quarta-feira, 11 de abril de 2012

Rosa Weber vota a favor da interrupção da gravidez no caso de fetos anencéfalos

A ministra Rosa Weber votou a favor da descriminalização do aborto em casos de gravidez de fetos anencéfalos (malformação do tubo neural), seguindo o voto do relator, Marco Aurélio Mello. Segundo a ministra, a manutenção da gravidez  “viola o direito fundamental da gestante, já que não há direito à vida nesses casos”. O ministro Joaquim Barbosa antecipou seu voto, também favorável à interrupção da gravidez.

Leia mais:


Rosa Weber vota a favor da interrupção da gravidez no caso de fetos anencéfalos | Agência Brasil


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Direto do Plenário: STF retoma julgamento de ação sobre anencefalia


Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) retomaram, após a pausa para almoço, o julgamento do mérito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 54, ajuizada na Corte em 2004 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS).
A sessão recomeça com o voto da ministra Rosa Weber, primeira a se manifestar após o relator, ministro Marco Aurélio. O relator votou pela possibilidade legal de interromper gravidez de feto anencéfalo, ao julgar procedente a ADPF. “A incolumidade física do feto anencéfalo que, se sobreviver ao parto, o será por poucas horas ou dias, não pode ser preservada a qualquer custo, em detrimento dos direitos básicos da mulher”, afirmou.
Mais detalhes em instantes.





Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Ministra do STJ se declara impedida de julgar habeas corpus de Cachoeira

Com a decisão de Laurita Vaz, o processo será redistribuído a outro ministro do STJ. Nessa terça-feira (9/4), a defesa de Carlinhos Cachoeira entrou com um pedido de habeas corpus no STJ. Cachoeira foi preso em fevereiro, durante a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal (PF), que investiga um esquema de exploração ilegal de jogos de azar em Goiás.

Continue lendo

Ministra do STJ se declara impedida de julgar habeas corpus de Cachoeira - Política - Correio Braziliense



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Comissão da Câmara convoca Ideli para falar sobre compra de lanchas

A votação do requerimento contou com votos favoráveis de deputados de partidos que integram a base do governo, como o PP. O PR, que era da base e por divergências com o Planalto adotou uma postura independente na Casa, também votou a favor do requerimento. "Não se trata de vacilo [da base aliada]. Tivemos um problema de quórum [baixo] e deputados de partidos da própria base votando a favor do requerimento", disse o deputado Odair Cunha (PT-MG).

Leia mais:

Comissão da Câmara convoca Ideli para falar sobre compra de lanchas | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Anencefalia: julgamento de anencéfalos lota plenário do STF e expõe opiniões conflitantes, mas sem tumultos

 Do lado de fora do prédio do STF, manifestantes se aglomeram para acompanhar a sessão. Religiosos, de várias partes do país, fizeram vigília. Joana Croxato, mãe de Vitória, de 2 anos e 3 meses, diagnosticada como anencéfala, também quis acompanhar o julgamento. Especialistas e médicos também compareceram à sessão.

Leia mais:

Anencefalia: julgamento de anencéfalos lota plenário do STF e expõe opiniões conflitantes, mas sem tumultos | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Demóstenes é notificado sobre investigação do Conselho de Ética

Cumprido esse procedimento regimental, o parlamentar terá dez dias úteis, contados a partir de amanhã (12), para apresentar sua defesa ao Conselho de Ética. O prazo foi estabelecido ontem (10), pelo presidente interino do conselho, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

Leia mais:

Demóstenes é notificado sobre investigação do Conselho de Ética do Senado | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


CNJ afirma que somente quatro tribunais estaduais cumpriram metas de 2011

Os principais gargalos no atraso do julgamento de alguns processos pode ser atribuído a questões orçamentárias. “Os tribunais dependem dos orçamentos que são liberados para eles. As dificuldades orçamentárias acabam impedindo o investimento em infraestrutura e contratação“, disse o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, José Guilherme Vasi Werner.


Leia mais:

CNJ afirma que somente quatro tribunais estaduais cumpriram metas de 2011 | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Anencefalia: primeiro a votar no STF, relator é favorável à interrupção da gravidez

Há oito anos, o processo está na Suprema Corte. O julgamento hoje começou por volta das 9h40 e a previsão é que a sessão dure todo o dia.  O tema divide opiniões.

