quarta-feira, 7 de maio de 2008

Regularização dos imóveis de Nova Estrela na reta final

Rolim de Moura (Ascom/Prefeitura) - Após duas décadas sem os respectivos títulos de propriedade, entra na reta final a regularização dos imóveis do distrito de Nova Estrela em Rolim de Moura. O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, José Garibaldi de França Filho acompanhou nos últimos dias juntamente com uma equipe técnica da Prefeitura, os trabalhos de vistoria, desenvolvidos por um técnico do Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no distrito de Nova Estrela, visando à devida regularização dos imóveis daquela região.
Em Nova Estrela os funcionários do Incra realizaram um levantamento fotográfico e topográfico para posterior relatório que será entregue ao instituto para liberação dos lotes urbanos desta área.
Desde o início de sua gestão a prefeita Mileni Mota, determinou a equipe da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, a legalização dos lotes urbanos de Nova Estrela. Segundo a prefeita já foi conseguida a doação de áreas por parte dos antigos donos das terras que formaram aquele distrito e após quase três anos de documentação e tramitação do processo junto ao Incra, mais um grande passo foi dado.
De acordo com o secretário Garibaldi, após a liberação pelo Incra, a documentação irá para cartório, a fim de que seja providenciado o devido registro e finalmente serem emitidas as escrituras individuais dos imóveis.
" Sempre cobrei essa regularização dos imóveis de Nova Estrela, pois com a escritura na mão, além dos imóveis se valorizarem, os proprietários poderão conseguir financiamentos junto as instituições financeiras, como a Caixa Econômica por exemplo," disse ela.

HOMENAGEM ÀS MÃES

No próximo sábado, dia 10 de maio a Prefeitura Municipal de Rolim de Moura estará promovendo um grande evento em homenagem às mães rolimourenses. O projeto intitulado "Mamãe na praça" consiste em uma série de atividades que serão realizadas na Praça dos Imigrantes e que pretende se transformar na prática um grande evento de confraternização da comunidade que acontece a partir das 16 horas.
A prefeita Mileni Mota informou que no sábado estarão sendo desenvolvidas as seguintes atividades: sorteios de presentes, desfiles com a participação de mães da comunidade, exposição de artesanato, apresentações musicais e barracas de atendimento de saúde e beleza.
Mileni diz que espera contar com a presença das mães do município e na ocasião do lançamento do evento falou emocionada do valor das mães. "Devemos tudo o que somos às mães, sou mãe e sei o quanto lutamos para criar e educar nossos filhos e assim são todas as mães, por isso a administração municipal não pode deixar essa data passar em branco, é muito justa essa homenagem e convido todas as mães da comunidade a participarem. Essa é a forma que a administração municipal encontrou para presentear todas as mães de Rolim de Moura".

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Visando a eficácia das ações na rede pública de saúde a Prefeitura implantou um programa especial voltado à humanização do SUS – Sistema Único de Saúde. Dentro deste contexto foram criadas equipes de humanização social, devidamente treinada e habilitada para a implementação de ações diretamente com os pacientes e acompanhantes.
O Programa de Humanização do SUS está sendo coordenado pela psicóloga Ana Fujii, que coordena equipes no Hospital Amélio João da Silva, Clínica da Mulher, e Centro de Saúde Cidade Alta. O trabalho inicial nestas unidades começa com a distribuição de questionários para a avaliação do grau de satisfação dos usuários das unidades de saúde e também questionários para os funcionários para avaliação e proposição de melhoria das condições de trabalho.
De acordo Ana Fujii, no hospital foi criada uma brinquedoteca, com o objetivo de diminuir o stress da internação das crianças; e estabelecido um novo controle de fluxo de acompanhantes e visitas, aos internos garantindo o direito ao paciente, mas obedecendo a determinações e normas hospitalares.
Para implementar estas ações a psicóloga informa que também foi oferecido treinamento aos porteiros e vigias com aulas de simulação e atendimento a população, sendo expedido também certificado para os mesmos. O mesmo procedimento foi adotado com relação às recepcionistas.
Ana Fujii destaca ainda a criação de uma equipe de humanização social do Hospital Municipal, para atender aos funcionários que por motivos de saúde estão afastados do trabalho, onde nestes casos além do apoio psicológico dado ao funcionário, também são oferecidas cestas básicas feitas com doação de alimentos dos próprios funcionários.
A continuidade do tratamento dos pacientes que recebem alta médica, também foi contemplada pelo Programa Humanizar. Funcionários que atuam nas recepções das unidades de saúde, foram devidamente orientados, para prestar apoio e auxilio nas informações aos usuários, visando prosseguir de forma correta com o tratamento.
"A política de humanização é concebida da democratização da idéia, onde é acolhida democraticamente pela equipe de funcionários, e dai reavaliadas anualmente, e novo recomeço é sempre necessário mediante as novas situações que venham a surgir durante o processo de rotinas da prática do servidor, pois esta visão holística da humanização, não aplica-se somente a área de saúde, mas sim a todos os seguimentos que promovam os serviços a população seja ela usuários, ou servidores," concluiu Ana Fujii.


Nenhum comentário: