A Associação Nacional de Violeiros do Brasil (ANVB) promove, de 25 a 27 de abril, o I Seminário Nacional de Viola Caipira. O evento, que tem apoio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), acontece em Belo Horizonte (MG), no Sesc Venda Nova.
Para os organizadores, o encontro será um importante momento de discussão sobre o papel da viola, enquanto instrumento de valorização e transformação da cultura brasileira. “Pretendemos analisar aspectos da conjuntura cultural do país para, assim, contribuirmos com o processo de fortalecimento da identidade do povo brasileiro. A idéia é criar um ambiente mais favorável para o debate da viola como símbolo da cultura caipira, que expressa a simplicidade da vida, a relação com a natureza, e o respeito aos seres de modo geral”, declara José Rodrigues Pereira, presidente da ANVB, conhecido como Pereira da Viola.
A programação vai contar com mostra de filmes e apresentações artísticas de violeiros, além das mesas-redondas. O público poderá conhecer os aspectos culturais, antropológicos, sociais e políticos da viola. Haverá também espaço para a troca de experiências entre violeiros, mestres da cultura popular e profissionais ligados ao universo do instrumento.
Pereira da Viola destaca a mesa sobre as políticas públicas para a música de viola e suas tradições. “Esperamos que, por meio da relação com representantes do poder público, possamos chegar à proposição de ações como editais dentro das leis de incentivo a cultura específicos para a viola caipira. Temos a proposta, também, da criação um projeto que circule e divulgue o tema, por meio de debates, exposições e shows, além de ações de valorização da memória sobre a cultura caipira.
As inscrições para o I Seminário Nacional de Viola Caipira são gratuitas e estão abertas. O formulário de inscrição está disponível na internet, no site www.anvb.org.br. As vagas são limitadas.
Sobre a ANVB
A Associação Nacional de Violeiros do Brasil (ANVB) foi fundada em 13 de março de 2004, e tem sede em Belo Horizonte (MG). Seu objetivo é defender, preservar, fomentar e promover a cultura popular brasileira e os interesses dos violeiros e elementos relacionados ao universo da viola, como a viola caipira, viola sertaneja, viola brasileira, viola de 10 cordas, viola nordestina, viola de arame, entre outros.
Confira a programação do evento
25/04 (sexta-feira)
Local: SESC Venda Nova
20h30: Solenidade de abertura
21h30: Apresentações de Mestres de Cultura Popular: Manelin de Oliveira - Urucuia-MG apresentado pelo violeiro Paulo Freire
26/04 (Sábado)
Local: SESC Venda Nova
9h00: A Viola na Musicalidade do Brasil Colônia
11h30: A Viola e Suas Manifestações na Cultura Popular
14h00: Novos Rumos da Viola - Novas linguagens
15h30: Metodologia de Ensino da Viola - Experiências educacionais, métodos de
ensino, registro e documentação
17h00: Exposições, vídeos e apresentações de grupos de cultura popular:
20h30: Apresentação de Mestres da Cultura Popular: Oliveira de Panelas (PE), apresentado por: Rosemberg Cariri, Leonildo Pereira (PR) apresentado por: Rogério Gulin.
27/04 (Domingo)
Local: SESC Venda Nova
9h00: A Música Caipira
10h30: Orquestras de Viola: ação musical e social
14h00: Difusão da Viola - Realização de eventos de viola (encontros, festivais, feiras, apropriação e uso dos termos "Caipira" e "Sertanejo")
15h30: Por uma Política Pública para a Música de Viola e Suas Tradições - Ações Públicas Segmentadas
Local: Teatro SESI MINAS
20h30: Concerto de Encerramento
Mais informações no site www.anvb.org.br e pelo telefone (31) 3493.2864
Nenhum comentário:
Postar um comentário