Leia mais:

Anencefalia: primeiro a votar no STF, relator é favorável à interrupção da gravidez | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Goiás anuncia a MetroGyn, uma rede de fibra ótica de altíssima velocidade para tráfego de dados



A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) anunciou hoje, juntamente com o governador do Estado, Marconi Perillo e a Universidade Federal de Goiás (UFG), a integração entre os órgãos do Governo e a MetroGyn, uma rede de fibra ótica de altíssima velocidade destinada ao tráfego de dados, voz e vídeo. O evento aconteceu no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, às 11 horas.
Desde as 19 horas de ontem, 14 sites do Estado estão conectados à MetroGyn, abrangendo 31 órgãos: Sectec, Sefaz, Segplan, Crer, Ipasgo, Goiasprev, Hugo, Semarh, Emater, Seagro, Oscar Niemeyer, Secretaria da Educação, Assembleia Legislativa, Detran, Fapeg  e ainda todos os 17 órgãos instalados no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, além do Palácio das Esmeraldas. Essa é a primeira etapa do programa.
O que é a MetroGyn? - A Rede Metropolitana de Goiânia (MetroGyn) é uma rede de alta velocidade destinada ao tráfego de dados, voz e vídeo. A MetroGyn é coordenada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e consolida-se em uma rede de fibra óptica própria, de 69 Km de extensão, interligando várias instituições de ensino, pesquisa e governos (Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia). A entrada do Estado no sistema vai assegurar eficiência e economia de recursos no processamento dos serviços públicos.
A MetroGyn integra o projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), como iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, com a coordenação nacional da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. O objetivo da Redecomep é promover a implantação de redes metropolitanas comunitárias em 27 cidades ao longo do território nacional.
Vantagens - Na gestão pública, por exemplo, a MetroGyn vai permitir a redução do tempo de tramitação da folha de pagamento dos servidores, do processamento de pedidos de aposentadorias e pensões e melhorar o gerenciamento do sistema de arrecadação tributário.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, a rede também trará uma economia bastante significativa para o Estado no que se refere às intercomunicações. “A integração do Governo de Goiás à MetroGyn permitirá, de imediato, a redução para zero dos custos com os chamados links de dados (rede de intercomunicação direta entre órgãos) já que até ontem, juntos, eles gastavam R$ 548 mil por ano só com intercomunicação”, explica.
No médio prazo, o sistema de telefonia do Governo de Goiás também será beneficiado pela MetroGyn, reduzindo para zero os custos com ligações telefônicas intragoverno e com as instituições que compõem a rede. A redução também se estende para os custos de conexão com a internet. “A previsão é de, no mínimo, 70% de redução”, afirma o secretário.
A educação à distância também é contemplada, já que com a velocidade em banda larga o Estado pode pensar em outros métodos educacionais. O mesmo acontece com o processo de segurança com vídeo monitoramento instalado em diversos locais.
Velocidade - Para a integração de Goiás à Rede, foi criado um Comitê Gestor da MetroGyn, coordenado pelo Celso Gonçalves Camilo e a UFG. De acordo com Celso Camilo, a velocidade de intercomunicação está, desde ontem, com 10 Gbps (dez Gigabytes) por segundo. Já a conexão com a internet passou de 1 Mbps (1 megabytes) a 10 Mbps para 100 Mbps por segundo.
Para Celso, hoje foi um dia muito importante para o Estado, já que a integração à MetroGyn não significa apenas economia palpável de gastos, mas um avanço no serviço prestado ao cidadão. “São mais de 1650 quilômetros de fibras óticas em todo o País  e Goiás está com 69 quilômetros. Esse número traz melhorias para a gestão em todas as áreas administrativas, como para a saúde e para a educação”, ressalta.
A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (Sectec) é a representante oficial do Estado de Goiás perante o Comitê Técnico e Gestor da Rede e investiu, por meio do Governo, R$ 976 mil para essa integração. “Um dos pontos da gestão Marconi Perillo é o de fortalecimento dessa gestão em tecnologia para uma administração moderna e responsável”, conclui o secretário Mauro Faiad.

FONTE: GOIÁS AGORA




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Governo promove seminário para debater a comunicação pública




 


Na próxima segunda-feira (16), a partir das 8h, o governo de Rondônia realiza o I Seminário de Comunicação Pública, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO).











Porto Velho (RO) O seminário, que tem como tema “A verdade como mídia”, visa promover o debate sobre a democratização da informação, os novos canais digitais de relacionamento com a sociedade e a transparência.
Jorge Duarte, assessor especial e diretor do Núcleo de Comunicação Pública da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, participará do seminário e ministrará a palestra "Papel e Gestão de um Núcleo de Comunicação Pública - A experiência da Secom da Presidência da República."
O jornalista e publicitário Fernando Ramos, coordenador do Núcleo de Comunicação Interativa (redes sociais) do Ministério da Saúde apresentará a palestra "A importância das redes sociais na comunicação institucional e no diálogo com a sociedade - O case do Ministério da Saúde".
O evento também contará com dois painéis, ministrados por Celso Gomes, jornalista da Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho e Andréa Zílio, jornalista e secretária adjunta de Comunicação do Estado do Acre, com os temas “Gerenciamento de crises” e "A estrutura e a política de comunicação do Governo do Acre", respectivamente.
Mais informações através do telefone 3216-5047 ou da página do evento no facebook (https://www.facebook.com/events/358067004245977/). Para se inscrever, basta enviar e-mail com nome completo, telefone para contato e atividade profissional e/ou acadêmica para decomro@gmail.com 
 
Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Governador do DF se reúne com produtores rurais


  • Foto

    Em encontro com representantes de associações e cooperativas do segmento, Agnelo Queiroz reafirmou o compromisso de dar continuidade ao processo de regularização fundiária no Distrito Federal

    Foto: Roberto Barroso
    O governador  Agnelo Queiroz reuniu-se, na noite desta de ontem, terça-feira (10), com produtores rurais do DF, na  sede da Federação de Agricultura e Pecuária (FAPE-DF). Durante o encontro, o governador ouviu as reivindicações da categoria e prometeu dar continuidade a o processo de regularização das propriedades rurais. Dados da FAPE mostram que a área rural do Distrito Federal tem 19.315 imóveis rurais. Desses, menos de 10% são terras escrituradas; 17%, contratos de arrendamento e concessão de uso, e 73% não têm nenhuma documentação.  
    De acordo com o Agnelo, o objetivo do governo é prosseguir com o cadastramento dos produtores rurais com a Caravana da Regularização do GDF. “Estamos indo ao encontro do produtor e fazemos uma busca ativa para assegurar esses registros e, consequentemente, dar oportunidade e regularizar o maior número possível de propriedades”, explica o governador. 
    A Caravana da Regularização do Governo do Distrito Federal (GDF), lançada em janeiro deste ano, esclarece, orienta e dá suporte técnico aos agricultores, para que eles possam requerer e obter o título de concessão das áreas rurais onde produzem. 
    O contrato de concessão de direito real é de longo prazo, com validade de 30 anos, o que possibilita ao produtor ter segurança em suas atividades. Os beneficiários ainda terão, ao final do processo, a opção de compra das terras. A caravana já visitou diversas regiões agrícolas do DF e terá 11 etapas no total.
     
    “Ainda este ano nós teremos desdobramentos efetivos. Já na Agrobrasília (evento agropecuário que acontecerá entre os dias 15 e 19 de maio), o número de contratos será muito maior. A nossa grande prioridade é a regularização das nossas terras rurais. Com esse título o agricultor terá acesso ao crédito e vai poder investir na sua produção”, detalhou o governador. 
    Segundo o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária (FAPE-DF), Renato Simplício, Agnelo é o primeiro governador amigo do campo. “Ele tem tomado decisões que nos engrandece muito. O que nos falta é o título definitivo que passa pelo direito real de uso. É esse o caminho que queremos seguir”, enfatizou o presidente.

     Participaram do evento, o deputado distrital Joe Valle, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lúcio Taveira Valadão, o presidente do BRB, Jacques Pena, o presidente da Credibrasília, Antônio Mazurek e o representante da Superintendência do Banco do Brasil e Gerente de Mercado de Agronegócios, Hugo Gaspar.


    Fonte: Cinara Lima, da Agência Brasília



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Segurança do DF prepara Ação pela Vida


Foto

Plano a ser lançado no próximo dia 19 prevê a intensificação do monitoramento das cidades do DF e o reforço do policiamento ostensivo, de acordo com as ocorrências mais comuns em cada localidade

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, apresentou nesta terça-feira (10) o novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Suamy Santana, e anunciou o lançamento do Plano Ação pela Vida, que será divulgado em 19 de abril.  A mudança na corporação foi definida ontem pelo governador Agnelo Queiroz, assim como uma série de ações em cumprimento ao Plano de Segurança do Governo do Distrito Federal. Entre elas, o reforço no policiamento em todas as cidades e a apuração de casos de insubordinação a essa determinação. 

  “A Polícia Militar sempre teve uma boa imagem e querem destruí-la. Nós não vamos permitir, porque defender a segurança da população, o que nós faremos de forma intransigente, é a defesa da vida. Nós defenderemos também a Polícia Militar, uma instituição secular na prestação de serviços à comunidade”, disse o governador.  

  •   O Plano Ação pela Vida, que será lançado no próximo dia 19, é uma política elaborada pela Secretaria de Segurança Pública. “Não é uma ação emergencial. Ele vem para ficar”, afirmou o secretário Sandro Avelar. O plano definirá novas estratégias para a segurança do DF.  

    O monitoramento será concentrado e dividido em quatro regiões: Leste, Oeste, Sul e Metropolitana. Para cada uma delas haverá um comandante responsável, que é superior aos comandantes do batalhão. 
    A partir dessa divisão, serão definidas ações específicas para cada região administrativa, de acordo com dados gerados pelo sistema que a Polícia Civil já usa. As polícias trabalharão de forma integrada e terão de cumprir metas de redução de crimes. Diagnósticos periódicos apontarão o desempenho das medidas em cada área. “Vamos aferir, cobrar resultados e fazer as trocas necessárias”, explica Sandro Avelar.

       “A vida é a coisa mais importante para o nosso governo e a PM tem um papel muito importante para a vida e para a segurança do cidadão. Por isso, vamos assegurar a proteção à população”, acrescentou o governador Agnelo Queiroz.

      A solenidade de posse do coronel Suamy Santana está prevista para o início da próxima semana, no Comando Geral da Polícia Militar. “Sou militar e, como tal, cumpro a missão que o chefe determina. Um gestor se apresenta na hora da crise e gerir crises é um dos papéis do militar”, reforçou o novo comandante.

     




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Anencéfalos: religiosos fazem vigília em frente ao STF

O padre Pedro Stepia, da Paróquia de Lagoa Azul, do Novo Gama, em Goiás, fez hoje uma sessão de exorcismo para afastar "os maus espíritos". "A intenção aqui é dizer sim para a vida e não para a morte. Esses ministros do STF não têm poder legislativo e não podem desprezar [o desejo] do povo", disse.


Leia mais:


Anencéfalos: religiosos fazem vigília em frente ao STF | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Maia e Sarney decidem criar CPMI para investigar esquema montado por Cachoeira

A instalação e o inicio dos trabalhos da CPMI, segundo Maia, deverá ocorrer já nos primeiros dias da próxima semana. Ele não acredita que os trabalhos da comissão possam prejudicar os trabalhos legislativos da Câmara e nem do Senado. Maia disse que, com a criação da CPMI, quem deve ficar preocupado é quem estava na lista de Cachoeira.

Leia mais:

Maia e Sarney decidem criar CPMI para investigar esquema montado por Cachoeira | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Supremo retoma hoje julgamento sobre aborto de anencéfalos

Em julho de 2004, o ministro Marco Aurélio Mello concedeu liminar para autorizar a antecipação do parto a gestantes que identificaram a deformidade dos fetos por meio de laudo médico. Na época, o ministro alegou que, “diante de uma deformação irreversível do feto, há de se lançar mão dos avanços médicos tecnológicos, postos à disposição da humanidade não para simples inserção, no dia a dia, de sentimentos mórbidos, mas justamente para fazê-los cessar”.

Continue lendo:

Supremo retoma hoje julgamento sobre aborto de anencéfalos | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


O chocolate dá o tom

Em São Paulo, a paleta predominou no desfile da Colcci, com variações que iam do laranja ao marrom chocolate. Cori e Cantão também apostaram nos tons amarronzados. Misturados aos metálicos — outra tendência que deve pegar no inverno — as cores ganham ainda mais vida. E já que chegou a Páscoa, nada como celebrar a data com inspirações cor de chocolate

Leia mais:

O chocolate dá o tom - Revista do Correio - Correio Braziliense



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Aguardada produção nacional e filmes de comédia e fantasia estrangeiros chegam aos cinemas



A expedição que deu fama aos irmãos Villas-Boâs é tema do longa Xingu
O que você vai fazer para se divertir hoje? Que tal aproveitar as estreias da telona? Então saiba que três ótimas produções, incluindo uma fita nacional, chegam ao circuito comercial. Pare de arrumar desculpas e corra logo para a sala de cinema mais próxima da sua casa!
A história dos irmãos Villas-Bôas ganha a grande tela no drama Xingu. O anos é 1940. Três irmãos decidem viver uma grande aventura. Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo (Caio Blat) alistam-se na Expedição Roncador-Xingu e partem para uma missão desbravadora pelo interior do país. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo eles se tornam chefes da empreitada, envolvendo-se na defesa dos povos indígenas e de suas diversas culturas. O premiado Cao Hambúrguer (O Ano em que meus pais saíram de férias) comanda a produção.
A magia chega aos cinemas em Espelho, espelho meu, trama inspirada no clássico infantil A Branca de Neve. Na história, Lily Collins (de De um sonho possível) vive a princesa Branca de Neve. A jovem é enteada da temida Rainha Má (Julia Roberts), que comanda o império com mãos de ferro. Para ter ainda mais poder e evitar que Branca se torne rainha, a tirana mata o pai da jovem. Na luta para conquistar o trono e defender o reino, a bela moça contará com a ajuda dos leais e destemidos sete anões. Tarsem Singh (de Imortais) dirige.
Um longa argentino é outra boa pedida para um dia no cinema. A comédia Meu primeiro casamento conta a história de um noivo atrapalhado (Daniel Hendler) que perde as alianças no dia da cerimônia do casamento. Com medo de colocar tudo em risco, ele resolver esconder esse “pequeno” acontecimento. Natalia Oreiro (no papel da noiva) e Imanol Arias completam o elenco. Ariel Winograd assina a fita.



Fonte: Correio Braziliense



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Festival de cinema É Tudo Verdade chega à cidade




A fita 1/2 revolução de Karim El Hakim e Omar Shargawi é uma das produções que integram a mostra
A Praça Tahrir, no Cairo, ardia em chamas enquanto informações trocadas entre combatentes contabilizavam mortos e feridos. O ano é 2011 e um grupo de amigos, do qual fazia parte o cineasta egípcio Karim El Hakim e o dinamarquês de origem palestina, Omar Shargawi, não se interessou em participar, na condição de voluntário, de qualquer guerra. Mesmo assim, foram envolvidos nos protestos pela deposição do ditador Hosni Mubarak, há 30 anos no poder do Egito. A Primavera Árabe, exposta sem a mediação das grandes agências de notícias, é mais violenta do que as grandes corporações midiáticas nos fizeram acreditar. 1/2 revolução é dos poucos filmes não cinebiográficos selecionados para exibição na versão reduzida do É Tudo Verdade — Festival Internacional de Documentários, de terça a domingo, exibido gratuitamente, no Centro Cultural Banco do Brasil. 

“É um feito inédito entre os grandes festivais, de documentário ou generalistas, aqui ou no exterior, realizá-lo simultaneamente em duas cidades, São Paulo e Rio de Janeiro. O ideal raramente é factível”, explica o fundador e diretor do festival, Amir Labaki, comentando a quantidade menor de filmes em Brasília e a logística do evento, o maior do gênero na América Latina, encerrado em 1º de abril nas duas praças.

Testemunhas de um momento histórico intenso, filmes com o hiper-realismo de 1/2 revolução (nos moldes da trilogia A batalha do Chile (1975-1979), de Patrício Guzmán), fazem parte de uma configuração tecnológica acessível e do novo controle dos meios de produção audiovisual. A internet e os celulares modificaram nossa percepção dos movimentos sociais recentes tanto em países como Líbia e Líbano quanto nos Estados Unidos do Occupy Wall Street. Nesse contexto, os documentários, que sempre foram considerados registros históricos, são feitos por produtores independentes e vêm organizando informações desencontradas sobre revoluções em curso.

Numa balança injusta, os filmes do real, ainda experimentam dificuldades quanto à distribuição em salas de projeção tradicionais no mundo todo. “O barateamento da tecnologia é um fator importante entre vários. Um desafio importante para o documentário me parece ser a consolidação de estratégias que permitam uma presença menos fugaz nas salas de cinema. Um número maior de filmes tem estreado, mas raramente dispõe de recursos em escala profissional e competitiva para distribuição e divulgação”, reflete Labaki, autor dos livros Introdução ao documentário brasileiro e O olho da revolução — O cinema urgente de Santiago Alvarez, entre outros.

Documentos especiais 
Nesta terça, às 19h, os arquivos audiovisuais do produtor italiano Dino Cazzola, datados da época da construção de Brasília, ressignificados pela direção de Andréa Prates e Cleisson Vidal, serão apresentados em sessão seguida de debate do filme Dino Cazzola — Uma filmografia de Brasília. Os dois diretores farão parte da mesa em que também participam o próprio Cazzola e Vladimir Carvalho, com mediação de Labaki. Cabra marcado para morrer, o documentário mítico de Eduardo Coutinho, será exibido, com cópia restaurada, em sessão única, na quinta, às 18h50. A fita recuperada já havia sido exibida aqui durante a mostra Cineastas e imagens do povo, em 2010, no CCBB.

O que assistir

Com amor, Carolyn
De Maria Ramstrom e Malin Korkeasalo. Documentário sobre a vida privada da geração de escritores beatnik por meio da relação amorosa entre Carolyn Cassady, Neal Cassady e Jack Kerouac. Participou da seleção do Festival de Tribeca ano passado e revela os bastidores de um triângulo amoroso marcado por uso de drogas e abandonos. Terça, às 15h.

Mr. Sganzerla — Os signos da luz 
De Joel Pizzini. A linguagem poética de Pizzini impõe ritmo ao filme/colagem sobre o cineasta marginal Rogério Sganzerla, morto em 2004. Sganzerla, autor de O bandido da luz vermelha (1968), Sem essa, aranha (1970) e O signo do caos (2003), é representado em ensaio narrado em primeira pessoa. O documentário venceu a competição nacional do festival. Domingo, às 17h.

Jorge Mautner — O filho do holocausto 
De Pedro Bial e Heitor D’Alincourt. O escritor e poeta Jorge Mautner é apresentado desde as origens familiares, filho de refugiados europeus, até a as parcerias com Nelson Jacobina, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Sábado, às 21h.

Carrière 250 metros
De Juan Carlos Rulfo. O escritor e roteirista de Jean-Claude Carrière é desenhado em retrato intimista pelo diretor mexicano. O francês foi roteirista de vários filmes do mítico cineasta espanhol Luis Buñuel, O discreto charme da burguesia (1972) e A bela da tarde (1967). Domingo, às 21h.

Jardins Lawnswood 
De Pawel Kuczynski. O sociólogo polonês, opositor do regime comunista, Zygmunt Bauman, repassa a própria trajetória e a vida após a morte da esposa. Sexta, às 19h.

Planeta Caracol 
De Seung-Jun Yi. Young-Chan perdeu a visão e a audição ainda na infância. Quebrou a incomunicabilidade com resto do mundo ao aprender a se comunicar por toques em braile com a esposa, Soon-Ho, uma mulher de estatura reduzida e um amor gigante. Domingo, às 15h. 


Fonte: Yale Gontijo (Correio Braziliense)



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Música, literatura e cinema se destacam na agenda cultural desta semana



Cantor e compositor Zeca Baleiro lança O disco do ano em dois shows, na quinta e na sexta
Bienal festeja a cidade 
As comemorações do 52º aniversário de Brasília começarão mais cedo neste ano. O ponto alto da festa será a 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que durante 10 dias reunirá cerca de 50 autores de todos os continentes, discutindo literatura e contemporaneidade. A Bienal vai promover lançamentos de livros, seminários internacionais, exibições de filmes, exposições, palestras, shows, apresentações teatrais, entre outras atividades. A abertura oficial será neste sábado (14/4), a partir das 10h, com a entrega do Prêmio Brasília de Literatura, para o qual, foram inscritos mais de 600 trabalhos. No mesmo dia, haverá palestra com Zuenir Ventura, às 14h30; e, às 21h, o nigeriano Wole Soyinka vai falar com o público. 
No domingo, o destaque é o seminário sobre a literatura africana contemporânea, com Kangni Alem (República do Togo), às 18h. Durante os dias seguintes, vão se reunir, no espaço, Cora Rónai, os rappers MV Bill e GOG e as escritoras Alice Walker e Martha Medeiros. Caetano Veloso, Nando Reis, Fernanda Takai, Capital Inicial, Chico César e Oswaldo Montenegro são as atrações musicaisconfirmadas na programação do evento. 
A Bienal estende-se até o dia 23, na Esplanada dos Ministérios, com entrada franca, sempre das 9h à meia-noite. Mais informações: 3034-2985. Classificação indicativa livre. Os shows não são recomendados para menores de 16 anos. 
Show de verdade 
A partir desta terça (10/4), o Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, Trecho 2, Lt. 22) receberá a programação da 17ª edição do Festival Internacional de Documentários — É Tudo Verdade. Entre as obras que serão exibidas estão os filmes inéditos Jorge Mautner — O filho do Holocausto, de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt; Dino Cazzola — Uma filmografia de Brasília, de Andréa Prates e Cleisson Vidal; e o polonês Jardins Lawnswood, de Pawel Kuczynski. Amanhã, após a última sessão, haverá debate com a participação do cineasta Vladimir Carvalho e do fundador e diretor do festival, o crítico Amir Labaki. Gratuito, o evento segue até domingo, das 15h às 21h. Não recomendado para menores de 16 anos. 
A estreia de Zeca
Zeca Baleiro vai estrear em Brasília a turnê do seu novo álbum, O disco do ano. Serão duas apresentações nesta quinta e sexta-feira, às 21h, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional (SCN, Via N2; 3325-6256). A turnê leva o nome de uma das canções do CD, Calma aí, coração, e tem repertório que inclui músicas inéditas, entre outros sucessos de Zeca. Os ingressos custam R$ 160 e R$ 80 (meia). Começa nesta sexta-feira a programação da 19ª Exposição Agropecuária de Brasília, com shows de Victor & Leo, Paula Fernandes, entre outras atrações. Os ingressos variam de R$ 30 a R$ 120. Valores de meia-entrada. Mais informações: 9150-0901. Não recomendado para menores de 16 anos.Não recomendado para menores de 16 anos. 
Intervenção pacífica 
O cantor e compositor Cesar de Paula promove neste sábado, no Teatro de Arena da Universidade de Brasília (Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte), o manifesto UnB pela paz, só se for agora!, a partir das 14h. O evento vai reunir nomes do cenário musical brasiliense como Ellen Oléria, banda Vaga-Lumes no Vazio da Noite de Vênus, Cesar de Paula & Projecto S.A, entre outros. A entrada é franca. Não recomendado para menores de 16 anos. 
Reis do rap 
Com mais de 20 anos de carreira e cinco álbuns, os Racionais MC’s chegam neste sábado a Brasília para apresentar o show do DVD 1000 trutas, 1000 tretas, de 2006, no Ginásio Nilson Nelson, a partir das 22h. Formado por Mano Brown, Ice Blue, Edy Rock e KL Jay, o grupo de rap nasceu em São Paulo para dar voz à periferia. A apresentação terá participação da equipe Da Bomb e show dos grupos Viela 17, Tribo da Periferia, Kamika-z, além de MC Ahoto, Mocotó e os DJs Ocimar, Celsão e Junior Killa. Os ingressos custam R$ 20, arquibancada; R$ 40, pista; e, R$ 100, camarote. Valores de meia-entrada. Mais informações: 3321-0748 e 7819-9991. Pontos de venda: Da Bomb (Conic), 4 e Vinte (102 Sul) e lojas Cool Cat. Não recomendado para menores de 18 anos.

Fonte: Correio Braziliense





Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Chefe de gabinete de Agnelo, Cláudio Monteiro, pede afastamento do GDF

Cláudio Monteiro é amigo e aliado político de Agnelo há mais de 20 anos e exercia uma das principais funções no governo. Além de chefe de gabinete, coordenava uma das principais ações do Executivo, a construção do Estádio Nacional de Brasília, para sediar jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014


Continue lendo:


Chefe de gabinete de Agnelo, Cláudio Monteiro, pede afastamento do GDF - Cidades DF - Correio Braziliense



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: