terça-feira, 28 de outubro de 2008

Pré-sal

Relutei, mas não consegui.

Então vai...............

Coluna do Lúcio

CONTA GOTAS
28.10.08
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

(Leia no rodapé o comentário: Hipocrisia =- Até Quando?)

ABORTO

Pesquisa feita com católicos aponta que, em caso de anencefalia (o feto não tem cérebro), mostra que mais de 70% dos adeptos dessa religião têm posição firmada: a favor do aborto. A TV Record noticiou a pesquisa, mas não falou sobre a posição da Igreja Universal, à qual a emissora é ligada. Em tempo: católico, não fui ouvido na pesquisa, mas sou inteiramente a favor.

JORNALISMO

O Estadão deu um passo grande ao oferecer a seus jornalistas e estudantes da área a oportunidade da discussão num seminário, neste final de semana. Parabéns ao Zacarias, ao Nonato Cruz, a Emília, ao Lacerdão, a Fátima e outros, que organizaram e estiveram à frente do evento. E ao proprietário do jornal, Mário Calixto, que incentivou.

TRÂNSITO

Assisti várias matérias televisivas sobre a mudança de mão da Calama. Todas mostrando apenas a esquina da Rio Madeira, ou comerciantes e condutores reclamando. Ora, não vi nenhuma matéria mostrando o que senti quando trafeguei domingo naquela via: do conjunto 22 de dezembro em diante, no rumo do Chope do 4, é uma balbúrdia. E, também, não vi ninguém da Semtran ou da PM ali, para reduzir a confusão.

OBRAS

Será que a prefeitura vai mesmo cumprir todas as obras iniciadas antes da eleição, ou vai cozinhar o galo até à disputa de 2010?

BAMBU

Quem já foi lá gostou e, via-de-regra, volta. Se você ainda não conhece, programe neste final de semana uma ida ao restaurante Bambu, ali na BR-364, KM 13, sentido de Jacy-Paraná. Abre aos sábados e domingos.

HIPOCRISIA – ATÉ QUANDO?

O que vale mais, uma cobra (ou outro animal notoriamente nocivo à vida humana), ou uma vida humana?
Se você fizer essa pergunta a qualquer pessoa, certamente vai ouvir que a vida humana é mais preciosa. Mas no Brasil é incrível como se valoriza mais um animal que, sabidamente, mata, do que quem, para se salvar, age em legítima defesa.
Lógico que muita gente vai achar que eu estou na contra-mão, que não estou sendo "politicamente correto", e outras baboseiras que, aliás, tenho ouvido seguidamente nesses mais de 60 anos neste "vale de lágrimas".
Escrevo motivado pela notícia de uma emissora de televisão de que um estudante, em Mato Grosso, está sob risco de ser processado porque matou uma sucuri de 5 metros que, conforme ele, o atacou e, pelas marcas, não há dúvida disso.
Aqui entre nós houve caso, há alguns anos, na área de Samuel, onde um pescador foi morto por jacarés e, pelo que tomei conhecimento, uma pessoa que estava com ele, e atirou no monstro, estava sob ameaça de ser processado.
No Cuniã, aqui perto de Porto Velho, a imensa população de jacarés ameaça não só a biodiversidade, mas também há denúncias de ataques contra crianças naquela região e, também, como agora, eu me pergunto: Até quando a vida humana terá menos valor do que um animal que ataca e mata?
Da mesma forma como entendo ser importante que o Brasil tenha uma nova postura com relação a crimes, cometidos por elementos auto-identificados ou identificados por agentes da Lei como "menores".
Nos dois casos, já é passada a hora de deixar de lado o "politicamente correto" e entender que a Lei não pode ficar apenas de um lado.


Inté outro dia, se Deus quiser!

*Lúcio Albuquerque é jornalista (jornalista não, REPÓRTER) em Rondônia

CCJ examina projeto que fortalece a ação das Forças Armadas

Brasília (Iara Guimarães Altafin / Agência Senado) - A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) examina nesta quarta-feira (29) proposta do senador Expedito Júnior (PR-RO) que direciona recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza a ações, realizadas pelas Forças Armadas, de assistência aos desamparados, em especial aos moradores de rua. A matéria recebeu o apoio do relator na CCJ, senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), que apresentou emendas ao texto. Após a votação na comissão, a proposição segue para deliberação pelo Plenário do Senado.
Com a proposta (PEC 87/07), Expedito Júnior sugere alterar a Constituição para incluir a assistência aos desamparados entre os princípios da ordem econômica. No mesmo sentido, determina que o amparo a moradores de rua passe a compor os objetivos constitucionais de assistência social. 
Tendo como objetivo reforçar a ação do poder público no atendimento às pessoas que vivem na rua, o parlamentar propõe fortalecer o trabalho social já realizado, em tempos de paz, pelo Exército, Marinha e Aeronáutica. Para tanto, prevê a utilização, pelas Forças Armadas, de recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza em "ações sociais civis para o desenvolvimento nacional". 
Ainda visando assegurar verbas para essas ações, Expedito Júnior propõe a criação de um programa de duração continuada para "promover assistência aos desamparados e sua reintegração familiar", a ser financiado com recursos da seguridade social. Na justificação da matéria, o senador argumenta que o reforço orçamentário permitirá ampliar as ações sociais hoje desenvolvidas pelas Forças Armadas, como o atendimento médico-odontológico de populações carentes, apoio a crianças e adolescentes em situação de risco e participações em campanhas de saúde pública.
Ao apoiar a iniciativa de Expedito Júnior, o relator destaca que a proposta reforça a intenção constitucional de "amoldar a ordem econômica aos preceitos da justiça social". Entre as emendas apresentadas ao texto, Antonio Carlos Júnior sugere suprimir artigo que altera a Constituição para incluir as ações sociais entre as atribuições das Forças Armadas. Para o relator, tais atribuições já constam de lei complementar, sendo desnecessária a mudança no texto constitucional.

