Congadeiro se desculpa com Marconi
A centenária festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada desde 1876 na cidade de Catalão, recebeu hoje (quarta-feira 7) apoio oficial do Governo de Goiás, anunciado pelo governador Marconi Perillo em solenidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
Durante o evento, o presidente da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, Leonardo Bueno , pediu publicamente desculpas ao governador Marconi Perillo pelo incidente ocorrido nas congadas de 2011, em Catalão: "Foi um mal entendido de informações. É a primeira vez que eu estou tendo um encontro com o governador, depois do episódio.(...) A gente segue pra frente, viu governador. Se a gente errou, a gente pede desculpas "disse, enquanto o governador lhe estendia a mão para um cumprimento e era aplaudido pelos demais integrantes da Irmandade do Rosário.
Acompanhado do prefeito Jardel Sebba, o governador Marconi Perillo recepcionou os festeiros, integrantes dos grupos de Congada, para declarar que concede total apoio material para a realização da festa prevista para o período de 5 a 15 de outubro, em Catalão, no Sudeste Goiano.
“Mesmo diante do falecimento do rei das Congadas, na última semana, manifestamos nossa alegria em receber mais uma vez esta irmandade, que exerce importante papel na cidade de Catalão. Por meio de uma proveitosa parceria, temos conferido a manutenção da tradição e buscado dar mais relevância a essa grandiosa manifestação popular, que merece ser amplamente conhecida em todo o território nacional”, declarou Marconi Perillo.
Ao reiterar o compromisso com a realização da festa popular em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, o governador garantiu que o Governo do Estado vai contribuir com o mesmo valor que a Prefeitura. “Digo ao prefeito Jardel Sebba que nos informe o volume de investimentos que serão revertidos para a manifestação, que iremos colaborar com o mesmo montante”, avisou Perillo.
“Tenho enorme apreço pelas tradições de nosso povo. O povo que não preserva suas tradições não mantém viva sua memória. Não basta só preservar os bens materiais como casarões, livros e instalações públicas. Precisamos preservar nossos bens imateriais, muito bem representados pelas nossas festas, pelo nosso folclore, pelas nossas tradições”, disse Marconi.
O prefeito de Catalão, Jardel Sebba, recordou-se que em 2002 teve a oportunidade de apresentar de perto a festa ao governador. Desde então, Marconi tem assistido às congadas em louvor a Nossa Senhora do Rosário, todos os anos. ”O senhor foi o único governador do Estado que prestigiou a nossa tradicional festa. Quero agradecer publicamente pelo carinho que tem creditado a nossa cidade, e aos esforços que o senhor tem feito para dar continuidade a essa tradição. Estamos preparados para torná-la uma das mais populares do Estado de Goiás. Nessa próxima edição, teremos mais de 4 mil dançadores de congada animando as ruas da cidade durante uma semana inteira de muita festa e oração”, declarou o prefeito.
Ao falar em nome da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, seu presidente, Leonardo Bueno, agradeceu pelo apoio concedido pelo Governo de Goiás para a realização da festa. “Este evento precisa de reconhecimento, de auxílio para continuar existindo. Precisamos resgatar o valor do congadeiro. Só temos a agradecer humildemente ao senhor governador pela atenção e pela valorização concedida às nossas tradições”,disse Bueno.
Prestigiaram a solenidade os secretários de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad; de Educação, Thiago Peixoto; de Articulação Política, Sérgio Cardoso, entre outras autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário