senador Expedito Júnior (PR/RO) ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 125, de 2007, de autoria do deputado Eduardo Valverde, que modifica a Relação Descritiva das Rodovias do Sistema Rodoviário Nacional, anexa do Plano Nacional de Viação.
Expedito Júnior afirmou, em seu parecer, que a implantação do traçado original da BR-421 “tornou-se bastante difícil, sobretudo em decorrência da criação de reservas indígenas na Serra dos Pacaás Novos, no oeste do Estado, bem como da instituição de unidades de preservação ambiental nessa região”. Adicionalmente, modificou-se o eixo do desenvolvimento econômico da região em direção aos estados do Amazonas e do Mato Grosso, o que, de acordo com o senador, também sugere a nova rota proposta para essa importante rodovia de ligação.
Segundo Expedito Júnior, o novo traçado permitirá que o intenso fluxo de veículos na região fronteiriça de Rondônia ocorra de maneira fluente e segura. “Constitui um importante estímulo para o desenvolvimento econômico da Região Norte e para a conseqüente redução, como quer a Constituição Federal, das desigualdades entre as regiões nacionais”, destacou.
Na Câmara dos Deputados, o PLC nº 125/2007 foi aprovado pelas Comissões de Viação e Transportes e Constituição e Justiça e de Redação. Recebido no Senado Federal no dia 18 de dezembro de 2007, o projeto foi distribuído, com exclusividade, à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), da qual Expedito Júnior faz parte.


Imprensa em Questão


ARAPONGAGEM EM CAIXA ALTA

Depois do jornalismo fiteiro, a reportagem dossiêira (argh!)

Alberto Dines

A expressão foi criada neste Observatório no final dos anos 90. Sinônimo de imprensa marrom, designa um procedimento escuso disfarçado em jornalismo de alto nível.
O jornalismo fiteiro consiste na transcrição pura e simples de grampos (legais ou ilegais), fitas (em áudio ou vídeo) e dossiês, entregues por "fontes secretas" a um jornalista (ou intermediário) desde que haja o compromisso da imediata divulgação sem recorrer a qualquer suporte investigativo.
O dossiê mais escandaloso foi obra dos aloprados (assim classificados pelo presidente Lula), que falsificaram denúncias dos sanguessugas Vedoin contra lideranças do PSDB na véspera das eleições presidenciais de 2006. A intenção dos falsários era publicar o dossiê no semanário IstoÉ, cuja boa vontade já estava a$$egurada.
Independente do conteúdo do dossiê – o item menos importante da transação –, o que conta é a disponibilidade de um veículo de informação em publicar os dados sem questioná-los ou apurá-los.
O ilícito existe a partir da certeza (ou presunção) de que em Brasília sempre haverá jornalistas dispostos a publicar matérias marrons, quaisquer que sejam a sua procedência e objetivo. Se porventura as empresas jornalísticas usassem o seu inabalável esprit de corps para barrar tais procedimentos, tanto o jornalismo fiteiro como suas variantes não teriam prosperado.
Garantido o divulgador, pouco importa onde, como, quem o produziu, a quem interessa o vazamento e quem o vazou.

Nova fase, práticas antigas

O Dossiê dos Cartões (o nome definitivo ainda não foi determinado, vai depender da identificação dos culpados) é um caso clássico e marca o início de uma fase mais sofisticada: o veículo (no caso, Veja) o recebeu para que denunciasse os seus autores. Esta era a isca. E os autores contavam com a divulgação da papelada (ou base de dados) para comprovar que nos governos anteriores também ocorriam abusos com os cartões corporativos. Toma lá, dá cá – todos saíam ganhando.
A verdade é que a novela do Dossiê Visa (ou Mastercard, dá no mesmo) foi toscamente armada e por isso está praticamente destrinchada: já se sabe onde a peça foi montada (numa dependência da Casa Civil, próxima à secretária-executiva Erenice Guerra), quem a vazou (José Aparecido Nunes Pires, secretário de Controle Interno da mesma repartição) e quem a conduziu até as proximidades do veículo vazador (André Eduardo da Silva Fernandes, assessor do senador tucano Álvaro Dias).
Veja publicou a armação palaciana porque nossa mídia aceita qualquer lixo jornalístico, de qualquer origem – com raras exceções e estas exceções não se situam no segmento dos semanários de informação.
No dia em que autoridades e políticos forem informados de que suas fitas e dossiês já não têm livre trânsito nas redações brasilienses, o jornalismo fiteiro ou dossiêiro estará automaticamente extinto.

***
Aqueles que sabem o que é Estado Novo, proclamado em 10 de Novembro de 1937, e ainda se recordam do famigerado Plano Cohen são privilegiados: sabem que se trata do primeiro dossiê fajuto, chapa-branca, preparado para ser amplamente divulgado e, em seguida, acionar uma violenta reação militar. A ditadura do Estado Novo começou assim. (Fonte: Observatório da Imprensa)