segunda-feira, 30 de abril de 2012


As empresas corruptoras

Lei Anticorrupção na Câmara esbarra, entre outras coisas, em manobras como as do deputado Natan Donadon (PMDB)
Por Mara Paraguassu*
  • As empresas filmadas pelo “Fantástico” oferecendo suborno a agentes públicos da saúde e o caso Delta, que segundo a Polícia Federal comprou favores de funcionários do DNIT para aprovar irregularidades nos contratos da empreiteira, indicam a urgente necessidade de aprovação de lei anticorrupção para responsabilizar pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública.
  • Lacuna inaceitável, com tantas obras milionárias do PAC país afora, a ausência de uma lei para punir empresas que corrompem servidores públicos é sintoma de que o combate à corrupção é leniente, e dentro do Congresso Nacional a resistência é grande.
  • Desde fevereiro de 2010 na Câmara, o Projeto de Lei (PL 6826/10) de autoria do Poder Executivo (Controladoria Geral da União) preenche um vácuo ao propor basicamente duas coisas: a aplicação de multas, atingindo o patrimônio da empresa, com fins de ressarcimento ao erário, e o cancelamento de contrato com o poder público.
  • Se condenada civil e administrativamente, a empresa teria de pagar multa de 30% sobre o faturamento bruto no ano anterior, mas a atuação de Natan Donadon (PMDB-RO) e deputados como Édio Lopes (PMDB-RR) abrandaram a punição. Mediante emenda ao projeto, na Comissão Especial onde se encontra pronto para votação, eles aliviaram o custo das empresas, propondo 20%.
  • Donadon e Lopes foram autores de nada menos do que 16 das 35 emendas apresentadas ao relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que por conta do intenso lobby fez mudanças no projeto.
  • Outra sanção administrativa é a declaração de inidoneidade, o que implica a proibição de participar de licitação, contratar e manter os contratos com a administração pública pelo prazo mínimo de 2 e máximo de 10 anos. Novamente se opuseram, reduzindo esse prazo para 5 anos.
  • Bondade - É também da lavra de Natan Donadon  a exclusão do artigo 18º. O texto diz: “Na esfera administrativa, a responsabilidade da pessoa jurídica não afasta a possibilidade de sua responsabilização na esfera judicial”. Julguem por si sós a bondade do parlamentar com empresas corruptoras, ao alegar que o artigo é inconstitucional.
  • O projeto começou a andar mesmo em agosto do ano passado. Os deputados são todos corruptos e por isso a matéria não decola?  Embora muita gente pense assim, a lentidão no Congresso Nacional é reflexo da composição desigual de forças.
  • 273 empresários - Nessa legislatura, nada menos do que 273 parlamentares, dos quais 27 senadores, são empresários, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). São os interesses de classe que falam mais alto.
  • Não faltam bons projetos de combate à corrupção, de autoria de deputados, senadores ou do Executivo. São mais de 100 que estão tramitando nas duas Casas, alguns com até quatro anos na CCJ da Câmara, sem que relatores sejam designados. Avaliar a composição da comissão ajuda a entender o descaso.
  • Empresas corruptoras fazem festa há muito tempo com dinheiro público não sem contar com a mãozinha de servidores que vendem dificuldade para comprar facilidade.  Depois elas alteram projetos, abandonam obras, aprontam muito e nada lhes acontece. Dane-se o interesse público.
  • O projeto da CGU persegue sanções administrativas porque é muito difícil punir empresas corruptoras criminalmente na justiça. Significa algum avanço, mas o deputado Alberto Filho, do PMDB do Maranhão, pediu vistas. Estratégia  nem sempre no interesse da sociedade. Até quando?
  • Pecados - Até quando tolerarmos a cultura da corrupção; a falta de transparência no poder público; o fórum privilegiado a parlamentares; a lentidão da justiça;  a fiscalização acanhada e a ineficiência da Justiça. Pecados que favorecem cascatas e cachoeiras aos borbotões.


*Mara Paraguassu é jornalista




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Criadores de gado investem em tecnologia de ponta para alavancar a pecuária

O pecuarista André Luiz Gontijo investiu em tecnologia e duplicou a produtividade: 'Na mesma área, consigo dobrar o número de animais' (Bruno Peres/CB/D.A Press)
O presidente do Sindicato dos Criadores de Bovinos, Bubalinos e Equídeos do DF (SCDF), Geraldo Borges, explica que entre os procedimentos utilizados estão a inseminação artificial, a transferência de embriões e o melhoramento genético.


Leia mais:


Criadores de gado investem em tecnologia de ponta para alavancar a pecuária - Cidades DF - Correio Braziliense



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana em todo o país

Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única. Ao todo, 65 mil postos e 240 mil profissionais de saúde em todo o país vão distribuir as doses. Serão usados 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. No sábado (5/4), os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h.
 (Edesio Ferreira/EM)

Leia mais:

Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana em todo o país - Brasil - Correio Braziliense



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Balanço da Receita aponta que 2 milhões de contribuintes ainda não entregaram declaração do IRPF 2012

O contribuinte que perder o prazo só poderá enviar a declaração a partir das 8h do dia 2 de maio quando receberá a notificação da multa pelo atraso. O contribuinte tem até as 23h59min59s (horário de Brasília) para fazer a entrega pela internet. Se optar por entregar a declaração em disquete de computador deve ir a uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil dentro do horário de atendimento bancário. A multa mínima por atraso na entrega da declaração é R$ 165,74.


Leia mais:

Balanço da Receita aponta que 2 milhões de contribuintes ainda não entregaram declaração do IRPF 2012 | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


PAC da Mobilidade vai beneficiar duplamente o trabalhador, destaca Dilma

No programa de rádio, Café com a Presidenta, Dilma disse que o programa, anunciado na semana passada, terá como investimento R$ 32,7 bilhões, que serão gastos na construção e ampliação de metrôs, na implantação de veículos leves sobre trilhos (VLTs). Serão construídos ainda corredores exclusivos de ônibus e estações e terminais de integração.

Leia mais:

PAC da Mobilidade vai beneficiar duplamente o trabalhador, destaca Dilma | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Vice-presidente do PDT confirma Brizola Neto como novo ministro do Trabalho


Brasília - O deputado federal do PDT Brizola Neto (RJ) foi o escolhido pela presidenta Dilma Rousseff para assumir o comando do Ministério do Trabalho. A pasta está ocupada interinamente, desde dezembro, por Paulo Roberto Pinto, ex-secretário executivo do ministério. A informação foi passada pelo líder do PDT na Câmara e vice-presidente da legenda, deputado André Figueiredo (RJ).

Segundo ele, a decisão foi tomada depois de uma reunião, pela manhã, entre Dilma, o presidente do PDT, Carlos Lupi, e o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho.
Estavam na lista da legenda, além de Brizola Neto, o deputado Vieira da Cunha (RS) e o secretário-geral do partido, Manuel Dias. Esses dois eram a preferência do partido.

Fonte:Roberta Lopes/Repórter da Agência Brasil




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Descarte correto de lixo eletrônico ainda é problema para o Brasil

Os números são questionados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A gerente de Resíduos Perigosos do ministério, Zilda Veloso, considera os dados inconsistentes, porque a Organização das Nações Unidas (ONU) utilizou uma metodologia europeia baseada na comercialização. “Se a gente não tem dados do mercado de comercialização, como é que eles chegaram àqueles números? Não tem sentido”. O MMA manifestou formalmente seu posicionamento contrário ao relatório da ONU, por meio do Itamaraty, disse.

Leia mais:

Descarte correto de lixo eletrônico ainda é problema para o Brasil | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


CPMI do Cachoeira tem 167 requerimentos para apreciar

Entre os requerimentos apresentados até agora estão pedidos para que deponham os governadores de Goiás, Marconi Perillo, e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. O presidente licenciado da construtora Delta, Fernando Cavendish, e o ex-diretor da companhia, Cláudio Abreu, também estão entre os nomes sugeridos para prestar depoimentos.

Leia mais:

CPMI do Cachoeira tem 167 requerimentos para apreciar | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: