A coluna que não diz coisa com coisa, mas que revela fatos de verdade!
Voltou, o escrevinhador voltou!
Este escrevinhador de linhas tortas por ajuntamento de letras mortas depois de muito tempo sem se sentar à frente de um computador para expor notas acerca de conversas e disse-me-disse que existem por aí, resolveu retornar ao teclado e socializar algumas informações colhidas em suas andanças e navegações por aí.
Não sou, não sou, não sou!
Pois bem, no último domingo, aproveitando uma ida a Catalão, cidade onde nasceu lá no Estado de Goiás, o escrevinhador foi a uma festa e se encontrou com o ex-prefeito Adib Elias e sua veia jornalística não deixou por menos e o fez indagar ao peemedebista se estaria lançando seu nome (o dele, Adib) como candidato a prefeito. Ele jurou de pés juntos que o atual mandatário municipal deverá tentar a reeleição.
Ficha limpa.
Só depois de indagar e receber uma resposta negativa é que este que vos escreve se lembrou que Adib Elias não pode, a não ser que seja inocentado, se candidatar nem mesmo a síndico de condomínio, uma vez que supostamente estaria envolvido em fatos que o levam à Ficha Limpa, daí que não pode, pelo menos por enquanto, sair por aí cantando de prefeitável, preferindo elogiar o atual prefeito catalano.
Só que....
Pelas ruas da cidade o eleitor já dá como certa a candidatura de Adib (foto). Seus seguidores juram que ele deve provar que não tem ficha suja e que pode sim voltar ao Paço Municipal. E como 2012 é ano de eleição, o tempo urge e o julgamento de seu(s) processo(s) tem que ocorrer a curtíssimo prazo, caso contrário terá mesmo que trabalhar, mesmo que anonimamente, para fazer com que seu pupilo Velomar continue no cargo.
Chão lunar
Para quem não conhece, Catalão é uma cidade que vem experimentando, nas últimas décadas, um crescimento vertiginoso, pulando dos pouco mais de 40 mil habitantes para a casa dos cento e muitas mil almas em seu território. O inchaço, um pouco pela exuberante mineração de fosfato, outro tanto pela implantação de uma planta fabril da Mitsubishi Motors do Brasil ou da John Deere e outras indústrias afins. Já foi, muito dizem que ainda o é, uma cidade aprazível, boa de se morar, essas coisas de saudosista, mas hoje suas ruas estão esburacadas, o trânsito cada vez mais caótico, violência urbana, enfim, tudo o que se pode dizer de um local cheio de gente.
Tudo isso só pra dizer que a candidatura de Velomar pode descambar rumo à uma derrota vergonhosa, pode ser que sim, como também pode ser que não, afinal ninguém conhece a cabeça do eleitorado.
Burro na sombra
Agora, se tem um político que, pode se dizer, está com o burro na sombra é o atual presidente da Câmara Municipal, o vereador Deusmar Barbosa (foto), que já está habituado a sentar-se à mesa do Legislativo Municipal. Ele que é do PMDB, assim como o Adib e o Velomar, caso queira, pode até ajudar na recondução do atual alcaide catalano e se reeleger tanquilamente. Carisma para tanto ele tem, basta saber usá-la de forma consciente.