quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Coluna do Lúcio Albuquerque


Conta Gotas

Lúcio Albuquerque


VIDA
A Igreja católica entra pesado no jogo contra o aborto. A Campanha da Fraternidade, que se inicia nesta quarta-feira, tem como lema "Escolhe, pois, a vida". É a sétima vez que a palavra vida é usada na CF agregada a valores como esperança, dignidade, terra, água e combate às drogas. O texto-base da CF-2008 é claro: "Expressa a preocupação com a vida humana, ameaçada desde o início por causa do aborto até sua consumação em vista da eutanásia".

CONTAS
O TCE rondoniense faz nesta quinta-feira, 7, a partir das 9 horas em sua sede, a primeira sessão do ano, como todas outras abertas ao público, tendo na pauta 13 processos. Mais informações no site
www.tce.ro.gov.br.

LAMENTÁVEL
Para quem sempre pregou seriedade administrativa é triste ver o senador Suplicy querer justificar o erro da farra dos cartões com outro. Em entrevista a uma emissora de TV ele disse que essas questões vêm desde o tempo de FHC. Pela ilógica do senador Suplicy, então, se meu vizinho faz besteira eu posso fazer também e justificar dizendo que apenas imitei?

COMEÇANDO
Para muitos 2008 estará começando nesta quinta-feira. Depois do Ano Novo e do Carnaval, é aí que a coisa começa.

AULAS
Começando também estão as aulas. Vai daí que será preciso redobrar cuidados neste nosso trânsito maluco para evitar acidentes.

MEGA-SENA
Até 17 horas desta quarta-feira você pode jogar no concurso da super-sena que dará 15 milhões ao acertador.

CORPORATIVOS
Por que se estará atingindo a segurança do presidente e de sua família caso se queira investigar os cartões corporativos? Pior que querem até barrar a divulgação dos dados pela CGU.

SUGESTÃO
O item com este título saiu na coluna de ontem, 5, e quatro leitores mandaram mensagens perguntando os endereços eletrônicos dos deputados federais e senadores. Podem acessar nos sites
www.senado.gov.br e www2.camara.gov.br. Para quem não leu a coluna é minha sugestão para cobrar dos nossos senadores e deputados federais posições públicas sobre uso dos cartões corporativos.

Inté outro dia, se deus quiser!

CNBB lança a 45ª Campanha da Fraternidade

Brasília (Kelly Oliveira/Agência Brasil) - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança hoje (6) a 45ª Campanha da Fraternidade, com o tema defesa da vida e o lema “Escolhe, pois, a vida!”. O lançamento nacional será feito pelo secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, às 15h, na sede da entidade, em Brasília.
Segundo a CNBB, o objetivo é levar a Igreja Católica e a sociedade “a defender e a promover a vida humana, desde a sua concepção até a sua morte natural”.
O ato de lançamento é aberto à imprensa e constará da apresentação do material da campanha, da leitura da mensagem do papa e do pronunciamento de pessoas convidadas a darem testemunho de trabalho em favor da vida.
Entre os convidados estão o bispo de Ipameri (GO) e membro da Comissão Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB, dom Guilherme Antônio Werlang; a fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns; o coordenador nacional da Pastoral da Saúde, o médico André Luiz de Oliveira, e a médica Elizabeth Kipmann Cerqueira, do Hospital São Francisco, de Jacareí (SP).
Depois do lançamento, o secretário-geral da CNBB atenderá a imprensa. Às 16h30, na capela da entidade, presidirá a missa que marca o início da Quaresma.

Inpe descarta mudança em números do desmatamento na Amazônia

Brasília (Marco Antônio Soalheiro/Agência Brasil) - Depois de apontar um desmatamento na região amazônica nos meses de novembro e dezembro de 1.922 quilômetros quadrados de floresta, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) teve os dados questionados pelo governo de Mato Grosso. Segundo o Inpe, o estado foi responsável por 53,7% do total desmatado entre agosto e dezembro de 2007. O governador Blairo Maggi (na foto de Valter Campanato/Abr) chegou a pedir publicamente uma revisão dos números, mas, de acordo com o climatologista do Inpe Carlos Nobre, não há possibilidade de mudança.
“Não é verídico que o Inpe está refazendo os cálculos e que os números vão mudar. Eles foram muito checados antes de sua divulgação,” afirmou Nobre, em entrevista à Agência Brasil. “Estamos colocando os números num contexto mais amplo em relação a anos anteriores, mas isso não é modificação”, acrescentou.
Nobre ressaltou que o Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) tem méritos e limitações. Sua função não seria calcular as áreas desmatadas com precisão, mas sim indicar locais com sinais de grandes derrubadas de floresta: “O sistema permite passar informações detectadas a cada 15 dias para o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] e órgãos estaduais do meio ambiente intensificarem a fiscalização in loco. A ferramenta dá uma idéia aproximada das tendências e, dentro do que ela foi projetada, os números são bastante confiáveis.O alerta é real”.
Pequenos desmatamentos não são identificados pelo Deter. O mínimo é uma devastação equivalente a 10 campos de futebol, disse Nobre. O Deter também não consegue apontar se o estrago na floresta se deu a partir do uso de tratores, motosserras, machados ou incêndios. “O sistema não enxerga o trator abrindo ou o gado lá embaixo, mas enxerga a fisionomia de uma região que antes tinha cobertura vegetal densa e que, numa outra imagem, essa cobertura não está mais lá”.
Carlos Nobre admitiu que um erro técnico no sistema de monitoramento levou à divulgação de dados imprecisos sobre o desmatamento na Amazônia nos meses de junho, julho e agosto de 2007, mas garantiu que a falha foi corrigida e não se repetiu em relação aos últimos meses do ano.
Ele informou que o Inpe pretende estabelecer discussões técnicas com o Ibama e órgãos de estados da Amazônia no sentido de interpretarem corretamente as modificações de uso da terra que estão ocorrendo. O sobrevôo realizado na última semana em Mato Grosso mostrou aos técnicos uma devastação com características pouco comuns até agora.
“Foi encontrado lá um padrão de desmatamento com muitas árvores ainda de pé, a maioria delas mortas, uma ou outra com vegetação, mas embaixo já semeado e com boi. Aquela área não desempenha mais o papel biológico de floresta, não armazena carbono, não mantém biodiversidade. É pastagem com troncos mortos e calcinados em pé”, descreveu Nobre.
“É um novo modo em que a transformação da floresta em outro uso não acontece de uma vez só, depois que o trator passou derrubando tudo. Um processo mais gradual em que a floresta vai morrendo aos poucos quando repetidamente se coloca fogo”, concluiu.

Congresso reinicia hoje à tarde trabalhos legislativos

Brasília (Iolando Lourenço/Agência Brasil) - O Congresso Nacional inicia hoje (6) suas atividades legislativas, depois do recesso parlamentar que começou no fim de dezembro do ano passado. Na sessão de reabertura, prevista para as 16 horas no plenário da Câmara dos Deputados, será lida a mensagem presidencial aos congressistas. A mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ser levada ao Congresso pela ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil da Presidência da República.
Além de deputados e senadores, vão participar da solenidade a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, ministros de tribunais superiores, ministros do Poder Executivo e outras autoridades nacionais e estrangeiras. Antes da sessão, haverá salva de 21 tiros de canhão.A Câmara dos Deputados retoma os trabalhos com a pauta de votações trancada por sete medidas provisórias (Mps) e três projetos de lei que estão com urgência constitucional vencida desde o ano passado.
As sete Mps, que trancam a pauta desde o ano passado, não chegaram a ser votadas para não atrapalhar a apreciação, da proposta, pelo Senado, da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorrogava a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
Segundo a Secretaria-Geral da Mesa, estão prontas para serem levadas à apreciação do Plenário 65 proposições, entre elas projetos de lei e PECs, como a que acaba com as votações secretas nos legislativos federal, estaduais e municipais e a que trata do número de vereadores, entre outras. No entanto, essas matérias só poderão ser apreciadas após a votação das MPs e dos projetos que estão com urgência vencida.
Já a pauta de votações do Senado está liberada para a apreciação das matérias. Segundo a Secretaria-geral da Mesa existem mais de 200 proposições prontas para serem levadas à votação no Plenário. Na terça-feira (12), o presidente do Senado, Garibaldi Alves filho (PMDB-RN), deverá reunir-se com os líderes partidários para definir as prioridades de votação dessas proposições.
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), já convocou os deputados para sessão de votação da Casa na próxima segunda-feira (11). Na semana de carnaval e da reabertura dos trabalhos legislativos, nem a Câmara nem o Senado farão sessões de votação, mas apenas de debates.