No plenário, estudantes apresentaram suas pesquisas (Foto: Carlos Gandra/CLDF)
Brasília - "O financiamento público de pesquisas gera a obrigação de devolver a pesquisa à sociedade", enfatizou o representante do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB), Tiago Lucena, durante abertura do 2º Ciclo Acadêmico - A Câmara Legislativa recebe a UnB na tarde desta segunda-feira (21). A importância de uma maior proximidade da produção acadêmica com a sociedade deu o tom dos discursos de abertura. Na sequência, mestrandos e doutorandos de geografia da UnB falaram sobre políticas de desenvolvimento regional, custo econômico de erosão em bacia hidrográfica e mapeamento de solos no Parque Nacional de Brasília.
"A Universidade deve dar um retorno à sociedade, muitos que a financiam nunca pisarão lá", defendeu Mateus Lobo, do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UnB, ao elogiar a organização de atividades como o 2º Ciclo Acadêmico. "A interação com a comunidade é importante para todos, para aprimorar as pesquisas e para nos orientar para as necessidades também", completou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UnB, Osmar Abílio de Carvalho Júnior.
As necessidades, desafios e problemas impulsioram a elaboração de muitos projetos apresentados nesta tarde. É o caso da dissertação "Brasília Metrópole e as Políticas Regionais de Desenvolvimento", do mestrando Diego Bergamaschi. Integrada por dez municípios e pelo Distrito Federal e com ampla heterogeneidade, a região metropolitana em questão é uma das maiores do Brasil, ao lado das de São Paulo e do Rio de Janeiro.
"Brasília é uma metrópole que não está sendo pensada em sua totalidade", disse Bergamaschi. O estudioso levantou deficiências em políticas como a Territórios da Cidadania e defendeu que a diversidade das regiões seja vista como potencialidade e não como dificuldade pelos gestores.
Contribuição - Para Tiago Lucena, que representou 8 mil estudantes do Programa de Pós-Graduação na UnB no debate, Brasília, apesar de ser uma cidade jovem, já apresenta problemas - os quais, em sua opinião, alimentam a produção acadêmica. "São pesquisas que podem, por sua vez, subsidiar projetos de lei", concluiu Lucena.
"Os projetos que estão sendo apresentados são de pesquisadores que tiveram umfeeling especial para nossa cidade, e vão estar nos anais da Câmara Legislativa, podendo ser consultados por parlamentares em casos como o do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT)", reforçou o diretor da Escola do Legislativo do DF (Elegis), Ricardo Costa.
Pesquisas - As pesquisas apresentadas na tarde de hoje foram:
Brasília Metrópole e Políticas Regionais de Desenvolvimento
Autor: Diego Lopes Bergamaschi
Orientadora: profa. Drª Marília Luiza Peluso
Expansão Urbana, Centralidade e a constituição de subcentros no Distrito Federal
Autor: Sérgio Magno Carvalho de Souza
Orientadora: profa. Drª Lúcia Cony Faria Cidade
Produção do espaço em Águas Claras/Brasília: uma leitura a partir da relação contraditória entre capital e trabalho na construção civil
Autora: Sílvia Silva Cavalcanti Leite
Orientadora: profa. Drª Lúcia Cony Faria Cidade
Análise do custo econômico da erosão em uma bacia hidrográfica ocupada por agricultura – um estudo de caso na Bacia do Rio Jardim-DF
Autor: Thiago Avelar Chaves
Orientador: prof. Dr. Roberto Arnaldo Trancoso Gomes
Integração de parâmetros morfométricos e interpretação de imagens orbitais para o auxílio no mapeamento de solos no Parque Nacional de Brasília
Autor: Marcus Fábio Ribeiro Farias
Orientador: prof. Dr. Osmar Abílio de Carvalho Júnior
28/5 - Na próxima segunda-feira (28), a Câmara Legislativa recebe apresentações da pós-gradução da Faculdade de Comunicação da UnB. Confira a programação:
14h – Abertura – Plenário da CLDF
Mediador: prof. Dr. Luiz Gonzaga Figueiredo Motta
Debatedora: profa. Drª Tania Siqueira Montoro
O Governo Eletrônico como instrumento de aproximação do Governo e o Cidadão
Autora: Cristiane Arakaki
Orientador: prof. Dr. Carlos Eduardo Machado da Costa Esch
Política Pública de Radiodifusão Comunitária no Brasil – Exclusão como estratégia de contra-reforma
Autor: Cristiano Aguiar Lopes
Orientador: prof. Dr. Murilo César Oliveira Ramos
As representações sociais do rap brasiliense na mídia regional da cidade
Autora: Gleice Aparecida de Assumpção
Orientadora: profa. Drª Lavina Madeira Ribeiro
Jeitos de Ver, Formas de Narrar: itinerários fotográficos no Riacho Fundo II
Autor: André Luís Carvalho
Orientador: prof. Dr. Marcelo Feijó Rocha Lima
Nas mãos dos jovens: modalidades de uso do celular para produção de vídeos no contexto de uma escola
Autor: Leyberson Lelis Chaves Pedrosa
Orientadora: profa. Drª Susana Madeira Dobal Jordan
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/CLDF