sexta-feira, 16 de maio de 2008

Senadoras participam de ato contra exploração sexual de crianças

Brasília (Augusto Castro/Agência Senado) - As senadoras Patrícia Saboya (PDT-CE), Serys Slhessarenko (PT-MT) e Fátima Cleide (PT-RO) participaram quarta-feira (14) da Caminhada Luminosa, ato de protesto contra a violência que atinge crianças e adolescentes do país. As senadoras, deputados e deputadas federais, adolescentes e religiosos de diversas denominações percorreram o trajeto entre a Praça dos Três Poderes e a entrada do Congresso Nacional carregando velas, enquanto crianças e adolescentes do Projeto Giração tocavam instrumentos de percussão.
Ao chegarem à frente do Congresso Nacional, os integrantes da Caminhada Luminosa (foto) confraternizaram com manifestantes do Grito da Terra Brasil e depois realizaram ato ecumênico aos pés do mastro da bandeira brasileira em frente ao Senado Federal, onde rezaram e entoaram cânticos religiosos, além do Hino Nacional.
A senadora Fátima Cleide lembrou que o número de casos de violência contra crianças ainda é alto no Brasil, e que a maioria desses casos acontece dentro do próprio lar. Para ela, os avanços contra esses abusos ainda são poucos, apesar do empenho do governo federal e da sociedade civil organizada.
A senadora Patrícia Saboya, coordenadora no Senado da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Congresso Nacional, lembrou que a violência contra crianças e adolescentes ainda é "uma ferida aberta" na sociedade brasileira, para a qual todos precisam "abrir os olhos".
“Que sociedade é essa que, ao invés de acolher e proteger, maltrata e leva crianças para caminhos ruins?” perguntou Patrícia Saboya.
Serys Slhessarenko, relatora do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2009, prometeu esforços para incluir mais programas de políticas públicas para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
A Caminhada Luminosa também serviu para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). Também participaram do ato diversos deputados e deputadas federais, entre eles, Rita Camata (PMDB-ES) e Maria do Rosário (PT-RS).



Nenhum comentário: