sábado, 10 de agosto de 2013

MEIO AMBIENTE

Qualidade do ar é tema de mesa-redonda
Catalão (GO) - Em comemoração ao Dia Interamericano de Qualidade do Ar, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmac) realizou uma mesa-redonda no auditório da Prefeitura de Catalão, sexta-feira, 9. Participaram do debate representantes da Semmac, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), do Departamento de Química do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, das empresas Anglo American e Serra do Facão, professores e estudantes do Campus, Cesuc e Senai.
Dados levantados de janeiro a junho de 2013 indicam que os níveis de material particulado (pó em suspensão na atmosfera) ultrapassaram os limites recomendados pelo decreto estadual de 1978, seguido pela Semmac, que diz que a média anual deve ser de 40 microgramas por metro cúbico. “Catalão atingiu em 2011, 49,6, em 2012, 55,6 e em 2013, até junho, 53,18 microgramas por metro cúbico”, afirmou o engenheiro químico Marcus Fernandes, da Semmac.
O desenvolvimento econômico de Catalão, a presença forte das indústrias mínero-químicas, de empresas manipuladoras e formuladoras de adubos e similares e o crescente número de veículos reflete diretamente no aumento de poluentes. A administração municipal, explicou o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Mendonça, fez importantes investimentos na melhora do serviço de monitoramento da qualidade do ar. Antes, a Semmac tinha apenas um aparelho para detectar material particulado, o chamado Hi-Vol. Este ano, mais dois equipamentos foram adquiridos, além de um detector de gases portátil. Um amostrador de gás, para análise de concentrações de flúor sólido e gasoso na atmosfera, também foi adquirido e deve chegar nos próximos dias.
O secretário informou ainda que uma parceria com a UFG para implantação de uma estação de monitoramento da qualidade do ar, compra de equipamentos para análise dos gases presentes na atmosfera, entre outras ações, estão em andamento. “Por determinação do prefeito Jardel Sebba estamos fortalecendo mecanismos de monitoramento da qualidade do ar em Catalão, não para punir ninguém, mas para que possamos ter um banco de dados que possam subsidiar nossas ações e também comprovar responsabilidade daqueles que estão emitindo poluentes acima dos parâmetros aceitáveis”, declarou Mendonça.





Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Romário deixa o PSB e deve perder presidência de comissão

Pelo Regimento Interno da Câmara, a saída de Romário da presidência da comissão é automática. O Paragrafo 2º do Artigo 40 diz que em caso de mudança de legenda partidária, o presidente ou vice-presidente de comissão perderá automaticamente o cargo.

Saiba mais:

Deputado Romário deixa o PSB e deve perder presidência de comissão | Agência Brasil



Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: