Brasília (Assessoria de Imprensa) - O Estado de Rondônia foi incluído no sistema ferroviário nacional devida a ação política desenvolvida pelo senador Valdir Raupp e pela deputada federal Marinha Raupp, durante a apreciação e votação da Medida Provisória 427/, no Congresso Nacional. O projeto foi aprovado esta semana pelo Senado Federale transformou em empresa pública a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.
Pelo projeto, que teve o senador Raupp como relator-revisor, os municípios de Vilhena e Porto Velho foram incluídos no sistema ferroviário que contempla outras localidades brasileiras como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins , Goiás e estados do Norte e Nordeste.
Os trechos por onde passarão os trilhos da ferrovia no Estado de Rondônia fica entre Uruaçu (GO) e Vilhena (RO), numa extensão de 1.500 km e da divisa do Brasil com Peru, passando por Porto Velho, Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC).
Ao se referir aos municípios rondonienses contemplados no projeto, o senador Raupp destacou que a ferrovia permitirá o escoamento da soja produzida em Rondônia diretamente para o Oceano Pacífico, de onde chegará ao mercado chinês sem precisar fazer uma verdadeira circunavegação da América do Sul.
“Todos sabemos que, hoje, um dos grandes gargalos que dificultam o crescimento das Regiões Norte e Centro-Oeste é a questão do escoamento da soja, que aumenta muito os custos de transporte, gerando prejuízos para o produtor e para o Brasil, que perde competitividade externa”, ressaltou o líder do PMDB no Senado Federal.
A inclusão dos municípios de Vilhena e Porto Velho no sistema ferroviário bioceânico somente foi possível graças a ação da deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), que solicitou ao deputado Jaime Martins – relator da MP 427, na Câmara dos Deputados, que os trechos entre essas duas cidades fossem contemplados com os trilhos da ligação ferroviária.
No ofício, datado de 25 de junho de 2008, a deputada justificou a importância da inclusão dessas duas cidades rondonienses para a economia do estado, explicando que “esse fato vai trazer grandes benefícios para a região como a integração dos povos latino-americanos”. Para Marinha, esses trechos ferroviários vão se constituir em um novo corredor de transporte e propiciará real acessibilidade aos produtores de Rondônia e região aos mercados consumidores tanto do Brasil como de países sul-americanos.
Pelo projeto, que teve o senador Raupp como relator-revisor, os municípios de Vilhena e Porto Velho foram incluídos no sistema ferroviário que contempla outras localidades brasileiras como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins , Goiás e estados do Norte e Nordeste.
Os trechos por onde passarão os trilhos da ferrovia no Estado de Rondônia fica entre Uruaçu (GO) e Vilhena (RO), numa extensão de 1.500 km e da divisa do Brasil com Peru, passando por Porto Velho, Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC).
Ao se referir aos municípios rondonienses contemplados no projeto, o senador Raupp destacou que a ferrovia permitirá o escoamento da soja produzida em Rondônia diretamente para o Oceano Pacífico, de onde chegará ao mercado chinês sem precisar fazer uma verdadeira circunavegação da América do Sul.
“Todos sabemos que, hoje, um dos grandes gargalos que dificultam o crescimento das Regiões Norte e Centro-Oeste é a questão do escoamento da soja, que aumenta muito os custos de transporte, gerando prejuízos para o produtor e para o Brasil, que perde competitividade externa”, ressaltou o líder do PMDB no Senado Federal.
A inclusão dos municípios de Vilhena e Porto Velho no sistema ferroviário bioceânico somente foi possível graças a ação da deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), que solicitou ao deputado Jaime Martins – relator da MP 427, na Câmara dos Deputados, que os trechos entre essas duas cidades fossem contemplados com os trilhos da ligação ferroviária.
No ofício, datado de 25 de junho de 2008, a deputada justificou a importância da inclusão dessas duas cidades rondonienses para a economia do estado, explicando que “esse fato vai trazer grandes benefícios para a região como a integração dos povos latino-americanos”. Para Marinha, esses trechos ferroviários vão se constituir em um novo corredor de transporte e propiciará real acessibilidade aos produtores de Rondônia e região aos mercados consumidores tanto do Brasil como de países sul-americanos.
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