terça-feira, 10 de setembro de 2013

Anselmo elogia chegada médicos a Rondônia


Brasília (DF) - Em pronunciamento ontem na Câmara dos Deputados, o deputado Anselmo saudou os 28 profissionais de saúde que estão em Rondônia para atuarem no Programa Mais Médico. O parlamentar disse que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assumiu o compromisso de resolver a carência de médicos à população. Segundo ele, outros tentaram, mas não tiveram coragem para encarar o problema.
Ele falou sobre a situação da saúde nos municípios. “Quando chegamos aos nossos estados, às nossas cidades, somos abordados a cada minuto, a cada segundo, pelos prefeitos, pelos vereadores, por aqueles que realmente precisam de médicos. É quando percebemos o quanto vão ser importantes esses médicos para melhorar a saúde e a vida do nosso povo”, afirmou.
O estado tem um dos piores índices de médicos para cada mil habitantes. Enquanto a média brasileira é de 1,8 para cada mil habitantes, no estado é apenas 1,02. Para o petista, a grande procura pelo programa demonstra a dificuldade que os prefeitos têm para contratar profissionais e garantir assistência à saúde da população.
A iniciativa do Governo Federal tem a finalidade de suprir a carência de médicos no interior e nas periferias do país. Segundo Anselmo,  os profissionais chegaram ao estado para melhorar o atendimento básico de saúde nas áreas de consultas médicas, procedimentos cirúrgicos, além do outros atendimentos. Nesta fase do programa serão contemplados dez municípios.
Os profissionais que reforçam o time de médicos em Rondônia são brasileiros, porém Anselmo repudiou o comportamento hostil aos médicos estrangeiros de grupos contrários a iniciativa do Governo Federal. “Quero dar boas-vindas a todos os novos colaboradores, sejam eles cubanos, espanhóis, portugueses, argentinos, uruguaios, ou de qualquer outra nação. Acolho-os com carinho e com a expectativa de que sua dedicação traga progressos concretos para os brasileiros. Ao mesmo tempo, peço desculpas pelas inusitadas e pontuais manifestações de hostilidade, tão destoantes do comportamento habitual de nosso povo”.
O deputado adverte que apenas o aumento do número de médicos não será capaz de resolver a complexa situação dos serviços públicos de saúde, como a falta de insumos, de equipamentos, de remédios ou a necessidade permanente de organizar as redes. “Mas o valor inestimável do reforço às ações da atenção básica terá reflexo significativo e imediato nas condições de vida de nosso povo”, destacou.
Confiante de que o governo está no caminho certo, o deputado parabenizou a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pela coragem e firmeza na condução do programa.
Os dez municípios contemplados nesta fase pelo programa são: Alta Floresta D’oeste; Alto Alegre dos Parecis; Campo Novo de Rondônia; Costa Marques; Porto Velho; Vilhena; Cacoal, Guajará-Mirim; Ji-Paraná; Nova Mamoré; São Francisco do Guaporé.
Lançado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, em 8 de julho, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

Leonice Leal
Assessoria de Imprensa 




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Nenhum comentário: