quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Casa de Apoio do Instituto Matheus Moraes se consolida em Brasília

Brasília (O OBSERVADOR/LIMA RODRIGUES) - A Casa de Apoio mantida pelo Instituto Matheus Moraes (IMM) em Brasília, para atender pessoas carentes de Rondônia, recebeu 45 pacientes no período de 21 de setembro de 2007, quando foi inaugurada pelo presidente do IMM, jornalista e empresário Roberto Kuppê, até 11 de fevereiro de 2008. A casa está devidamente consolidada, apesar de ainda não ter completado nem seis meses de funcionamento.
Todos os pacientes são atendidos por intermédio do Programa para Tratamento Fora do Domicílio (PTFD).
As pessoas carentes recebem apenas as passagens e geralmente não têm onde ficar em Brasília. Ao perceber essa dificuldade de inúmeras famílias, o jornalista rondoniense Roberto Kuppê sonhava em fazer algo para resolver esta situação. A partir de setembro, quando se tornou empresário bem sucedido, realizou seu sonho e o de muita gente pobre de seu estado natal.
Apesar da grande procura de pacientes de outros estados por vagas na Casa de Apoio, que funciona na 706 Sul, no centro da capital da República, Kuppê decidiu atender só as pessoas de Rondônia. Já foram hóspedes da casa, que oferece café, lanche, almoço e jantar diariamente, famílias de Guajará-Mirim, Cacoal, Pimenta Bueno, Ariquemes, Buritis, Cerejeiras, Ouro Preto, Rolim de Moura, Alvorada e Alta Floresta.
A casa tem capacidade para atender até 38 pessoas por dia, "mas a média mensal de atendimento é de dez pacientes e mais dez acompanhantes", destacou Mara Pierre, uma das coordenadoras da Casa de Apoio, acrescentando que "a média diária é de seis a oito pacientes com seus respectivos acompanhantes".
Segundo ela, "dentro da normalidade, o tempo de permanência é de no máximo 15 dias". As pessoas que procuram a Casa de Apoio trazem pacientes – crianças e adultos - com os mais variados diagnósticos nas áreas de neurologia, ortopedia, ginecologia, oftalmologia, urologia, pediatria, unidade de queimados, clínica médica geral, entre outras especialidades. Os atendimentos são feitos nos seguintes hospitais: Sarah Kubitscheck, Universitário de Brasília, da Asa Norte (HRAN), de Base e Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).

FELICIDADE

O rosto das pessoas que passam pela Casa de Apoio do Instituto Matheus Moraes em Brasília demonstra a alegria de todos pelo ótimo atendimento dos funcionários, desde os motoristas, passando pela cozinheira, até os coordenadores da instituição. A dona de casa Raquel Ferreira Lima, de Cacoal, está na casa pela segunda vez com o filho Wenedy Ferreira Lima, de apenas 4 anos, para tratamento de cálculo renal no Hospital Universitário de Brasília. O filho dela está passando por uma série de exames.
"Eu vim pela segunda vez e sempre fui bem atendida. O atendimento é ótimo. Todos da Casa de Apoio estão de parabéns. O povo de Rondônia merecia uma casa dessa e graças ao Kuppê (Roberto Kuppê) estou podendo realizar o tratamento do meu filho. Se não fosse o Kuppê, não teríamos condições financeiras de manter o tratamento do Wenedy em Brasília. Essa atitude do jornalista de Rondônia foi um achado de Deus", desabafou dona Raquel Ferreira, acrescentando que "o Roberto Kuppê merece o respeito de todos de Rondônia por tudo o que ele está fazendo pelas pessoas pobres e carentes do Estado".
Além de Raquel Ferreira, outras pessoas também já se manifestaram por intermédio de cartas e e-mails para agradecer e elogiar as ações sociais do empresário Roberto Kuppê. A dona de casa Edineiva Pinheiro da Silva, mãe da garota Rafaela Pinheiro, de 6 anos, que ficou hospedada na Casa de Apoio de 29 de janeiro a 6 de fevereiro deste ano, divulgou no Orkut (via internet) o seu depoimento para agradecer ao jornalista Kuppê. A filha dela é cadeirante, faz tratamento no Sarah Kubitscheck e sofre de hidrocefalia, também conhecida popularmente como "água na cabeça". (A doença acarreta problemas neurológicos, aumento do tamanho da cabeça e apresenta até risco de morte).
Veja o depoimento de dona Edineiva: "Senhor Roberto, obrigada! Deus sabe o que faz, não é mesmo? E tinha certeza que o prêmio dado a qualquer um, só seria mais um prêmio. Mas ele fez diferente. Deu nas mãos de um anjo chamado Roberto Kuppê. Não tenha dúvidas de que Deus vai te honrar pela sua imensa solidariedade. Nós, pais da pequena Rafaela, te agradecemos pelo momento de paz e amor que todos os funcionários do Instituto Matheus Moraes deram a ela.
Que isto não seja um sonho! Que permaneça. Obrigado por pensar nos menores de Rondônia, mesmo estando longe. Que Deus te proteja e te dê sempre um estímulo para seguir sua caminhada".
O telefone da Casa de Apoio do Instituto Matheus Moraes em Brasília é: (61) 3264-9025 (Fonte: www.oobservador.com)

Nenhum comentário: