sexta-feira, 23 de maio de 2008

Jefferson Péres morre aos 76 anos em Manaus

Brasília (Agência Senado) - O senador Jefferson Péres (PDT-AM) morreu por volta das 7h da manhã desta sexta-feira (23) - de infarto fulminante, segundo a sua assessoria - em sua residência, em Manaus. Sua morte, conforme declarou o presidente nacional do PDT, deputado Vieira da Cunha, "deixa todos tristes e enlutados".
O corpo de Jefferson Péres será velado durante toda a tarde desta sexta-feira no Palácio Rio Negro, em Manaus. De acordo com informações fornecidas pelo gabinete do senador, o enterro será neste sábado (24), mas ainda não há confirmação de horário e local.
Logo que chegou ao Senado, para abrir a sessão plenária desta sexta-feira, o presidente Garibaldi Alves Filho afirmou que o senador Jefferson Péres era um dos sustentáculos da coluna vertebral do Senado. Ele disse que Péres será sempre lembrado por sua atuação como um combatente em defesa da democracia e da Amazônia.

Referência ética

Identificado como "uma referência ética" dentro do Legislativo, Jefferson Péres exercia seu segundo mandato no Senado, onde chegou em 1995, depois de cumprir mandato de vereador em Manaus de 1988 a 1996.
José Jefferson Carpinteiro Péres tinha completado 76 anos no último 19 de março. Na quarta-feira (21), fez seu último pronunciamento em Plenário, quando afirmou que o debate sobre a internacionalização da Amazônica deve ser enfrentado com bom humor e que os brasileiros não devem reagir de modo enraivecido a menções a respeito do tema . Na véspera, na ausência do senador José Maranhão (PDMB-PB), Jefferson Péres havia sido designado relator ad hoc da proposta de emenda à Constituição que visa acabar com o nepotismo nos Três Poderes, aprovada, em seguida pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Em sua atuação no Senado, destaca-se, entre outras atividades, o fato de ter sido relator, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, do processo que levou à cassação do ex-senador Luiz Estevão e a atuação como relator da Lei de Responsabilidade Fiscal.
O primeiro suplente do senador é Jefferson Praia, também do PDT
.

Garibaldi: Jefferson Péres foi defensor intransigente da democracia

Brasília (Ricardo Koiti Koshimizu/Agência Senado) - Ao anunciar em Plenário a morte do senador Jefferson Péres (PDT-AM), ocorrida na manhã de hoje (23), o presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), declarou que Jefferson era um defensor intransigente da democracia e de seus ideais. Segundo informações fornecidas por sua assessoria, o parlamentar - que era senador desde 1995 e exercia seu segundo mandato consecutivo - faleceu devido a um infarto. O presidente da Casa afirmou ainda que "sempre contava com o apoio de Jefferson no esforço pela recuperação da credibilidade do Legislativo, pois ele era sempre um dos primeiros a se levantar na defesa do Senado".
Garibaldi destacou a atuação de Jefferson - que era advogado - nas diversas comissões da Casa, como a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a de Assuntos Econômicos (CAE), a de Educação, Cultura e Esporte (CE), a de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e a de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
A experiência anterior ao Senado também foi lembrada por Garibaldi, que ressaltou a atuação de Jefferson como vereador e também em vários cargos da administração pública no estado do Amazonas - o de secretário da Corregedoria-Geral da Justiça, o de diretor da Companhia Siderúrgica da Amazônia (Siderama) e o de professor da extinta Faculdade de Ciências Econômicas daquele estado, entre outros.
Garibaldi recordou ainda que Jefferson havia discursado no Senado na última quarta-feira (21), quando seu tema foi a região amazônica - "uma de suas principais paixões". Na ocasião, Jefferson declarou que o debate sobre a internacionalização da Amazônia deveria ser tratado com bom-humor. E que não se preocupava "com a cobiça internacional, mas, sim, com a [cobiça] nacional, com as ações de pecuaristas e madeireiros que poderão levar ao holocausto ambiental da região".
"Ele foi um grande lutador", disse Garibaldi, acrescentando que "Jefferson exerceu seu mandato com o brilhantismo que todos puderam constatar".

Para Jefferson, reação à internacionalização da Amazônia deve ser bem-humorada

Brasília (Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado) - O debate sobre a internacionalização da Amazônia deve ser replicado com bom-humor, e os brasileiros não devem reagir de modo enraivecido a menções a respeito do tema. Essa é a opinião do senador Jefferson Péres (PDT-AM), que, em seu último discurso, quarta-feira (21), mencionou artigo publicado pelo jornal The New York Times, esta semana, com a tese de que a floresta amazônica deve ficar sob jurisdição internacional.
"Não tenho medo da cobiça internacional, mas sim da nacional, das ações de pecuaristas e madeireiros que poderão levar ao holocausto ambiental da região", advertiu.
Para ele, a resposta adequada ao tema, costumeiramente mencionado por setores ambientalistas de países como os Estados Unidos, deve ser similar à dada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) em recente seminário. Questionado sobre essa possibilidade, o parlamentar pelo Distrito Federal afirmou que, por essa lógica, Califórnia, Paris ou o Alasca também deveriam ser internacionalizados.
Jefferson disse acreditar que tal debate leva os brasileiros a perceberem sua responsabilidade sobre aquela região. Afirmou ainda que o questionamento da soberania brasileira na Amazônia só poderia ser aventado caso algumas situações limites se configurassem, como o "holocausto ecológico, um processo de pauperização que levasse a população a se tornar refém do narcotráfico ou o descaso nas áreas de educação e pesquisa".
O parlamentar defendeu ainda o fortalecimento do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), dos centros de biotecnologia das universidades brasileiras e pediu uma presença maior das Forças Armadas no local. Em aparte, o senador João Pedro (PT-AM) citou também a necessidade de fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).


Morte de Jefferson Peres

NOTA DE PESAR

A democracia brasileira amanheceu hoje enfraquecida com a morte do senador Jefferson Péres, líder do PDT no Senado Federal, ocorrida em Manaus (AM). Da tribuna, o senador amazonense sempre pautou sua atividade parlamentar e pessoal pela ética e respeito aos valores democráticos e morais quando abordava as questões de interesse público.
O falecimento do senador entristece a todos nós peemedebistas e aos brasileiros que acompanharam a trajetória desse ilustre homem público.
À família do senador, os nossos sentimentos de dor pela perda irreparável.


Valdir Raupp

Líder do PMDB no Senado Federal


Equipe de Fátima Cleide promove nova maratona de visitas e reuniões

Brasília (Mara Paraguassu/Assessoria) - Nova maratona de visitas e reuniões com a comunidade de oito municípios de Rondônia é iniciada neste domingo (25) por uma equipe de assessores da senadora Fátima Cleide(PT-RO), iniciativa que começou em fevereiro de 2007 e que se revela muito positiva.
“A população aprovou. Verificamos obras que estão sendo feitas com recursos viabilizados pelo mandato, promovemos reuniões com diversos segmentos das comunidades de cada município, com as lideranças locais. Ouvimos as demandas e problemas e os encaminhamos à senadora e aos assessores em Brasília”, diz Maria Santiago, integrante da equipe.
Desta vez a maratona começa por municípios da região da BR-429, e ao todo serão nove as regiões visitadas.
A programação é a seguinte: na terça-feira(27) a equipe estará em Costa Marques pela manhã e à tarde em São Francisco do Guaporé; na quarta-feira(28), Seringueiras e São Miguel são os municípios visitados; na quinta-feira(29), Alvorada e Presidente Médici; e finalmente, na sexta-feira(30), Mirante da Serra e Nova União.
Em todos os municípios a equipe fará reunião com lideranças do movimento social, partidos, lideranças comunitárias, secretários e prefeitos. Além de Santiago, integram a equipe David Nogueira e Jair Bruxel. No ano passado a equipe visitou os 52 municípios de Rondônia.



Deputado reivindica ação da Caerd nos distritos de Porto Velho

Porto Velho (Assessoria) - Ao destacar os altos investimentos a serem empregados em Porto Velho decorrente da ação do Governo Federal, o deputado estadual Valter Araújo (PTB) cobrou ontem na Assembléia Legislativa de Rondônia a agilização de medidas que garantam também investimentos da Caerd – Companhia de Água e Esgotos de Rondônia, principalmente no que se refere a implantação da rede de água nos distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Jacy-Paraná e União Bandeirantes, todos pertencentes ao município de Porto Velho.
O deputado diz aguardar um posicionamento da Caerd com relação a requerimento aprovado em março pelo plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia, solicitando informações quanto a implantação da rede de água nos distritos de Porto Velho.
A solicitação tem por base ainda, prosseguiu Valter Araújo, informação repassada pelo governador Ivo Cassol durante seminário da Frente Parlamentar da Amazônia, que anunciou a existência de R$ 10 milhões para investir neste serviço. Destacou o deputado: "Em razão disso é relevante se obter informações dos trabalhos efetuados ou que estejam em fase de projeto para beneficiar estas localidades, diante da necessidade destas comunidades também passarem a ser beneficiadas com água tratada, garantindo-se a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas".
Atendimento público

O plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia aprovou durante sessão ordinária requerimentos de autoria do deputado Valter Araújo (PTB), através dos quais ele requer informações junto a organismos governamentais, visando de posse desses dados, propor medidas que visem a melhoria do atendimento público. Os requerimentos envolvem a Junta Médica do Estado e a Secretaria Estadual de Educação – Seduc.
Através de requerimento, o deputado Valter Araújo requer da Secretaria Estadual Administração, a relação de todos os profissionais de saúde lotados na Junta Médica do Estado e respectivas atribuições, especialidades, locais e escolas de atendimento. "Essas informações se fazem necessárias para que possamos obter maior conhecimento e embasamento para nosso trabalho parlamentar, pois compete-nos a tarefa de diagnosticar os problemas que afligem não só os profissionais da área, mas principalmente os da população do nosso Estado e junto com os órgãos competentes procurar solucionar e proporcionar melhoria no atendimento", disse.
Também foi aprovado requerimento de autoria de Valter Araújo, solicitando da Secretara Estadual de Educação, cópia do convênio e o valor do repasse realizado com a Prefeitura Municipal de Novo Horizonte, referente ao transporte escolar. Segundo ele em visita ao município foi informado da situação precária por que passam os estudantes que necessitam do uso do transporte escolar. "Por falta de combustível, o ônibus nem sempre está disponível para percorrer o trecho, alguns ônibus não têm assentos suficientes para acomodar os estudantes e também a questão do horário que não é definido, prejudicando os alunos que ficam horas aguardando a chegada", destacou o deputado em sua justificativa apresentada em plenário.

Com Cassol em férias, Cahulla assume Governo de RO pela 3ª vez

Porto Velho (Decom) - O governador Ivo Cassol transmitiu na manhã ontem (22) o cargo de chefe do executivo ao vice-governador João Cahulla (foto), em solenidade na residência oficial às 10 horas, onde estava presente praticamente todo o primeiro escalão da administração estadual.
Cassol entrou em férias por uma semana, e após passar o cargo, viajou com a família com destino ao Panamá. O governador pretende conhecer de perto aquela que considera uma das maiores obras da engenharia moderna, o Canal do Panamá, e ver de perto a tecnologia empregada, além de descansar com a família.
Cassol adiantou que deixará o Governo em boas mãos, como já aconteceu em duas outras oportunidades, e que confia que João Cahulla vai dar continuidade ao mesmo ritmo intenso de trabalho como governador em exercício, vistoriando obras e despachando com os secretários de governo.
“É um período curto, mas não podemos relaxar ou deixar de cumprir o nosso papel. Nossa equipe vai dar continuidade normalmente aos projetos, ações e realizações do Governo, nada vai mudar. Assumo mais uma vez com muita responsabilidade e respeito ao povo de Rondônia”, disse João Cahulla.
Ivo Cassol destacou que desde o início do mandato tem trabalhado em parceira com o vice-governador, ressaltando que ambos cumprem extensa agenda de trabalho, em visitas a municípios, inaugurando obras, atendendo a população e entregando benefícios. “Nada muda na administração do estado durante a minha interinidade, isso demonstra que há uma sintonia muito grande hoje entre o governador e o vice, e quem ganha com isso é a população do Estado”, completou Cahulla.

Teatro

Tanto Cassol quanto Cahulla confirmaram em entrevista à imprensa o início das obras do teatro da capital, uma vez que foi assinado pelo Ministério do Planejamento o termo de cessão do terreno onde a obra foi iniciada. Com o documento em mãos, o Governo do Estado pode tomar posse em definitivo e retomar a obra, sem correr qualquer risco de paralisação, uma vez que os recursos já estão depositados em conta. “Graças a nossa persistência economizamos alguns milhões de reais dos cofres públicos. O estado possui vários imóveis que são ocupados pela União, e nada mais justo que uma permuta para que a capital possa ter um teatro. Vamos recomeçar a construção do teatro imediatamente”, disse Cassol ao encerrar a solenidade.O governador embarcou em seguida para Manaus e de lá, em vôo de carreira, para Panamá City, no Panamá. Cassol e família retornam a Porto Velho na próxima segunda-feira (26), reassumindo automaticamente o Governo do Estado ao desembarcar.



Comportas para usinas serão fabricadas em Porto Velho

Porto Velho (Decom) - Agora é oficial: os principais componentes mecânicos das turbinas e todas as comportas para as usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio serão produzidas em Rondônia pelas empresas Alstom Energia, da França, e Bardella S.A., de São Paulo.
A cessão do terreno de
90.mil metros quadrados onde será construída a indústria eletromecânica, no Distrito Industrial de Porto Velho, foi aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) em sua 19ª reunião, presidida pelo governador Ivo Cassol (foto). A fábrica irá empregar 2.000 trabalhadores e continuará operando depois de 2015, quando as duas hidrelétricas entrarem em operação.
“Temos buscado atrair empresas para Rondônia, gerando emprego e renda para o Estado, que vive um ciclo virtuoso de crescimento, nos diferentes setores da economia e o Governo tem feito a sua parte, oferecendo incentivos para a instalação desses novos empreendimentos”, destacou o governador.
O Conder também aprovou o projeto técnico-financeiro apresentado pela Votorantim S.A. para a construção da fábrica de cimento que também será erguida na capital. O cimento é o principal insumo que, sem a fábrica, teria que ser importado de outros Estados para produzir os 2,7 milhões de metros cúbicos de concreto armado a serem consumidos no Complexo Madeira.

Votorantim investirá R$ 110 milhões

A fábrica de cimento da companhia, que começa a ser construída ainda este ano, às margens da BR-364, na saída para Cuiabá, entre a sede da Eletronorte e o Hospital Santa Marcelina, vai exigir inversões de capital que devem alcançar a cifra de R$ 110 milhões nos próximos 10 anos.
Segundo Rafael Ermírio de Moraes, diretor da empresa, não serão gerados apenas os 60 empregos diretos previstos na carta-consulta encaminhada ao Conder: “Este número refere-se apenas à nossa linha de produção, que é automatizada e exige mão-de-obra altamente especializada”.
Ermírio de Moraes afirma que todos os outros serviços necessários ao funcionamento da planta industrial, como transporte de bens, valores e pessoal, distribuição da produção, alimentação em três turnos, limpeza e segurança 24 horas, entre outros, serão terceirizados: "Esta logística vai gerar, de forma permanente, pelo menos 400 novos postos de trabalho na região metropolitana de Porto Velho".
“No total, foram aprovadas durante a reunião 11 propostas de incentivo fiscal formalizadas por médias e grandes empresas, e que significam um compromisso de investimento efetivo no valor de R$ 220 milhões, em troca da outorga de até 85% dos créditos tributários de ICMS presumido", destacou o secretário da Seapes, Marco Antonio Petisco.
"Estas aplicações vão necessariamente levar à geração de outros 1 230 empregos diretos, na capital e no interior, em indústrias de açúcar e álcool hidratado, biodiesel e glicerina, implementos rodoviários como carrocerias, reboques e caçambas, na produção de ligas metálicas, telhas esmaltadas impermeabilizadas e no beneficiamento de grãos”, detalha Marco Petisco, que também responde pela secretaria-executiva do Conder.



Circo da Notícia

MÍDIA & VIOLÊNCIA

E segue ainda a caça aos jornalistas

*Carlos Brickmann


Um, Luiz Carlos Barbon, que denunciou um caso de pedofilia envolvendo vereadores, foi morto em Porto Ferreira, no interior paulista – e houve gente que, diante do crime, preferiu discutir se ele era ou não jornalista de verdade, já que não tinha registro. Outro, João Alckmin, que move campanha contra a máfia dos caça-níqueis, sofreu dois atentados em São José dos Campos. Agora foi a vez de Édson Ferraz, da TV Diário (afiliada da Rede Globo em Mogi das Cruzes, SP), que apurava crimes possivelmente cometidos por policiais civis.
Até quando a imprensa se limitará a noticiar e lamentar esses crimes? No caso Barbon, há quatro PMs indiciados pelo crime; no caso Alckmin, embora o segundo atentado tenha sido filmado por câmeras de segurança, a polícia não conseguiu chegar a qualquer resultado. No momento do atentado, houve amplo noticiário; mas, com o passar do tempo, ninguém fala mais do assunto. Por que a polícia deveria esforçar-se, se os principais interessados na segurança de quem trabalha com informações – nós, jornalistas – paramos de nos manifestar?
E a coisa está piorando. Barbon trabalhava num pequeno jornal de Porto Ferreira. Alckmin apresenta seu programa numa rádio de São José dos Campos. Mas Édson Ferraz trabalha numa retransmissora da Rede Globo, o maior complexo de comunicação do país, e nem isto inibiu os jagunços que o atacaram. Os criminosos estão perdendo o medo. O tiro ao jornalista, está claro, não oferece riscos nem a quem o ordena nem a quem o dispara.
É preciso insistir, é preciso fazer pressão para que as autoridades cumpram seu dever de garantir a segurança pública. Ou isto, ou continuaremos como alvo.

Palavra do ombudsman

Em ótima entrevista, o novo ombudsman da Folha de S. Paulo, Carlos Eduardo Lins da Silva, disse que a imprensa brasileira vem mantendo a credibilidade. Esta coluna fez-lhe então uma pergunta: se a imprensa mantém a credibilidade, como se explica a dramática queda de circulação dos jornais? Há dez anos, havia edições dominicais com 1,5 milhão de exemplares. Hoje nem se imagina isso.

Lins da Silva, em amável bilhete a esta coluna, esclarece:

"Os jornais, especialmente a Folha de S. Paulo, chegaram àqueles números em meados da década de 90 graças a dois motivos: a afluência do Real e os anabolizantes que eram dados com o jornal, que ia praticamente como brinde das enciclopédias em fascículos. Havia gente que deixava o jornal na banca e levava só o presente. A circulação atual é maior do que a média anterior a esses dois fatores extraordinários."

Invasão de privacidade

Às vezes, os meios de comunicação, na pressa de cumprir os horários, acabam divulgando coisas desnecessárias - desnecessárias e inconvenientes. Não há motivo, por exemplo, para divulgar o endereço de uma vítima de violência sexual. Não há motivo para publicar a foto de um edifício onde alguém se suicidou.
Não havia motivo, nas matérias sobre o vazamento do dossiê a respeito das despesas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para publicar e-mails que nada tinham a ver o caso. Mesmo assim, foram divulgadas imagens que revelavam conversas íntimas sobre casos de doença na família.
Foi feio. E essas imagens, a propósito, eram independentes. Não faziam parte de mensagens sobre o dossiê, nem tinham algo a ver, por pequeno que fosse, com o caso do dossiê. Se tivessem sido removidas, o consumidor de notícias nada teria perdido. Claro, não deve ter sido deliberado, mas a falta de cuidado pode ser tão ou mais nociva que a intenção de ferir.

Cadê a notícia?

Por falar em inconveniências, um grande portal de Internet mandou uma repórter bonita, sumariamente vestida, para analisar a reação de jogadores de futebol a suas perguntas. É verdade que não há muito a analisar: tirando alguns, que preferem outra praia, houve grande interesse pela repórter. Tudo bem – só que as imagens divulgadas não foram as da reação dos jogadores, mas as do corpo da repórter. A câmera passeava na barriga de fora, nas nádegas em shorts justíssimos, nos seios que tentavam sair da miniblusa.
Constrangedor: a repórter foi tratada, por seu portal, sem qualquer respeito.

A imprensa oficial

Importante: o Conselho Nacional de Justiça determinou que as publicações oficiais dos tribunais não podem divulgar reportagens opinativas. Parece óbvio, mas não era: por exemplo, numa publicação do Diário da Justiça, em Pernambuco, havia uma reportagem com o título "Radicalismo de Poucos Prejudica Todos os Servidores do Judiciário", em que o sindicato do setor era atacado.
A função das publicações oficiais, diz a decisão do CNJ, é apenas dar publicidade aos atos da administração.
E, claro, essa recomendação deve ser estendida a todos os diários oficiais do país: sua função não é fazer propaganda do governo, apenas divulgar seus atos.

E as notícias?

Deve ter sido falha deste colunista, que não procurou a notícia (divulgada no portal jurídico Espaço Vital, do Rio Grande do Sul) com a devida atenção. Mas, de qualquer maneira, se houve notícia, o destaque foi mínimo.
Acontece que um garoto encontrou uma ponta de parafuso no recheio de um biscoito Trakinas, produzido pela Kraft. E a 9ª Câmara Cível do Rio Grande do Sul condenou a Kraft a pagar R$ 8 mil como reparação por danos morais. Como a decisão não foi unânime, cabe recurso. A decisão da 9ª Câmara Cível, com base no Código de Defesa do Consumidor, diz: "O fabricante deve responder pelos danos causados em decorrência dos defeitos ou vícios verificados em seus produtos, no caso pela existência de risco à saúde e vício de qualidade".
A Kraft é grande anunciante. Mas ninguém poderia sequer imaginar que isso fosse levado em conta na hora de divulgar uma notícia, não é mesmo?

Mortos, nem pensar

Um grande jornal informa que o Museu Histórico da OAB, em Brasília, é assessorado por um Conselho Curador, formado por todos os ex-presidentes da OAB não falecidos (...)"

Cobrando tudo

Mais uma nota exclusiva do Espaço Vital: a Estônia, república européia às margens do Mar Báltico, criou um imposto sobre a flatulência das vacas, a ser pago pelos criadores. Segundo o governo estoniano, os gases bovinos contribuem para o aquecimento do planeta e os recursos do novo imposto financiarão medidas para compensá-lo.
Tomara que ninguém do governo brasileiro leia esta notícia!

E eu com isso?

Há gente preocupada com o efeito-estufa. Há cientistas que garantem que, tanto quanto a flatulência, os arrotos dos animais ruminantes contribuem para o aquecimento global. E há gente preocupada com outros assuntos. Por exemplo:
* Amy Winehouse choca ao correr de sutiã em parque em Londres
Sutiã, tudo bem: poderia ter sido um top que chocaria do mesmo jeito. Ela está horrível de tão magra.
Há quem se preocupe com problemas capilares:
* Cabelo de Jude Law segue caindo
Com festas e eventos:
1. Ellen Jabour vai a festa em São Paulo
2. Adriana Lima vai a show com namorado
3. Apontada como affair, Ildi Silva confere show de Caetano
Ou simplesmente com o que fazem as personalidades:
1. Na saída de restaurante, Mariah Carey dorme no carro
2. Cauã e Grazzi foram flagrados grudados no final de semana no Rio
3. Angélica passa tarde no Leblon
4. Márcio Garcia exibe barriguinha saliente

O grande título

Um dos bons títulos desta coluna é daquela magnífica safra de obras abertas: cada leitor conclui o que quer.
Tratamento para emagrecer? Cuidado com os
Há um maravilhoso, da linha comportamental:
Paris Hilton acredita que será uma ótima mãe porque ama animais
E o grande vencedor, que saiu num jornal destinado a professores:
Benefícios psicossociais de um saber não-instrumentalizado
É isso aí: um título que só pode ser entendido por quem estudou muito.


* O autor é Jornalista, diretor da Brickmann&Associados
(Fonte: Observatório da Imprensa)


Jornal de Debates



CASO ISABELLA

A influência da mídia na prisão dos Nardoni

*José Paulo Lanyi

O artigo 312 do Código de Processo Penal delimita os requisitos para a decretação de uma prisão preventiva, uma das modalidades de prisão cautelar, ou seja, aquela que é decretada durante a tramitação do inquérito ou da ação penal, antes da sentença do juiz. Eis o que diz o artigo:
"A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria".

Ao decidir pela prisão de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, o juiz Maurício Fossen, do 2º Tribunal do Júri da Capital, considerou materialmente presentes os indícios de autoria dos dois crimes atribuídos ao casal: homicídio doloso triplamente qualificado — por emprego de meio insidioso ou cruel, com uso de recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima e para assegurar a ocultação ou a impunidade de outro delito — e fraude processual (mudança do cenário do local do crime) agravada por, presumivelmente, ter sido cometida para produzir efeito em um processo penal que ainda não havia sido iniciado.

Cobertura folhetinesca

Os indícios de autoria, em tese, são mais do que suficientes para demonstrar a periculosidade e sustentar a recomendação da prisão do casal acusado. A gravidade de um crime é uma das razões imbricadas no requisito "garantia da ordem pública" — expresso no artigo 312—, dado o seu potencial de repercussão social.
A decisão do juiz sublinhou a repercussão pública provocada pela mídia como reforço ao seu entendimento. O magistrado recorreu a comentadores jurídicos, como Guilherme de Souza Nucci:
"Crimes que ganham destaque na mídia podem comover multidões e provocar, de certo modo, abalo à credibilidade da Justiça e do sistema penal. Não se pode, naturalmente, considerar que publicações feitas pela imprensa sirvam de base exclusiva para a decretação da prisão preventiva. Entretanto, não menos verdadeiro é o fato de que o abalo emocional pode dissipar-se pela sociedade, quando o agente ou a vítima é pessoa conhecida, fazendo com que os olhos se voltem ao destino dado ao autor do crime. Nesse aspecto, a decretação da prisão preventiva pode ser uma necessidade para a garantia de ordem pública, pois se aguarda uma providência do Judiciário como resposta a um delito grave..." (GUILHERME DE SOUZA NUCCI, ‘Código de Processo Penal Comentado’, Ed. RT, 6ª edição, SP, 2007, pág. 591, sem grifos no original)".
Temos aqui um problema. Se é verdade que o Brasil se abalou com as circunstâncias da barbárie, também não se pode ignorar um elemento decisivo para a comoção popular: a ênfase tresloucada da mídia na divulgação folhetinesca do caso. O próprio juiz faz a ressalva:
"Queiramos ou não, o crime imputado aos acusados acabou chamando a atenção e prendendo o interesse da opinião pública – em certa medida, deve-se reconhecer, pela excessiva exposição do caso pela mídia que, em certas ocasiões, chegou a extrapolar seu legítimo direito de informar a população – o que, no entanto, não pode ser ignorado pelo Poder Judiciário e fazer-se de conta que esta realidade social simplesmente não existe, a qual dele espera uma resposta".
O porém apontado pelo juiz não dá conta da gravidade de uma situação aterradora: aquela em que os meios de comunicação selecionam para o Judiciário os casos que são e os que não são passíveis de decretação de uma prisão preventiva, conforme um dos itens do artigo em questão.
Parafraseando o magistrado, não podemos fazer de conta que essa realidade social simplesmente não existe.

Hipnose da opinião pública

Como comover a massa e hipnotizar a opinião pública? Basta que um crime pavoroso seja divulgado por várias horas, todos os dias, durante todo um bimestre. Nem a chegada do homem à Lua mereceu tamanho interesse nacional...
Para ajudar, pode-se contar com a "sorte", como a presença de uma criança, e o envolvimento, nessa ciranda do ‘foram eles-não foram eles’, de protagonistas "imbatíveis", como um pai, uma mãe ou uma madrasta.
Na cobertura do Caso Isabella, os plantões dos repórteres em frente à residência dos acusados e das vítimas tumultuaram a vida dos moradores e dos trabalhadores dos bairros. Era preciso informar o que Alexandre e Anna Carolina haviam comido na noite anterior...
O movimento das equipes de reportagem também propiciou o aparecimento do povão "lincha e esfola". Tudo devidamente registrado. Afinal, é assim que se ensina cidadania em rede nacional de televisão.
Ruas foram fechadas, delegacias de polícia transferiram o atendimento para outras unidades. Para garantir o show, a audiência, a vendagem e o dinheiro, criaram-se, aqui e ali, cidadãos de segunda classe; e, onde quer que fosse, pela televisão, milhões de incautos que desaprenderam pelo mau exemplo da mídia e pelo desvario de muitos dos seus concidadãos.
Os moradores prejudicados poderiam, se quisessem, ter-se protegido da histeria coletiva. Veja-se o que diz o artigo 42 da Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei 3688/41):
"Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios:
I: Com gritaria ou algazarra;
II- Exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
Pena- Prisão simples de 15 dias a três meses, ou multa)..."
O jornalismo brasileiro ultrapassou, há muito, os limites do incômodo (no mau sentido) e do ruidoso. Causa espanto observar que a própria Justiça se veja de mãos amarradas pelos fatos artificiosamente engendrados pelos meios de comunicação.
Pelo visto, capitulamos.


* O autor é Jornalista

(Fonte: Observatório da Imprensa em 20 05)


Penitenciária Federal de Porto Velho é entregue

Porto Velho (Luiz Alexandre/Assessoria/Sejus) - O secretário de Estado de Justiça de Rondônia, Gilvan Cordeiro Ferro, o seu adjunto, Renato Eduardo de Souza, e grande parte da equipe técnica da Secretaria de Justiça (foto) prestigiaram a entrega da Penitenciária Federal de Porto Velho pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ). A unidade prisional foi construída em uma área doada pelo Governo do Estado, às margens da BR-364, sentido Rio Branco (AC).
Para entrar em funcionamento, o diretor do Depen, Maurício Kuehne, informou que o Depen necessita que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorize a contratação de pelo menos 1.100 profissionais entre agentes penitenciários federais e outros relacionados ao corpo técnico e administrativo.
Na ocasião o diretor de Políticas Penitenciárias, André Luiz Cunha, e o diretor-geral do Sistema Penitenciário Federal, Wilson Damásio, também apresentaram a moderna estrutura do presídio à imprensa e convidados. O local possui a capacidade de abrigar 208 presos em celas individuais e de segurança máxima, e foi feito assim justamente para isolar os líderes de facções criminosas e também presos de periculosidade internacional.
Ao todo foram gastos pelo Governo Federal cerca de R$ 20 milhões na construção da Penitenciária, e ainda serão destinados mais R$ 5 milhões para instalar os equipamentos de segurança necessários para botar em funcionamento a Unidade, tais como aparelhos de raio-x, câmeras de vigilância e um sistema de identificação por impressão digital.
As imagens de 240 câmeras de vigilância vão ser transmitidas em tempo real para uma sala de controle na penitenciária, para a Superintendência da Polícia Federal de Rondônia e para a Central de Inteligência Penitenciária do Depen, em Brasília.
A Penitenciária Federal de Porto Velho é a quarta unidade entregue e se junta à de Mossoró (RN) que também aguarda lotação de pessoal para funcionar. Já as unidades de Campo Grande (MS) e de Catanduvas (PR) estão em funcionamento e abrigam 268 presos.


Júnior consegue anistia para multas aplicadas durante vigência da MP das Bebidas Alcoólicas

Brasília (Fabíola Góis/Assessoria) - O senador Francisco Dornelles (PP/RJ), relator do Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 13/08, incorporou em ser relatório o Projeto de Lei do Senado nº 162/2008, de autoria do senador Expedito Júnior (PR/RO), para cancelar todas as multas aplicadas durante a vigência da Medida Provisória (MP) nº 415/08 que trata da venda de bebidas alcoólicas às margens de rodovias federais. A alteração foi fruto de acordo proposto ao relator por Expedito Júnior, que abriu mão do seu projeto de lei para que o cancelamento das multas fosse resolvido mais rapidamente.
Ontem, o plenário do Senado aprovou o PLV, que torna mais rígidas as regras sobre proibição do consumo de bebidas por motoristas. A matéria volta para apreciação da Câmara dos Deputados. O PLV prevê punição para a ingestão de qualquer quantidade de bebida alcoólica para motoristas, mas libera a venda nas margens das rodovias nas áreas urbanas.
Em abril, Expedito Júnior apresentou o Projeto de Lei de nº 162/2008 para cancelar as multas aplicadas na vigência da MP. Pelo texto aprovado pelo Senado, as multas serão aplicadas apenas a partir da vigência da lei que vier a ser sancionada. “Ora, se o próprio projeto de lei de conversão que estamos agora apreciando já não prevê mais a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas nas áreas urbanas das rodovias federais, não faz sentido manter as multas que também tenham sido aplicadas”, justificou Expedito Júnior.
O senador citou ainda as críticas que a MP recebeu: a primeira, em incumbir a Polícia Rodoviária Federal de fiscalizar bares e restaurantes; a segunda, à possibilidade de se criar uma massa de desempregados, em bares e restaurantes situados às margens de rodovias federais, em áreas urbanas.


CEF facilita compra de imóvel usado pelo FGTS

Cliente pode financiar 100% do valor e utilizar sistema de amortização de até 30 anos

Brasília (Assessoria/CEF) - A Caixa Econômica Federal ajustou as operações para quem pretende adquirir um imóvel usado a partir da Carta de Crédito FGTS, dando o mesmo tratamento dispensado às operações de imóveis novos. O destaque é a ampliação da quota de financiamento e do prazo de amortização, que em alguns casos pode chegar até 100% do valor e 30 anos, respectivamente.
A ampliação da quota já está em vigor, com adoção de percentual variável em função do sistema de amortização. Para o pagamento em até 240 meses, o cliente pode financiar até o valor total do imóvel. Até 300 meses é possível financiar até 90%. De 301 a 360 meses, a pessoa financia até 80% da quantia. O percentual é aplicado sobre o menor valor entre a avaliação da CEF e o valor de compra e venda do imóvel.
Os limites dos imóveis, porém, variam de região para região. Para Distrito Federal e municípios das áreas metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, o valor chega a R$ 130 mil. Em cidades com população igual ou superior a 500 mil habitantes, municípios do entorno do DF, demais capitais estaduais e regiões metropolitanas, o limite é de R$ 100 mil. Nas demais cidades, de R$ 80 mil.
O programa Carta de Crédito FGTS é uma linha de financiamento que utiliza recursos do Fundo para ajudar na compra de um imóvel. Não é necessário ter depósitos na conta vinculada do FGTS para contratar o serviço.

COMO UTILIZAR O PROGRAMA

O que é necessário para contratar a Carta de Crédito FGTS e utilizá-la na compra de um imóvel:
1. Informar-se sobre o produto
Ir a uma agência da CEF e conversar com o gerente. Além de tirar as dúvidas, ele informará toda a documentação necessária para solicitar o financiamento.
2. Entregar a documentação pessoal
Com base na documentação, a CEF efetuará a Pesquisa Cadastral e a Análise da Capacidade de Pagamento. Se tudo correr bem, receberá a Carta de Crédito FGTS, válida por 15 dias.
3. Entregar a documentação do imóvel
Com a Carta de Crédito, providenciar a documentação referente ao imóvel para que sejam providenciadas as avaliações do imóvel e de risco da operação.
4. Assinatura do contrato
Se as avaliações forem bem sucedidas, basta comparecer à agência para assinar o contrato e recolher as taxas necessárias ao processo. Os recursos serão liberados quando for apresentado, na agência, o contrato registrado em cartório.


Deputado reivindica asfaltamento de linhas de Ouro Preto do Oeste

Porto Velho (Paulo Ayres/Assessoria) - O deputado Professor Dantas apresentou indicação na Assembléia Legislativa de Rondônia, reivindicando ao Governo Estadual através do DER – Departamento de Estradas de Rodagem para que agilize as ações administrativas e operacionais necessárias, visando o asfaltamento das linhas (estradas estratégicas) na malha viária do município de Ouro Preto do Oeste.
Ao pedir a atenção especial do governador Ivo Cassol, quanto ao atendimento das proposituras relacionadas a obras viárias, o deputado Professor Dantas reivindicou o asfaltamento das linhas 153 e 204, no trecho entre o distrito de Rondominas e a sede do município de Ouro Preto do Oeste.

URUPÁ E ALVORADA DO OESTE

O plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia também aprovou indicação de autoria do deputado Professor Dantas também está solicitando a ação urgente do DER, no sentido de construir uma ponte sobre o rio Urupá, na rodovia 31 que faz a ligação entre os municípios de Urupá e Alvorada do Oeste.


Ação para melhorar atendimento público na rede escolar

Porto Velho (Paulo Ayres/Assessoria) - O plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia aprovou durante sessão ordinária requerimentos de autoria do deputado Valter Araújo (PTB), através dos quais ele requer informações junto a organismos governamentais, visando de posse desses dados, propor medidas que visem a melhoria do atendimento público. Os requerimentos envolvem a Junta Médica do Estado e a Secretaria Estadual de Educação – Seduc.
Através de requerimento, o deputado Valter Araújo requer da Secretaria Estadual Administração, a relação de todos os profissionais de saúde lotados na Junta Médica do Estado e respectivas atribuições, especialidades, locais e escolas de atendimento. "Essas informações se fazem necessárias para que possamos obter maior conhecimento e embasamento para nosso trabalho parlamentar, pois compete-nos a tarefa de diagnosticar os problemas que afligem não só os profissionais da área, mas principalmente os da população do nosso Estado e junto com os órgãos competentes procurar solucionar e proporcionar melhoria no atendimento", disse.
Também foi aprovado requerimento de autoria de Valter Araújo, solicitando da Secretara Estadual de Educação, cópia do convênio e o valor do repasse realizado com a Prefeitura Municipal de Novo Horizonte, referente ao transporte escolar. Segundo ele em visita ao município foi informado da situação precária por que passam os estudantes que necessitam do uso do transporte escolar. "Por falta de combustível, o ônibus nem sempre está disponível para percorrer o trecho, alguns ônibus não têm assentos suficientes para acomodar os estudantes e também a questão do horário que não é definido, prejudicando os alunos que ficam horas aguardando a chegada", destacou o deputado em sua justificativa apresentada em plenário.

Produtores rurais

Os pequenos produtores rurais de Novo Horizonte do Oeste já podem comemorar. O governador Ivo Cassol autorizou a liberação de recursos financeiros assegurados em emenda parlamentar de autoria do deputado Valter Araújo (PTV), beneficiando diretamente a Associação dos Produtores Rurais de Nova União e a Associação de Mulheres do Campo Migrantinópolis.
Ao agradecer o apoio do governador Cassol, o deputado Valter Araújo destacou a importância destas emendas, ressaltando a necessidade de se buscar mecanismos de apoio aos pequenos produtores visando sempre à melhoria da qualidade de suas produções e o conseqüente aumenta da renda familiar.
O Governo vai firmar convênio com a Associação dos Produtores Rurais Boa União – APRUBU, no valor de R$ 43.000,00 (quarenta e três mil reais) localizada no município de Novo Horizonte do Oeste, sediada na Linha. Segundo Valter Araújo este dinheiro será empregado para a aquisição de três tanques de resfriamento com capacidade de 1.000 litros cada. "Esta solicitação visa atender aos produtores rurais desta localidade que tem na produção do leite sua forma de subsistência familiar e principalmente, acolher a Normativa 51 do Ministério da Agricultura", justificou.
Também a Associação de Mulheres do Campo Migrantinópolis, do município de Novo Horizonte D'Oeste, será beneficiada com o repasse de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), para a construção de um salão. Justifica o parlamentar: "A construção do salão tem por objetivo instalar cursos, tais como corte e costura, manicure, cabeleireira, pintura, crochê, artesanato, que visam atender as necessidades das mulheres associadas, proporcionando uma atividade remuneratória, que venha a colaborar com o sustento familiar".

ROLIM DE MOURA

O deputado Valter Araújo informou que o Governo também acolheu emenda de sua autoria e já autorizou a liberação de recursos para atender a Associação Comunitária Getsêmane de Radiofusção, do município de Rolim de Moura, no valor de R$ 30.000,00, para reforma do prédio. Explicou o deputado que o prédio encontra-se em estado deplorável, há necessidade dessa reforma visando melhor atender a comunidade local, assim como acomodar adequadamente os equipamentos para melhor conservação e oferecer um serviço adequado.

Miguel Sena apóia Festa do Motocross em Guajará-Mirim

Porto Velho (Paulo Ayres/Assessoria) - O deputado Miguel Sena (PV) segundo vice-presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, destacou ontem a importância da Festa de Motocross que acontece neste final de semana em Guajará-Mirim, como fator importante para a retomada do desenvolvimento da região com novas perspectivas quanto aos aspectos econômico, social, cultura, turístico e esportivo.
Ele anunciou seu integral apoio a Festa do Motocross que acontece nos próximos dias 24 e 25 de maio (sábado e domingo) no Laje de Pedras. Atendendo requerimento de autoria do deputado Miguel Sena a Assembléia Legislativa de Rondônia também está apoiando este evento esportivo e turístico.

ASSOCIAÇÃO DOS SERINGUEIROS

Já está tramitando oficialmente na Assembléia Legislativa de Rondônia (com a leitura da matéria em sessão ordinária), o projeto de lei de autoria do deputado Miguel Sena, que concede o título de utilidade pública para a Associação dos Seringueiros da Reserva Extrativista do Rio Pacaás Novos e Reserva Extrativista Federal Barreiro das Antas – Primavera, com atuação no município de Guajará-Mirim.


Subestação da Ceron

O plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia aprovou indicação de autoria do deputado Miguel Sena (PV), reivindicando à diretoria da Ceron, a instalação de uma subestação com capacidade de 25kva, para atender a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Preto, localizada no município de Alta Floresta do Oeste.
Na justifica o parlamentar destaca os relevantes serviços desenvolvidos pela Ceron, junto a comunidade rural, através do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica, intitulado como Programa Luz para todos, que tem como objetivo levar energia elétrica a comunidades distantes dos grandes centros, e ainda, beneficiar com o vetor de desenvolvimento social e econômico, contribuindo para a redução da pobreza e o aumento da renda familiar.
O plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia aprovou indicação de autoria do deputado Miguel Sena reivindicando ao Governo Estadual, a compra de um trator com equipamentos, para atender a Associação dos Pequenos Produtores Rurais Palmital, da linha 42,5.
Também foi aprovado e encaminhado para análises e providências do Governo Estadual, indicação visando a compra de uma máquina de beneficiamento de café, para atender a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade da Linha 140-Asprubs.


Notícias de Rolim de Moura (RO)

Secretário de Agricultura, supervisor de treinamentos do Senar, prefeita de Rolim de Moura. presidente da Associação Rural, instrutora do curso e o diretor regional do Senar.

Governo lança Programa de Mecanização Agrícola no município

Rolim de Moura (Assessoria) - Mais uma parceria do Governo Estadual com a Prefeitura Municipal de Rolim de Moura garante novos benefícios à comunidade rolimourense. Com o objetivo de apoiar pequenos produtores que não dispõem de equipamentos necessários para a realização de pequenas obras em suas propriedades, foi lançado mais uma edição do Promec – Programa de Mecanização Agrícola no município de Rolim de Moura.
O lançamento ocorreu na linha 196 lado sul, na sede de uma igreja da comunidade. Estiveram presentes as seguintes autoridades: prefeita Mileni Mota; deputado estadual Luis Cláudio; secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima; coordenador do Promec, Lusa da Cassol; o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Antônio; além de agricultores e produtores rurais.
A prefeita Mileni Mota destacou o trabalho do Governo em benefício de Rolim de Moura através de parcerias com a Prefeitura, e que tem possibilitado a melhoria da qualidade de vida de todos além da participação no crescimento da região que se torna referencia em todo o Estado. Ela destacou que quando existem pessoas interessadas no bem da comunidade, é possível tornar o município forte e competitivo para a realidade do país, gerando emprego e renda para sua população.
O secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima destacou as ações desenvolvidas pelo Governo no sentido de fortalecer o setor produtivo, com diversos programas dentre os quais citou o Promec. Para esse ano de 2008 estão previstas um total de 150 mil horas máquina para atender agricultores de todas as regiões do Estado. Aproveitou para anunciar que no final de maio será lançado o Promec Peixe que irá incentivar a implantação de tanques para criação de peixes nas pequenas propriedades rurais mediante licença ambiental.
O deputado Luis Cláudio destacou os trabalhos realizados por ele enquanto secretário municipal de Agricultura de Rolim de Moura e que aproveitou também para implantar no Estado, quando ocupou o cargo de secretário de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico-Social do Governo, tendo como destaque o Promec. Ressaltou que este trabalho continua mesmo tendo assumindo uma cadeira na Assembléia Legislativa. Após os discursos foi servido um almoço para os presentes e também o início das inscrições dos produtores interessados no benefício do Promec.

Ordenha e Mastite

Com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural foi encerrado esta semana, o Curso de Ordenha e Controle de Mastite, ministrado aos produtores da linha 192 lado norte, através do presidente da Associação de Produtores Rurais.
Durante a solenidade de encerramento do curso, o presidente da Associação de Produtores Rurais, Roque Augusto dos Santos, destacou a importância do evento, das parcerias firmadas que só desta forma foi possível levar a informação de qualidade ao produtor através da capacitação. O curso foi ministrado por uma médica veterinária. Diversos empresários e autoridades municipais compareceram ao evento.
A prefeita Mileni Mota anunciou durante a solenidade que em breve será firmado mais um convênio com o Senar, o que possibilitará a Rolim de Moura participar do Programa Empreendedor Rural. "Esta nova capacitação já é desenvolvida em outros estados e tornará o produtor rural conhecedor das práticas administrativas empresariais", destacou. Ela enfatizou a importância de mais esta ação do Senar lembrou aos produtores que existem poucas vagas disponíveis e os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal de Agricultura de Rolim de Moura.
Em seguida o secretário municipal de Agricultura de Rolim de Moura, Eduardo Umehara falou sobre o Curso de Ordenha e Controle de Mastite: "Por se tratar de uma atividade que tem se tornado o sustento de muitos produtores rurais, a pecuária leiteira, como qualquer atividade, tem seus problemas a serem solucionados. A principal delas se trata da mastite ou mamite que é a inflamação das glândulas mamárias. Esta doença acomete os animais de maneira clínica, causando dor, febre, queda na produção e perda do teto até descarte de animais. Também existe a forma sub-clínica, que é a forma mais comum e a maioria dos produtores pouco conhecem. Esta forma da doença, por não apresentar sintomas aparente, passa despercebida e é o maior causador de prejuízo para o produtor, pois diminui a produção dos animais e se alastra pelo rebanho muito rapidamente e para se precaver destes problemas, o melhor remédio é a informação".

Focos de dengue

"Rolim de Moura sem dengue" este é o tema da mega campanha de conscientização deflagrada esta semana pela Prefeitura Municipal e que envolve todos os organismos públicos municipais. A mobilização da comunidade conta com parcerias, e durante as várias atividades que serão desenvolvidas alunos estão respondendo questionários, informando as autoridades de saúde, sobre prováveis focos do mosquito transmissor da dengue.
O lançamento da mobilização municipal de combate a dengue foi no Teatro Municipal Francisco Verônica de Carvalho em ato presidido pela prefeita Mileni Mota que destacou a importância do combate sistemático e permanente ao mosquito transmissor da doença e a vigilância constante dos membros da comunidade com relação aos criadouros.
A ação denominada "Rolim de Moura sem dengue" está sendo coordenada por técnicos das secretarias municipal de Saúde e Educação. Esta semana, alunos da rede pública estão recebendo cartilhas educativas, contendo informações sobre como combater o mosquito da dengue. Para despertar a atenção da gravidade do problema, o Grupo Teatral Quimera também está fazendo apresentações.
As crianças e jovens estão ainda respondendo a um questionário, no qual os alunos identificam pontos críticos de focos do mosquito transmissor da dengue. Durante a solenidade de abertura da campanha, a enfermeira Janaina Travassos traçou um perfil epidemiologico dos anos de 2007 e 2008 do município. Na oportunidade foram repassadas à Secretaria Municipal de Saúde quatro bombas portáteis que serão empregadas no bloqueio nos focos de mosquito de acordo com a identificação dos criadouros pelos agentes de endemias.