Porto Velho (RO) “Se todos quisermos, poderemos fazer deste Brasil uma grande Nação”. A frase do libertário Tiradentes proferida há mais de 200 anos – atualíssima nos dias atuais – serve como chamamento para a manifestação denominada Dia do Basta contra a Corrupção que será realizada em Porto Velho, neste sábado, 21 de abril, Dia de Tiradentes, apoiada pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil.
O presidente da OAB, advogado Hélio Vieira, disse que a entidade decidiu apoiar o evento por se tratar de movimento suprapartidário e de interesse social. “A corrupção é uma chaga que assola o Brasil e a sociedade precisa se organizar e reagir contra isso. Não se concebe mais viver com tantos desmandos e tantos desvios de recursos públicos enquanto o povo padece sem receber os serviços básicos a que tem direito”, disse, acrescentando que está fazendo uma convocação para que os advogados também engrossem esse movimento.
Hélio Vieira acrescenta ainda que a OAB Rondônia vem desenvolvendo nos últimos anos várias campanhas de conscientização contra a corrupção. A maior delas, segundo ele, foi a campanha pelo recolhimento de assinatura para apresentação do projeto de iniciativa popular que redundou na aprovação da Lei da Ficha Limpa. “Foi uma linda vitória da sociedade contra aqueles que querem fazer da política valhacouto de marginais e transgressores das leis. E a OAB, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (representante da Igreja Católica) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) estiveram à frente dessa luta”, recorda.
O Dia do Basta, programado para este sábado, 21, prevê ato público contra a corrupção na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Palácio do Governo, acompanhado por discursos e ato cultural com apresentação de artistas locais.
Carlos Araújo/Assessoria de Imprensa OAB-RO