Banda Di Marco vence o Machado Rock Festival

 Banda de rock ji-paranaense Di Marco têm quatro anos de história

Ji-Paraná (Mari Camata) - Com músicas de letras fáceis e uma melodia dançante, a Banda de rock ji-paranaense Di Marco foi a grande vencedora da 1ª Edição do Machado Rock Festival, que aconteceu durante os dias 24, 25 e 26 de outubro, no Ginásio de Esportes Gerivaldão. 
Eleita pelos jurados com a melhor música do Festival, a Banda Di Marco conseguiu classificar as suas três musicas apresentadas durante o evento. A música “Balada para um morto” ficou em quinto lugar, a música “Parece não haver mistérios”, em segundo lugar e a música “Toda vez que chove”, foi eleita a melhor do festival, com um total de 177 pontos alcançados por um conjunto de notas avaliadas por quatro jurados nas categorias harmonia, melodia, afinação, letra e presença de palco. 
O vocalista da Banda Di Marco, Raphael Amorim, nem acreditava na vitória: “Ainda estamos surpresos com o resultado. A gente não esperava entrar com as três músicas para o cd, muito menos ficar tão bem colocado. Até por que todas as bandas mostraram uma evolução e um empenho muito grande, mas ficamos muito felizes que nosso trabalho tenha sido bem aceito e entrado no CD. Tenho certeza que depois desse festival muita coisa vai mudar para as bandas ji-paranaenses, disse Raphael.
O Machado Rock Festival teve como objetivo divulgar as bandas locais e premiar as 14 melhores músicas autorais com a gravação de uma faixa (em estúdio) que farão parte do CD Machado Rock Festival. 

MÚSICAS

As 14 músicas que estarão no cd do Machado Rock Festival, que deve começar a ser gravado ainda este ano, são: Toda Vez que chove – Banda Di Marco, Parece não haver mistérios – Banda Di Marco, Astroscopia- Banda Neófytos, Condenados Pela Guerra – Banda Neófytos, Balada para um morto – Di Marco, Desprezo – Eclipse Final, Novo Tempo – Calibre a Gosto, Só Você – Eclipse Final, Valores e o Preço – Calibre a Gosto, Quebra-cabeça – Banda Relicário, Covardia – Tatudikixuti, Perdidos em História- Neófytos, Ainda preciso de você - Banda Relicário e Revolta - Eclipse Final. 
Além das quatorze músicas que entrarão no CD, serão premiados também o melhor vocalista do Festival, o melhor baterista, o melhor contra-baixista e o melhor guitarrista, escolhidos pela comissão organizadora e pelos jurados. Os prêmiso serão entregues juntamente com o troféu Maycon Victor, quando do lançamento do CD do Machado Rock Festival, ainda sem data prevista para acontecer.

Blitz repressiva inibe embriaguez no trânsito

Porto Velho (Gecom/Detran) - Foi realizado no último domingo dia 26 de outubro, blitz repressiva com a participação da Companhia Independente de Trânsito e do Detran/RO representado pela Coordenadoria do Registro Nacional de Infrações-Renaif e a Divisão de Policiamento e Fiscalização de Trânsito-DPFT, intensificando a fiscalização nas vias da capital e combatendo a embriaguez ao volante.
Na ação denominada “Operação Balneário”, a participação do cabo Dataniel, PM’s Marcos, Nobre e Alcemir foi de apoiar as atividades visando coibir os abusos no trânsito.
Segundo Rudyraphles Araújo e de Hugo Correia, coordenadores do Detran/RO as operações de fiscalização têm como alvo principal condutores que estejam dirigindo sobre influência de álcool, os não habilitados e os veículos que não estejam com o licenciamento anual em dia.
Durante 7 horas de blitz foram abordados 181 veículos com 75 tipos de infrações, na Estrada da Areia Branca, Estrada do Santo Antônio e Avenida dos Imigrantes. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança foi a autuação mais freqüente. Na ocasião, cinco condutores foram abordados e autuados por dirigirem sob a influência de álcool, como consta no Artigo 165, V do Código Brasileiro de Trânsito. Dois condutores foram encaminhados para Central de Polícia por estarem embriagados. Após exame do bafômetro ficou constatado que ambos, estavam excedendo o limite de álcool no sangue.