sábado, 17 de dezembro de 2011

Carnavalesco criou polêmicas na Passarela do Samba

Rio de Janeiro (Renata Chaiber/Repórter da TV Brasil) O carnavalesco Joãosinho Trinta gostava de luxo em suas criações, mas também criou polêmica na Passarela do Samba, no Rio. João Clemente Jorge Trinta nasceu em São Luís, no dia 23 de novembro de 1933. De família pobre, desde cedo construiu seus brinquedos. Até os 18 anos, viveu na capital maranhense, onde trabalhou como escriturário. Em 1951, deixou o Maranhão e foi para o Rio de Janeiro, para dedicar-se à dança no Teatro Municipal.
Fez parte do corpo de baile durante 25 anos, participando de montagens de óperas e balés A carreira de carnavalesco de Joãosinho Trinta começou como assistente na Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, em 1963. Dez anos depois, já era o titular. Ganhou o bicampeonato em 1974 e em 1975 com os enredos O Rei da França na Ilha da Assombração e O Segredo das Minas do Rei Salomão.
Em 1976, foi para a Beija-Flor de Nilópolis, onde ganhou os títulos de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983. Uma das marcas do carnavalesco era o luxo e a riqueza na avenida. Criticado por ter essa postura, é dele a célebre frase: "O povo gosta de luxo. Quem gosta de miséria é intelectual".
Em 1989, levou para a avenida o enredo Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia. Com a imagem de Jesus Cristo mendigo, Joãsinho Trinta entrou em choque com a Igreja Católica. A imagem foi censurada e passou pela Marquês de Sapucaí coberta. O carnavalesco ficou na Beija-Flor durante 17 anos e depois foi para a Unidos do Viradouro. Em 1996, teve um derrame que paralisou um dos lados do corpo. Mesmo debilitado, continuou trabalhando e conquistou o título de 1997 pela Viradouro com o enredo Trevas! Luz! A Explosão do Universo.
Em 2003, a Grande Rio conquistou com o carnavalesco um inédito terceiro lugar. Em 2006, Joãosinho Trinta teve outro derrame. No ano seguinte, foi demitido da Grande Rio por outra polêmica com a Igreja Católica e com a Justiça: a exposição de alegorias que representavam atos sexuais, em um enredo sobre a camisinha. Novamente, usou o recurso de cobrir as alegorias na Passarela do Samba.
Ao deixar a escola, voltou para o Maranhão. Atualmente, trabalhava no projeto do governo do estado para comemorar, em 2012, os 400 anos de São Luís.
Edição: Graça Adjuto


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Joãosinho Trinta morre em São Luís

Brasília (Daniel Lima/Repórter da Agência Brasil) O Hospital UDI do Maranhão confirmou a morte do carnavalesco João Clemente Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta, ocorrida às 9h55 em São Luís (MA) – às 10h55, no horário de Brasília. Segundo a unidade de saúde, pneumonia e infecção urinária estão entre as causas da morte. Aos 78 anos, Joãosinho Trinta estava internado desde o dia 3 de dezembro. O hospital divulgou nota em que confirma a morte.
No carnaval de 2012, a Beija-Flor de Nilópolis – escola onde Joãozinho Trinta ficou conhecido – homenageará os 400 anos de fundação de São Luís, cidade natal do carnavalesco.
Edição: Talita Cavalcante


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Leilão de linhas de transmissão para dez estados teve deságio de 24,8% | Agência Brasil

Foram leiloadas 11 linhas de transmissão, com total de 1.378 quilômetros (km), e 12 subestações. Os empreendimentos deverão demandar R$ 1,6 bilhão em investimentos e serão construídos nos estados de Santa Catarina, Alagoas, Sergipe, Goiás, do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Maranhão, Amazonas e da Bahia. As obras têm entre 18 e 24 meses para ficar prontas com contratos de concessão de 30 anos.

Leia matéria completa:

Leilão de linhas de transmissão para dez estados teve deságio de 24,8% | Agência Brasil


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


SUS oferece tratamento preventivo em casa para crianças hemofílicas

O tratamento é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A criança toma o medicamento para repor regularmente o fator de coagulação no sangue. Com isso, previne lesões nas articulações e diminui as chances de sangramentos.

Matéria completa:

SUS oferece tratamento preventivo em casa para crianças hemofílicas | Agência Brasil


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Aviões da Varig parados no Galeão começam a ser desmontados para virar sucata

A operação inaugura, no estado do Rio, o Programa Espaço Livre Aeroportos, da Corregedoria Nacional de Justiça, vinculada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “São mais três que nós conseguimos [desmontar] por meio de um termo de mediação, [firmado] por todas as partes envolvidas”, explicou, em entrevista à Agência Brasil, o juiz auxiliar da Corregedoria Marlos Melek, coordenador do programa.


Leia matéria completa:
Aviões da Varig parados no Galeão começam a ser desmontados para virar sucata | Agência Brasil


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Cada região terá um aeroporto para receber aviões bloqueados pela Justiça

A informação foi dada ontem (16) à Agência Brasil pelo juiz auxiliar da corregedoria Marlos Melek, coordenador do programa. “Se o dono do avião não conseguir resolver o problema jurídico no prazo de oito meses, o avião vai ser vendido em leilão judicial e o dinheiro arrecadado vai para uma conta”. Ao final do processo, “que pode durar anos, esse dinheiro vai ser dado para a parte que tiver razão”. Segundo o juiz, “o que nós não vamos mais permitir é que aviões apodreçam em solo brasileiro. É um compromisso do CNJ e de todos os órgãos envolvidos”.


Leia mais em:
Correio Braziliense - Economia - Cada região terá um aeroporto para receber aviões bloqueados pela Justiça


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


TSE vai examinar recurso que pode deixar Fernando Collor inelegível

Em agosto de 2010, o instituto Gazeta de Pesquisa, ligado à família Collor, divulgou que o candidato estava na frente nas pesquisas eleitorais, número não confirmado por outros institutos. Ao oferecer a denúncia, o Ministério Público Eleitoral disse que houve uma seleção de entrevistados por faixa salarial.

Leia matéria completa :


Correio Braziliense - Política - TSE vai examinar recurso que pode deixar Fernando Collor inelegível


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Lei da Ficha Limpa pode se estender à funções da administração pública

A proposta prevê o mesmo rigor na avaliação de pessoas que forem assumir funções na administração pública. A intenção é evitar que pessoas com pendências na Justiça assumam cargos de confiança. Agora o projeto segue para publicação oficial do presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Patrício (PT).

Leia matéria completa:
Correio Braziliense - Cidades DF - Lei da Ficha Limpa pode se estender à funções da administração pública


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Vereadores de Belo Horizonte aprovam reajuste do próprio salário em 61,8%

A votação foi marcada por protestos. Em plenário, o vereador Iran Barbosa (PMDB) disse que um bom salário serve para auxiliar no combate à corrupção. Mas apesar de defender o aumento, que provocou críticas dos que acompanhavam a sessão, ele anunciou que votaria contra o projeto.


Leia matéria completa:
Correio Braziliense - Política - Vereadores de Belo Horizonte aprovam reajuste do próprio salário em 61,8%


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Homem que interpreta Jesus é acusado de desvio de merenda em escola pública

O diretor da escola, Saulo Humberto Soares Gonçalves, confessou o crime, de acordo com o delegado Filipe Maciel, chefe da Decap. O acusado é conhecido por interpretar Jesus Cristo na encenação da Via-Sacra de Planaltina, a mais famosa do Distrito Federal.


Leia matéria completa:

Correio Braziliense - Cidades DF - Homem que interpreta Jesus é acusado de desvio de merenda em escola pública


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: