terça-feira, 27 de agosto de 2013

Prefeito inaugura nova Farmácia Municipal


Catalão (GO) - A Prefeitura inaugurou na manhã de segunda-feira, 26, a Farmácia Municipal da Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, na Vila Chaud. Foi investido R$ 10 mil na reforma do prédio para receber a nova unidade. Banheiros, divisão de salas, pintura e encanamento foram alguns dos serviços realizados.
 “É mais uma possibilidade para a população ter acesso aos medicamentos. A gestão do prefeito Jardel Sebba optou por descentralizar a assistência farmacêutica na cidade, com a ampliação dos locais de atendimento”, explicou Adenilson Lima, secretário de Saúde.
O atendimento será de 8h às 18h. A previsão é de construção de outras unidades, que passam a ser denominadas, assim como a da Vila Chaud, Farmácia Municipal. Medicamentos anti-inflamatórios anti-hipertensivos, antidepressivos, antibióticos, para controle de diabetes, entre outros remédios estão disponíveis na unidade.  Medicamentos de alto custo e de programas, como de alergia alimentar ou insulinas especiais, continuam sendo entregues apenas na farmácia do centro da cidade, que funciona até às 22h.
 “Até o fim do ano, esperamos entregar outra unidade da Farmácia Municipal na Vila União e até junho de 2014, outras duas farmácias em locais a serem definidos para melhor atender a população catalana”, projetou o prefeito Jardel Sebba (PSDB).




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


CATALÃO – 154 ANOS


Ouvintes da Rádio Sucesso aprovam 

programação do aniversário da cidade

Governo da Cidade realizou atividades de lazer para diversos públicos


Catalão (GO) - O mês de agosto foi de muita festa os moradores da cidade. Para comemorar os 154 anos da cidade, a prefeitura realizou shows, apresentações teatrais, outras atividades de cultura e esporte, além de desfile cívico que reuniu cerca de 2,6 mil pessoas.  Na última edição do Programa do Jardel, realizado no sábado, ouvintes da Rádio Sucesso de Catalão aprovaram as atividades da programação de aniversário.
Entre as atividades que receberam maior público estão o show de Zezé Di Camargo e Luciano, que reuniu 25 mil pessoas no Clube do Povo, e o desfile cívico, onde se apresentou a Banda Lyra de Mauá, 16 vezes campeã brasileira. Na ocasião, foram distribuídos 25 mil pedaços de bolo. “A programação para o aniversário da cidade foi ótima porque conseguiu agradar todos os públicos. Para mim, o show de Fernandinho foi o melhor dos eventos”, declarou Daiara Cristina de Oliveira, do Bairro Santa Terezinha, sobre a apresentação do cantor gospel que reuniu 9 mil pessoas.
Wagner Maria Santos Silva, morador do Bairro Nossa Senhora de Fátima, considerou que as atividades de 2013 fizeram uma das melhores festas de aniversário de Catalão de que já participou. “Acreditamos que as comemorações dos próximos anos serão ainda melhores. Gostei especialmente da apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiás”, declarou.

Confira outros depoimentos:
“Agradeço ao prefeito Jardel pela grande festa que ele nos proporcionou”  – Ruth do Nascimento

“ Jardel, parabéns pela programação. Foi tudo uma beleza” – Lindalva de Fátima Pacheco

“A programação foi um sucesso. Parabéns Jardel” – Cecília Maria da Silva
“Jardel, gostei muito da programação do aniversário de Catalão. Parabéns” – Lucília Pacheco da Silva

“Parabéns, Jardel. Foram uns dos melhores eventos que Catalão já teve” – Antônio Oliveira

“Parabéns, doutor Jardel, por tudo que você proporcionou de bom para nossa cidade” – Maria Lúcia




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Incra/RO apresenta ações em atendimento ao Grito da Terra



Porto Velho (RO) - Jeanne MachadoA superintendência do Incra em Rondônia se reunirá amanhã (28) em seu gabinete, às 8 horas, com as lideranças do Grito da Terra 2013 para discutir a pauta do movimento. Está confirmada a presença da presidente substituta do Incra, Érika Galvani Borges. O Grito da Terra é uma manifestação instituída na década de 90 para negociação de políticas públicas da agricultura familiar. Em Rondônia tem a previsão de participação de cinco mil pessoas.
Entre as reivindicações estão regularização fundiária, revisão de valores de títulos de terras, infraestrutura nos assentamentos, como estradas, assistência técnica, habitação, energia e água, extensão de políticas públicas para a agricultura familiar aos que vivem nos acampamentos e estruturação do Incra com ampliação do número de servidores.
Algumas ações estão sendo antecipadas pela superintendência do Incra/RO. O superintendente Luis Flavio Carvalho Ribeiro informou que estão em andamento processos para a demarcação topográfica de aproximadamente 6,5 mil lotes, etapa fundamental para a regularização das áreas.
A titulação também está em evidência com a realização de mutirões da reforma agrária, vistorias e convênios para esse fim. Foram expedidos no primeiro semestre 701 documentos de titulação de terras e a programação é de emissão de 3.093 títulos até o final do ano.
Sobre a demanda de ações de retomadas de terras, como os Contratos de Alienação de Terras Públicas (CATP’s), o superintendente informou que foram encaminhadas ao programa Terra Legal e estão em apreciação jurídica no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que deverá ajuizar ou não.
Outro pleito do Grito da Terra que, na avaliação do superintendente, está bem encaminhado é o licenciamento ambiental dos assentamentos. O plano de ação do órgão inclui celebração de convênios, acordos de cooperação técnica e propostas técnicas de compensação ambiental de áreas.
Quanto à situação das famílias assentadas nos projetos Joana D’Arc I, II e III, afetadas pelas obras da usinas do rio Madeira, o Incra elaborou relatório técnico de impactos ambientais em parceria com Embrapa, Unir, Sedam e Emater. Foi entregue à Santo Antônio Energia S.A. na sexta-feira (23) para análise e posterior discussão entre as partes envolvidas.
Flávio Ribeiro enfatizou a importância do movimento, parabenizando os trabalhadores rurais pela organização e atuação pacífica. “Nosso anseio é que continuemos a trabalhar juntos por maiores conquistas, mais dignidade e qualidade de vida ao trabalhador rural de Rondônia”, afirmou.




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Médico plantonista atende em Santo Antônio do Rio Verde


Equipe realizará atendimentos de urgência e pequenos 

procedimentos durante a noite e finais de semana

Catalão (GO) - Da Assessoria - A partir de sexta-feira, 30, a Prefeitura disponibilizará médicos plantonistas para atender durante as noites e finais de semana em Santo Antônio do Rio Verde.  A unidade de saúde do distrito atenderá casos de urgência, emergência e realizará pequenos procedimentos.  De maneira voluntária, Gustavo Sebba, médico e filho do prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB), iniciará o atendimento na unidade na madrugada de sexta-feira.
O secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, explicou que a unidade de saúde contará, das 19h às 7h e 24 horas aos finais de semana, com um médico plantonista, um enfermeiro, duas ambulâncias e dois servidores técnicos. A unidade deve realizar pequenos procedimentos, como curativos e suturas. “Os casos mais graves que necessitarem de maior suporte clínico e médico serão encaminhados ao pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia de Catalão”, explicou o secretário.
O prefeito Jardel Sebba (PSDB) lembrou que a implantação dos plantões no distrito é o cumprimento de um compromisso que fez durante sua campanha. “Levar um médico plantonista a Santo Antônio do Rio Verde é parte do nosso compromisso de garantir qualidade de vida às famílias que vivem no distrito”, declarou o prefeito.

Serviço: 
Atendimento de médico plantonista em unidade de saúde
Local:Santo Antônio do Rio Verde
Data: a partir de 30/8
Hora: 19h




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Maioria dos brasileiros com mais de 18 anos está acima do peso

Os dados mostram que, além dos fatores genéticos, o excesso de peso está ligado a escolaridade. É entre as pessoas com menos anos de estudo que está a maior parcela dos que tem excesso de peso. Um total de 57,3% dos que tem até oito anos de estudo está com excesso de peso. Entre os que tem entre nove e 11 anos de estudo, o percentual é 46,7% e entre aqueles com 12 ou mais anos de estudo é 48,4%.

“Essa é uma tendência mundial e que tem sido alvo de preocupação”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.











Saiba mais:

Maioria dos brasileiros com mais de 18 anos está acima do peso | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Meninas devem tomar 2ª dose da vacina contra o HPV

Imunização será no Centro de Diagnóstico, ao lado do Hospital Materno Infantil


Catalão (GO)  -No próximo final de semana (31/8 e 01/09), a Prefeitura de Catalão irá aplicar a segunda dose da vacina contra o HPV em meninas que já receberam a primeira dose da imunização durante os meses de julho e agosto. A vacinação será realizada das 8h às 17h, no Centro de Diagnóstico Doutor Sílvio Paschoal, localizado ao lado do Hospital Materno Infantil, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.
O HPV é um vírus, principal causador do câncer de colo do útero. Este ano, a Prefeitura de Catalão adquiriu 3 mil doses da vacina para imunizar gratuitamente 1 mil meninas nascidas em 2003. No mercado, a imunização completa, alcançada com três doses da vacina, pode custar até R$ 1,2 mil.
Meninas nascidas em 2003 que ainda não receberam a primeira dose da vacina deverão comparecer ao Centro de Diagnóstico para realizar o cadastramento. Elas devem estar acompanhadas por um responsável e apresentar certidão de nascimento, comprovante de matrícula (ou qualquer documento que comprove que está regularmente matriculada em escolas da rede pública ou privada de ensino) e cartão do SUS.

Serviço: 2ª Etapa da Vacinação contra HPV
Data: 31/8 e 1/9 – sábado e domingo
Hora: das 8h às 17h
Local: Centro de Diagnóstico Doutor Sílvio Paschoal – Rua Major Paulino, nº 808 – Bairro Nossa Senhora de Fátima




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Briga entre irmãos por mulher quase termina em morte


 Segundo a polícia, o suspeito desferiu um golpe de canivete no pescoço do próprio irmão.

Ouro Preto (
Por Gazeta Central) -  Uma ocorrência de tentativa de homicídio foi registrada na noite deste sábado (24), por volta das 19h30, em desfavor de Weverton Almeida de Oliveira, 25, que, segundo consta no boletim policial, desferiu um golpe de canivete no pescoço do seu próprio irmão de 19 anos de idade, após um desentendimento causado por uma mulher. Os fatos ocorreram na avenida Ademir Ribeiro, bairro Jardim Aeroporto 2, em Ouro Preto do Oeste.

De acordo com a polícia, a discussão iniciou-se em um bar e prosseguiu do lado de fora com empurrões e xingamentos. Populares tentaram separar a briga, mas não conseguiram evitar que Weverton retirasse de seu bolso um canivete e golpeasse seu irmão no pescoço. Segundo testemunhas, antes de ter desferido o golpe, o suspeito disse à vítima : “agora eu te mato”.

O suposto agressor, após ter cometido o crime de tentativa de homicídio, evadiu-se do local deixando seu próprio irmão sangrando no chão, que, mesmo com um corte profundo do lado esquerdo do pescoço, conseguiu pedir ajuda, sendo socorrido por uma unidade do Corpo de Bombeiros e levado ao hospital municipal. 
O suspeito trabalhava como vaqueiro em uma propriedade às margens da BR-364, e morava na mesma residência da vítima. A polícia realizou diligências nas proximidades onde ocorreu o crime, mas não obteve êxito.





Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


CATALÃO – 154 ANOS

Orquestra Filarmônica de Goiás encanta público em noite de gala

Catalão (GO) - A Orquestra Filarmônica de Goiás se apresentou para 400 pessoas na última sexta-feira, 23, no auditório do Centro Cultural Labibe Faiad. O espetáculo, promovido pelo Governo de Goiás, fez parte da programação do aniversário de 154 anos da cidade, e teve a participação de 65 músicos.

Para Rodrigo Alves da Silva, que toca oboé, estar em Catalão teve gosto diferente. Ele nasceu em Goiânia, mas passou parte da adolescência em Catalão, onde começou a estudar música. “Minha família é daqui. É uma emoção estar tocando aqui, vendo alguns familiares e no aniversário da cidade”, declarou Rodrigo.

O repertório contou com músicas clássicas, valsas e polcas e trilhas de cinema. Clássicos como ‘Noites Goianas’ e ‘Brasileirinho’ não foram esquecidos e contagiaram o público presente.  O maestro fez uma homenagem à cidade e ao prefeito Jardel Sebba, com a apresentação da música “Despedida de Catalão”. “Fechamos a parte artística musical da programação com chave de ouro. A Orquestra teve uma interação grande com o público”, considerou o prefeito.


Um dos pontos altos da apresentação foi quando o garoto Gabriel Augusto de Sousa, de 10 anos, subiu ao palco para reger a orquestra. Ele toca teclado e faz aulas na Fundação Cultural Maria das Dores Campos. “Quando o maestro perguntou quem queria reger a orquestra, eu levantei a mão e fui. Senti um pouco de vergonha, depois foi emocionante. Meu coração bateu forte e acelerado”, relatou Gabriel.

Fundada em janeiro de 2012 por músicos da antiga Orquestra de Câmara Goyazes, o grupo já passou por vários festivais realizados em todo o país. “Catalão é uma cidade que preza pelos valores culturais. Estamos felizes em participar da programação do aniversário de 154 anos e a plateia respondeu em peso participando do evento”, pontuou o maestro Eliseu Ferreira.




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Exposição no Arquivo Nacional apresenta cultura e história luso-brasileiras


A exposição apresenta documentos originais e reproduções do período da Colônia à Independência do Brasil, produzidos entre o fim do século 16 e o início do século 19.  Além de percorrer a expansão de Portugal pelo mundo, com a colonização de Macau, na China, e de Diu, na Índia,  mostra também a determinação portuguesa no período de propagar a religião católica.






Saiba mais


Exposição no Arquivo Nacional apresenta cultura e história luso-brasileiras | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: