sexta-feira, 23 de maio de 2008

Notícias de Rolim de Moura (RO)

Secretário de Agricultura, supervisor de treinamentos do Senar, prefeita de Rolim de Moura. presidente da Associação Rural, instrutora do curso e o diretor regional do Senar.

Governo lança Programa de Mecanização Agrícola no município

Rolim de Moura (Assessoria) - Mais uma parceria do Governo Estadual com a Prefeitura Municipal de Rolim de Moura garante novos benefícios à comunidade rolimourense. Com o objetivo de apoiar pequenos produtores que não dispõem de equipamentos necessários para a realização de pequenas obras em suas propriedades, foi lançado mais uma edição do Promec – Programa de Mecanização Agrícola no município de Rolim de Moura.
O lançamento ocorreu na linha 196 lado sul, na sede de uma igreja da comunidade. Estiveram presentes as seguintes autoridades: prefeita Mileni Mota; deputado estadual Luis Cláudio; secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima; coordenador do Promec, Lusa da Cassol; o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Antônio; além de agricultores e produtores rurais.
A prefeita Mileni Mota destacou o trabalho do Governo em benefício de Rolim de Moura através de parcerias com a Prefeitura, e que tem possibilitado a melhoria da qualidade de vida de todos além da participação no crescimento da região que se torna referencia em todo o Estado. Ela destacou que quando existem pessoas interessadas no bem da comunidade, é possível tornar o município forte e competitivo para a realidade do país, gerando emprego e renda para sua população.
O secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima destacou as ações desenvolvidas pelo Governo no sentido de fortalecer o setor produtivo, com diversos programas dentre os quais citou o Promec. Para esse ano de 2008 estão previstas um total de 150 mil horas máquina para atender agricultores de todas as regiões do Estado. Aproveitou para anunciar que no final de maio será lançado o Promec Peixe que irá incentivar a implantação de tanques para criação de peixes nas pequenas propriedades rurais mediante licença ambiental.
O deputado Luis Cláudio destacou os trabalhos realizados por ele enquanto secretário municipal de Agricultura de Rolim de Moura e que aproveitou também para implantar no Estado, quando ocupou o cargo de secretário de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico-Social do Governo, tendo como destaque o Promec. Ressaltou que este trabalho continua mesmo tendo assumindo uma cadeira na Assembléia Legislativa. Após os discursos foi servido um almoço para os presentes e também o início das inscrições dos produtores interessados no benefício do Promec.

Ordenha e Mastite

Com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural foi encerrado esta semana, o Curso de Ordenha e Controle de Mastite, ministrado aos produtores da linha 192 lado norte, através do presidente da Associação de Produtores Rurais.
Durante a solenidade de encerramento do curso, o presidente da Associação de Produtores Rurais, Roque Augusto dos Santos, destacou a importância do evento, das parcerias firmadas que só desta forma foi possível levar a informação de qualidade ao produtor através da capacitação. O curso foi ministrado por uma médica veterinária. Diversos empresários e autoridades municipais compareceram ao evento.
A prefeita Mileni Mota anunciou durante a solenidade que em breve será firmado mais um convênio com o Senar, o que possibilitará a Rolim de Moura participar do Programa Empreendedor Rural. "Esta nova capacitação já é desenvolvida em outros estados e tornará o produtor rural conhecedor das práticas administrativas empresariais", destacou. Ela enfatizou a importância de mais esta ação do Senar lembrou aos produtores que existem poucas vagas disponíveis e os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal de Agricultura de Rolim de Moura.
Em seguida o secretário municipal de Agricultura de Rolim de Moura, Eduardo Umehara falou sobre o Curso de Ordenha e Controle de Mastite: "Por se tratar de uma atividade que tem se tornado o sustento de muitos produtores rurais, a pecuária leiteira, como qualquer atividade, tem seus problemas a serem solucionados. A principal delas se trata da mastite ou mamite que é a inflamação das glândulas mamárias. Esta doença acomete os animais de maneira clínica, causando dor, febre, queda na produção e perda do teto até descarte de animais. Também existe a forma sub-clínica, que é a forma mais comum e a maioria dos produtores pouco conhecem. Esta forma da doença, por não apresentar sintomas aparente, passa despercebida e é o maior causador de prejuízo para o produtor, pois diminui a produção dos animais e se alastra pelo rebanho muito rapidamente e para se precaver destes problemas, o melhor remédio é a informação".

Focos de dengue

"Rolim de Moura sem dengue" este é o tema da mega campanha de conscientização deflagrada esta semana pela Prefeitura Municipal e que envolve todos os organismos públicos municipais. A mobilização da comunidade conta com parcerias, e durante as várias atividades que serão desenvolvidas alunos estão respondendo questionários, informando as autoridades de saúde, sobre prováveis focos do mosquito transmissor da dengue.
O lançamento da mobilização municipal de combate a dengue foi no Teatro Municipal Francisco Verônica de Carvalho em ato presidido pela prefeita Mileni Mota que destacou a importância do combate sistemático e permanente ao mosquito transmissor da doença e a vigilância constante dos membros da comunidade com relação aos criadouros.
A ação denominada "Rolim de Moura sem dengue" está sendo coordenada por técnicos das secretarias municipal de Saúde e Educação. Esta semana, alunos da rede pública estão recebendo cartilhas educativas, contendo informações sobre como combater o mosquito da dengue. Para despertar a atenção da gravidade do problema, o Grupo Teatral Quimera também está fazendo apresentações.
As crianças e jovens estão ainda respondendo a um questionário, no qual os alunos identificam pontos críticos de focos do mosquito transmissor da dengue. Durante a solenidade de abertura da campanha, a enfermeira Janaina Travassos traçou um perfil epidemiologico dos anos de 2007 e 2008 do município. Na oportunidade foram repassadas à Secretaria Municipal de Saúde quatro bombas portáteis que serão empregadas no bloqueio nos focos de mosquito de acordo com a identificação dos criadouros pelos agentes de endemias.


Nenhum comentário: