quarta-feira, 30 de maio de 2012

Maioria dos goianos é contra descriminalização das drogas


Mai­oria dos goi­anos é contra a pro­posta de des­cri­mi­na­lizar o uso e porte de drogas. Re­por­tagem do Diário da Manhã foi às ruas para ouvir 32 pes­soas e cons­tatou que 84,3% dos en­tre­vis­tados se re­ve­laram contra a pro­posta da co­missão de ju­ristas que dis­cute re­forma no Có­digo Penal no Se­nado. Os ju­ristas apro­varam, na úl­tima se­gunda-feira, a des­cri­mi­na­li­zação do uso de qual­quer tipo de droga, além da posse, compra ou ar­ma­ze­na­mento, desde que seja jus­ti­fi­cado que é para uso pró­prio e não trá­fico.

A pro­posta ainda será en­ca­mi­nhada ao Con­gresso e vo­tada tanto pelo Se­nado quanto pela Câ­mara. Se­gundo o texto, seria crime so­mente quando o uso de drogas ocor­resse na pre­sença de cri­anças ou ado­les­centes ou nas pro­xi­mi­dades de es­colas e ou­tros lo­cais com con­cen­tração de cri­anças e ado­les­centes. As penas se­riam aquelas apli­cadas atu­al­mente ao uso comum: ad­ver­tência sobre os efeitos das drogas, pres­tação de ser­viços à co­mu­ni­dade e com­pa­re­ci­mento obri­ga­tório a pro­grama ou curso edu­ca­tivo.
Os ju­ristas, porém, su­ge­riram uma res­salva para a hi­pó­tese do uso de drogas. A pessoa po­derá res­ponder a pro­cesso caso con­suma “os­ten­si­va­mente subs­tância en­tor­pe­cente em lo­cais pú­blicos, nas ime­di­a­ções de es­colas ou ou­tros lo­cais de con­cen­tração de cri­anças ou ado­les­centes ou na pre­sença destes”. Nessa hi­pó­tese, o usuário fi­cará su­jeito a cum­prir uma pena al­ter­na­tiva, se for con­de­nado. A pena en­vol­veria uma ad­ver­tência sobre os efeitos do con­sumo de drogas, pres­tação de ser­viços à co­mu­ni­dade ou me­dida edu­ca­tiva de com­pa­re­ci­mento a pro­grama ou curso edu­ca­tivo.
O re­lator da co­missão e pro­cu­rador re­gi­onal da Re­pú­blica, Luiz Carlos Gon­çalves, disse que o co­le­giado deu um passo para propor o fim da dú­vida sobre se o porte de drogas para uso pró­prio é um ato cri­mi­noso ou não.

Fonte: Jairo Menezes - Cidades (DM.com.br) - às 11h25




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Nenhum comentário: