quarta-feira, 30 de maio de 2012

Maioria dos goianos é contra descriminalização das drogas


Mai­oria dos goi­anos é contra a pro­posta de des­cri­mi­na­lizar o uso e porte de drogas. Re­por­tagem do Diário da Manhã foi às ruas para ouvir 32 pes­soas e cons­tatou que 84,3% dos en­tre­vis­tados se re­ve­laram contra a pro­posta da co­missão de ju­ristas que dis­cute re­forma no Có­digo Penal no Se­nado. Os ju­ristas apro­varam, na úl­tima se­gunda-feira, a des­cri­mi­na­li­zação do uso de qual­quer tipo de droga, além da posse, compra ou ar­ma­ze­na­mento, desde que seja jus­ti­fi­cado que é para uso pró­prio e não trá­fico.

A pro­posta ainda será en­ca­mi­nhada ao Con­gresso e vo­tada tanto pelo Se­nado quanto pela Câ­mara. Se­gundo o texto, seria crime so­mente quando o uso de drogas ocor­resse na pre­sença de cri­anças ou ado­les­centes ou nas pro­xi­mi­dades de es­colas e ou­tros lo­cais com con­cen­tração de cri­anças e ado­les­centes. As penas se­riam aquelas apli­cadas atu­al­mente ao uso comum: ad­ver­tência sobre os efeitos das drogas, pres­tação de ser­viços à co­mu­ni­dade e com­pa­re­ci­mento obri­ga­tório a pro­grama ou curso edu­ca­tivo.
Os ju­ristas, porém, su­ge­riram uma res­salva para a hi­pó­tese do uso de drogas. A pessoa po­derá res­ponder a pro­cesso caso con­suma “os­ten­si­va­mente subs­tância en­tor­pe­cente em lo­cais pú­blicos, nas ime­di­a­ções de es­colas ou ou­tros lo­cais de con­cen­tração de cri­anças ou ado­les­centes ou na pre­sença destes”. Nessa hi­pó­tese, o usuário fi­cará su­jeito a cum­prir uma pena al­ter­na­tiva, se for con­de­nado. A pena en­vol­veria uma ad­ver­tência sobre os efeitos do con­sumo de drogas, pres­tação de ser­viços à co­mu­ni­dade ou me­dida edu­ca­tiva de com­pa­re­ci­mento a pro­grama ou curso edu­ca­tivo.
O re­lator da co­missão e pro­cu­rador re­gi­onal da Re­pú­blica, Luiz Carlos Gon­çalves, disse que o co­le­giado deu um passo para propor o fim da dú­vida sobre se o porte de drogas para uso pró­prio é um ato cri­mi­noso ou não.

Fonte: Jairo Menezes - Cidades (DM.com.br) - às 11h25




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


FIFA divulga tabela da Copa das Confederações


A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou, nesta quarta-feira (30), a tabela da Copa das Confederações de 2013.

O torneio será disputado em seis cidades: Brasília, que receberá apenas o jogo de abertura, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Recife. Exceto a capital federal, cada cidade receberá três jogos, sendo que a capital carioca sediará a final.

A abertura está marcada para o dia 15 de junho, às 16h, no estádio Mané Garrincha, quando o Brasil faz seu primeiro jogo na competição. A seleção brasileira ainda jogará na primeira fase em Fortaleza e Salvador.

Caso se classifique para as semifinais, a partida será em Belo Horizonte. Chegando à decisão, o Maracanã será a sede da grande final.

Confira a tabela:

Grupo A
15/06/13 - 16h - Brasil x A2 - Mané Garrincha
16/06/13 - 16h - A3 x A4 - Maracanã
19/06/13 - 16h - Brasil x A3 - Castelão
19/06/13 - 19h - A4 x A2 - Arena Pernambuco
22/06/13 - 16h - A4 x Brasil - Fonte Nova
22/06/13 - 16h - A2 X A3 - Mineirão

Grupo B
16/06/13 - 19h - B1 x B2 - Arena Pernambuco
17/06/13 - 16h - B3 x B4 - Mineirão
20/06/13 - 16h - B1 x B3 - Maracanã
20/06/13 - 19h - B4 x B2 - Fonte Nova
23/06/13 - 16h - B4 x B1 - Castelão
23/06/13 - 16h - B2 X B3 - Arena Pernambuco

Semifinais
26/06/13 - 16h - 1° Grupo A x 2° Grupo B - Mineirão
27/06/13 - 16h - 1° Grupo B x 2° Grupo A - Castelão

Decisão do 3° Lugar
30/06/13 - 13h - Fonte Nova

Decisão do 1° Lugar
30/06/13 - 19h - Maracanã





Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


CPMI convoca Agnelo Queiroz e Marconi Perillo para depor e poupa Sérgio Cabral

Perillo e Agnelo terão que prestar esclarecimentos sobre a ligação com o empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido com Carlinhos Cachoeira, ou com a Delta Construção, empresa suspeita de fazer parte de esquema criminoso investigado pela Polícia Federal, de favorecimento em contas com o governo.

Saiba mais:

CPMI convoca Agnelo Queiroz e Marconi Perillo para depor e poupa Sérgio Cabral | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Copa das Confederações: seleção brasileira vai jogar em Brasília, Fortaleza e Salvador




O jogo de abertura será no dia 15 de junho, na capital federal. Caso o Brasil não chegue à final, a última partida será em 22 de junho, em Salvador. Antes disso, a seleção também joga em Fortaleza. Todos os jogos estão previstos para as 16h.

Saiba mais:

Copa das Confederações: seleção brasileira vai jogar em Brasília, Fortaleza e Salvador | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


CPMI aprova quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e eletrônico de Demóstenes


 O senador Demóstenes Torres e seu advogado Antônio Carlos de
 Almeida Castro, o Kakay, durante reunião do Conselho de Ética do Senado


Ontem (29), em depoimento ao Conselho de Ética do Senado, Demóstenes confirmou sua ligação com Cachoeira, mas negou ter recebido dinheiro do empresário e disse não ter ciência do envolvimento de Cachoeira com atividades ilícitas.

Saiba mais:

CPMI aprova quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e eletrônico de Demóstenes | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Lideranças do Grito da Terra aguardam manifestação de Dilma sobre reivindicações

Marcello Casal Jr/ABr

Trabalhadores rurais e agricultores realizam na Esplanada dos Ministérios, o Grito da Terra Brasil 2012. A manifestação é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e federações de trabalhadores rurais.


Em princípio, a reunião será com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. “Mas nós sabemos que, a exemplo de outros anos, é grande a chance de sermos recebidos pela presidenta Dilma”, disse à Agência Brasil o presidente da Contag, Alberto Broch.

Saiba mais:

Lideranças do Grito da Terra aguardam manifestação de Dilma sobre reivindicações | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Rebeliões de presos na Paraíba atingem três penitenciárias e deixam um preso com ferimentos graves

O serviço de inteligência do Sistema Penitenciário estadual criou ontem (29) um comitê com representantes das secretarias de Segurança e Defesa Social, da Administração Penitenciária, da Polícia Militar e do Corpo de  Bombeiros e da Pastoral Carcarária, para estabelecer um canal de negociação com os amotinados.

Saiba mais:

Rebeliões de presos na Paraíba atingem três penitenciárias e deixam um preso com ferimentos graves | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Contag denuncia ameaças de morte a 347 trabalhadores rurais

Segundo a vice-presidente da Contag, há “várias situações de laranjas que se dizem proprietários de terras, mas que estão a serviço desses grupos estrangeiros.

Saiba mais:

Contag denuncia ameaças de morte a 347 trabalhadores rurais | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Senado aprova fim de concurso para formar exclusivamente cadastro de reserva

Os senadores excluíram dessa norma as empresas públicas e de economia mista, que não poderão cobrar taxas de inscrição quando o objetivo for criar cadastro de reserva.

Saiba mais:

Senado aprova fim de concurso para formar exclusivamente cadastro de reserva | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Jornalista analisa em livro relação de Nicolas Behr com Brasília


Em Brasília vive um mato-grossense numa constante relação de perplexidade com o espaço que habita. E ele tem escrito, desde os anos 1970, alguns dos versos mais carinhosos, cortantes e verdadeiros sobre esse lugar. Ainda estranhando (e amando) seus espaços (ou a falta deles), chegou ao ponto de recriá-lo, chamando-o de Braxília. É esse morador inquieto, tanto escritor quanto sujeito poético, que a jornalista Gilda Furiati investiga nas páginas de Brasília na poesia de Nicolas Behr (editora UnB), que ela lança nesta quarta-feira (30/5), às 18h, no Memorial Darcy Ribeiro, no Câmpus da UnB.LITERATURA (Arquivo Pessoal)
Na pesquisa, elaborada em forma de dissertação de mestrado e agora editada em livro, Gilda classifica a produção de Behr (foto) em períodos de tempo e estágios de expressão artística. Em três momentos — anos 1970 e 1980, 1990 e início da década de 2000 —, Behr observa Brasília com sentimentos de idealização, utopia e crítica. Para entender desdobramentos e metamorfoses sugeridos por cada fase, a autora usou as ideias da crítica genética, em que o pesquisador procura conhecer, em profundidade, procedimento e produção da obra e do seu criador. “A poesia dele vai ficando cada vez mais reflexiva sobre a cidade, trazendo novas informações sobre ela. E Brasília também se modifica”, diz ela.

Fonte: Felipe Moraes/Correio Braziliense




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Índice que reajusta aluguéis tem alta de 1,02% em maio

As correções no setor atacadista, medidas pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), pressionaram o resultado. O IPA, um dos subíndices que compõem o IGP-M, apresentou variação de 1,17% em maio. No mês de abril, a taxa foi 0,97%. Os grupos de bens intermediários (1,59%) e de matérias-primas brutas (1,32%) foram os que mais contribuíram para a alta no IPA.


Saiba mais:

Índice que reajusta aluguéis tem alta de 1,02% em maio | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


CPMI do Cachoeira aprova quebra de sigilo da Delta em todo o país

A Delta tem contratos públicos com governos estaduais e com o governo federal para executar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As relações dos diretores da empresa com o empresário Carlos Cachoeira, que é acusado de controlar um esquema de jogos ilegais em Goiás, levantaram suspeitas da Polícia Federal de que ele fosse um sócio oculto que usava a companhia para lavar dinheiro e fraudar licitações.


Saiba mais:

CPMI do Cachoeira aprova quebra de sigilo da Delta em todo o país | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Vênus transitará pelo Sol no dia 5, provocando fenômeno raro

O fenômeno começará por volta das 15h na região do Pacífico (16h em Brasília). A Nasa informou que a passagem de Vênus pelo Sol poderá ser observada em alguns países a olho nú, como o Chile, por exemplo. Os especialistas recomendam que o fenômeno não deve ser observado diretamente (sem proteção), pois a luz é intensa.

No dia 5, os admiradores do espaço sideral poderão de praticamente todos os lugares o mundo observar o planeta Vênus se movimentar ao redor do Sol, o fenômeno ocorre aproximadamente a cada século, segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana.


Saiba mais

Vênus transitará pelo Sol no dia 5, provocando fenômeno raro | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: