terça-feira, 22 de maio de 2012

Câmara discute necessidade de melhoria da educação infantil


A Câmara  Legislativa discutiu na manhã de hoje (22) alternativas para a melhoria da educação infantil no DF, em audiência pública que se inseriu na 10ª Semana de Ação Mundial - Educação Infantil de Qualidade.  No debate, que aconteceu no auditório, a  professora Maria de Fátima Guerra, representando a Universidade de Brasília (UnB), defendeu que  "a qualidade na educação infantil não é algo dado, mas uma construção social negociada". E afirmou que o indicador dessa qualidade é a integração de dimensões como a garantia de espaços adequados, de financiamento e de formação de docentes.
Fátima Guerra, que há 24 anos transformou o tema da educação infantil num projeto de vida, numa época em que o assunto era considerado fora de propósito, pela urgência de outros temas, como o ensino básico, afirmou que com a falta de prioridade nesse campo perde-se a oportunidade de se obter um impacto positivo sobre a aprendizagem.
O secretário de Educação do DF, Denilson Bento da Costa, disse ter clareza de que com os projetos pedagógicos que serão implementados vai ser possível "mudar a cara da educação infantil no DF". Para ele, o grande desafio da inclusão dessa clientela na rede pública de ensino é fazer isso sem abrir mão da qualidade. Enfatizou que até 2014 esse atendimento será universalizado, ao lado de outras propostas como a reformulação dos CAICs e do projeto de educação integral.
Além do público, que participou ativamente dos debates, fizeram exposições a ex-distrital Rejane Pitanga, secretária da Criança do DF, professora aposentada,  que afirmou a importância de pensar o Brasil de forma mais igual e reclamou o resgate da dívida social, que é a creche pública. Também se manifestou Vilmar Klemann, representante do Movimento Interforuns de Educação Infantil do Brasil, que salientou a necessidade de partir da teoria, que é vasta, para a prática.
Câmara discute necessidade de melhoria da educação infantil

As crianças marcaram presença no auditório (Foto: Silvio Abdon/CLDF)


Fonte: Assessoria de Comunicação/CLDF


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Nenhum comentário: