quarta-feira, 9 de maio de 2012

Obras do campus do IFRO em Porto Velho são aceleradas, diz Padre Ton


Durante audiência ontem (8) à tarde com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do  Ministério da Educação (MEC), Marco Antônio Oliveira,  o deputado federal Padre Ton (PT-RO) fo informado de que as obras de construção do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), na avenida Calama, foram retomadas.
“As obras ganharam reforço de mais operários, estão em ritmo mais acelerado”, comemorou Padre Ton, que em abril pediu ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, providências para sanar a lentidão das obras, iniciadas em 2009 e não concluídas ainda.   O deputado também apresentou ao ministro reclamações  relativas à estrutura do prédio onde funciona o IFRO na capital. 
O secretário Marco Oliveira garantiu que a obra está “andando” e que é prioridade do governo federal conclui os campi em construção ou que irão iniciar licitação este ano até 2014. “A presidenta Dilma pretende entregar outras 208 unidades nesse prazo”, disse, enfatizando que a expansão das unidades é meta prioritária da secretaria.
Guajará Mirim
Ao indagar sobre o campus do município de Guajará-Mirim, unidade que será de utilização binacional, o secretário disse que existem recursos disponíveis faltando apenas o terreno para fazer a licitação da obra. O deputado  Padre Ton disse que, conforme contato mantido com o prefeito Atalíbio Pegorini, até a semana que vem a escritura do terreno doado pelo município será entregue ao instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  de Rondônia (IFRO).
“Quanto mais rápido isso andar, melhor. Mais iremos avançar”, disse o secretário, que na audiência foi assessorado pelo diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade Barros. 

Fonte: Mara Paraguassu/Assessora de Imprensa




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Comissão de Finanças recebe membro do Conselho Municipal de Saúde


Rolim de Moura (RO) Em reunião que acontece normalmente todas as quartas feiras no Plenário da Câmara municipal de Rolim de Moura, pela Comissão de Finanças e Orçamento, que é presidida pelo vereador  “Juninho do Frigorífico”, secretariada pelo vereador “Sérgio Sequessabe”, e como relator o vereador Doca Chalegra, ausente, e que contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Jairo Benetti, e dos representantes do Conselho Municipal de Saúde, Mauro Moreira representando a UMAM e Carlos Alberto representante da Associação Comercial.
A presença dos conselheiros foi de livre e espontânea vontade, haja vista, que até a data de hoje, dia 09 de maio, os servidores da saúde no município não receberam seus salários referente ao mês de abril e, que segundo os conselheiros lhes foi passado que o motivo seria a Câmara não ter aprovado o remanejamento para pagamento dos servidores.
Durante a reunião o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Juninho do Frigorífico, explicou aos conselheiros a razão da demora na aprovação e a falta de critérios usados pela Secretaria Municipal de Saúde, haja vista, "que estamos ainda pagando o mês de abril, e a secretaria já gastou tudo que havia orçado para folha de pagamento no ano de 2012, e faltando ainda 8 meses do ano, já vem necessitando de remanejamento para a folha". Outra questão levantada é que não se sabe o por que não fazer um remanejamento capaz de suprir as necessidades para o ano todo, "para que não venha a ter problemas futuros com novos atrasos, pois o que foi pedido só dá para pagar o mês de abril, e para o mês de maio, até o momento não foi entregue nenhum projeto solicitando o tal remanejamento".
O Projeto que pede autorização para remanejamento de recursos para a folha de abril, chegou na Câmara no dia 17 de abril, três dias antes do fechamento da folha de pagamento que acontece até o dia 20, mas mesmo assim tal projeto não dizia claramente que seria para pagamento de servidores, o que fez com que os vereadores integrantes da Comissão de Finanças e Orçamento convocasse a secretária Municipal de Saúde para dar explicações, não tendo a mesma comparecido em duas oportunidades, só vindo a atender no ultimo dia 25 quando a Comissão aprovou o remanejamento e vários outros projetos que se encontravam para aprovação.
Após o comparecimento da secretária Municipal de Saúde, Eliane Adão, o projeto foi enviado a plenário no último dia 02, dado ao ponto facultativo do dia 30 e o feriado do dia 1º a sessão foi realizada na quarta feira, quando foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes e transformado em Lei já no dia 03 de maio, mas mesmo assim até agora o município não depositou os valores referente ao pagamento dos servidores. Foi esclarecido ainda aos membros do Conselho Municipal de Saúde, que somente nos meses de março e abril, foram pagos pela Secretaria Municipal de Saúde, mais de 450 mil reais em horas e plantões extras aos servidores, sendo que do total mais de 100 mil reais a servidores comissionados não efetivos do quadro do município.

Fonte: Vitor Oliveira/ASCOM/CMRM




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Remédio para AVC isquêmico agudo é incluído no SUS


Após atuação do Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO), pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), o Ministério da Saúde incluiu o medicamento Alteplase, para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico agudo, no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). Com isso o Sistema Único de Saúde (SUS) está apto para fornecer o medicamento gratuitamente.
O MPF instaurou inquérito civil público, em junho de 2011, para apurar a oferta e disponibilidade do  Alteplase na rede pública de saúde do SUS em Goiás. No fim de 2011 o Ministério da Saúde expediu a Portaria nº 2.994/2011 que aprovou a inclusão, no protocolo de tratamento, das versões de 10, 20 e 50 miligramas do medicamento. Em abril deste ano, foi  publicada a Portaria nº 664/2012 aprovando o PCDT referente a Trombólise no Acidente Vascular Cerebral Isquêmico Agudo. Os gestores estaduais do SUS deverão estruturar a rede assistencial de  saúde para atendimento dos pacientes com a doença.
Se administrado nas quatro primeiras horas após o AVC isquêmico agudo, o remédio Alteplase pode representar uma chance a mais de uma vida normal para os pacientes. De acordo com a Academia Brasileira de Neurologia, o AVC é a principal causa de mortes no Brasil, totalizando mais de 100 mil óbitos todos os anos. Há cada cinco minutos, um brasileiro morre em decorrência de AVC. Com o “Alteplase”, se administrado corretamente, pode haver redução de até 30% dos riscos de sequelas.

Fonte: Diário da Manhã



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Twitter investiga vazamento de senhas de milhares de usuários


O Twitter, que está investigando como milhares de senhas de usuários foram parar na página de "hacktivistas" no Pastebin - um serviço de publicação de texto -, pediu para as pessoas mudarem seus dados de acesso caso desconfiem de alguma anormalidade ou seja uma das vítimas desse ataque.

Na última semana, um usuário anônimo publicou no Pastebin as senhas e os nomes de mais de 55 mil usuários do Twitter.

"Estamos investigando essa situação. Enquanto isso, estamos reiniciando as senhas que foram afetadas. As pessoas que desconfiarem que suas contas estão em risco devem alterar suas senhas e a configuração de privacidade em nosso centro de ajuda", explicou o Twitter à Agência Efe.

A companhia informou que na lista publicada no Pastebin há mais de 20 mil contas duplicadas, sendo que muitas são "spam" e já foram eliminadas. Em muitos casos, o nome de usuário também não estava associado com a senha referida.





Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Queda de helicópetero em Goiás

Resgatado corpo do delegado de Iporá



O corpo de Vinicius Batista da Silva, de 33 anos, foi resgatado pelos Bombeiros. O delegado era titular em Iporá (GO), e fazia parte do grupo de oito passageiros do helicóptero da Policia Civil que caiu ontem, por volta das 16h numa fazenda em Piranhas, município distante 325 quilômetros de Goiânia (GO).
De acordo com os Bombeiros, o resgate do corpo do delegado foi possível porque estava fora da aeronave. Os outros sete corpos estão no interior do helicóptero. Vinicius Batista presidia o inquérito policial que investiga a chacina de Doverlândia.
Além dele estavam no helicóptero Antônio Gonçalves Pereira dos Santos, superintendente da Polícia Judiciária; Bruno Rosa Carneiro, delegado e chefe-adjunto do Grupo Aeropolicial; Osvalmir Carrasco Melati Júnior , piloto da aeronave; Jorge Moreira da Silva, delegado Estadual de Repressão a Roubos de Cargas; Marcelo de Paula Oliveira, perito criminal; Fabiano de Paula Silva, perito criminal; e Aparecido de Souza Alves, acusado de matar sete pessoas na fazenda em Doverlândia.
De acordo com o coronel Helbigen Júnior, comandante dos bombeiros e que está no local do acidente, o corpo foi localizado fora do helicóptero. Os demais, estão no interior da aeronave, e serão resgatados após liberação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O Cenipa divulgará as primeiras informações sobre o caso em 30 dias.
Agora pela manhã, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) vai ao local do acidente. E o corpo do delegado Vinicius Batista da Silva já está no Instituto Médico-Legal (IML) em Goiânia (GO).

Fonte: www.clicabrasilia.com.br




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Conselho de Ética quer julgar Demóstenes antes do recesso

O procedimento foi iniciado ontem (8) com a aprovação, por unanimidade, do relatório apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE). Valadares marcou para amanhã, quinta-feira (10), reunião para aprovar a convocação das testemunhas, tanto de acusação quanto de defesa do senador Demóstenes. 

Leia mais:

Conselho de Ética quer julgar Demóstenes antes do recesso | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Depois de reunião com indígenas do Acre, presidenta da Funai se compromete a estudar reivindicações

Os indígenas estavam acampados na sede da fundação desde segunda-feira (7) e impuseram como condição para saída do local a entrega de uma lista de reivindicações à presidenta da Funai. Entre os pedidos estão a retomada de discussões a respeito da questão fundiária do estado, a adoção de medidas contra ameaças de morte a indígenas e a melhoria de serviços como saúde e educação. A reunião ocorreu no fim da tarde de ontem (8) e, na manhã de hoje, a sede da entidade já não estava mais ocupada.

Acampados do lado de fora da sede da Funai, cerca de 40 lideranças de seis povos indígenas do Acre pedem audiência com a presidenta da Funai, Marta Azevedo. Eles reivindicam melhores condições de saúde e educação para as aldeias e a demarcação de suas terras (Foto:Valter Campanato/ABr)
 Leia mais:

Depois de reunião com indígenas do Acre, presidenta da Funai se compromete a estudar reivindicações | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Marconi Perillo lamenta queda de helicóptero que matou policiais e suspeito de chacina

O delegado-chefe da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública e Justiça de Goiás, Norton Ferreira, disse à EBC que as buscas foram feitas durante toda a madrugada, assim como iniciado o processo de investigação. Por enquanto, apenas dois corpos foram localizados. Segundo ele, a polícia não trabalha com hipóteses.

Leia mais:

Marconi Perillo lamenta queda de helicóptero que matou policiais e suspeito de chacina em Goiás | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: