quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Festa de Nossa Senhora do Rosário



Congadeiro se desculpa com Marconi


A centenária festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada desde 1876 na cidade de Catalão, recebeu hoje (quarta-feira 7)  apoio oficial do Governo de Goiás, anunciado pelo governador Marconi Perillo em solenidade  no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. 
Durante o evento, o presidente da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, Leonardo Bueno , pediu publicamente desculpas ao governador Marconi Perillo pelo incidente ocorrido nas congadas de 2011, em Catalão: "Foi um mal entendido de informações. É a primeira vez que eu estou tendo um encontro com o governador, depois do episódio.(...) A gente segue pra frente, viu governador. Se a gente errou, a gente pede desculpas "disse, enquanto o governador lhe estendia a mão para um cumprimento e era  aplaudido pelos demais integrantes da Irmandade do Rosário.
 Acompanhado do prefeito Jardel Sebba, o governador Marconi Perillo recepcionou os festeiros, integrantes dos grupos de Congada, para declarar que concede total apoio material para a realização da festa prevista para o período de 5 a 15 de outubro, em Catalão, no Sudeste Goiano.
 “Mesmo diante do falecimento do rei das Congadas, na última semana, manifestamos nossa alegria em receber mais uma vez esta irmandade, que exerce importante papel na cidade de Catalão. Por meio de uma proveitosa parceria, temos conferido a manutenção da tradição e buscado dar mais relevância a essa grandiosa manifestação popular, que merece ser amplamente conhecida em todo o território nacional”, declarou Marconi Perillo.
 Ao reiterar o compromisso com a realização da festa popular em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, o governador garantiu que o Governo do Estado vai contribuir com o mesmo valor que a Prefeitura. “Digo ao prefeito Jardel Sebba que nos informe o volume de investimentos que serão revertidos para a manifestação, que iremos colaborar com o mesmo montante”, avisou Perillo.
“Tenho enorme apreço pelas tradições de nosso povo. O povo que não preserva suas tradições não mantém viva  sua memória. Não basta só preservar os bens materiais como casarões, livros e instalações públicas. Precisamos preservar  nossos bens imateriais, muito bem representados pelas nossas festas, pelo nosso folclore, pelas nossas tradições”, disse Marconi.
 O prefeito de Catalão, Jardel Sebba, recordou-se que em 2002 teve a oportunidade de apresentar de perto a festa ao governador. Desde então, Marconi tem assistido às congadas em louvor a Nossa Senhora do Rosário, todos os anos. ”O senhor foi o único governador do Estado que prestigiou a nossa tradicional festa. Quero agradecer publicamente pelo carinho que tem creditado a nossa cidade, e aos esforços que o senhor tem feito para dar continuidade a essa tradição. Estamos preparados para torná-la uma das mais populares do Estado de Goiás. Nessa próxima edição, teremos mais de 4 mil dançadores de congada animando as ruas da cidade durante uma semana inteira de muita festa e oração”, declarou o prefeito.
 Ao falar em nome da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, seu presidente, Leonardo Bueno, agradeceu pelo apoio concedido pelo Governo de Goiás para a realização da festa. “Este evento precisa de reconhecimento, de auxílio para continuar existindo. Precisamos resgatar o valor do congadeiro. Só temos a agradecer humildemente ao senhor governador pela atenção e pela valorização concedida às nossas tradições”,disse Bueno.
Prestigiaram a solenidade os secretários de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad; de Educação, Thiago Peixoto; de Articulação Política, Sérgio Cardoso, entre outras autoridades.




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Ouro Preto do Oeste

Motorista atropela PM e vai preso suspeito de dirigir embriagado e por direção perigosa

O condutor foi detido por suspeita de estar dirigindo embriagado e por direção perigosa, além de ter atropelado um policial militar.
Por Gazeta Central

Consta no boletim policial que um condutor de 25 anos de idade, foi preso no início da noite deste último sábado (3) por volta das 18h20 por embriaguez ao volante e direção perigosa, além de ter passado com o pneu do veículo que conduzia sobre o pé de um policial militar. O fato ocorreu na avenida Daniel Comboni, bairro Jardim Tropical em Ouro Preto do Oeste.
 Segundo a polícia, o suspeito jogou o automóvel que dirigia (Fiat Palio) em cima dos policias que no momento realizavam um policiamento ostensivo, vindo a lesionar o pé de um dos policiais, confirmado através de laudo de exame de corpo de delito.
O suspeito foi abordado em seguida, recebeu voz de prisão por direção perigosa e, de acordo com os policiais, por estar visivelmente embriagado, sendo conduzido até a Delegacia de Polícia Civil onde foi convidado a realizar o teste do bafômetro, que se recusou a fazer.
Durante o preenchimento do Boletim de Ocorrência Policial – BOP, e dos autos de infração de trânsito, uma senhora, que se identificou como sendo funcionária da 7ª Ciretran e amiga do suspeito, disse-lhe que ele poderia ficar tranquilo, pois lá na Ciretran ela daria um jeito. O veículo foi apreendido.



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


POLUIÇÃO SONORA


Prefeitura e PM realizam operação Catalão em Silêncio

A Prefeitura de Catalão e o 18° Batalhão da Polícia Militar realizaram em parceria a Operação Catalão em Silêncio II. Agentes notificaram e apreenderam veículos cujo som automotivo ultrapassava os limites previstos por lei. De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente, seis veículos foram detidos.  
O Disque Denúncia recebeu 281 reclamações por poluição sonora nos últimos 60 dias, das quais 40 foram provocadas por carros com som alto. De acordo com levantamento da central, os vizinhos continuam sendo os mais denunciados, responsáveis pelo barulho em quase metade dos registros (40%).  
Em segundo lugar, com 30%, aparecem denúncias contra galpões e obras da construção civil. O ruído das ruas com os carros de som, com 15%, fica em terceiro lugar. Bares e igrejas completam o ranking com 15%. Também é importante saber que, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a poluição sonora e o estresse auditivo são a terceira maior causa de doenças do trabalho.


Como funciona a Operação Catalão em Silêncio

A Secretaria de Meio Ambiente utilizou, na operação, um veículo caracterizado para lavratura de autos e dois veículos descaracterizados para os trabalhos de inteligência. Coube à Polícia Militar dar apoio, segurança e orientações para todas as equipes.  
As viaturas saíram do 18º BPM com destinos pré-estabelecidos. O trabalho de inteligência foi realizado, com veículos descaracterizados, em que as equipes procuraram identificar os carros que trafegavam pelas ruas e avenidas com som acima do permitido pela legislação vigente. 

Assim que as equipes da inteligência identificavam os infratores, as informações eram repassadas as viaturas da Polícia Militar, que interceptavam os veículos. Na sequência, agentes de fiscalização da Semmac eram acionados para a lavratura dos documentos pertinentes, de acordo com a Legislação Ambiental. A Polícia Militar realizava os trâmites de acordo com a orientação, ou seja, aplicava-se multa e recolhimento dos veículos ao pátio do 18º BPM.



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Acidente com ônibus deixa seis mortos na região metropolitana do Rio

Os bombeiros do quartel da cidade estão levando os feridos para o Hospital Municipal São Francisco Xavier, em Itaguaí, e para o Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, na zona oeste da capital fluminense. O micro-ônibus caiu de cabeça para baixo sobre a linha do trem. O número de vítimas pode chegar a 30 feridos. O veículo, da linha Mazomba-Itaguaí, estava lotado de passageiros retornando do trabalho para casa.

Saiba mais:

Acidente com ônibus deixa seis mortos na região metropolitana do Rio | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


CULTURA


Anglo American e prefeitura 
desenvolvem 
projeto de teatro em escolas públicas

Projeto deve durar quatro meses e desenvolver atividades com estudantes do 6º ano

Catalão (GO) - O presidente da Fundação Cultural Maria das Dores Campos, Rafael Purcina, recebeu, na última segunda-feira (5) o grupo de teatro Grupontapé, de Uberlândia,  para definir a realização de um projeto de teatro que deve atender 40 estudantes de Catalão. Em parceria com a Anglo American, o projeto será realizado com alunos do 6º ano do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino.
A prefeitura irá oferecer aos alunos transporte, espaço e materiais para a realização das aulas, que serão ministradas na Fundação Cultural. Serão montadas duas turmas com até 20 alunos cada. “O projeto pretende tratar temas históricos da cidade, além das histórias de família dos próprios alunos. Isso fará com que a cultura da cidade de Catalão, que é tão rica, seja ainda mais valorizada, conforme orientou o prefeito Jardel Sebba”, considerou Rafael Purcina.
As aulas serão ministradas por professores do Grupontapé. O projeto terá duração de quatro meses e as aulas devem ser integradas na grade curricular dos alunos. Ao fim do projeto, os alunos deverão apresentar um espetáculo. “O objetivo das aulas é promover o desenvolvimento social a partir da linguagem teatral aplicada a temas como a história da cidade ou que envolvem diretamente os adolescentes, como bulling, drogas ou meio ambiente”, explicou o produtor executivo do Grupontapé, Rubem Silveira dos Reis.
-- 



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Lei Maria da Penha completa sete anos

Dados divulgados pelo Instituto Patrícia Galvão e Data Popular mostram que, após sete anos de vigência, 98% da população dizem conhecer a lei. Ao fazer um balanço do período, a ministra Eleonora Menicucci apontou a demora do Judiciário em expedir medidas protetivas em favor das mulheres como um dos gargalos a ser resolvido.


Saiba mais:
Lei Maria da Penha completa sete anos | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: