Construção de Laboratório vai ajudar setor de laticínio
Rolim de Moura (Assessoria) - A prefeita Mileni Mota participou ontem da apresentação do projeto do Laboratório de Análises Físico, Químico e Biológico de Alimentos, no auditório da RolimCréd. Durante discurso, ela destacou a importância do empreendimento, suporte altamente necessário para o desenvolvimento industrial, notadamente no caso da região, para as empresas do setor de laticínio. O evento foi coordenado pela Fiero e Senai.
O presidente do Sindicato dos Laticínios de Rondônia, Pedro Bertelli ao discursar na solenidade, fez um breve histórico dos trabalhos realizados e reivindicações do Sindileite até a conclusão desta etapa do projeto. Ressaltou a importância do laboratório para as indústrias de Rondônia e do trabalho realizado entre a parceria da Fiero-Senai com a Prefeitura Municipal. Ele agradeceu a todas as pessoas que tornaram o projeto possível, e pediu o envolvimento de todos do setor para que se unam em torno deste sonho, que agora se torna realidade.
Já o presidente da Fiero, Euzébio Guaneschi relatou o trabalho de monitoramento de municípios do Estado que estão se desenvolvendo de maneira estratégica para o setor industrial e que, a partir do ano de 2005, Rolim de Moura se tornou uma referência fora do eixo da BR-364 não só pela sua potencialidade e localização geográfica, mas também pela política desenvolvimentista adotada pela administração da prefeita Mileni Mota.
Para o presidente da Fiero, é notório o crescimento de Rolim de Moura. "O estabelecimento de um parque industrial do gênero alimentício, principalmente do setor de carne e lácteos, trouxe uma nova perspectiva, não só para o município, como para toda a região. O estabelecimento destas indústrias se deve a confiança passada aos empresários, pela administração do município", destacou.
Em seguida discursou a prefeita Mileni Mota que agradeceu a confiança de todos os parceiros presentes a mesa formada e destacou o trabalho de equipe para o sucesso do projeto. "Sem a parceria, nada disso seria possível. O município se desenvolve graças à população que acredita no trabalho da administração e é para estes que a Fiero está se estabelecendo em Rolim de Moura", destacou a prefeita.
Ao final do evento, o diretor do Senai-Rondônia, Vivaldo Matos Filho, apresentou o projeto aos presentes. Este laboratório atenderá toda indústria alimentícia do Estado de Rondônia, Acre e possivelmente o Amazonas e parte do Mato Grosso, que conta com o Serviço de Inspeção Federal e necessita periodicamente de diversos tipos análises. A primeira etapa compreenderá na construção de dois laboratórios com os equipamentos instalados. Após conclusão destes, será a vez da capacitação com a construção de salas de aulas e um centro empresarial completo. O recurso vem do Ministério da Integração Nacional da ordem de R$ 800.000,00 e já se encontra em conta da Prefeitura Municipal. A abertura das propostas das construtoras está previsto para a próxima sexta feira, 16 de maio.
Projeto de arborização beneficia Centro de Convivência do Idoso
Investimentos em obras que visem à melhoria do aspecto paisagístico da cidade de Rolim de Moura já estão sendo incrementados através de ações conjunta das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e também da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Desenvolvimento. O projeto de arborização conta com o reforço da campanha "Adote uma árvore" e tem encontrado boa receptividade da comunidade.
O projeto de arborização está sendo intensificado no Espaço Alternativo, na avenida 25 de Agosto e da rua Guaporé entre as avenidas João Pessoa e Fortaleza, e também no Centro de Convivência do Idoso, no Bairro Boa Esperança. Uma equipe multidisciplinar da Semam e Semplade é a responsável técnica do projeto idealizado pela prefeita Mileni Mota.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Umehara, além da melhoria do aspecto paisagístico e da valorização dos espaços ociosos disponíveis na área interna e externa da sede do Centro de Convivência do Idoso, o projeto conta também conta com o apoio da Associação de Produtores Rurais Rolimourenses para Ajuda Mútua-APRURAM e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos-SEMOSP. Segundo ele, a medida visa proporcionar diversos benefícios sociais aos idosos que freqüentam regularmente o centro semanalmente.
Para os técnicos que estão atuando na linha de frente do projeto, além da função paisagística, a arborização com utilização das espécies Oitizeiro (Licania tormentosa) e Palmeira Rabo de Peixe (Caryota mitis), contribuirá ainda, com a redução da temperatura proporcionando por sua vez a ambientação e o sombreamento para a prática de lazer, bem como, de diversas outras atividades que serão realizadas tanto pelos idosos, como pelas crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI, também sediado no Centro de Convivência.
Agentes comunitários de saúde são treinados
A Prefeitura de Rolim de Moura iniciou esta semana, mais uma ação de aprimoramento profissional, que consta do programa de atualização profissional dos servidores públicos. Cerca de 139 agentes comunitários de saúde estão recebendo treinamento para se qualificarem ainda mais no trabalho de visitar domiciliar. Os agentes integram as equipes do Programa de Saúde da Família.
Os agentes participam da oficina de capacitação, com carga horária de 20 horas. Para não atrapalhar o trabalho de atendimento da comunidade, por determinação da prefeita Mileni Mota o treinamento dos agentes está sendo realizado no período da tarde. O objetivo da Oficina de Capacitação em Visita Domiciliar é favorecer aos agentes comunitários de saúde o pleno desenvolvimento de suas atividades na comunidade e a realização visitadas domiciliares com qualidade na investigação do processo saúde doença.
Os temas abordados são: a comunidade com suas atribuições e dificuldades; a trajetória do Agente Comunitário de Saúde na evolução da comunidade; guia prático para realizar a visita domiciliar; checklist para visita domiciliar; revisão do sistema de informação – preenchimento de fichas; protocolos da atenção básica municipal; planejamento das ações e elaboração de cronograma do trabalho; Programa Nacional de Imunização; doenças de notificação obrigatória, compulsória; fichas de notificação e doença de notificação obrigatória, compulsória e de interesse municipal; vigilância sanitária e visita domiciliar para inspeção para identificação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário