quarta-feira, 7 de maio de 2008

Governo coloca mais alunos à disposição do mercado de trabalho

Porto Velho (Veronilda Lima/Decom) - A quadra de esportes da escola estadual Major Guapindaia em Porto Velho ficou lotada na noite de segunda-feira (5) durante a solenidade de entrega de certificados aos 724 formandos de vários cursos profissionalizantes promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Gerência de Educação Profissional da Secretaria da Educação (Gepro/Seduc), no ano passado.
Por acreditar que se tratava de um evento que marcaria o ingresso de mais centenas de jovens estudantes do ensino médio no mercado de trabalho, o governador Ivo Cassol fez questão de marcar presença, ao lado do secretário Edinaldo Lustoza, o gerente estadual de Educação Profissional, Carlos Paim, os deputados estaduais Alexandre Brito e Marinho Rodrigues, além do deputado federal, Lindomar Garçom, familiares dos concluintes e técnicos da Seduc que contribuíram com a concretização de mais um programa com recursos do Governo do Estado, conforme destacou Cassol.
Do total de alunos, 156 concluíram o curso de técnicas de venda, 105 de operador de computador, 64 de editor para web, 53 flash (área da computação), 67 corel draw, 71 computação gráfica, 74 photoshop e 134 montagem e manutenção de computador.
José Carlos Paim disse que, nos cinco primeiros anos da atual administração foram mais de 16 mil alunos da rede estadual atendidos pelo programa de qualificação profissional, dos quais pelo menos 72% já atuam no mercado de trabalho, como empregador ou dono do próprio negócio.
Mais 6.500 vagas estão sendo abertas este ano para atender às necessidades de cada região do Estado. “Todos os cursos têm por objetivo contribuir para a formação intelectual, cultural e, sobretudo, cidadã dos alunos, com vistas a ampliar as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo”, explicou o titular da Gepro, a Gerência Estadual de Educação Profissional da Seduc, Carlos Paim.
O governador incentivou os estudantes a lutarem pela concretização dos sonhos, citando sua trajetória, começando como vendedor de doces, reforçando a importância dos cursos para a preparação da mão de obra local que deverá ser aproveitada pelas empresas que estão chegando atraídas pelas usinas hidrelétricas a ser construídas e os incentivos concedidos pelo Estado. Cassol fez questão de observar que um dos critérios para a concessão dos incentivos previstos em lei é que os empreendedores destinem pelo menos 70% das vagas de emprego para a mão de obra local. “O mercado está aberto. Cabe a vocês agora fazerem a diferença”, alertou Cassol.
Para Edinaldo Lustoza, a formação profissional de mais uma turma de alunos da rede estadual é resultado da responsabilidade com a aplicação dos recursos públicos por parte da Seduc, em atendimento às orientações do governador, que está preocupado não apenas com a formação didática, mas também com a preparação dos jovens para atenderem às necessidades do mercado com vistas ao desenvolvimento socioeconômico.
Ao falar em nome da turma, a formanda Amanda Teixeira, do curso de técnicas de venda, agradeceu ao Governo observando que ela, assim como os demais concluintes, agora está apta a buscar espaço no mercado de trabalho, que “sempre está aberto, mas enfrenta a carência de profissionais capacitados”.



Nenhum comentário: