Prefeitura de Catalão apoia realização do espetáculo ‘Antero’
Em coletiva de imprensa, na sede da Fundação Cultural Maria das Dores Campos, integrantes da Cia Express’arte falaram sobre a expectativa de estreia do espetáculo ‘Antero’. O espetáculo será apresentado na sexta-feira, 16, à meia noite, no anfiteatro do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás.
De acordo com o diretor executivo da Cia em Catalão, Evandro da Costa Neto, cerca de 30 pessoas, entre elenco e produção, estão envolvidos na montagem da peça, que foi preparada durante 11 meses. O cenário e o figurino remetem à década de 1930.
O grupo, criado em 1999 na Cidade de Goiás, que tem filial em Catalão, trabalha na montagem da peça desde 2002. A história de Antero da Costa Carvalho é uma das mais conhecidas de Catalão. O poeta e comerciante do ramo de farmácia foi torturado e morto na década de 1930, acusado de ter assassinado Albino Felipe, rico fazendeiro da época, crime que não teria cometido. Antero foi retirado da cadeia, linchado e morto de forma cruel. Desde então, passou a ser visto como mártir e até como um santo milagroso pelo sofrimento que passou.
O espetáculo conta com apoio da Prefeitura de Catalão, que doou R$ 7,9 mil para a Cia Express’arte por intermédio da Fundação Cultural Maria das Dores Campos. “Apesar de o espetáculo ter sido planejado desde antes da definição da programação do aniversário da cidade, por determinação do prefeito Jardel Sebba, que reconhece a importância dessa história e do empenho do grupo para a montagem de ‘Antero’, pudemos contribuir com esta verba”, explicou Rafael Purcina, presidente da fundação.
Após a estreia, as apresentações serão na sexta, 23, às 20h, no sábado, 24, às 17h e 21h, e no domingo, 25, às 19h. Os ingressos custam R$ 15,00 e podem ser adquiridos na Fundação Cultural, Revistaria Almanaque (Catalão Shopping), @kitem – Lan House (em frente a UFG) e em Gabriela Bitencourt Cabeleireiros.