terça-feira, 10 de setembro de 2013

MEIO AMBIENTE

Curso de artesanato inicia I Viva Cerrado

Evento promovido pela Prefeitura de Catalão tem o objetivo de promover a valorização do bioma


Catalão (GO) - A Prefeitura iniciou o curso de Artesanato do Cerrado como atividade do I Viva Cerrado. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmac) e, até o dia 26 de setembro, serão desenvolvidas atividades que promovem valorização do bioma cerrado.
“O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e só apresenta biodiversidade menor do que a das savanas africanas. Pela importância desse ecossistema, determinei que déssemos atenção especial ao assunto”, afirmou o prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB).
A instrutora Maria Madalena Pereira ensinou a doze mulheres a confecção de quadros, arranjos, mandalas e outros artigos feitos com sementes, cascas e frutos do cerrado. “É uma terapia e uma forma de conhecer e valorizar mais o cerrado. A atividade também pode servir como um complemento da renda familiar, pois as peças podem ser comercializadas”, afirmou.
Entre as mulheres que fizeram o curso está Dercy da Silveira, 61, moradora da Fazenda Paulista. “Estou adorando o curso e como faço parte da associação de moradores, eu aprendo e depois repasso a outras pessoas o que me ensinaram, ajudando a melhorar a renda das famílias de lá”, disse.
Dentro da programação, também está prevista a realização do curso Processamento de Fruteiras do Cerrado, nos dias 25 e 26 de setembro. As atividades práticas são realizadas em parceria com Serra do Facão Energia, Sebrae, Acic/CDL, UFG, Emater, Associação  Missionária de Assistência Social (Amas) e Rotary Club 1º de Novembro.

De acordo com a Semmac, o evento tem o objetivo de proporcionar a reflexão sobre a importância da preservação do bioma Cerrado por meio de mesas redondas, palestras, exposição de fotos, entre outras atividades.





Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Prefeitura inaugura revitalização da Praça Quatro Rodas

Durante solenidade prefeito Evandro Magal entregou mais um veículo zero quilômetro para integrar a frota municipal


Caldas Novas (GO) - A prefeituras inaugurou dia 5, a revitalização da Praça Quatro Rodas. A solenidade foi realizada às 18 horas, com a presença do prefeito Evandro Magal (PP), secretários municipais, vereadores e populares.
De acordo com a Secretaria de Ação Urbana, a Praça Quatro Rodas recebeu nova iluminação, com lâmpadas de LED de 400 watts. O local também conta com novo paisagismo, parque de diversões para as crianças, e uma fonte luminosa, que foi construída recentemente.
O Secretário Municipal de Ação Urbana, Simão Pedro, afirmou que a praça também recebeu a instalação de novos bancos e aparelhos de ginástica. “O prefeito Evandro Magal determinou a realização de uma reforma completa em toda a praça. Hoje existe um local voltado para o lazer das famílias, bem iluminado e seguro para toda a população”, contou.
O prefeito Evandro Magal disse o objetivo das obras é garantir opções de lazer para a população. “Vamos revitalizar todos os logradouros públicos, e fazer com que as praças sejam bonitas e bem iluminadas, para afastar a criminalidade. Quando assumimos a prefeitura, a Praça Quatro Rodas estava abandonada, tomada por mato e sujeira, mas hoje a realidade é outra, nossa cidade tem locais de convívio adequados para as famílias se reunirem”, afirma o chefe do executivo.
Na cerimônia de inauguração estavam presentes os vereadores Marim Pires (PSDB), Geraldo Pimenta (PSDB), Saulo do Privê (PSDB), Gilmar Engenheiro (PSB), Wanderson Nunes (PSL), Zélia do Sargento Arlindo (PTC), Rodrigo Lima (PTB) e Cláudio Costa (PMDB).

CALDAS DIGITAL
O prefeito Evandro Magal também inaugurou mais uma etapa do projeto Caldas Digital, que já está em funcionamento na Praça Quatro Rodas. A população tem acesso à internet livre, por meio do oferecimento de sinal “wi-fi” gratuitamente.
O Caldas Digital também disponibiliza sinal de internet no Terminal Rodoviário Prefeito Oscar Santos, e na Praça Mestre Orlando, ao lado da Igreja Matriz. O cidadão pode ter acesso livremente à internet, utilizando aparelhos de telefonia móvel e computadores portáteis.
O secretário Municipal de Finanças, Oscar Santos, foi ao município de Piraí, no Rio de Janeiro, conhecer um projeto de internet livre, que foi adotado em Caldas Novas. “Nós buscamos essa iniciativa em outra cidade, e, em tempo recorde, disponibilizamos para os nossos moradores esse benefício. O sinal de internet vai chegar também em outras localidades para dar mais comodidade à população”, afirma Oscar Santos.

MAIS VEÍCULO
Durante a solenidade o prefeito Evandro Magal entregou mais um veículo para integrar a frota municipal. A Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos recebeu um Volkswagen, modelo Gol, zero quilômetro.

O prefeito Evandro Magal afirmou que a intenção do executivo municipal é modernizar completamente a frota municipal de veículos e maquinários. “Em apenas oito meses de governo já fizemos uma revolução, comprando carros e máquinas pesadas com recursos próprios. Tudo isso é fruto de economia com o dinheiro público, com uma gestão transparente e honesta voltada para a coletividade”, declarou o prefeito de Caldas Novas.






Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Prefeitura discute realização da Expo Sudeste e reestruturação da União das Confecções

Catalão (GO) - A Secretaria de Indústria e Comércio de Catalão promoveu reunião entre representantes do Centro de Educação Profissional Aguinaldo de Campos Neto (Cepac), Senai, Senac e empresários da cidade para discutir a reestruturação da União das Indústrias de Confecção de Catalão e Sudeste Goiano (Unicon). O objetivo da reunião foi elaborar propostas para consolidar o Arranjo Produtivo Local (APL) das confecções da cidade e debater a realização do Expo Sudeste.
De acordo com o prefeito Jardel Sebba (PSDB) é preciso integrar as confecções da cidade para que a produção de vestuário se fortaleça enquanto atividade econômica. “Catalão é um polo de confecções importante, mas para que a atividade se consolide em nível nacional, os empresários da cidade precisam se organizar”, considerou.

A reunião definiu que a Expo Sudeste, feira que reúne mais de 100 empresas da região de atividades de indústria, comércio e, especialmente, confecções, deve ser realizada em maio de 2014. Empresários levantaram ainda a possibilidade de realizar uma feira menor ainda este ano. “Esperamos que, com a reativação da Unicon e a promoção do APL, as confecções de Catalão ganhem espaço na feira e no cenário nacional”, projetou o secretário de Indústria e Comércio, Geraldo Rocha.





Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Perillo visita Caldas Novas hoje

O chefe do poder executivo estadual participará da entrega de certificados para estudantes do Programa Bolsa Futuro


Caldas Novas (GO) - O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), visita o município de Caldas Novas nesta terça-feira, 10 de setembro. O chefe do executivo estadual, acompanhado de autoridades e lideranças políticas locais, participará da solenidade de entrega de certificado para alunos do Programa Bolsa Futuro.
No evento, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec), serão entregues certificados a 250 alunos. Todos os estudantes que concluíram os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Bolsa Futuro estão convidados a participar da solenidade.
O prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP) - na foto com o governador Perillo -, afirmou que durante a cerimônia, o governador também deverá anunciar outros benefícios para o município. “O Governo de Goiás está presenteando Caldas Novas com muitas obras. Atualmente, está em execução as obras de recapeamento das nossas vias urbanas e, na última semana, o governador Marconi Perillo anunciou a duplicação da GO-213, que liga Caldas Novas a Morrinhos. Por isso, estamos muito felizes com o respaldo que estamos recebendo do Governo de Goiás, que conta com a competência e dedicação do nosso governador Marconi Perillo. Estamos confiantes que mais obras deverão ser anunciadas nesta terça-feira”, afirmou o prefeito Evandro Magal.
O Bolsa Futuro oferece cursos técnicos gratuitos e incentiva a inserção dos cidadãos de baixa renda no mercado de trabalho. Os beneficiários dos programas Bolsa Família e Renda Cidadã que se matricularam nos cursos do Bolsa Futuro recebem incentivo de 75 reais mensais.
Para a cerimônia, estão confirmadas as presenças do secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, o prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal, o vice-prefeito do município, Marco Aurélio Palmerston (PSDB), a deputada federal Magda Mofatto (PTB), e autoridades locais.

A entrega de certificados acontece neste momento (14 hs) no auditório do SESC, em Caldas Novas. De acordo com a organização, o evento é aberto ao público e toda a comunidade está convidada a comparecer. Mais informações na Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia no número (62) 3201-5200.





Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Incra e MDA promovem mutirão de documentação em Primavera de Rondônia

No mutirão poderão serão emitidos registros de nascimento, CTPS, Carteira de Identidade, Carteira de Pesca,  registro no INSS, entre outros   


Porto Velho (RO) - O Incra e a delegacia federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Dfda) promovem em Primavera de Rondônia (RO), distante 546 km da capital, o 11º mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), entre os dias 11 e 14 de setembro.
No dia 11, o atendimento acontecerá na escola municipal Amilton Ribeiro, no distrito de Querência, de 8 às 17h. Nos dias 12 e 13, o atendimento será na escola municipal José Antônio Ribeiro, no centro da cidade, entre 8 e 17h, e no dia 14, na mesma escola, de 8 às 12h.
No mutirão serão emitidos registros de nascimento, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Cadastro de Pessoa Física, Carteira de Identidade, Carteira de Pesca Profissional Artesanal, cadastros para emissão de DAP’s, emissão de Nota da Produtora Rural, registro no Instituto Nacional de Seguridade Social, concessão de benefícios de aposentadoria e salário maternidade, além de realização de palestras e serviços prestados à comunidade como fotos e fotocópias.
Implantado em 2004, o programa é realizado através de mutirões de emissão de documentos na zona rural. Em Rondônia já foram realizados 84.121 atendimentos até o ano passado, entre documentos emitidos, fotografias, fotocópias e palestras.  Participam servidores do Incra, MDA (Dfda), MTE, MPA, INSS, Secretaria de Estado da Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec-RO), SEAS, UNIR, Emater e CPT.













Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Incra/RO incrementa assistência técnica nos assentamentos

Porto Velho (RO) O desenvolvimento rural dos assentamentos da reforma agrária em Rondônia é uma ação do Incra que está sendo executada em 87 assentamentos, com o atendimento de aproximadamente seis mil famílias. Para incrementar esse trabalho, o superintendente do Incra/RO, Luis Flavio Carvalho Ribeiro, anunciou hoje dois atos: a assinatura de um termo aditivo a um dos contratos vigentes e a abertura em breve de uma nova chamada pública.


Na manhã de hoje (10) foi assinado um termo aditivo de ajuste de contrato com a Emater/RO para atendimento a 1.618 famílias em 32 assentamentos, com um investimento de cerca de R$ 1 milhão.  O superintendente explicou que o ajuste foi necessário porque um recente levantamento ocupacional apontou famílias que deveriam ser incluídas ou excluídas do programa por irregularidades no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra). Estão abrangidos no aditivo assentamentos dos municípios de Urupá, Theobroma, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Porto Velho, Ariquemes, Buritis e Campo Novo.
Flavio Ribeiro informou que estão em fase final os preparativos para a abertura de uma Chamada Pública que estenderá o serviço a 104 assentamentos, com um investimento de R$ 16,7 milhões.  A Chamada Pública visa selecionar entidades para prestar serviços de assistência técnica e extensão rural por meio de atividades individuais, coletivas e complementares.
 O superintendente ressaltou que o programa parte da constatação de que a agricultura familiar é a maior produtora de alimentos no mundo e precisa de um cuidado especial não só com a produção, mas especialmente com as famílias. “Desde a identificação das tendências sócio-econômicas do assentamento, tudo é discutido com as famílias dos agricultores”, disse.
O secretário-executivo da Emater-RO, Luiz Gomes Furtado, destacou que o Incra está dando uma grande oportunidade aos assentados de receber inovações técnicas através de equipes multidisciplinares. Participam agrônomos, zootecnistas, técnicos agrícolas, veterinários, pedagogos e assistentes sociais. “As equipes utilizam metodologias de extensão rural que abrangem todas as áreas, incluindo visitas, reuniões, palestras, dia de campo, realizando também um trabalho de assistência social com as famílias”, afirmou. Segundo ele, o foco atual da Emater está nos resultados e não só no cumprimento de metas quantitativas.




