quarta-feira, 7 de maio de 2008

Caderno da Cidadania


MERCADO DE TRABALHO

Em respeito e a respeito dos vovôs jornalistas

Por Claudia Zardo



Psiuuu! Toc, toc! Você que está ziguezagueando os olhos nestas linhas, ajude-nos a fazer uma idéia sair do papel.

É o seguinte: em 2020 quantos serão os jornalistas com mais de 60 anos e em vias da aposentadoria? De que servem os avanços da medicina, que nos proporcionam uma vida mais longa, se, quando a cabeça está pintada com fios de algodão, um jornalista pode se ver apartado da "cachacinha" da Redação (leia-se, o jornalismo é um vício bom para os amantes da arte desta profissão) ou mesmo substituído por jovens com mais energia? E caso isso acontecesse, o que poderia fazer o jornalista sênior para que não terminasse com um corpo ainda saudável e uma mente doente por conta da sensação de exclusão? Em um mundo no qual se buscam pessoas que tragam mais soluções do que problemas, as respostas podem estar em um novo conceito econômico que engloba ainda as áreas do Direito e da Administração.
"O novo mundo será velho." A frase reflexiva remete-nos a dados que podem dar base à afirmativa. Em 2007, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informava que 8,6% (14,4 milhões) da população brasileira era de pessoas com mais de 60 anos. Projeções estimam ainda que em 2020 a faixa de maiores de 60 anos atingirá 30 milhões de pessoas. Dentro deste corte, obviamente estarão os profissionais jornalistas. E afinal, gostem ou não, todo mundo vai envelhecer.

Mente e corpo saudáveis

Questionamentos como os feitos no lead (que mais está para nariz de cera) surgem quando analisamos histórias de jornalistas que muito contribuíram para empresas e para a história do jornalismo brasileiro, mas que, no entanto, ao chegar a certa idade, foram dispensados como se fossem alguém absolutamente descartável. Enfim, acontece em qualquer área de mercado.
A dicotomia na ação da "dispensa", entretanto, está justamente no fato de que após os 60 anos, aquele que exerce a atividade intelectual está chegando ao ápice da sua capacidade mental. Salvo exceções – dos que são acometidos por
Alzheimer, Parkinson (batam todos na madeira!) ou outras doenças degenerativas do cérebro –, o corpo de, neste caso, um jornalista com mais de 60 anos, apesar de idoso, pode estar desgastado pela labuta, mas a mente estará então no que psicólogos chamam "flor da idade".
Na contramão, embora seja um direito das empresas no sistema capitalista tratarem o jornalista idoso como se fosse um objeto qualquer e dispensável, não é dever do "vovô" jornalista aceitar o seu destino, incorporar o pijama de listrinhas, sentar diante da televisão, passar parte do seu dia jogando damas na praça ou ainda ficar remoendo doenças imaginárias pelo resto de seus dias.
Apesar, ainda, de o valor pago pela Previdência Social ser uma vergonha, do valor com gastos em medicamentos triplicarem na terceira idade, da renda cair pela metade e até da falta de respeito já tão comum em nossa sociedade, sempre haverá uma solução para manter o vovô jornalista em pleno exercício da atividade e, portanto, com a mente e corpo saudáveis.

Experiência e liderança

Uma dessas soluções está em um novo conceito de economia, mais conhecida no jargão da administração, como solidária. Conforme os teóricos da área:
"Economia solidária é uma forma de
produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano – e não do capital. Com base associativista e cooperativista, é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida."
Analisando o formato administrativo, por que não montar uma Cooperativa de Jornalistas da Terceira Idade? Ora, mesmo em um mercado saturado, basta haver solidariedade entre os colegas para que dele façamos um verdadeiro coração de mãe, no qual, sempre caberá mais alguns.
Em termos de comportamento, entretanto, os grupos profissionais tendem a se aliar, no popular, em panelinhas. De um lado o time que pensa assim, do outro o time que pensa assado.
Existem, sim, correntes de pensamentos divididas em todas as profissões e o jornalismo não haveria de ser uma exceção. Nesta divisão, contudo, deve haver um jovem, empreendedor, ou mesmo um vovô jornalista, que com toda sua experiência, perfil de liderança, fôlego e uma idéia fixa na cabeça, consiga articular um novo modelo de negócios para outros colegas que se encontram na mesma situação de exclusão.

Possibilidades não faltam

Como idéias não faltam – falta, sim, gente com vontade de executar –, entremos no mundo das cooperativas para ver do que se trata e quiçá um simples texto possa ser o motor propulsor que fará com que uma idéia saia da cabeça e tome vida por meio das mãos de algum jornalista-empreendedor.
O mercado de jornalismo não se resume às redações convencionais. O jornalismo não morre em um jornal, uma revista, uma emissora de TV ou rádio. Do texto nasce o script, nasce a matéria impressa e de internet e até o VT; enfim, a informação em geral. Mesmo que digam que em transmissão ao vivo ou in loco o repórter não precisa de armar um texto, é mentira, pois antes de abrir a boca o jornalista ao menos rascunhou o que iria falar.
Dentro desta argumentação, entende-se, pois, que a base do jornalismo é o trabalho intelectual e basicamente o seu berço é o texto.
Por analogia, como um trabalhador da construção civil tem nos seus braços e mãos a sua principal ferramenta de trabalho, que o levará a construir um prédio ou uma casa, o "operário das letras" tem por extensão dos seus braços e mãos a ferramenta do texto; ou seja, a materialização da sua capacidade cognitiva, intelectual, começa no cérebro, passa pelas mãos e, então, ocorre a construção de um texto.
E quantas são as outras coisas que podemos fazer a partir da construção de um texto? Assessoria de imprensa, de comunicação, editoração, revisão, roteiros, livros, pesquisas na área de humanos etc. Possibilidades não faltam.

Captar clientes no mercado

E é justamente tendo o texto como ferramenta de extensão da "mão-de-obra operária da palavra" que o próprio texto vira produto e pode ser comercializado por uma cooperativa de jornalistas. Não é verdade?
A economia solidária é o meio e o fim pelo qual um novo paradigma começa a tomar força e forma ao ser disseminado dentro da área acadêmica e, por conseguinte, a ser posto em prática com o auxílio de incubadoras existentes nas universidades.
Em fase de testes, a idéia da cooperativa para jornalistas poderia ser formatada e ter arestas aparadas com o auxílio das incubadoras que estão distribuídas em diversas universidades do país. Aos que desconhecem como funcionam uma empresas júnior e/ou incubadoras de universidade, ou mesmo queira ter acesso a uma lista delas, mais informações podem ser
encontradas aqui.
Retornando ao rascunhado da idéia, conforme exigências legais, vide: Lei nº. 5.764, de 1971, a cooperativa poderia começar pequena, fomentando um mix entre cooperativa solidária e agenciamento de jornalistas da terceira idade, no qual um líder reunir-se-ia em assembléia com outros 20 profissionais, e juntos poderiam captar clientes no mercado para a prestação de serviços que vão além dos triviais.

Um formato inovador

Nos EUA e na Europa , por exemplo, boa parte das redações já trabalha com aquilo que no Brasil conhecemos como PJ (pessoa jurídica). Devido ao trânsito intenso, à falta de tempo e à necessidade que pais têm de permanecer mais tempo com a família, a tendência tem se espalhado em países mais avançados.
A própria tecnologia abriu a possibilidade para a adaptação à realidade contemporânea e criação de equipes virtuais. Tais equipes não deixam nada a desejar àquelas presenciais nas Redações. A única diferença é que a distribuição de OS (ordens de serviços) é pelo sistema online de intranet; as reuniões de pauta, visualização de agenda e escala do dia, entre outros procedimentos, são feitas por meio de vídeo-conferências, e-mail e radiophone, entre outros.
No Brasil, sabemos, inclusive, que os colunistas, geralmente, com mais de 40, nem dão as caras nas Redações do impresso. Assim como os colunistas, os vovôs jornalistas chegaram ao topo da hierarquia e da experiência de vida e não precisam mais ficar, como os focas, produtores de notícias e/ou repórteres, correndo atrás das notícias e ou pautas nas ruas. Eles podem e devem trabalhar em casa.
Acontece que este modelo de prestação de serviços – PJ e sistema de colunistas (RPA ou microempresa) – é individualista e aqui estamos tentando esboçar uma fórmula nova que possa ser adaptada ao conceito da economia solidária.
A Cooperativa dos Jornalistas da Terceira Idade, pois, poderia ser o primeiro passo para preencher tais requisitos e criar um formato inovador. Por meio dela, seria formatada uma carteira de clientes, bem como de prestadores de serviços, e um meio para procurar espaço nas brechas do mercado para os vovôs.

Primeiro tijolo foi colocado

A própria expressão "economia solidária" já fala por si só. A idéia aqui proposta não visa a obter lucros extorsivos ou exploração da mão-de-obra, mas sim, abrir possibilidades de novas frentes de trabalho para jornalistas na terceira idade e, claro, uma forma de pagar as contas da cooperativa.
Para a manutenção dos serviços prestados, os dirigentes da cooperativa poderiam estipular uma taxa anual, ademais de um percentual sobre serviços. Tais percentuais serviriam para cobrir despesas com telefone, aluguel de uma sala, internet, processamento de dados, com visitas aos clientes, contador, impressão de blocos de notas; ou seja, as coisas básicas e necessárias para a administração de qualquer empresa.
Seria a cooperativa, assim, uma espécie de central de distribuição de serviços que objetivasse manter a dinâmica de trabalho viva e que proporcionasse movimento, valorização e elevação da auto-estima do vovô jornalista.
Estando juridicamente em ordem (veja legislação vigente aqui), poderia ainda a cooperativa fornecer nota fiscal para os contratantes, isso sem contar as vantagens para todos os conveniados que são obtidas por meio da integração de forças no sistema tributário; e toda aquela dor de cabeça individual da tributação poderia ser centralizada em um departamento único. Seria vantagem, pois, para o contratado e para o contratante.
Por fim, este texto está ficando enfadonho, longo e indo além de uma "ferramenta" para construir uma idéia. Fato é que o primeiro tijolo, em forma de letras de fôrma, acaba de ser colocado. Que venham, pois, outros jornalistas-empreendedores que queiram também colocar a mão na massa e nos ajudar a construir algo sólido e real para que os nossos queridos vovôs jornalistas se sintam por nós verdadeiramente apreciados e respeitados. E que assim seja por meio daquilo que dá dignidade ao homem: o trabalho.


Subcomissão sobre crise ambiental na Amazônia aprova plano de trabalho

Brasília (Laércio Franzon / Agência Senado) - A Subcomissão Temporária para Acompanhar a Crise Ambiental na Amazônia aprovou, ontem (6), seu plano de trabalho. O colegiado ampara sua investigação no resultado de levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que apontou áreas de incidência de intenso desmatamento em 36 municípios da região.
Entre os objetivos principais da comissão, está a avaliação do risco ambiental dos municípios listados pelo Inpe, verificando se os dados levantados pelo instituto constituem fundamento suficiente para a imposição de restrições às atividades produtivas previstas no Decreto nº 6.321/07, editado pelo governo federal.

Audiências públicas

Na reunião de ontem (6), a subcomissão aprovou diversos requerimentos de audiências públicas com autoridades governamentais, representantes do setor produtivo, da sociedade civil organizada e do meio acadêmico, com o objetivo de coletar subsídios para o entendimento da questão.
Deverão ser convidados a participar desses debates os governadores Ivo Cassol, de Rondônia; Blairo Maggi, de Mato Grosso; e Ana Júlia Carepa, do Pará. Os ministros Reinhold Stephanes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Tarso Genro, da Justiça, também deverão estar presentes. Os presidentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hachbart; do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Bazileu Alves; da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Márcio Augusto de Meira, também estão nesta lista.


Cassol assina autorização para retomada de incentivos fiscais

Porto Velho (Decom) - Preocupado em assegurar a geração de emprego e renda em todas as regiões do Estado, o governador Ivo Cassol assinou ontem (6) a autorização para que as empresas Bonato Couros S.A. e Condesa Norte Indústria e Comércio Ltda voltassem a ser beneficiadas com incentivos fiscais, que haviam sido suspensos. Juntos, os dois empreendimentos geram mais de 170 empregos diretos e somam um investimento superior a R$ 28,2 milhões.
“Essas empresas haviam sido beneficiadas com o benefício, através do Conder, mas passaram por dificuldades e descumpriram as regras para a permanência do incentivo. O grupo Bertin, que já possui investimentos em Cacoal, gerando cerca de 300 empregos diretos, assumiu o controle dessas empresas, regularizando as pendências e novamente passando a ter acesso ao benefício”, explicou o governador.
A Bonato Couros funciona no distrito industrial de Porto Velho, produzindo couro tipo wait blue, gera cerca de 100 empregos e o investimento é de aproximadamente R$ 9 milhões. Já o laticínio Condessa funciona no distrito de Nova Estrela, em Rolim de Moura, produzindo leite condensado, num investimento superior a R$ 19,5 milhões, gerando cerca de 70 empregos diretos.
O benefício de 85% havia sido suspenso, mas recebeu a autorização do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) para retomá-lo, caso a empresa regularizasse as pendências. “Todas as exigências foram cumpridas pelo grupo Bertin, novo responsável pelas empresas, assegurando a retomada dos benefícios, que dependiam da autorização do governador, que é o presidente do Conder”, explicou Marco Antônio Petisco, secretário de Estado da Agricultura.
Ivo Cassol voltou a destacar a importância desses incentivos para o crescimento de Rondônia e para a geração de empregos. “Todos os estados oferecem incentivos fiscais e Rondônia não pode ser diferente, vamos manter essa política como forma de atrair novos investimentos e assegurar a criação de empregos”, completou Cassol.


Governo coloca mais alunos à disposição do mercado de trabalho

Porto Velho (Veronilda Lima/Decom) - A quadra de esportes da escola estadual Major Guapindaia em Porto Velho ficou lotada na noite de segunda-feira (5) durante a solenidade de entrega de certificados aos 724 formandos de vários cursos profissionalizantes promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Gerência de Educação Profissional da Secretaria da Educação (Gepro/Seduc), no ano passado.
Por acreditar que se tratava de um evento que marcaria o ingresso de mais centenas de jovens estudantes do ensino médio no mercado de trabalho, o governador Ivo Cassol fez questão de marcar presença, ao lado do secretário Edinaldo Lustoza, o gerente estadual de Educação Profissional, Carlos Paim, os deputados estaduais Alexandre Brito e Marinho Rodrigues, além do deputado federal, Lindomar Garçom, familiares dos concluintes e técnicos da Seduc que contribuíram com a concretização de mais um programa com recursos do Governo do Estado, conforme destacou Cassol.
Do total de alunos, 156 concluíram o curso de técnicas de venda, 105 de operador de computador, 64 de editor para web, 53 flash (área da computação), 67 corel draw, 71 computação gráfica, 74 photoshop e 134 montagem e manutenção de computador.
José Carlos Paim disse que, nos cinco primeiros anos da atual administração foram mais de 16 mil alunos da rede estadual atendidos pelo programa de qualificação profissional, dos quais pelo menos 72% já atuam no mercado de trabalho, como empregador ou dono do próprio negócio.
Mais 6.500 vagas estão sendo abertas este ano para atender às necessidades de cada região do Estado. “Todos os cursos têm por objetivo contribuir para a formação intelectual, cultural e, sobretudo, cidadã dos alunos, com vistas a ampliar as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo”, explicou o titular da Gepro, a Gerência Estadual de Educação Profissional da Seduc, Carlos Paim.
O governador incentivou os estudantes a lutarem pela concretização dos sonhos, citando sua trajetória, começando como vendedor de doces, reforçando a importância dos cursos para a preparação da mão de obra local que deverá ser aproveitada pelas empresas que estão chegando atraídas pelas usinas hidrelétricas a ser construídas e os incentivos concedidos pelo Estado. Cassol fez questão de observar que um dos critérios para a concessão dos incentivos previstos em lei é que os empreendedores destinem pelo menos 70% das vagas de emprego para a mão de obra local. “O mercado está aberto. Cabe a vocês agora fazerem a diferença”, alertou Cassol.
Para Edinaldo Lustoza, a formação profissional de mais uma turma de alunos da rede estadual é resultado da responsabilidade com a aplicação dos recursos públicos por parte da Seduc, em atendimento às orientações do governador, que está preocupado não apenas com a formação didática, mas também com a preparação dos jovens para atenderem às necessidades do mercado com vistas ao desenvolvimento socioeconômico.
Ao falar em nome da turma, a formanda Amanda Teixeira, do curso de técnicas de venda, agradeceu ao Governo observando que ela, assim como os demais concluintes, agora está apta a buscar espaço no mercado de trabalho, que “sempre está aberto, mas enfrenta a carência de profissionais capacitados”.



Cassol participa da entrega de armas e munições para PM

Porto Velho (Decom) - A entrega das armas e munições aconteceu no Comando Geral da Polícia Militar na manhã de ontem e contou com a presença da Comandante da PM, Coronel Angelina Ramires, do diretor geral da Polícia Civil, Moriô Ikegawa, do secretário estadual de Segurança, Defesa e Cidadania, Evilásio Sena, do secretário de Desenvolvimento Ambiental, Cletho Muniz de Brito, do presidente do Instituto de Pesos e Medidas/RO, Antenor Clock, do deputado estadual Maurinho Rodrigues, várias autoridades militares e imprensa de Porto Velho.
Os equipamentos, 500 pistolas taurus PT 100, ponto 40, 60 carabinas Taurus, 40 mil cartuchos e 105 coletes à prova de bala, foram comprados com recursos próprios do Governo do Estado, na ordem de R$ 1.331.000,00 reais.
De acordo com a Coronel Angelina, comandante da P.M., as armas são do que há de mais moderno no mercado e que vem para garantir a segurança da população de Rondônia. Os coletes por exemplos, que tem placa de cerâmica, são resistentes à bala de fuzil e pesam 16 quilos. “Essas aquisições que o Governo do estado vem fazendo a fim de modernizar a Polícia Militar e coloca a nossa categoria num nível bem elevado. São equipamentos adequados conforme a nossa necessidade”, garantiu a comandante da PM.
O governador Ivo Cassol (foto) adiantou que nos próximos dias devem chegar mais 30 sub-metralhadoras e também entregará para as polícias civil e militar 50 viaturas traçadas, 72 veículos, modelo VW Parati e 50 motocicletas. As viaturas serão distribuídas na capital e interior. Cassol anunciou ainda que, em breve, as polícias civil e militar terão rádios de comunicação mais modernos.
A licitação para compra dos rádios está sendo finalizada e no prazo de 30 dias serão entregues. “Todos esses equipamentos foram comprados com dinheiro que o Governo do Estado conseguiu economizar mês a mês e investidos para equipar a PM afim de garantir a segurança, tanto dos policiais, quanto da população de Rondônia. Isso significa que o Executivo está cumprindo rigorosamente com a Lei de Responsabilidade Fiscal”, argumentou Cassol.

Concurso Público

O governador anunciou ainda que já autorizou a realização de mais um concurso público. Serão 500 vagas para a polícia militar e 150 para o Corpo de Bombeiros. “Estaremos ainda abrindo curso para oficiais da PM. O Governo do Estado vai firmar convênio com a Fundação Riomar que fará a capacitação dos candidatos. Muitos oficiais estão passando para a reserva e nosso quadro de efetivos vai ficar defasado. Vão ser 40 vagas para a PM e 5 para o Corpo de Bombeiros”, concluiu.


Regularização dos imóveis de Nova Estrela na reta final

Rolim de Moura (Ascom/Prefeitura) - Após duas décadas sem os respectivos títulos de propriedade, entra na reta final a regularização dos imóveis do distrito de Nova Estrela em Rolim de Moura. O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, José Garibaldi de França Filho acompanhou nos últimos dias juntamente com uma equipe técnica da Prefeitura, os trabalhos de vistoria, desenvolvidos por um técnico do Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no distrito de Nova Estrela, visando à devida regularização dos imóveis daquela região.
Em Nova Estrela os funcionários do Incra realizaram um levantamento fotográfico e topográfico para posterior relatório que será entregue ao instituto para liberação dos lotes urbanos desta área.
Desde o início de sua gestão a prefeita Mileni Mota, determinou a equipe da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, a legalização dos lotes urbanos de Nova Estrela. Segundo a prefeita já foi conseguida a doação de áreas por parte dos antigos donos das terras que formaram aquele distrito e após quase três anos de documentação e tramitação do processo junto ao Incra, mais um grande passo foi dado.
De acordo com o secretário Garibaldi, após a liberação pelo Incra, a documentação irá para cartório, a fim de que seja providenciado o devido registro e finalmente serem emitidas as escrituras individuais dos imóveis.
" Sempre cobrei essa regularização dos imóveis de Nova Estrela, pois com a escritura na mão, além dos imóveis se valorizarem, os proprietários poderão conseguir financiamentos junto as instituições financeiras, como a Caixa Econômica por exemplo," disse ela.

HOMENAGEM ÀS MÃES

No próximo sábado, dia 10 de maio a Prefeitura Municipal de Rolim de Moura estará promovendo um grande evento em homenagem às mães rolimourenses. O projeto intitulado "Mamãe na praça" consiste em uma série de atividades que serão realizadas na Praça dos Imigrantes e que pretende se transformar na prática um grande evento de confraternização da comunidade que acontece a partir das 16 horas.
A prefeita Mileni Mota informou que no sábado estarão sendo desenvolvidas as seguintes atividades: sorteios de presentes, desfiles com a participação de mães da comunidade, exposição de artesanato, apresentações musicais e barracas de atendimento de saúde e beleza.
Mileni diz que espera contar com a presença das mães do município e na ocasião do lançamento do evento falou emocionada do valor das mães. "Devemos tudo o que somos às mães, sou mãe e sei o quanto lutamos para criar e educar nossos filhos e assim são todas as mães, por isso a administração municipal não pode deixar essa data passar em branco, é muito justa essa homenagem e convido todas as mães da comunidade a participarem. Essa é a forma que a administração municipal encontrou para presentear todas as mães de Rolim de Moura".

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Visando a eficácia das ações na rede pública de saúde a Prefeitura implantou um programa especial voltado à humanização do SUS – Sistema Único de Saúde. Dentro deste contexto foram criadas equipes de humanização social, devidamente treinada e habilitada para a implementação de ações diretamente com os pacientes e acompanhantes.
O Programa de Humanização do SUS está sendo coordenado pela psicóloga Ana Fujii, que coordena equipes no Hospital Amélio João da Silva, Clínica da Mulher, e Centro de Saúde Cidade Alta. O trabalho inicial nestas unidades começa com a distribuição de questionários para a avaliação do grau de satisfação dos usuários das unidades de saúde e também questionários para os funcionários para avaliação e proposição de melhoria das condições de trabalho.
De acordo Ana Fujii, no hospital foi criada uma brinquedoteca, com o objetivo de diminuir o stress da internação das crianças; e estabelecido um novo controle de fluxo de acompanhantes e visitas, aos internos garantindo o direito ao paciente, mas obedecendo a determinações e normas hospitalares.
Para implementar estas ações a psicóloga informa que também foi oferecido treinamento aos porteiros e vigias com aulas de simulação e atendimento a população, sendo expedido também certificado para os mesmos. O mesmo procedimento foi adotado com relação às recepcionistas.
Ana Fujii destaca ainda a criação de uma equipe de humanização social do Hospital Municipal, para atender aos funcionários que por motivos de saúde estão afastados do trabalho, onde nestes casos além do apoio psicológico dado ao funcionário, também são oferecidas cestas básicas feitas com doação de alimentos dos próprios funcionários.
A continuidade do tratamento dos pacientes que recebem alta médica, também foi contemplada pelo Programa Humanizar. Funcionários que atuam nas recepções das unidades de saúde, foram devidamente orientados, para prestar apoio e auxilio nas informações aos usuários, visando prosseguir de forma correta com o tratamento.
"A política de humanização é concebida da democratização da idéia, onde é acolhida democraticamente pela equipe de funcionários, e dai reavaliadas anualmente, e novo recomeço é sempre necessário mediante as novas situações que venham a surgir durante o processo de rotinas da prática do servidor, pois esta visão holística da humanização, não aplica-se somente a área de saúde, mas sim a todos os seguimentos que promovam os serviços a população seja ela usuários, ou servidores," concluiu Ana Fujii.


Comissão de Educação aprova relatório criando Universidade Federal Rural do Vale do Guaporé

Brasília – A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou na manhã de ontem (06), o relatório do líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO) criando a Universidade Federal Rural do Vale do Guaporé, a ser sediada na cidade de São Francisco do Guaporé, estado de Rondônia.
A universidade oferecerá cursos na área das ciências agrárias e desenvolverá pesquisas nas diversos ramos do conhecimento, além de promover a extensão universitária. A nova instituição de ensino superior atenderá aos alunos dos municípios de Costa Marques, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, Alvorada do Oeste e Nova Brasilândia do Oeste.
No seu relatório, o senador Raupp revelou que a única universidade federal do Estado - a UNIR - não atende à demanda de alunos que, anualmente concluem o ensino médio e têm dificuldades de ingressar em um curso superior. “Os municípios do Vale do Guaporé não atendidos diretamente pela UNIR”, afirmou o senador.
Ele informou que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e a oferta de cursos superiores para os estudantes rondonienses, ainda, é bastante limitada, devido à falta de vagas nas instituições públicas ou a carência de recursos financeiros para bancar um curso nos estabelecimentos privados.
“As iniciativas do Governo Federal que criou o Fundo de Financiamento aos Estudantes do Ensino Superior (FIES) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI) são insuficientes para atender aos estudantes que sonham chegar à universidade”, ressaltou o líder peemedebista.
Acrescentou que “a criação dessa universidade vai representar uma medida de grande importância para toda a região, e contribuirá também para incrementar o desenvolvimento sustentável”. Raupp atuou como relator do projeto de lei nº 528/07, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO).

EXTENSÃO

A região não tem ensino superior público. Com a implementação da Universidade, o objetivo é desenvolver pesquisas em todas as áreas de conhecimento, além de promover cursos de extensão em nível superior com ênfase nas ciências agrárias.
Fátima acredita que a Universidade contribuirá para a democratização do ensino superior na região e também possibilitará um futuro melhor para as pessoas de Guaporé. “Desejo que esta iniciativa contribua para uma política educacional que valorize a formação integral de jovens, homens e mulheres de todas as idades, permitindo o aprendizado de conhecimentos acumulados pela humanidade de forma que possam utilizá-los em seu dia a dia”, justificou Fátima.
De acordo com o projeto, todos os cargos e funções serão criados pelo governo federal. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) relatou o projeto da senadora Fátima. Raupp apresentou uma emenda que também foi aprovada.
Aprovado pela CE em caráter terminativo, o projeto que tramitava na comissão desde 5 de maio de 2007 será apreciado pelo plenário do Senado. Se aprovado, será encaminhado à Câmara dos Deputados.


OAB-RO debate prerrogativas dos advogados com Polícia Civil

Porto Velho (Assessoria) - A Ordem dos Advogados do Brasil não barganha os direitos assegurados pela legislação ao advogado no exercício do seu ofício. A afirmação foi feita pelo presidente da Seccional de Rondônia da OAB, Hélio Vieira, ao participar de reunião com a direção da Polícia Civil do Estado para encaminhar pleitos da advocacia.
Na reunião, que contou com a participação de vários delegados, além do diretor-geral Moriô Ikegawa, do diretor-executivo, Deraldo Scatolon, e do corregedor-geral da Polícia Civil, Élvio Tavares, o presidente da OAB-RO reiterou a necessidade da edição de uma portaria regulamentando o atendimento oferecido aos advogados nas repartições da Polícia Civil.
No clima de cordialidade em que transcorreu a reunião, Hélio Vieira saiu mais uma vez em defesa das prerrogativas profissionais, lembrando que o artigo sétimo da Lei Federal 8906/94 (Estatuto da OAB e da Advocacia) regula os direitos do advogado no desenvolvimento de sua atividade. A impressão que se tem, disse o presidente da OAB-RO, é que alguns profissionais da Polícia Civil não seguem as orientações emanadas da direção geral.
"Toda vez que nos reunimos para debater essa questão do desrespeito às prerrogativas profissionais do advogado percebo que há boa vontade em harmonizar as relações. Infelizmente, em seguida aparece algum membro da corporação com entendimento diverso daquilo que orienta a direção geral da Polícia Civil", afirmou o dirigente da OAB rondoniense.
Os incidentes que ofendem as prerrogativas são de fácil solução, bastando para tanto, conforme reitera a OAB-RO, que seja baixada uma portaria padronizando o atendimento que deve ser dispensado ao advogado. Hélio Vieira adianta que tanto os advogados quanto a Polícia têm o mesmo objetivo: levar aquele que cometeu crime ou confrontou a lei às barras da Justiça, mas sem esquecer o devido processo legal.
Da parte da direção da Polícia Civil, o presidente da OAB-RO ouviu mais uma vez que não há orientação para impedir ou dificultar o acesso dos advogados às dependências das delegacias, assim como deve ser facultado ao advogado cópia de inquéritos e outros procedimentos


Imprensa em Questão


TRÊS ANIVERSÁRIOS

Imprensa de qualidade produz leitores qualificados

Por Alberto Dines


Efemérides têm antecedentes, sem eles a História seria uma coleção de datas descontínuas, sem nexo.

A primeira edição do Observatório da Imprensa entrou na rede mundial de computadores em abril de 1996. Fomos uma das primeiras iniciativas de interesse social veiculada exclusivamente pela internet (e por isto incentivada pelo seu Comitê Gestor).
O OI começou efetivamente dois anos antes, em 12 de abril de 1994, com a realização do evento-fundador do Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) da Unicamp (na gestão do reitor Carlos Vogt).
Título do seminário: A Imprensa em Questão. Durante dois dias, o jornalismo brasileiro foi examinado por correspondentes no exterior, empresários, jornalistas veteranos, corporações profissionais, anunciantes, consultorias, sociedade civil e críticos (os primeiros ouvidores).
Os anais foram publicados pela Editora da Unicamp (A Imprensa em Questão, org. Alberto Dines, Carlos Vogt, José Marques de Melo, Campinas, 1997).
Título e escopo do seminário definiram nos dois anos seguintes a agenda de trabalho do Labjor e o caráter do seu primeiro spin-off (filhote): o legítimo questionamento da imprensa deve ser público, aberto e com a participação ativa dos destinatários do processo jornalístico – leitores, ouvintes, telespectadores e acessadores da web.

Crítica não é ameaça

A observação de um fenômeno pressupõe uma intervenção circular, indireta e, por isso, democrática: sentindo-se observados, atores e operadores mudam automaticamente atitudes e procedimentos. A crítica não pode funcionar como ameaça, é uma convocação para mudanças, estímulo para avanços.
A partir destas percepções e conceitos, criavam-se as bases de um projeto pioneiro chamado Observatório da Imprensa (nome emprestado do homônimo de Lisboa), dois anos depois convertido em programa semanal da TV Educativa, logo retransmitido pela TV Cultura e, em 2005, transformado em boletim radiofônico diário (de segunda a sexta) em uma rede nacional de emissoras públicas.
O projeto OI foi incubado numa universidade – uma das melhores do país – e seu desenvolvimento e autonomização são obra da sociedade.

Observar evita abusos

Confirma-se mais uma vez a dinâmica que comanda o Estado de Direito: cada poder deve gerar naturalmente o necessário contra-poder. Para equilibrá-lo e evitar abusos. No caso da imprensa, o poder não deve ser exercido arbitrariamente em defesa de interesses corporativos, nem este contra-poder pode ser protagonizado por governos (ou seus agentes). A sociedade civil e o interesse público são os vetores legítimos, autorizados, para avalizar e eventualmente corrigir o processo jornalístico.
Para avaliar este percurso, é indispensável rever o panorama político-jornalístico de 1994 quando a imprensa, pela primeira vez, foi colocada em questão:
** O primeiro presidente eleito pelo voto direto, Fernando Collor de Mello, fora derrubado pouco antes por uma imprensa adolescente, recém-liberada de uma ditadura de duas décadas que ela aceitou sem imaginar as conseqüências.
** A façanha de derrubar um presidente da República não foi acompanhada criticamente. Com isso, validou-se um vale-tudo jornalístico que estabeleceu paradigmas que se estendem até hoje, nem sempre responsáveis.
** A descoberta tardia do marketing subordinou a maioria das estratégias empresariais a interesses distantes do bom jornalismo. A busca de qualidade tornou-se secundária e ridicularizado o conceito de quality papers.
** O corporativismo empresarial (que fizera sua estréia nos bastidores da Constituinte) gerou um pool que liquidou a diversidade e o pluralismo. Jornais tornaram-se gêmeos, singularidades foram aplainadas e modismos, universalizados. Contribuíram de forma decisiva para essa homogeneização as consultorias criadas no eixo Navarra-Miami, que já operavam na península Ibérica e América Latina empunhando as bandeiras da "modernidade" jornalística ("uma imagem vale mil palavras", "viva a mulher, viva a leveza" etc.).
Nestas últimas semanas, fomos confrontados com algumas reminiscências (já enrugadas) das novidades dos anos 90, quando o projeto do Observatório da Imprensa foi lançado. A 3ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, realizada pela ANJ (Associação Nacional de Jornais) na Câmara Federal sob o alto patrocínio da Unesco (que já viveu momentos mais gloriosos), foi, na verdade, mera exibição de um lobby privado com sua agenda de reivindicações particulares. Para disfarçar, convidou-se a centenária e prestigiosa ABI (Associação Brasileira de Imprensa), na qualidade de mediadora de uma das sessões.

Liberdades são bens coletivos

Como tratar da liberdade de imprensa sem a participação ativa da sociedade civil? E as TV’s públicas, suas vozes não valem na luta por uma imprensa emancipada?
As liberdades são bens coletivos, não podem ser privatizadas ou segmentadas em benefício de uma corporação. A extinção pura e simples da Lei de Imprensa não é consensual, por mais respeito que mereça a figura do relator da matéria no Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto. Grandes juristas, entre os quais Miguel Reale Jr., defendem a criação de um novo estatuto, já que os atuais códigos são insuficientes para absorver e resolver as diferentes pendências produzidas no universo midiático. Os avalistas das políticas de saúde pública não podem ser apenas
as agências de publicidade e os meios privados de comunicação a serviço da indústria cervejeira. São partes interessadas, portanto suspeitas.
Como caricatura, o convescote corporativo na antiga Casa do Povo foi perfeito. Como exibição de maturidade no ano em que a imprensa comemora o seu bicentenário, uma desgraça. À altura da performance do seu antagonista no palácio do Planalto que, para troçar da imprensa, não se incomoda em oferecer solidariedade àqueles que periodicamente aparecem no noticiário beneficiando-se indevidamente do erário.

***
Os precursores e as três versões atuais do Observatório da Imprensa não são e nunca foram projetos políticos. Fazem parte de um fórum em movimento, compõem um veículo em construção. O objetivo é pensar o dia-a-dia, compreender o mundo a partir da construção da notícia. Os Observatórios não atuam no ramo do espetáculo. Boa imprensa produz bons leitores. Imprensa de qualidade produz leitores de qualidade. Jornalismo linchador produz leitores linchadores.


Homem manda construir caixão em forma de lata de cerveja


Bill pega cerveja gelada do caixão e brinda com um amigo em festa

Bill Bramanti e seu caixão em formato de lata de cerveja (Fotos: AP)



Bill Bramanti, de 67 anos, já testou o caixão mas não quer morrer tão cedo. Por enquanto, ele usa o artefato especial como freezer de bebida nas festas.

Da Associated Press

Um senhor de 67 anos está disposto a provar seu amor eterno pela cerveja de uma maneira pouco usual. Bill Bramanti, de Chicago Heights (Illinois, EUA), mandou construir um caixão no formato de sua marca de cerveja preferida, incluindo o rótulo e as cores azul e vermelha.
Ele diz que já experimentou o caixão, e que cabe direitinho lá dentro, mas que não pretende morrer tão cedo.

Nem que a morte os separe

No sábado (3), Bill deu uma festa para amigos e encheu o caixão de gelo e
latas de cerveja. O projeto do caixão e o design de lata de cerveja foram encomendados por Bill a profissionais de Chicago Heights. O resultado final agradou inclusive sua filha, Cathy Bramanti, de 42 anos, que elogiou a idéia do pai.




NR.: Não sei porque, mas assim que lí a matéria da AP me lembrei de alguns amigos que ainda vivem em Rolim de Moura. Alguns se reunem no Baro do Edinho e outros no barestaurante do Juliano. (Marcos Antéro)


Motorista de ônibus quer mudar seu nome para 'Em Deus Nós Confiamos'




Novo nome ajudaria a combater os ateus, diz motorista de Chicago
Steve Kreuscher entrou com o pedido na Justiça americana. Para ele, a troca serve para agradecer a ajuda divina e combater os ateus. (Foto: Arte/G1)



Da Associated Press
O motorista de ônibus escolar Steve Kreuscher, de 57 anos, está pedindo na Justiça americana a mudança de seu nome para "In God We Trust" ("Em Deus Nós Confiamos"). Nos Estados Unidos, essa frase é mais popular que a brasileira "Deus é fiel".
Kreuscher (pronuncia-se "cróicher") vive em um subúrbio ao norte de Chicago, e afirma que o novo nome vai simbolizar a ajuda que Deus lhe deu em tempos difíceis.
O motorista declarou ao jornal "Daily Heralds" estar preocupado com a possibilidade de que "os ateus consigam remover a frase 'In God We Trust' da moeda dos Estados Unidos".
Kreuscher relembra que a frase "God Reigns" ("Deus reina") foi retirada do brasão da cidade de Zion em 1992 depois de a corte considerá-la inconstitucional. Zion foi fundada em 1901 como uma teocracia por uma seita que acreditava que a Terra fosse plana.


Novo presidente do TSE condena registro de candidatos com processos

Brasília (Jorge Wamburg / Agência Brasil) - Se depender do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatos que tiverem contas a prestar à Justiça não poderão disputar os votos da população brasileira no futuro. Essa posição ficou clara no discurso de posse do magistrado sergipano, na noite de ontem (6), quando previu que o órgão terá que enfrentar fundamentais questionamentos para a qualidade de vida política do país, como o pedido de registro de "uma candidatura notoriamente identificada pela tarja de processos criminais e ações de improbidade administrativa, que, pelo seu avultado número, sinalizam um estilo de vida do mais aberto namoro com a delitividade".
"Será que não começa por aí a concretização da idéia-força de que o povo merece o melhor?", interrogou-se Ayres Brito, antes de ressaltar que a palavra "candidato" vem de cândido, limpo, depurado, enquanto o vocábulo "candidatura", convergentemente, não significa senão candura, pureza, depuração ético-representativa. Hoje (7), às 11h, na sede do TSE, em Brasília, o ministro Ayres Brito dará sua primeira entrevista coletiva como presidente do órgão, para explicar esta e outras posições reveladas no seu discurso de posse.
Ayres Brito tomou posse para um mandato de dois anos, juntamente com o vice-presidente Joaquim Barbosa. Os dois vão comandar a organização das eleições municipais de outubro deste ano. Pelo sistema de rodízio na presidência do TSE, caberá a Joaquim Barbosa assumir a presidência e comandar o processo eleitoral de 2010, quando será escolhido o novo presidente da República.
O novo presidente da TSE aproveitou a presença dos presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), além do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e inúmeros outros políticos, para atacar a corrupção na política do país. Segundo ele, falar de qualidade de vida política requer, de um lado, "a eterna vigilância contra aqueles políticos que não perdem oportunidade para fazer de sua caneta um pé-de-cabra e, de outro, valorizar os que tornam a política a mais essencial, a mais bonita, a mais realizadora de todas as vocações humanas: a vocação de servir a todo o povo".
O ministro Carlos Ayres Brito citou ainda outros temas que poderão ser enfrentados pela Justiça Eleitoral em sua gestão para melhorar a qualidade de vida política no país: fidelidade dos partidos aos seus programas; partidos com proprietários ou donos, "cartorialmente oligarquizados, como se fossem a mais colonial das fazendas de gado"; regras de exclusão em que se traduzem o quociente eleitoral e o fenômeno das sobras de votos, que possibilitam a candidatos e partidos se apropriarem de sufrágios que não receberam da pia batismal das urnas".
Outro ponto levantado por ele, como passível de modificação pela Justiça Eleitoral, foi a suplência dos senadores e candidaturas de vices do Poder Executivo, que não aparecem na tela da urna eletrônica. Para ele, a Justiça pode informar melhor o eleitor, divulgando foto e nome dos suplentes "que poderão até ficar no lugar dos titulares sem, no entanto, receber diretamente um voto sequer.
As regras atuais sobre o uso dos órgãos de comunicação social como veículos de interação com o eleitorado foi outro ponto abordado pelo ministro como passível de revisão. Ele também levantou dúvidas se as políticas públicas de conteúdo social e as obras de infra-estrutura econômica e também de cunho social deverão sofrer paralisia em ano eleitoral.