sexta-feira, 16 de maio de 2008

Brasileira recordista do Guinness já tem mais de 5,9 mil piercings


Elaine Davidson entrou para o livro quando tinha ‘somente’ 462 desses acessórios. Ela é brasileira, mas mora na Escócia.

São Paulo (Do G1) - A brasileira Elaine Davidson, que mora na Escócia, posou para uma foto exibindo alguns de seus 5.920 piercings, segundo a agência de notícias Reuters – os acessórios estão espalhados por todo o corpo. Quando quebrou o recorde na quantidade de piercings pela primeira vez, um representante do livro de recordes Guinness constatou em maio de 2000 que ela tinha 462 piercings, incluindo 192 apenas no rosto. Em agosto de 2001, ela tinha 720 em todo o corpo e agora já exibe milhares deles.

Planeta Bizarro

Museu japonês recebe exposição sobre cocô



Um dos destaques é um folheto feito a partir de cocô de elefante.
Parte de cartaz oficial da exposição sobre fezes em museu japonês. (Foto: Divulgação)


São Paulo (Do G1) Crianças podem brincar com 'amostras' produzidas por diversos animais.Há também livros que ensinam as crianças sobre a importância das fezes
O
museu literário da cidade japonesa de Himeji recebe, até o dia 18 de maio, uma exposição sobre um tema curioso: fezes.
No evento, estão expostos dejetos de diversas espécies de animais, além de fotos de diversos bichos durante a "produção".
As crianças - que compõem a maioria dos visitantes - são convidadas a manipular os diversos tipos de cocô.
Há uma sessão apenas para mamíferos africanos, que inclui uma coleção de fezes de zebras, elefantes, girafas e hipopótamos.
O museu oferece ainda uma seleção de livros sobre fezes. Há literatura sobre a importância das fezes, como elas são formadas e até ilustrações e fotos sobre diversos animais que se alimentam do cocô alheio.

Máquina de cigarros analisa rugas do comprador e decide se ele pode fumar



Empresa japonesa criou sistema que identifica idade do fumante. Se a máquina achar que ele é menor de 20 anos, não vende.
Reuters
.
Máquinas que vendem cigarros no Japão em breve serão capazes de detectar rugas, pés-de-galinha, estrutura óssea e flacidez no rosto dos compradores. O objetivo das "máquinas inteligentes" é identificar se o cliente tem idade suficiente para fumar.
Pelas leis japonesas, a idade mínima para fumar é de 20 anos. Até julho, as 570 mil máquinas de cigarros do país deverão se adequar a essa determinação. Uma das empresas, a Fujitaka, desenvolveu um sistema que estima a idade do freguês analisando suas características faciais.
O comprador deve olhar para uma câmera digital instalada na máquina. O sistema então compara os traços com os dados de outras 100 mil pessoas guardados na memória.
Uma das críticas ao sistema é quanto à sua precisão. Segundo Hajime Yamamoto, porta-voz da Fujitaka, a invenção acerta em 90% dos casos. Os 10% restantes entram na chamada zona cinzenta, que inclui menores que parecem mais velhos e adultos com cara de bebê. Esses terão que inserir a carteira de motorista na máquina.
O número de fumantes jovens vem caindo no Japão. Em 2004, 13% dos rapazes e 4% das garotas entre 17 e 18 anos fumavam diariamente.

Proibição de fumar revela cheiro horrível nos pubs britânicos

Suor, cerveja velha e flatulência eram camuflados pela fumaça do cigarro. Redes estão testando fragrâncias artificiais para minimizar o bodum.
Perfumes artificiais serão aplicados em pubs britânicos para mascarar o cheiro horrível que veio à tona depois da proibição de fumar em locais fechados, que entrou em vigor na Inglaterra no dia 1º de julho deste ano. Até esse dia, era o cheiro do cigarro que mascarava o bodum. A reportagem foi publicada pelo jornal inglês "The Sunday Times".
A rede Mitchells and Butlers, com seus 2 mil pubs, está testando as fragrâncias de couro, grama fresca e brisa do oceano. "O cheiro de comida também aumentou, mas os outros são menos atraentes: cerveja velha, mofo, suor, ralos e - como dizer isso de forma agradável? - flatulência", disse Oliver Devine, gerente senior de marketing da Sizzling Pub Company, uma ramificação da M&B.
"Estamos pensando em testar o cheiro do couro, que sugere luxo e prazer, e grama cortada, que é limpa e doméstica", disse Devine.
A fragrância de brisa do mar tem sido testada nos pubs de Edinburgo e Glasgow, na Escócia.

Repartições públicas funcionarão em dois períodos segunda e terça-feira em RO

Porto Velho (Decom) - Em determinação ao decreto assinado pelo governador Ivo Cassol, excepcionalmente as repartições públicas estaduais funcionarão em horário diferenciado na próxima segunda (19) e na terça-feira (20) em dois períodos. O motivo para a alteração se deve ao ponto facultativo que será decretado pelo governador Ivo Cassol na sexta-feira, um dia após o feriado de Corpus Christi, no próximo dia 22 de maio.
Para não comprometer os trabalhos realizados pelos órgãos do Estado e nem prejudicar o atendimento a população, Cassol determinou que o horário de trabalho seja compensado. Assim, as repartições públicas que normalmente funcionam das 7:30 às 13:30 funcionarão excepcionalmente nestas segunda e terça, das 7:30h às 13:30h e retornarão ao serviço das 15:00 às 18:00 horas.
De acordo com o governador, a decretação de ponto facultativo em períodos que caem entre um dia de feriado e um fim de semana acarreta uma economia em serviços como água, luz e telefone, já que em datas assim é comum que servidores tirem abonos e o número de servidores é reduzido.
Porém, ele lembra que nem mesmo a economia apresentada justifica a falta de atendimento a população e que por isso haverá expediente vespertino nas repartições no inicio da semana. “A população não pode ficar prejudicada com o ponto facultativo, por isso estabeleci o novo horário de funcionamento para a próxima segunda e terça. Assim, todos são beneficiados”, explicou Cassol.
As repartições que funcionam das 8:00 às 14:00 horas não farão adesão ao novo horário, e continuarão funcionando em seus horários normais.


Senadoras participam de ato contra exploração sexual de crianças

Brasília (Augusto Castro/Agência Senado) - As senadoras Patrícia Saboya (PDT-CE), Serys Slhessarenko (PT-MT) e Fátima Cleide (PT-RO) participaram quarta-feira (14) da Caminhada Luminosa, ato de protesto contra a violência que atinge crianças e adolescentes do país. As senadoras, deputados e deputadas federais, adolescentes e religiosos de diversas denominações percorreram o trajeto entre a Praça dos Três Poderes e a entrada do Congresso Nacional carregando velas, enquanto crianças e adolescentes do Projeto Giração tocavam instrumentos de percussão.
Ao chegarem à frente do Congresso Nacional, os integrantes da Caminhada Luminosa (foto) confraternizaram com manifestantes do Grito da Terra Brasil e depois realizaram ato ecumênico aos pés do mastro da bandeira brasileira em frente ao Senado Federal, onde rezaram e entoaram cânticos religiosos, além do Hino Nacional.
A senadora Fátima Cleide lembrou que o número de casos de violência contra crianças ainda é alto no Brasil, e que a maioria desses casos acontece dentro do próprio lar. Para ela, os avanços contra esses abusos ainda são poucos, apesar do empenho do governo federal e da sociedade civil organizada.
A senadora Patrícia Saboya, coordenadora no Senado da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Congresso Nacional, lembrou que a violência contra crianças e adolescentes ainda é "uma ferida aberta" na sociedade brasileira, para a qual todos precisam "abrir os olhos".
“Que sociedade é essa que, ao invés de acolher e proteger, maltrata e leva crianças para caminhos ruins?” perguntou Patrícia Saboya.
Serys Slhessarenko, relatora do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2009, prometeu esforços para incluir mais programas de políticas públicas para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
A Caminhada Luminosa também serviu para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). Também participaram do ato diversos deputados e deputadas federais, entre eles, Rita Camata (PMDB-ES) e Maria do Rosário (PT-RS).



Guerra contra aftosa



Idaron intensificará ação de fiscalização com Quero-Quero I e II e avião anfíbio

Porto Velho (Decom) - O presidente da Idaron, Augustinho Pastore, disse em entrevista na Rádio Caiary, que a Agência, depois da 24ª Campanha Contra a Febre Aftosa, está preparando equipes para atuar nos primeiros dias de junho, no 15º Ciclo de Vacinação na faixa de fronteira (50 quilômetros dentro do território boliviano).
Pastore ressaltou que o governo estadual (Idaron) deve ajudar os bolivianos a combater a doença no país vizinho. Disse que o risco de foco deve ser minimizado o quanto antes, para não haver perigo da meta de erradicação total não for efetivada em pelo menos três anos. “Nós vamos para a fronteira ajudar aos bolivianos a vacinar o gado deles para não correr risco do surgimento de novos focos da enfermidade, e dessa forma ajudar a proteger o rebanho aqui em Rondônia”, salientou.
O representante da Idaron disse que vai intensificar nesta etapa o uso dos barcos quero-quero I e quero-quero II, e inclusive do avião anfíbio, recentemente adquirido, para o operativo de fiscalização na fronteira. “Como o nome diz, o quero-quero não fica quieto, e é um pássaro que alerta quando algum intruso ataca seu ninho. Isso será feito com a Aftosa, não deixaremos à doença aparecer de novo”, comentou.
Augustinho estima que em três anos o gado de Rondônia esteja imune à aftosa, não precisando mais de vacinas.

Porto Velho (Decom) - Como obter recursos para produzir e quais os mecanismos disponíveis para que os agricultores familiares se organizem e vendam com lucro seus produtos, agregando valor à sua marca, driblando a concorrência e atendendo às exigências da legislação sanitária e ambiental. Esses são os principais temas do curso sobre Elaboração de Projetos em Agroindústria Familiar, que acontece de 19 a 21 de maio no auditório do Centro de Treinamento da Emater/RO (Centrer), em Ouro Preto do Oeste.
Polpa de frutas, doces e geléias, queijos, pamonhas e farinhas são hoje os principais produtos da pauta da agroindústria familiar em Rondônia. As dificuldades para o crescimento destas atividades e as soluções que estão ao alcance dos produtores serão tratadas durante o evento por especialistas de órgãos federais, como fiscais agropecuários e auditores, vindos de Brasília (DF), e técnicos de instituições do Executivo estadual, como engenheiros agrônomos e economistas.
Iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES), o curso tem parcerias com os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretarias de Estado de Finanças (SEFIN) e do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER/RO), Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON) e Agência Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA).
Logística, gestão, rastreabilidade e certificação de produtos, alternativas de comercialização, legislação, meios para a legalização e registro, linhas de crédito serão alvo de discussões e fóruns e cada subgrupo que será formado entre os 40 participantes deverá apresentar um projeto técnico ao final dos trabalhos, que deverão se estender pelos períodos da manhã, tarde e noite, entre segunda e quarta-feira próximas.
Durante o curso também serão apresentados depoimentos sobre o êxito de iniciativas no âmbito do Programa Nacional de Agroindústria Familiar (Pronaf), como o caso da Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (Apaco), que deve implementar 50 novas agroindústrias na região da Grande Chapecó (SC) – como o Grupo Bergamin, formado por cinco famílias que decidem, juntas, desde a organização e a industrialização da produção, até a venda dos produtos. O grupo produz 13 tipos de bolachas, seis tipos de doces, pães, cucas, massas, compotas, licores que são comercializados em Chapecó.
O Pronaf Agroindústria tem como objetivo agregar valor aos produtos da agricultura familiar por meio da implantação de agroindústrias para beneficiamento da produção e estratégias de comercialização. O financiamento pelo Pronaf Agroindústria destina recursos para a implantação, ampliação, recuperação ou modernização de agroindústrias. O limite individual por beneficiário é de R$ 18 mil. Não há limites para projetos coletivos ou grupais, desde que respeitado o limite individual. Há, ainda, uma linha de custeio da agroindústria para financiamento do beneficiamento e industrialização, com limite individual de R$ 5 mil e o grupal (ou coletivo) de R$ 150 mil.


Alternativa de renda para pescadores das cachoeiras é proposta na Sedam

Porto Velho (Decom) - Reunião com a finalidade de discutir alternativas de renda para os pescadores das cachoeiras foi realizada na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). A proposta é buscar meios que as comunidades das cachoeiras de Santo Antônio e Teotônio possam explorar o potencial turístico da região sem depender exclusivamente da pesca considerada predatória. Participaram: Sedam, Defesa Civil, Delegacia Ambiental, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Batalhão de Policia Ambiental e representantes da Colônia de Pescadores Z-1.
De acordo com o gerente de fiscalização da Sedam, Ibaldeci Ferreira a reunião desta última semana avaliou os trabalhos de inspeção da pesca nas cachoeiras do ano passado para servir de estudo as novas estratégias de ações em 2008. Ele disse que dentre as táticas deste ano está se procurando alternativas de sustento as comunidades pesqueiras. "Iniciamos mais cedo nossas conversas para buscar alternativas as comunidades, como possivelmente habilitar os moradores para serem guia turístico e qualificar os restaurantes no atendimento pessoal e na culinária regional", fala Ferreira.
Ibaldeci Ferreira conta que a primeira ação do órgão ambiental é conversar com os pescadores. "Ficou acertado [na reunião] que vamos às comunidades sentir de perto quais as carências das pessoas e ver como os órgãos podem ajudar e contribuir para melhorar a qualidade de vida dos moradores".
Segundo a Presidente da Colônia Pesqueira Z – 1, Marina Gomes, os pescadores querem encontrar outros meios de vida para não só depender da pesca durante proibição. "Vamos ver o que vai ser possível para gente conseguir conciliar as alternativas com as necessidades dos pescadores porque não queremos que aconteça a mesma situação do ano passado".

O Sub – Tenente Jorge do Nascimento, da Defesa Civil diz que os órgãos farão um levantamento sócio econômico para saber as prioridades das comunidades. "Estamos fazendo um trabalho junto com a Sedam para saber em imediatos aquelas [comunidades] que podemos atender com apoio dos poderes público".
O Sargento Valtir Pereira da Silva, do Batalhão de Policia Ambiental considera que o turismo da região é uma forma das comunidades de Santo Antônio e Teotônio se tornarem alto sustentável. "Vamos fazer o levantamento e buscar melhorar a qualidade do turismo, o que vai fazer com que a condição de vida dos pescadores não fique ligada diretamente à pesca naquele local".
Os grupos de trabalho de educação ambiental dos órgãos envolvidos preparam também programas de conscientização e sensibilização nas localidades. A intenção é começar a executar os afazeres antes da intensificação fiscalizatória nas cachoeiras.
A próxima reunião sobre as ações em Santo Antônio e Teotônio está prevista para se realizada dia 10 de junho na Secretaria ambiental.


Rondônia investe mais de R$ 3 milhões em 16 Hospitais de Pequeno Porte

Porto Velho (Decom) - Com objetivo de melhorar a qualidade do atendimento em saúde, o governo de Rondônia em parceria com o Ministério da Saúde (MS) está implantando, em 16 municípios, um programa de repasses financeiros para Hospitais de Pequeno Porte (HPP). O investimento anual é de mais de R$ 3 milhões, e a previsão é de que nos próximos 90 dias mais seis municípios façam parte do programa. Os repasses são definidos através de parâmetros populacionais.
“A meta da administração Ivo cassol é, de maneira descentralizada, fortalecer o setor de saúde em pequenos municípios. A partir de agora eles passarão a receber mensalmente recursos para a manutenção e melhoria dos hospitais de pequeno porte. Esse fator será um diferencial para a população, pois nos últimos cinco anos o Ministério da Saúde modificou o sistema de repasses e os municípios pararam de receber recursos pelas internações realizadas”, destacou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
Em 2003 o Governo Federal alterou o modelo de gestão para o repasse de recursos hospitalares. Os municípios que ficaram responsáveis somente pela atenção básica pararam de receber os valores da Avaliação para Internação Hospitalar (AIH). Assim, esses recursos eram repassados a municípios referenciados, com maior capacidade de atendimento. Porém, os pequenos centros hospitalares continuaram a fazer internações como partos normais e observações e esse trabalho gerava um custo sem ressarcimento.

Gestão hospitalar
“Os repasses financeiros serão utilizados na gestão hospitalar. Do total, 20% para a complementação do pagamento de recursos humanos, outros 20% para serviços, 10% em diárias para equipes de saúde da família e 50% para materiais de consumo. Os valores repassados são definidos em relação ao número de habitantes de cada município e atingirão anualmente de R$ 120 mil até R$ 335 mil”, explicou o secretário da Sesau.
O programa de investimento em pequenos hospitais atenderá os municípios de Alto Alegre dos Parecís, Alto Paraíso, Cabixi, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Itapuã D’Oeste, Nova União, Parecís, Pimenteiras do Oeste, Primavera de Rondônia, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.


Marina Silva diz que vai continuar defendendo a política ambiental

Brasília (Geraldo Sobreira/Agência Senado) - A senadora Marina Silva (PT-AC) afirmou que volta ao Senado para defender o desenvolvimento sustentável e a política ambiental que pôs em prática no Ministério do Meio Ambiente, do qual pediu demissão na última terça-feira (13). Ela disse que somente um novo pacto político pode superar a estagnação que a política ambiental estava enfrentando por pressões principalmente de alguns governadores de estados afetados pela operação Arco de Fogo.
Depois de ressaltar que estava falando com a imprensa como senadora, disse que pediu demissão para que seu afastamento possa contribuir para o desenvolvimento sustentável, e que é necessário que as conquistas do governo Luís Inácio Lula da Silva sejam mantidas. Entre essas conquistas, apontou a resolução do Conselho Monetário Nacional que impede empréstimos e financiamentos dos bancos oficiais a empresas que estejam atuando de forma ilegal.
Ao explicar que saiu do Ministério para salvar as conquistas da política ambiental para o desenvolvimento sustentável, Marina Silva (foto) contou a história bíblica segundo a qual o rei Salomão, instado por duas mulheres que disputavam a maternidade de uma criança, pediu uma espada para cortá-la ao meio, dando a cada uma delas uma metade, o que levou uma das mulheres a desistir da disputa para salvar a criança. O rei, então, mandou que entregassem a criança àquela mulher, convencido de que ela era a verdadeira mãe.
Marina defendeu a manutenção da resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), de fevereiro deste ano, a qual estabelece que empréstimos na modalidade de crédito rural na Amazônia, seja de bancos públicos ou privados, só serão aprovados com a apresentação de Certificado de Cadastramento de Imóvel Rural e comprovação de respeito à legislação ambiental. As medidas passam a valer a partir de 1º de julho, quando se inicia o plantio da safra 2008/2009.
“Não podemos aceitar que se revogue a resolução do Conselho Monetário Nacional, não podemos aceitar que haja retrocesso sobre as unidades de conservação, que antes eram criadas em áreas remotas e agora estão sendo criadas na frente da expansão predatória, o que ajudou a frear o desmatamento” disse.
Para Marina Silva, em vez de reivindicar a flexibilização da legislação ambiental, deve-se procurar criar gado de forma intensiva e aumentar a produtividade da agricultura por meio de avanços tecnológicos e não pelo desmatamento. A senadora admitiu divergências com o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, sobre esses assuntos e sobre a resolução do Conselho Monetário Nacional, entre outros pontos da política ambiental.
Ela afirmou que o licenciamento de projetos como hidrelétricas, por exemplo, atrasam não por causa da legislação ambiental, e sim quando os estudos de impacto ambiental não são feitos com eficiência. “Existem muitos empresários, muitas pessoas que estão dando uma significativa contribuição com a eficiência dos seus projetos” declarou.
Marina Silva citou como exemplo dessa contribuição de bons estudos de impacto ambiental a Hidrelétrica de São Salvador que recebeu sua licença ambiental em seis meses. Esse tempo, considerado curto para o tipo de processo, foi possível porque o estudo de impacto ambiental era eficiente e todas as respostas sobre impacto ambiental foram dadas de forma eficiente, disse a senadora.
Com elogios ao seu substituto no Ministério do Meio Ambiente, Carlos Minc, ela manifestou o desejo de que ele possa participar de um novo pacto político capaz de afastar os riscos de estagnação da política ambiental que a fizeram deixar o ministério. “Conheci o Minc quando ele ainda tinha cabelo e acho que ele corre o risco de perder um pouco mais. O Minc é uma pessoa comprometida com a agenda, um ambientalista que todos nós respeitamos e acredito que vai dar uma contribuição representativa ao país” disse a senadora.

Indagada por que ela não foi ao Palácio do Planalto para conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os motivos de sua demissão, Marina Silva disse que a carta que enviou ao presidente foi suficiente para esclarecer o assunto. A parlamentar lembrou que tem uma relação de 30 anos com Lula, desde os tempos da fundação do PT.
Marina Silva admitiu que não foi consultada sobre a indicação do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Roberto Mangabeira Unger, para coordenar o Plano Amazônia Sustentável (PAS), mas disse que não saiu em função desse fato. Ela lembrou que trabalhou com equipes de mais de dez ministros, sempre respeitando a função de cada um. “Não posso dizer que meu gesto é em função do doutor Mangabeira. Não é uma questão de pessoa” disse Marina, citando, entre os ministros com quem trabalhou, José Dirceu e Dilma Rousseff, da Casa Civil, e Ciro Gomes, da Integração Nacional.




Divergências



Sobre as divergências com esses ministros, Marina lembrou suas disputas com Ciro Gomes, quando ela defendeu a diminuição do volume de água que seria desviado do Rio São Francisco com a transposição. Marina elogiou a capacidade de Ciro Gomes de aceitar pontos de vistas divergentes.
Questionada sobre se sua saída era uma derrota dos ambientalistas, Marina disse que há fatos que fora do contexto podem ser julgados como derrotas, mas que dentro de um processo são contribuições para uma vitória futura. Ela citou as próprias derrotas eleitorais do presidente Lula nas três primeiras disputas de que participou para a Presidência da República como exemplo de fatos que contribuíram para as duas vitórias subseqüentes.




DNIT retoma obras de duplicação da ponte de Ji-Paraná

Prefeito Bianco, senador Raupp e diretor do DNIT, Miguel de Sousa visitam às obras

Brasília (Assessoria de Imprensa/Liderança do PMDB) - O Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (DNIT) retomou, esta semana, as obras de duplicação da ponte sobre o rio Machado, em Ji-Paraná, uma antiga aspiração dos habitantes do município. A ponte que tem uma extensão de 260 metros será concluída em um prazo de 20 meses. A duplicação deixará a ponte com 24 metros de largura.
Hoje (16), o prefeito José Bianco, o senador Valdir Raupp (líder do PMDB no Senado Federal) e o diretor Planejamento e Pesquisa do DNIT, Miguel de Sousa visitaram as instalações da ponte que será construída com recursos federais alocados no próprio DNIT pelo senador Raupp e deputada federal Marinha Raupp, que apresentaram emendas ao Orçamento Geral da União.
No dia 31 de dezembro de 2007, o líder do PMDB no Senado Federal e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO) conseguiram empenhar no Orçamento Geral da União – recursos da ordem de R$ 16 milhões para a duplicação da ponte sobre o rio Machado em Ji-Paraná. Os recursos foram empenhados no DNIT e complementaram o valor total do projeto de duplicação da mencionada ponte.
“Com a garantia desses recursos no orçamento de 2007, “eu e a deputada iniciamos a luta em prol da liberação desses recursos para que a obra fosse executada,” disse o senador esclarecendo que com esta ação ele e a deputada Marinha asseguraram 100% dos recursos destinados ao projeto.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná, empresário Claudemir Miranda reconheceu a ação do senador na liberação de recursos para a duplicação da ponte no período em que exerceu a relatoria do Orçamento Geral da União. "Com a liberação destes recursos estamos constatando a importante atuação do senador na condição de relator do orçamento", disse o empresário.
Para o empresário Gilberto Borgio, o início das obras de alargamento da ponte sobre o Rio Machado é realização de uma antiga reivindicação do Estado de Rondônia. Segundo Borgio, a cidade de Ji-Paraná é altamente penalizada por ser cortada pela Br 364, devido ao pesado tráfego de carretas dentro da cidade o que ocasiona gargalos para o desenvolvimento local. Até o momento, a soma dos recursos destinados a Ji-Paraná supera a cifra dos 30 milhões de reais, destinados a obras de infra-estrutura e atendimento.



Magela prestigia campeonato de skate

Brasília (Assessoria de Imprensa/Gab. Dep. Magela) - Nos dias 17 e 18 de maio, a partir da 8h, Recanto das Emas será transformada na capital do skate. Acontece na cidade o 2º Campeonato Poerão do Rock SK8. Terão competições nas categorias mirim, iniciante, amador I, amador II e feminino. O deputado Geraldo Magela (PT-DF) estará prestigiando o evento. “O esporte é a melhor terapia para o jovem. Estar envolvida em práticas desportivas faz bem para o corpo e para alma da juventude. E o skate, por toda a adrenalina que permite externar, é o que se pode chamar de ocupação do tempo de forma saudável”, destacou Magela.
De acordo com Fábio Campos, um dos organizadores do evento, o 2º Poerão tem a finalidade de mostrar a força do skate em Brasília, modalidade que hoje envolve uma considerável parcela da juventude local. “Ao invés de protestar da forma tradicional, vamos exibir o potencial do esporte visando sensibilizar os parlamentares para que eles executem a obra do Projeto Skate Park, que já foi aprovada e conta com recursos na ordem de R$ 180 mil”, explicou Fábio. O Skate Park trata da construção da pista de skate no Recanto das Emas.
O organizador falou também sobre o Projeto Pró-Radical que envolve os esportes skate, bicicross BMX, patins, grafite e break. Este tem o objetivo de angariar recursos para a realização de oficinas de práticas desportivas. “O Pró-Radical está pronto para ser apresentado ao Ministério dos Esportes. Tem tudo para dar certo porque se enquadra na política da gestão desportiva do Governo Lula”, disse Fábio.


Notícias de Rolim de Moura

Luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

Rolim de Moura (Assessoria) - A apresentação de um documentário e a encenação de uma peça teatral vai marca,r neste sábado, o engajamento do município de Rolim de Moura na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, cuja programação teve início no último dia 12 de maio. A programação acontece pela manhã no Teatro Municipal Francisca Verônica de Carvalho.
O documentário sobre violência sexual foi produzido pela coordenação pedagógica da Faculdade de Rolim de Moura, que esteve participando ativamente da programação através dos alunos do curso de psicologia. A peça teatral intitulada - "Clareando a Vida" será apresentada pela Companhia de Teatro Filhos de GADE.
No decorrer desta semana, os alunos das escolas Dina Sfat, Adventista e Dionísio Quintino emocionaram o público presente com apresentações musicais, dramatizações; e finalizando com as orientações da pedagoga e coordenadora do Programa Sentinela, Karenyne Morgana Vieira Braga, abordando alguns direitos da criança e do adolescente.
A prefeita Mileni Mota agradeceu o apoio e o envolvimento da comunidade, e destacou ontem durante um dos atos públicos da campanha, que a prevenção do abuso e exploração sexual em crianças e adolescentes é responsabilidade que todos os adultos precisam compartilhar. Segundo ela, "somente com informação e mudança de atitudes de pais, professores, agentes de órgãos governamentais de proteção infantil, da polícia e da comunidade é que poderemos assegurar os direitos infanto-juvenis". Continuando afirmou a prefeita que Rolim de Moura trabalha incansavelmente todos os dias do ano no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Prefeitura entrega equipamentos para segurança pública

A Prefeitura Municipal de Rolim de Moura, através do Conselho Municipal de Segurança Pública (CMSP), vem realizando ações de parceria com organismos da área de segurança pública, sempre com o objetivo de proporcionar a melhoria das ações que garantam a segurança da população. Foram repassados equipamentos para a Polícia Militar, Casa de Detenção e Penitenciária.
A prefeita Mileni Mota acompanhada de conselheiros e da presidente do CMSP - Rita de Cássia Degam, presidiu a solenidade. A Prefeitura disponibilizou recursos no montante de R$ 23.000,00.

Prefeita é premiada

A prefeita de Rolim de Moura, Mileni Mota, recebeu esta semana uma premiação especial conferida pela Superintendência Regional do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena e Média Empresa, por sua participação no concurso denominado "Prefeito Empreendedor". A solenidade de outorga dos certificados foi realizada em cerimônia que aconteceu na cidade de Pimenta Bueno.
Ao participar da solenidade de entrega dos certificados aos administradores municipais, Mileni Mota aproveitou o ensejo para reivindicar à direção do Sebrae em Rondônia, a instalação de um escritório da referida instituição, no município, considerado hoje referência no tocante ao incremento do comércio, da indústria e da pecuária.
Para participar do concurso promovido pela Sebrae e que lhe garantiu uma certificação especial, a prefeita encaminhou um projeto técnico voltado a se estabelecer diretrizes e ações de incentivo a instalação de novas empresas no município. A solenidade de homenagens que culminou inclusive com a inauguração do escritório do Sebrae em Pimenta Bueno, contou com a presença de inúmeras autoridades, inclusive do presidente nacional do Sebrae, Paulo Okamoto.
Após reivindicar a instalação da representação do Sebrae em Rolim de Moura, Mileni Mota destacou a importância desta iniciativa, face o município encontrar-se em pleno processo de desenvolvimento, com o fortalecimento dos setores comercial, industrial e agropecuário. A comitiva da prefeita à cidade de Pimenta Bueno foi integrada também pelos secretários municipais de Agricultura – Eduardo Umejara e do Planejamento e Desenvolvimento Econômico – José Garibaldi Filho.


Dantas diz que prédio do Conselho Tutelar pode desabar

Porto Velho (Assessoria) - O plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia aprovou em sessão ordinária, indicação de autoria do deputado Professor Dantas, reivindicando ao Governo Estadual a agilização das medidas administrativas e operacionais necessárias, visando a urgente reforma do prédio que abriga o Conselho Tutelar no município de Ouro Preto do Oeste.
"Essa obra já se faz necessário há bastante tempo, tendo em vista que o prédio onde vem sendo feito o atendimento a quem necessita é muito antigo, sem estrutura nenhuma para essa atividade e de acordo com informações,o prédio pode desabar a qualquer momento, e antes que isto aconteça necessário de faz esta medida preventiva", justificou ele.

RECURSOS

No pacote de emendas parlamentares do orçamento de 2008 liberadas pelo governador Ivo Cassol, Ouro Preto do Oeste foi distinguido com expressiva parcela. Para o município o deputado Professor Dantas destacou a liberação de recursos na ordem de R$ 250.000,00 (duzentos e cinqüenta mil reais) destinados à construção de um Centro de Formação Camponesa do Movimento de Pequenos Agricultores. Disse ele que a medida vai dar um grande impulso e incentivo à agricultura familiar. O Governo também está agilizando a liberação de emenda no valor de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais), para a aquisição de um aparelho autoclave para a Unidade Mista de Saúde.

Posto policial
De autoria do deputado Professor Dantas (PT) o plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia, em sessão ordinária, aprovou reivindicação propondo ao Governo Estadual a adoção das medidas administrativas e operacionais cabíveis, no sentido de implantar um posto policial na Vila Palmares do Oeste, pertencente ao município de Theobroma.
Segundo ele, a vila está localizada distante do centro urbano do município, já conta com um grande número de habitantes, mas ainda não conta com um posto policial, visando garantir a ordem pública. Disse ainda, que para registrar uma ocorrência é preciso se deslocar até a sede do município. A situação é preocupante, prosseguiu, diante do crescimento populacional constante na região.
O deputado também reivindicou ao Governo Estadual, a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primavera, localizada no município de Theobroma. Segundo ele, existe a necessidade de se garantir uma boa estrutura, visando o funcionamento normal do citado estabelecimento de ensino.

MUNICÍPIOS

O deputado Professor Dantas informou ontem que o governador Ivo Cassol liberou recursos assegurados via emenda parlamentar de sua autoria para atender os seguintes municípios: R$ 60.000,00 para a construção de uma ponte sobre o rio Tari, no distrito de Tarilândia em Jaru; R$ 55.000,00 para a aquisição de mobília do Setor de Residência Médica no Hospital de Base em Porto Velho; R$ 30.000,00 para a aquisição de mobília e implementos agrícolas, visando atender associações rurais em Mirante da Serra; e, R$ 55.000,00 para a construção e aquisição de equipamentos agrícolas, para atender associações rurais de Vale do Paraíso.

Obras para Urupá

O deputado Professor Dantas (PT) apresentou várias reivindicações na Assembléia Legislativa de Rondônia, para atender às necessidades do município de Urupá. As reivindicações estão direcionadas para os setores educacional e viário. Após deliberação e aprovação plenária em sessão ordinária, as proposituras foram encaminhadas ao Governo Estadual para análises e providências.
Para atender a comunidade estudantil, o deputado Professor Dantas reivindicou ao Governo a reforma urgente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Altamir Billy Soares, que conforme justificativa necessita destes reparos, visando assegurar um ambiente mais saudável e seguro para os alunos e professores.
O Professor Dantas também reivindicou ao Governo a construção de um refeitório e uma quadra poliesportiva para atender a comunidade estudantil da Escola Waldemar Higino de Souza. Segundo ele, o citado estabelecimento de ensino não dispõe de um local adequado para as práticas da aula de educação física.
Também já se encontra para análise do Governo Estadual, a reivindicação aprovada pelo plenário da Assembléia Legislativa, de autoria do deputado Professor Dantas, reivindicando a construção de uma ponte sobre o Urupá, entre os municípios de Urupá e Alvorada do Oeste.

DINHEIRO

O deputado Professor Dantas informou que o Governo Estadual já liberou para o município de Urupá, emenda no valor de R$ 10.000,00 para a compra de computadores, visando atender a Escola Oliveira Paiva, na Linha TN-10, Lote 374. Também foi liberada emenda no valor de R$ 40.000,00 para a construção de um posto de saúde no distrito de Nova Aliança, município de Urupá.


Miguel Sena assegura recursos para o Festival Folclórico de Guajará-Mirim

Porto Velho (Assessoria) - O governador Ivo Cassol autorizou ontem a liberação de recursos assegurados através de emenda parlamentar de autoria do deputado Miguel Sena (PV) para serem repassados às entidades integrantes do Festival Folclórico de Guajará-Mirim, denominado também como o "Duelo da Fronteira".
O despacho foi encaminhado para a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que agilizará os convênios para a efetivação dos repasses. Uma grande batalha coroada de êxito, assim classificou o deputado Miguel Sena ao anunciar a liberação dos recursos que garante R$ 45.000,00 para a Associação Folclórica e Cultura Boi Bumba Malhadinho e mais R$ 45.000,00 para a Associação Folclórica e Cultural Boi Bumba Flor do Campo.
O deputado manifestou sua satisfação em contribuir de forma decisiva para a realização do Festival Folclórico de Guajará-Mirim que acontece nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Ele agradeceu o imprescindível apoio do governador Ivo Cassol, que também já se comprometeu em autorizar a liberação de mais duas emendas de sua autoria, no montante de R$ 100.000,00 para os bois bumbás de Guajará-Mirim também construírem seus respectivos barracões.
Ao concluir, Miguel Sena destacou ainda seu apoio nos encaminhamentos via Assembléia Legislativa, visando a construção em breve do bumbódromo, o que irá garantir maior comodidade aos presentes, além de assegurar uma infraestrutura adequada para o incremento do turismo cultural. O deputado também manifestou seu carinho e o seu reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos dirigentes e brincantes dos dois bois bumbas da Pérola do Mamoré.
Benefícios para Alta Floresta
A Assembléia Legislativa de Rondônia aprovou durante sessão plenária um pacote de reivindicações de autoria do deputado Miguel Sena (PV) reivindicando uma série de benefícios para atender ao município de Alta Floresta do Oeste. As proposituras apresentadas beneficiam diretamente várias entidades de pequenos produtores rurais.
O deputado Miguel Sena reivindicou ao Governo Estadual, a compra de um secador de café com capacidade de 14 mil litros para atender a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Preto – Asspreto. Para atender ainda a esta entidade foi aprovada indicação reivindicando ao Governo Estadual, a compra de uma máquina de beneficiar café com capacidade de 600 arrobas/hora. Também foi solicitado convênio entre a Secretaria Estadual de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Sócio-Econômico – Seapes, visando a aquisição de um secador de café com capacidade para 14 mil litros, visando atender a Associação dos Produtores Rurais da Linha 148-Asprube. Para esta entidade também foi aprovada indicação endereçada ao governador do Estado, Ivo Cassol, reivindicando a compra de um trator de pneu de porte médio, para atender a Associação dos Produtores Rurais da Linha 148.
O plenário da Assembléia Legislativa aprovou indicação de autoria do deputado Miguel Sena reivindicando ao Governo Estadual a aquisição de uma máquina de beneficiar café, para atender a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Linha 152-Asprol.


Valter Araújo assegura recursos para atender Chupinguaia

Porto Velho (Assessoria) - O deputado Valter Araújo (PTB) comemora a liberação de recursos financeiros, provenientes de emendas parlamentares de sua autoria, por parte do governador Ivo Cassol e que vai atender várias comunidades localizadas no município de Chupinguaia. Os recursos serão transferidos via convênio a ser viabilizado com a prefeitura municipal.
Para atender a Associação Beneficente Evangélica de Chupinguaia, foi liberado R$ 15.000,00 para a construção de um barracão na sede da Associação. Segundo ele, o objetivo é atender aos anseios da comunidade local que necessita de uma construção para viabilizar atividades inerentes ao desempenho junto aos associados, com promoções de variados eventos e festividades, proporcionando assim lazer e integração entre os mesmos.
A Associação Comunitária Educativa Cidade FM de Chupinguaia será contemplada com recursos no valor de R$ 7.000,00, para aquisição de equipamentos de som. "A aquisição desses equipamentos visa adequar a rádio comunitária, oferecendo aos ouvintes, transmissão de forma mais adequada e audível possível, pois muitas pessoas dependem desta para tomar conhecimentos dos fatos ocorridos e participar de alguns momentos de lazer", justificou.
Valter Araújo também informou a liberação de recursos para atender a Associação da Terceira Idade de Chupinguaia, do município de Chupinguaia, no valor de R$ 8.000,00 para aquisição de equipamentos completo de som. O governador Ivo Cassol também autorizou a liberação da emenda que assegura recursos para atender a Associação Esporte e Cultura Chupinguaia, no valor de R$ 25.000,00 para a efetuar a cobertura do barracão construído de pré-moldados.

Recursos de emenda

O governador Ivo Cassol determinou a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Governo de Rondônia, a liberação de recursos, proveniente de emendas de autoria do deputado Valter Araújo (PTB) e que vai beneficiar aos municípios de Monte Negro, São Francisco do Guaporé e Nova Mamoré.
Para o município de Nova Mamoré, de acordo com o deputado Valter Araújo foram liberadas as seguintes emendas: R$ 40.000,00, através de convênio com a prefeitura municipal, para a construção de um posto de saúde e aquisição de equipamentos no distrito de Araras; R$ 50.000,00 através de convênio com a prefeitura municipal para a construção de um posto de saúde, na 3ª Linha do Ribeirão. "Vale salientar que a construção na 3ª Linha possibilitará o atendimento das Segunda, Segundinha, Terceirinha, Quarta e Quinta Linhas, devido a posição geográfica em que se encontra e também em razão de que neste local já se encontra em pleno funcionamento uma unidade escolar tipo "Pólo" com cerca de 1.500 alunos, caracterizando, local de integração da comunidade e de fácil acesso para os pacientes", observou.
O município de Monte Negro foi beneficiado com recurso no montante de R$ 50.000,00 para a construção parcial da Casa de Apoio e Gestante da Entidade. Segundo Valter Araújo a construção desta obra vai beneficiar as mulheres gestantes do referido município, muitas delas carentes e as provenientes da área rural, que não tem nenhum apoio para se manterem na cidade neste momento essencial à vida humana.
Já o município de São Francisco do Guaporé será contemplado com recurso de emenda parlamentar de autoria do deputado Valter Araújo, no valor de R$ 27.000,00 para aquisição de equipamentos e instalação da Rádio Comunitária.

Nazif denuncia graves desvios de funções na Receita Federal

Brasília (David Casseb/Assessoria) - O deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO) disse na Câmara dos Deputados que está fazendo pressões junto ao Governo Federal para que uma reestruturação interna na Receita Federal seja feita com a máxima urgência. Segundo Nazif, em virtude de desvios de funções e contratação de terceirizados em postos importantes dentro do órgão federal, o sigilo nas informações fiscais do contribuinte corre sérios riscos de vazamento indevido.
Mauro Nazif já vem mantendo contatos com o sindicato dos servidores da Receita Federal há algum tempo, e em virtude dos depoimentos e documentação apresentada, requereu audiência pública para discutir o assunto com as autoridades competentes. Na audiência, ocorrida há poucos dias, ficou acertado um levantamento detalhado dos terceirizados que estão à serviço da Receita Federal e dos servidores cedidos por outros órgãos do governo. O grande problema, segundo explicou Nazif, é que essas pessoas que não são do quadro efetivo da Receita Federal, têm acesso às senhas que disponibilizam os dados dos contribuintes.
“Esses dados são considerados como altamente sigilosos e não poderiam ser acessados por quem amanhã já pode não estar mais a serviço da Receita Federal. Essas pessoas poderão usar esses dados de forma errada e trazer prejuízos enormes ao contribuinte e ao Fisco – assegurou Mauro”.
Mauro disse que sua insistência na solução do problema é em virtude da gravidade da situação. Ele disse que na próxima semana estará encaminhando documento ao Secretário da Receita Federal cobrando uma posição concreta sobre o assunto.


Prefeitura de Alto Paraíso realiza sonho da casa própria

Brasília ( Mara Paraguassu/Assessoria) - Dentro de alguns dias, oitenta famílias verão seu sonho da casa própria realizado. Através de convênio com a Caixa Econômica Federal e o governo do estado, a prefeitura municipal de Alto Alegre dos Parecis já está finalizando as construções embrionárias para fazer a entrega das casas às famílias que já foram, inclusive, sorteadas.
De acordo com informações fornecidas pelo prefeito de Alto Alegre dos Parecis, Padre Tom, a iniciativa visa beneficiar as famílias de baixa renda que não possuem casa própria e que vivem hoje em condições de habitação precárias
O financiamento será através da Caixa Econômica Federal e terá um prazo de pagamento de 12 anos. A prestação será fixa de 75 reais. As casas serão entregues na forma embrionária e as famílias sorteadas terão que fazer o acabamento nas construções. Apesar de embrionárias, a estrutura das casas está sendo considerada ótima pela população. Com dois quartos, sala, cozinha e banheiro, ainda conta com um terreno para futuras ampliações.
O prefeito assegurou que tão logo as chuvas estiem, os trabalhos de beneficiamento final das ruas será feito para que o conjunto seja inaugurado.


Anexo do TCE-RO será inaugurado no dia 20



Conselheiro Zizomar Oliveira, será patrono do plenário do prédio anexo do TCE.

Porto Velho (Lúcio Albuquerque) - O Tribunal de Contas-RO inaugura na próxima terça-feira (20), às 9 horas, o seu prédio anexo, denominado Conselheiro Jonathas Hugo Parra Motta, que funcionará ao lado do Palácio Jorge Teixeira (prédio do Tribunal).
No anexo funcionarão, além da presidência, os gabinetes dos conselheiros, e o do procurador geral do Ministério Público junto ao TCE.
Também na terça-feira será inaugurado, no anexo, o novo plenário, com capacidade para 56 pessoas sentadas, cujo patrono será o conselheiro Zizomar Procópio de Oliveira.
Os conselheiros Hugo Motta, e Zizomar Oliveira, que serão patronos do anexo e do plenário, faleceram no ano passado, sendo que o primeiro ingressou no Tribunal em 1991, e o segundo era oriundo da primeira composição (1983) da instituição.

O ANEXO

A construção do anexo "Jonathas Hugo Parra Motta" teve início em outubro de 2006, com a finalidade de abrir espaço para distribuir os departamentos do Tribunal e possibilitar o melhor desenvolvimento dos trabalhos da Corte de Contas.
Com a mudança, o Palácio Jorge Teixeira, será redistribuído e terá salas mais amplas para abrigar os servidores das secretarias gerais de Administração, Controle Externo, Sessões, Planejamento e Informática, e seus departamentos.
A obra, que tem o engenheiro Paulo Malumbres como responsável, está sendo realizada pela construtora Scala Engenharia, mobilizando mais de 200 operários. Em função de um convênio firmado entre o TCE e o governo do Estado, toda a obra teve o acompanhamento e fiscalização da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (DEOSP) e, por várias vezes, o secretário Alceu Ferreira visitou a obra para verificar o andamento dos trabalhos.

Refeitório

Está em fase de conclusão, no último piso do anexo, a construção do refeitório, faltando apenas a instalação dos equipamentos de ar condicionado. Ele vai funcionar no horário de expediente do Tribunal, servindo lanche e almoço. De acordo com o secretário geral de Administração, Luiz Francisco Rodrigues, será aberta licitação para o trabalho de serviço de cozinha do novo refeitório do TCE.


Auto da Compadecida neste sábado em Rolim de Moura

Rolim de Moura (Assessoria/Prefeitura) A arte em alta na cidade de Rolim de Moura. Neste sábado a população poderá assistir a apresentação da peça Auto da Compadecida, numa versão adaptada pelo grupo de atores do Teatro Municipal Francisca Verônica de Carvalho. O evento conta com o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação.
A peça será encenada pelo Quimera, um grupo de atores ligados ao Teatro Municipal eserá apresentada em duas sessões: às 19 horas e depois às 21 horas.
A direção da peça é de Clébea Lima de Almeida e Déo Ferreira. O elenco é composto por Samuel Pereira, Wilson Silva, Déo Ferreira, e Ana Carolina Borges.
Os atores da Zona da Mata já fizeram outras apresentações sempre com recorde de público e o reconhecimento da platéia.


Conselho de Optometristas de RO desafia Cremero

Porto Velho (Alex Sakai/Assessoria) - Uma operação do Cremero, com o auxílio da Polícia Federal e da Vigilância Sanitária, estranhou o presidente do Conselho Regional de Optometria, Adriano Oliveira (foto). “Em minha opinião foi mais uma ação em que usando de artifícios escusos, o Cremero tentou denegrir a imagem da classe dos optometristas, com objetivos puramente corporativistas e de reserva de mercado. Basta ver a fala do Presidente da Associação de Oftalmologistas Adalberto Penati publicada no Jornal Estadão de quarta-feira, 14”, diz ele.
A optometria, segundo Oliveira, é uma profissão legal, amparada por uma Lei federal desde 1932, o decreto 20.931 e tem o aval de dois Ministérios: Educação e Trabalho e do Supremo Tribunal Federal, onde venceu por unanimidade uma ação impetrada pelo Conselho Federal de Medicina.
“Diversas organizações internacionais, como OMS e OPAS entre outras, reconhecem não só a legalidade, mas a importância da atividade na promoção da saúde visual da população”, garante ele.
“Portanto, as afirmações do Cremero são enganosas, e o que é pior, desinformadas. Um curso de optometria não dura dois meses como afirmaram, o curso técnico tem a duração de dois anos e meio e habilita o profissional a realizar exames de acuidade visual, indicar lentes corretivas, inclusive lentes de contato e isso não envolve nenhum ato médico” informa Oliveira ao explicar que “o âmbito da correção visual está cientificamente ligada à física, especialmente a ótica. É através da mudança dos ângulos de incisão dos raios de luz no olho que se realiza a correção visual. E o profissional não pode ser chamado de leigo, pois, depois de 1202 horas de estudos óticos ele tem todas as condições para exercer com segurança seu ofício”.
Oliveira, inclusive, lança um desafio. “Se o Cremero tem plena segurança do que está falando, e como dizem têm interesse em defender a sociedade, propomos uma audiência pública, onde através de um debate sério, calcado em informações concretas possamos esclarecer a competência de cada um”, afirmou.
Ele garante ter plena segurança do que fala, pois já “está acostumado com esse tipo de ação. Eu tenho também meu estabelecimento, realizo diariamente exames de acuidade visual e indico lentes corretivas. Ainda mais, se há suspeita de algo patológico, imediatamente encaminho ao profissional da área médica, pois respeito a competência de cada um”.

Os advogados do Conselho Regional de Optometria, segundo Oliveira, já estão tomando as medidas cabíveis. “Nós alertamos a toda a sociedade para que faça exame de vista com um optometrista. É legal, seguro e tem o apoio do Conselho Regional de Óptica e Optometria de Rondônia, do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, da Organização Mundial de saúde e da Vigilância Sanitária Estadual”.



Magela propõe gratificação de risco policiais e bombeiros do DF

Brasília (Assessoria de Imprensa/Gab. Dep. Magela) - Se depender do deputado Geraldo Magela (PT-DF) os bombeiros e policiais militares do Distrito Federal poderão em breve contar com gratificação de risco de morte. Esta semana o parlamentar apresentou proposta de emenda à Medida Provisória 426/08, que trata deste assunto.
A proposta de Magela inclui na Medida Provisória o artigo 4, que determina ao Governador do DF criar, no prazo máximo de 90 dias, contados a partir da publicação da Lei, a gratificação a ser paga aos policiais e bombeiros militares.
A alteração da MP tem um parágrafo único onde está claro que os custos da criação dessa gratificação correrão por conta do Fundo Constitucional do Distrito Federal.
Magela lembra que na Constituição Federal está explícito que compete à União manter as polícias civil e militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal. Ele lembra ainda que como estes trabalhadores já reivindicam o pagamento desta gratificação há algum tempo. “Além de justa, é oportuna a implantação da gratificação de risco de morte para os policiais militares e os bombeiros militares do DF, razão pela qual pedimos o apoio de todos os parlamentares para sua aprovação”, ressaltou o deputado.