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Anselmo elogia chegada médicos a Rondônia


Brasília (DF) - Em pronunciamento ontem na Câmara dos Deputados, o deputado Anselmo saudou os 28 profissionais de saúde que estão em Rondônia para atuarem no Programa Mais Médico. O parlamentar disse que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assumiu o compromisso de resolver a carência de médicos à população. Segundo ele, outros tentaram, mas não tiveram coragem para encarar o problema.
Ele falou sobre a situação da saúde nos municípios. “Quando chegamos aos nossos estados, às nossas cidades, somos abordados a cada minuto, a cada segundo, pelos prefeitos, pelos vereadores, por aqueles que realmente precisam de médicos. É quando percebemos o quanto vão ser importantes esses médicos para melhorar a saúde e a vida do nosso povo”, afirmou.
O estado tem um dos piores índices de médicos para cada mil habitantes. Enquanto a média brasileira é de 1,8 para cada mil habitantes, no estado é apenas 1,02. Para o petista, a grande procura pelo programa demonstra a dificuldade que os prefeitos têm para contratar profissionais e garantir assistência à saúde da população.
A iniciativa do Governo Federal tem a finalidade de suprir a carência de médicos no interior e nas periferias do país. Segundo Anselmo,  os profissionais chegaram ao estado para melhorar o atendimento básico de saúde nas áreas de consultas médicas, procedimentos cirúrgicos, além do outros atendimentos. Nesta fase do programa serão contemplados dez municípios.
Os profissionais que reforçam o time de médicos em Rondônia são brasileiros, porém Anselmo repudiou o comportamento hostil aos médicos estrangeiros de grupos contrários a iniciativa do Governo Federal. “Quero dar boas-vindas a todos os novos colaboradores, sejam eles cubanos, espanhóis, portugueses, argentinos, uruguaios, ou de qualquer outra nação. Acolho-os com carinho e com a expectativa de que sua dedicação traga progressos concretos para os brasileiros. Ao mesmo tempo, peço desculpas pelas inusitadas e pontuais manifestações de hostilidade, tão destoantes do comportamento habitual de nosso povo”.
O deputado adverte que apenas o aumento do número de médicos não será capaz de resolver a complexa situação dos serviços públicos de saúde, como a falta de insumos, de equipamentos, de remédios ou a necessidade permanente de organizar as redes. “Mas o valor inestimável do reforço às ações da atenção básica terá reflexo significativo e imediato nas condições de vida de nosso povo”, destacou.
Confiante de que o governo está no caminho certo, o deputado parabenizou a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pela coragem e firmeza na condução do programa.
Os dez municípios contemplados nesta fase pelo programa são: Alta Floresta D’oeste; Alto Alegre dos Parecis; Campo Novo de Rondônia; Costa Marques; Porto Velho; Vilhena; Cacoal, Guajará-Mirim; Ji-Paraná; Nova Mamoré; São Francisco do Guaporé.
Lançado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, em 8 de julho, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

Leonice Leal
Assessoria de Imprensa 




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Comissão do Senado aprova projeto que proíbe jogos de azar na internet

A proposta altera o Decreto 9.215/1946, que proíbe a prática ou exploração de jogos de azar em todo o território nacional, para incluir no rol dos ilícios o mesmo crime praticado em rede de computador. O PLS 570/2011 ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde recebe decisão terminativa.

Saiba mais:


Comissão do Senado aprova projeto que proíbe jogos de azar na internet | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: