terça-feira, 11 de setembro de 2012

Semana é marcada por data nacional dedicada ao Cerrado















  Nesta terça-feira, 11 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Cerrado. A Embrapa Cerrados, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária localizada em Planaltina (DF), em sintonia com as demandas da sociedade atual que busca, cada vez mais, o desenvolvimento sustentável deste e dos demais biomas brasileiros, desenvolve e participa de projetos de pesquisa cujo foco são os sistemas sustentáveis de produção.
É o caso do Projeto GeoCerrado, Modelagem de variáveis geoambientais para a caracterização de Serviços Ambientais no Bioma Cerrado. O objetivo do projeto é desenvolver uma ferramenta que busque subsidiar o ordenamento territorial com foco em sistemas de produção sustentáveis, ou seja, visa ao uso do território com boas práticas de manejo. Essa abordagem baseada em serviços ambientais possibilita equilibrar interesses concorrentes, como conservação versus uso, apoiando a melhor forma de gerenciar os recursos naturais e a produção agropecuária no âmbito do conceito de sustentabilidade.
O desafio está em lidar com a extensão e complexidade do Cerrado, que ocupa cerca de 207 milhões de hectares e é um mosaico de diferentes tipos de geologia, solo, vegetação e usos da terra, distribuídos em paisagens heterogêneas, fortemente condicionadas pelo clima, regime hídrico e formas de relevo. O projeto está avaliando quase a metade dessa área total nas seis ecorregiões de estudo, as quais foram selecionadas de acordo com a variabilidade ambiental e os eixos de expansão da agropecuária.
As ecorregiões selecionadas foram as seguintes: 1) Planalto Central, representando a região central do bioma (escolhida como unidade piloto do projeto), 2) Chapadão do São Francisco, transição Cerrado/Caatinga, 3) Paraná-Guimarães, transição Cerrado/Pantanal e transição Cerrado/Mata Atlântica, 4) Jequitinhonha, transição Cerrado/Caatinga e transição Cerrado/Mata Atlântica, 5) Bananal, transição Cerrado/Amazônia e 6) Parecis, transição Cerrado/Amazônia (ver figura).
Como o desafio do projeto envolve variáveis e processos espacialmente distribuídos e inter-relacionados, a abordagem metodológica apoia-se na modelagem espacial usando Sistemas de Informação Geográfica e aporte Geoestatístico. “Baseados em critérios estratificadores de paisagem foi selecionada para cada ecorregião uma bacia representativa. É nesse nível de análise que o modelo Geoambiental será concebido, aplicado e validado com o propósito de extrapolação para outras áreas do bioma”, explica a pesquisadora da Embrapa Cerrados Adriana Reatto, líder do projeto.
De acordo com a pesquisadora, o projeto GeoCerrado tem como princípios apoiar na certificação do processo de produção de um determinado produto, na construção de políticas públicas como o Zoneamento Ecológico Econômico (MMA) e o Zoneamento de Risco Climático (Mapa) e, também, busca subsidiar instituições responsáveis por fomentar o crédito agrícola de forma orientada.
Programação da semana – Nesta terça-feira (11), às 18h30, foi aberta na Biblioteca do Senado Federal a exposição “Cerrado Vivo”, com fotos de empregados da Embrapa Cerrados. Além da exposição fotográfica, também estão sendo apresentadas tecnologias desenvolvidas pela Unidade que contribuem para o uso sustentável do bioma. A mostra ficará disponível para visitação pública até o dia 28 de setembro.
Já na quinta-feira (13), às 15h30, será realizada no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, uma audiência pública para discutir a realidade do bioma Cerrado. O debate contará com a presença do presidente da Embrapa, Pedro Arraes. Os dois eventos estão sendo organizados pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal.

Juliana Caldas (4861/DF)

Jornalista da Embrapa Cerrados
juliana.caldas@embrapa.br

(61) 3388 9945

 

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Cientistas africanos anunciam novo remédio contra a malária

No ano passado, cerca de 1 milhão de pessoas morreram de malária no mundo – 890 mil só na África Subsaariana. No Brasil, 97% dos casos ocorrem na Amazônia. As principais vítimas são as crianças. As autoridades de saúde estimam que, no Continente Africano, uma criança morra a cada quarenta e cinco segundos por causa da malária. 

 Saiba mais:

Cientistas africanos anunciam novo remédio contra a malária | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Próximas eleições terão mais vagas para vereadores em todo o país

O partido que mais tem mulheres disputando uma vaga em câmaras de vereadores é o PSTU, com 42%. O PCO, com 38,5%; o PCB, com 27,1%; e o PSD, com 29,9% são os que têm menos mulheres concorrendo. Os dois últimos partidos não estão atendendo às obrigações da legislação eleitoral, que estabelece cotas mínimas de 30% para um dos sexos.



 Leia mais:

Próximas eleições terão mais vagas para vereadores em todo o país | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Número de candidatos a prefeito é quase três vezes o de municípios

Em algumas cidades, no entanto, há apenas uma pessoa concorrendo à prefeitura como é o caso de São Domingos do Pombal (PB), onde somente a candidata Odaisa de Cássia Queiroga da Silva Nóbrega (PMDB) disputa o Executivo municipal. Já o número de políticos que concorrem ao cargo de vereador em todo o país soma aproximadamente 450 mil. São quase oito candidatos na disputa por uma das quase 58 mil cadeiras das câmaras municipais, de acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).



 Leia mais:


Número de candidatos a prefeito é quase três vezes o de municípios | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: