quinta-feira, 24 de abril de 2008

Defensores recebem apoio de várias entidades

Rio Branco - Ontem, os defensores públicos estaduais receberam apoio na discussão para a reestruturação da Defensoria acreana de várias categorias do Judiciário. O apoio foi oficializado em reunião, na sede da Associação dos Defensores Públicos do Acre (Adpacre).
Além do presidente da Adpacre, Dion Nóbrega Leal, e de vários defensores públicos, compareceram à reunião o presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Laudivon Nogueira; o presidente da Ordem dos Advogados do Acre (OAB-Acre), Florindo Poersh; e o presidente da Associação do Ministério Público do Acre (Ampac), João Pires.
Todos foram à reunião para declarar apoio à reestruturação da Defensoria acreana e à melhoria salarial dos defensores públicos.
O juiz Laudivon Nogueira, presidente da Asmac, disse que os magistrados acreanos estão sensibilizados com a questão da Defensoria Estadual e disse que é preciso dotar o órgão de estrutura o mais breve possível.
“Se a defensoria não puder prestar um bom serviço à população, isso vai refletir diretamente no Judiciário acreano. Nós estamos todos interligados, todas as instituições se preocupam com a situação em que está a Defensoria, por isso estamos aqui para declarar apoio à causa dos defensores e desejar êxito nas negociações com o governo” declarou o presidente da Asmac.
Laudivon lembrou que mais de 90% dos casos que chegam à Vara de Família passam pela Defensoria, por isso é preciso reorganizar o órgão, do contrário, só quem perde é a população carente.
João Pires da Ampac também destacou a importância da Defensoria e concorda que ela precisa ser estruturada. Os demais colegas presentes na reunião concordaram.

OAB acredita em negociação

Florindo Poersh declarou que acha muito justa as reivindicações dos defensores. “Todas as categorias aqui presentes são co-irmãs de causas, por isso os defensores têm a adesão da OAB nesta causa”, afirmou Poersh.
Dion Nóbrega, presidente da Adpacre, confessou que ficou muito satisfeito com o resultado da reunião e afirmou que acredita que o Estado deve resolver esse impasse entre defensores e governo. “Acredito na boa-fé do governo”, ressaltou Dion. Os defensores agora aguardam alguma manifestação por parte do governo para a retomada das negociações.
A Adpacre informa que os defensores estão reivindicando o Plano de Cargos Carreiras e Salários para os funcionários da área administrativa da Defensoria, a implementação de uma nova lei orgânica, a mudança nos salários dos defensores e a estruturação do órgão de modo geral. (A Tribuna – Rio Branco-AC)


Nenhum comentário: