domingo, 13 de maio de 2012

Dia das Mães: brasileiras têm menos filhos e adiam gravidez por profissão

Vários fatores explicam essa mudança no perfil das mães no Brasil, aponta a demógrafa e professora da Universidade de Brasília (UnB) Ana Nogales. “Os principais são o aumento da escolarização das mulheres, a urbanização e a participação feminina mais forte no mercado de trabalho”, indica a pesquisadora. A demógrafa acredita que, além dos fatores ligados à evolução do papel da mulher na sociedade, há uma influência cultural que fez mudar o padrão reprodutivo. “Na década de 80 e 90, falou-se muito em um padrão de família ideal. A mídia e as telenovelas brasileiras sempre apresentavam famílias menores e como esse modelo trazia vantagens para os filhos”, diz.

Saiba mais:

Dia das Mães: brasileiras têm menos filhos e adiam gravidez por profissão | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Livro recém-lançado no Brasil analisa sociedade dos “filhos órfãos de pais vivos”

A obra, recentemente traduzida e lançada no Brasil, propicia às mães e aos pais uma reflexão profunda sobre o tipo de relacionamento que mantêm com os filhos. Na avaliação de Sinay, é cada vez mais comum, nos tempos atuais, que pais e filhos se percam em relações de consumo e de interesse – nas quais os pais compensem suas falhas e ausências com presentes (alguns caros); e os filhos, por sua vez, tenham tendência a se tornar adultos utilitaristas, ou seja, que só mantenham relações humanas que tragam interesse e em que haja possibilidade de tirar vantagem.


Saiba mais:

Livro recém-lançado no Brasil analisa sociedade dos “filhos órfãos de pais vivos” | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Raio X descartado de hospital é encontrado em Brasília

De acordo com a Cnen, tudo não passou de um susto. “Mas é importante aproveitarmos situações como essa para esclarecermos à sociedade sobre o que fazer ao se depararem com equipamentos suspeitos de conterem radioatividade”, disse à Agência Brasil o chefe da Divisão de Atendimentos a Emergências Radiológicas e Nucleares do Cnen, Raul dos Santos.




Saiba mais:

Raio X descartado de hospital é encontrado em Brasília | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: