segunda-feira, 11 de junho de 2012

Proposta propõe castração em caso de estupro


Uma Pro­posta de Emenda Cons­ti­tu­ci­onal (PEC) que propõe a cas­tração quí­mica, apre­sen­tada pela ex-de­pu­tada fe­deral goiana Maria Va­ladão em 1998, voltou à dis­cussão no Con­gresso Na­ci­onal re­vi­vida pelo se­nador Ivo Cassol (PP-RO). A PEC apre­sen­tada por Cassol é cópia in­te­gral do pro­jeto pro­posto por Maria Va­ladão há 14 anos.

Pela pro­po­si­tura de mu­dança na Cons­ti­tuição a prá­tica rein­ci­dente de pe­do­filia com es­tupro fi­caria fora das ga­ran­tias in­di­vi­duais pre­vistas no Ar­tigo 5º da Carta Magna. Em agosto de 1998 a PEC 590 de au­toria da de­pu­tada Maria Va­ladão, que à época es­tava no Par­tido Tra­ba­lhista Bra­si­leiro (PTB), contou com a as­si­na­tura de quase 200 ou­tros par­la­men­tares en­dos­sando o pro­jeto. Até um de­pu­tado fe­deral de pri­meiro – e único – man­dato por Goiás na Câ­mara Fe­deral prestou seu apoio: Mar­coni Pe­rillo. Ao final desse man­dato Mar­coni foi eleito go­ver­nador de Goiás por dois man­datos, de­pois se­nador e re­tornou ao go­verno do Es­tado em 2010.
Para a hoje ad­vo­gada e ta­beliã Maria Va­ladão esse pro­blema é atem­poral e sempre se re­petem casos de abusos de cri­anças e ado­les­centes se­vi­ci­adas por pes­soas ines­cru­pu­losas que em al­guns casos ter­minam por as­sas­sinar esses me­nores in­de­fesos. “Nossa pre­o­cu­pação era e con­tinua sendo es­ta­ba­lecer uma pena exem­plar para que sirva de exemplo e im­peça que in­di­ví­duos rein­ci­dentes nessa prá­tica cri­mi­nosa sejam im­pe­didos de voltar ao de­lito e fazer novas ví­timas”, ex­plica ela.
No texto de jus­ti­fi­ca­tiva da PEC a de­pu­tada frisou que “es­tupro é um crime que não agride so­mente a ví­tima, mas agride também toda sua fa­mília, amigos, co­nhe­cidos e ou­tros que sabem dessa mons­tru­o­si­dade”. A uti­li­zação de meios quí­micos para efe­tivar uma cas­tração de­veria ser pro­vi­den­ciada pelo Es­tado para im­pedir que cri­mi­nosos dessa na­tu­reza rein­cidam no crime.
“É sa­bido no mundo ci­en­tí­fico que a cas­tração quí­mica ou por meios fí­sicos di­minui a li­bido e a agres­si­vi­dade”, ex­plicou a de­pu­tada. Ela res­saltou na PEC de sua au­toria que essa me­dida de­verá ser apli­cada so­mente a in­di­ví­duos que mos­trem ser ab­so­lu­ta­mente in­ca­pazes de con­viver em so­ci­e­dade.
Des­res­peito - No Pro­jeto de Lei do Se­nado (PLS) o se­nador Ivo Cassol pede a mu­dança do Có­digo Penal para in­cluir a de­fi­nição dessa me­dida de cas­tração pelo juiz ao aplicar a pena. De acordo com o pro­jeto, a cas­tração quí­mica dos con­de­nados por pe­do­filia será de­ci­dida pelo juiz, com base em ava­li­ação mé­dica, ex­plica Ivo Cassol. Em sua opi­nião, o pro­jeto não afronta os di­reitos hu­manos e “só quer tirar o que está atra­pa­lhando a so­ci­e­dade”.
O se­nador acres­centa que “não há qual­quer des­res­peito à dig­ni­dade das pes­soas. Há, sim, de­fesa das cri­anças, dos ado­les­centes, da fa­mília”. O pro­jeto en­contra-se na Sub­co­missão Per­ma­nente de Se­gu­rança Pú­blica, onde tem como re­lator o se­nador Aloysio Nunes Fer­reira (PSDB-SP), con­trário sua apro­vação. O re­lator ar­gu­menta que o in­ciso XLIX do art. 5º da Cons­ti­tuição ga­rante ao preso o res­peito à in­te­gri­dade fí­sica e moral. Aloysio Nunes Fer­reira lembra ainda que o di­reito à vida e à in­te­gri­dade fí­sica são ver­da­deiros di­reitos na­tu­rais ina­li­e­ná­veis, sig­ni­fi­cando que não estão à dis­po­sição dos seus ti­tu­lares.
Para a ad­vo­gada Eliane Faria a me­dida re­quer uma ampla dis­cussão com a so­ci­e­dade por mo­di­ficar um con­ceito ba­silar da Cons­ti­tuição Fe­deral que é a dig­ni­dade hu­mana. “É claro que pe­do­filia e es­tupro são crimes he­di­ondos e que pre­cisam ser com­ba­tidos com todo vigor mas uma me­dida ir­re­ver­sível e de grande al­cance como essa ne­ces­sita ser ma­ci­ça­mente de­ba­tida para que não sejam co­me­tidos abusos com a chan­cela do Es­tado”.
Eliane lembra que a prin­cípio a pro­posta pode pa­recer um con­ceito de ori­en­tação na­zi­fas­cista, o que me­rece ainda mais cui­dado em sua con­dução. “Para não pa­recer lim­peza ética e algo des­con­tex­tu­a­li­zado da ori­en­tação ju­rí­dica que é tra­dição no Brasil”.
Sua opi­nião é cor­ro­bo­rada pelo ra­di­a­lista Léo Mendes, líder do mo­vi­mento Ar­ti­cu­lação Bra­si­leira de Gays. Ele frisa que a Cons­ti­tuição Fe­deral veda essa pro­posta ao es­ta­be­lecer que “é obri­gação do Es­tado cuidar da dig­ni­dade da pessoa”. Essa me­dida de cas­tração, como a lo­bo­tomia e até a pena de morte “atentam contra a in­te­gra­li­dade da vida”, se­gundo Léo Mendes. Ele se de­clara contra a me­dida e res­salta sua opi­nião de que o “ser hu­mano deve ter sua in­di­vi­du­a­li­dade pre­ser­vada, até mesmo para réus con­fessos”.

Fonte: Hémilton Prateado - Cidades (DM.com.br)




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Incêndio já está controlado no centro do Rio

Segundo o comandante do Quartel Central dos bombeiros, tenente-coronel André Melo, o fogo começou no 15º andar e se espalhou para o 14º e o 16º, que ficaram destruídos. Nos três andares, ainda de acordo com o comandante Melo, funciona um escritório de advocacia. Em razão da grande quantidade de papel que havia no local, o que facilitou a propagação do fogo, o trabalho de combate às chamas foi dificultado.


Incêndio já está controlado no centro do Rio | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Eventos em Brasília alertam para a violência contra idosos

A programação completa pode ser consultada no site da secretaria na internet. A campanha prossegue até o dia 15 com atividades em vários locais da capital federal.

Leia mais?

Eventos em Brasília alertam para a violência contra idosos | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Avião que ia para Belém pousa em Brasília por suspeita de fogo em banheiro


Brasília - Um avião da companhia aérea TAM que seguia do Rio de Janeiro para Belém na manhã de hoje (11) teve que pousar em Brasília por causa de uma suspeita de fogo na lixeira de um dos banheiros. Segundo a empresa, a aterrissagem aconteceu em segurança e a Polícia Federal foi acionada para apurar a ocorrência.

Os passageiros foram atendidos no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e tiveram as bagagens verificadas pelos órgãos competentes. O voo JJ 3420 saiu às 9h32 do Aeroporto Internacional do Galeão e tinha previsão de chegar às 13h a Belém.

Fonte:Sabrina Craide/Repórter da Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Estudantes já podem consultar vagas do Sisu para o segundo semestre de 2012

Ao todo, 56 instituições de ensino superior participam desta edição do Sisu. O sistema foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para unificar a oferta de vagas em universidades públicas, que são disputadas a partir do Enem.

Leia mais:

Estudantes já podem consultar vagas do Sisu para o segundo semestre de 2012 | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Número de pedidos de falência é o maior para o mês de maio desde 2009, constata Serasa

Dos 203 requerimentos de falência, 105 foram de micro e pequenas empresas, 67 de médias e 31 de grandes. De acordo com os economistas da Serasa, o baixo crescimento econômico, as incertezas globais e o impacto gradual das medidas de estímulo ao consumo estão ampliando as pressões sobre a cobrança de débitos empresariais, gerando maior volume de falências requeridas.

Leia mais:

Número de pedidos de falência é o maior para o mês de maio desde 2009, constata Serasa | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: