terça-feira, 10 de setembro de 2013

Incra/RO incrementa assistência técnica nos assentamentos

Porto Velho (RO) O desenvolvimento rural dos assentamentos da reforma agrária em Rondônia é uma ação do Incra que está sendo executada em 87 assentamentos, com o atendimento de aproximadamente seis mil famílias. Para incrementar esse trabalho, o superintendente do Incra/RO, Luis Flavio Carvalho Ribeiro, anunciou hoje dois atos: a assinatura de um termo aditivo a um dos contratos vigentes e a abertura em breve de uma nova chamada pública.


Na manhã de hoje (10) foi assinado um termo aditivo de ajuste de contrato com a Emater/RO para atendimento a 1.618 famílias em 32 assentamentos, com um investimento de cerca de R$ 1 milhão.  O superintendente explicou que o ajuste foi necessário porque um recente levantamento ocupacional apontou famílias que deveriam ser incluídas ou excluídas do programa por irregularidades no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra). Estão abrangidos no aditivo assentamentos dos municípios de Urupá, Theobroma, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Porto Velho, Ariquemes, Buritis e Campo Novo.
Flavio Ribeiro informou que estão em fase final os preparativos para a abertura de uma Chamada Pública que estenderá o serviço a 104 assentamentos, com um investimento de R$ 16,7 milhões.  A Chamada Pública visa selecionar entidades para prestar serviços de assistência técnica e extensão rural por meio de atividades individuais, coletivas e complementares.
 O superintendente ressaltou que o programa parte da constatação de que a agricultura familiar é a maior produtora de alimentos no mundo e precisa de um cuidado especial não só com a produção, mas especialmente com as famílias. “Desde a identificação das tendências sócio-econômicas do assentamento, tudo é discutido com as famílias dos agricultores”, disse.
O secretário-executivo da Emater-RO, Luiz Gomes Furtado, destacou que o Incra está dando uma grande oportunidade aos assentados de receber inovações técnicas através de equipes multidisciplinares. Participam agrônomos, zootecnistas, técnicos agrícolas, veterinários, pedagogos e assistentes sociais. “As equipes utilizam metodologias de extensão rural que abrangem todas as áreas, incluindo visitas, reuniões, palestras, dia de campo, realizando também um trabalho de assistência social com as famílias”, afirmou. Segundo ele, o foco atual da Emater está nos resultados e não só no cumprimento de metas quantitativas.




Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Nenhum comentário: