sábado, 16 de agosto de 2008

Audiência no Senado debaterá forma de transmissão de energia das usinas do Madeira

Brasília (Assessoria de Imprensa/Senadora Fátima Cleide) - A Comissão de Infra-Estrutura do Senado aprovou requerimento da senadora Fátima Cleide (PT-RO) para realização de audiência pública com a finalidade de debater a forma de transmissão de energia que será gerada pelas usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, Rondônia.
As usinas irão atender a demanda por energia da região Sudeste do País, e são prioridade no Programa de Aceleração do Crescimento, PAC. Para chegar aos consumidores daquela região, será necessário implantar uma linha de transmissão da energia das usinas até Araraquara, São Paulo.
“Rondônia e especialmente Porto Velho irão contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento do país, fornecendo energia de qualidade. Queremos ter a garantia de que a população da Capital também terá acesso a essa energia, e isso somente será possível com a utilização do sistema de Linha de Transmissão em Corrente Alternada, e não pelo sistema de energia contínua”, afirma a senadora Fátima.
Segundo a senadora, se forem confirmados os estudos pela utilização da energia em corrente contínua, não apenas Porto Velho, mas diversas cidades por onde a linha de transmissão passará serão prejudicadas, sem acesso à energia produzida. Está previsto para setembro o leilão que definirá o ganhador da implantação da linha de transmissão, pouco mais de 2 mil quilômetros.
Para debater o assunto na Comissão de Infra-Estrutura a senadora Fátima Cleide está convidando representantes do Ministério das Minas e Energia; da Agencia Nacional de Energia Elétrica, Aneel; Furnas; Eletronorte; Eletrobrás; Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia e Sindicato dos Urbanitários de Rondônia.
A Secretaria da Comissão poderá, a pedido da senadora e de outros parlamentares da Comissão, acrescentar representantes de outras empresas e órgãos públicos envolvidos. Data para audiência pública será definida.

Nenhum comentário: