*Marcos Antéro Sóter
A primeira nota é dirigida ao índio boliviano Roberto Gutierrez.
PALAVRAS INDÍGENAS
ABABÁ - é uma tribo tupi-guarani que morava nas cabeceiras do rio Corumbiara, no Mato Grosso.
ABACATAIA - é um peixe de água salgada.
ABAÇAÍ - pode ser alguém que espreita ou que persegue; também é um espírito maligno que perseguia os índios, fazendo-os enlouquecer.
ABAETÊ - (ou Abaeté) psignifica "pessoa boa, honrada, de palavra". A Lagoa de Abaeté, na Bahia, é um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil.
ABAETETUBA - quer dizer "lugar cheio de gente boa".
ABAITÉ - gente ruim, repulsiva ou estranha.
ABAQUAR - é o "senhor do vôo", o "homem que voa". É o mesmo que "abequar".
ABARÉ - amigo.
ABARUNA - é o "amigo de roupa preta!"; pode ser usado significando "padre", já que, antigamente, era comum os padres usarem batinas pretas.
ABATI - significa "milho", ou "cabelos dourados" (da cor do milho).
AÇAÍ - agora que virou moda, todo o mundo conhece aquele coquinho pequeno amarronzado, que dá em cachos na palmeira do açaizeiro. "Açaí" quer dizer "fruta que chora", ou seja, de onde sai líquido.
ACARÁ - garça, ave branca.
ACEMIRA - significa "o que faz doer", "o que dói".
AÇU - quer dizer "grande", "comprido"; é um termo que aparece em nomes como "Iguaçu" e "Paraguaçu".
AGUAPÉ - redondo e chato, como a vitória-régia; aguapés são as plantas que flutuam em águas calmas.
AIMARA - quer dizer "árvore".
AIMARÁ - é uma roupa, um tipo de túnica feita de algodão e plumas. É usada principalmente pelos índios guaranis.
AIMORE - espécie de macaco; também é uma marca de biscoito famosa.
AISÓ - quer dizer "formosa".
AIYRA - filha.
AJUBÁ - quer dizer "amarelo".
AMANA - (ou amanda) chuva.
AMANACI - é "a Mãe da Chuva".
AMANAIARA - é a "Senhora da Chuva" ou o "Senhor da Chuva".
AMANAJÉ - significa "mensageiro".
AMANARA - quer dizer "dia chuvoso".
Palavras indígenas
AMAPÁ - é uma árvore da família das apocináceas, de madeira útil e de cuja casca, amarga, sai um látex medicinal, que serve para o tratamento da asma, bronquite e afecções pulmonares; usada externamente serve como cicatrizante de machucados.
AMERÊ - quer dizer "fumaça".
ANACÊ - significa "parente".
ANAUÊ - quer dizer "salve", "olá".
ANHANGÜERA - (ou aanhangüera) diabo velho.
AONDÊ - é "coruja".
APOENA - aquele que enxerga longe.
ARA - diz respeito, em geral, às aves, às alturas e, mais raramente, àquilo que voa (insetos); lembre-se das palavras "arara" e "Ceará".
ARACY - a "Mãe do Dia", a fonte do dia, ou a origem dos pássaros.
ARAPUÃ - abelha redonda (existe abelha redonda?)
ARAPUCA - é uma armadilha para aves, feita com uma pirâmide de gravetos colocados uns sobre os outros; no português falado no Brasil, diz-se "caí numa arapuca", significando que a pessoa foi vítima de uma armadilha.
ARARAÚNA - é uma arara preta.
ARARÊ - amigo dos papagaios.
AUÁ - (ou avá) homem, mulher, gente, ou índio.
BAQUARA - é o "que sabe das coisas", o "esperto".
CAÁ - (ou kaá) é "mato" ou "folha".
CAAPUÃ - significa "a pessoa ou a coisa que mora no mato".
CAETÉ - quer dizer "mata verdadeira".
CAMU-CAMU - é uma fruta, ainda pouco conhecida das outras regiões brasileiras. Essa fruta tem muita vitamina C e está sendo produzida no estado do Acre.
CANOA - é uma embarcação a remo, esculpida no tronco da árvore; "canoa" foi uma das primeiras palavras indígenas a serem registradas pelos descobridores espanhóis!
CAPIM - mato fino, folha delgada.
CARI - quer dizer "homem branco", "a raça dos brancos".
CARIJÓ - aquilo que vem do branco; também quer dizer "mestiço", como o galo ou galinha de penas salpicadas de branco e preto que leva este nome.
CARIOCA - atenção, pessoal que nasceu no Rio de Janeiro. "Carioca" quer dizer "casa do branco".
CARIRI - significa "silencioso". O sertão do Cariri fica no Nordeste brasileiro (veja no mapa). Muitos migrantes saíram de lá por causa da seca, buscando uma vida melhor no Rio de Janeiro e em São Paulo.
CUÍCA - tipo de rato grande com o rabo muito comprido; a cuíca também é um instrumento de percussão, feito com um pequeno cilindro - em uma das bocas do cilindro, se prende uma pele bem estirada, que produz o som. Quer fazer uma cuíca? Clique aqui!
CURUMIM - é uma variação do tupi "kuru'mi" e quer dizer "menino".
GERIBÁ - é o nome de um tipo de coqueiro.
GOITACÁ - nômade, errante, aquele que não se fixa em nenhum lugar.
GUARATINGUETÁ - reunião de pássaros brancos.
GUARINÍ - guerreiro, lutador.
I - quer dizer "água", e também "pequeno", "fino", "magro".
IANDÊ - quer dizer "você".
IBI - terra.
IBITINGA - terra branca.
IG - também quer dizer "água", como "I".
IGUAÇU - é a "água grande", "rio ou lago grande".
INDAIÁ - é um certo tipo de palmeira.
IRA - quer dizer mel; lembre-se de Iracema e de Irapuã.
IRACEMA - lábios de mel.
IRAPUÃ - mel redondo (existe mel redondo?).
ITA - pedra; muitos lugares do Brasil têm "ita" no nome: Itaúna, Itaipava, Itabirito.
ITAJUBÁ - significa "pedra amarela".
ITATIBA - "muita pedra" ou "abundância de pedras".
ITAÚNA - quer dizer "pedra preta".
MANDIOCA - todo o mundo conhece, e a maioria adora: é o aipim, a macaxeira, uma raiz que é o principal alimento dos índios brasileiros. Se você nunca provou, aproveite agora - faz parte da história do seu país!
MEMBIRA - significa "filho" ou "filha".
MOTIRÕ - é o "mutirão", uma reunião de pessoas para colher ou construir algo juntos, uns ajudando os outros.
Mudando de sexo
Está na edição de hoje (20) do Diário Oficial da União. Os procedimentos para a mudança de sexo no Sistema Único de Saúde foram regulamentados. Ontem (19), o Ministério da Saúde instituiu a realização da cirurgia nos hospitais públicos do país. A Portaria n.º 457, da Secretaria de Atenção à Saúde, determina que as secretarias de estaduais e municipais estabeleçam os fluxos assistenciais, os mecanismos de referência e contra-referência dos pacientes e, ainda, adotem as providências necessárias para que haja a articulação entre os serviços e, considerem a distribuição geográfica para a definição das Unidades de Assistência.
Especialistas
O texto define como Unidade de Atenção Especializada no Processo Transexualizador o hospital "que ofereça assistência diagnóstica e terapêutica especializada aos indivíduos com indicação para a realização do processo transexualizador e tenha condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados a este tipo de atendimento".
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde, avaliará a indicação apresentada e verificará a disponibilidade de recursos para tornar pública a habilitação do hospital
No SUS
A cirurgia para mudança de sexo fará parte da lista de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). A Portaria n.º 1.707 do Ministério da Saúde, publicada na edição de ontem (19) do Diário Oficial da União, prevê a realização do processo transexualizador nos hospitais públicos dos estados.
De acordo com a norma, deve-se “levar em consideração a integralidade da atenção, não restringindo nem centralizando a meta terapêutica no procedimento cirúrgico de transgenitalização, promovendo um atendimento livre de discriminação”.
Cabe à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, segundo o texto, adotar as providências necessárias à plena estruturação e implantação do processo transexualizador no SUS, definindo os critérios mínimos para o funcionamento, o monitoramento e a avaliação dos serviços.
Contas do Cassol
As contas do Governo do Estado, referentes ao exercício de 2006, serão apreciadas durante Sessão Especial do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), no próximo dia oito de setembro, no plenário da Corte, a partir das 9 horas da manhã. A sessão será pública. O relator das contas é o conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, que vai apresentar a análise do relatório da prestação de contas governamentais, cujo responsável é o governador Ivo Cassol.
Durante a reunião, o TCE vai emitir um parecer prévio sobre as contas, encaminhando-o a seguir para a Assembléia Legislativa.
Crianças sadias
O deputado estadual Valter Araújo (PTB), segundo a coluna está sendo informada pela assessoria da Assembléia rondoniense, está que “só sorrisos” com o Governo Estadual que atendeu indicação (reivindicação) apresentada por ele e vai reformar o Centro Desportivo e de Lazer (Cedel) do bairro Ulisses Guimarães em Porto Velho. Ele agradeceu o Governo “diante da importância de envolver principalmente as crianças e jovens em atividades ‘sadias’, evitando-se o possível envolvimento com ações anti-sociais.”