quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ambientalistas da África do Sul visitam Catalão para conhecer projetos da área ambiental







Dois professores e uma aluna da Universidade Eduardo Mandlane, em Inhambane, Moçambique (África do Sul) estiveram em Catalão no início desta semana para conhecer comunidades de produtores rurais que desenvolvem o projeto de Sementes Crioulas e também para ver de perto os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na área ambiental, pela Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmac).
Os professores Helsio Amiro Motany de Albuquerque Azevedo, Ernesto Jorge Macaringue, a aluna Gércia Filita e o professor Ricardo Assis, do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da UFG de Goiânia, foram acompanhados por técnicos da Semmac durante o passeio. A visita durou dois dias e começou na comunidade rural Olhos d’Água para conhecimento do projeto “Pastagem Rotativo” e o banco de sementes crioulas da comunidade Mata Preta.
No dia seguinte os ambientalistas conheceram o Viveiro de Plantas Nativas do Cerrado o complexo de Aterro Sanitário de Catalão e os projetos ambientais desenvolvidos pela Semmac como o Coleta Seletiva e o sistema de recolhimento de lixo MecLix.
A visita faz parte do projeto de Cooperação Internacional: "Sementes Crioulas, quintais agroecológicos e cooperação popular: troca de saberes e experiências de economia criativa do cerrado brasileiro as savanas em Inhambanen/Moçambique.” Uma parceria entre o Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG), e a Universidade Eduardo Mandlane, em Inhambane, Moçambique.




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:



Prefeitura de Catalão estuda viabilização da primeira Escola de Tempo Integral do município


O secretário municipal de Educação, Arcilon Sousa Filho, visitou as instalações da antiga fábrica da Parmalat, na segunda-feira (27), local onde funcionará a Faculdade Politécnica, que ofertará quatro cursos de engenharia. As atividades serão iniciadas em 2015, mas na sede, poderá ainda ser implantada a primeira Escola de Tempo Integral Municipal.

Segundo Sousa, a faculdade funcionará no período noturno e a ideia inicial é usar as instalações, durante todo o período diurno, para as aulas da unidade de Tempo Integral. A subsecretária regional de Educação, Gislaine Carneiro, acompanhou o secretário, para ajudar a avaliar as condições do local, uma vez que a rede estadual já possui duas escolas de Tempo Integral.

O estudo visando a implantação do projeto está em andamento.



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Governo decide por reajuste do preço da gasolina em novembro - Economia - Correio Braziliense

Governo decide por reajuste do preço da gasolina em novembro - Economia - Correio Braziliense




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: