Brasília (Assessoria/TSE) - Nas eleições 2008, pretendem disputar prefeituras em todo país 378 cidadãos com mais de 70 anos. Deste total, quase uma centena de pré-candidatos são do Estado de Minas Gerais e 13 são mulheres. As regiões Sudeste e Nordeste concentram os maiores grupos.
Do total de pedidos de candidatura, 208 já foram aprovados pela Justiça Eleitoral e 25 rejeitados. Cinco pessoas desistiram da candidatura, 42 pedidos foram impugnados e 68 aguardam decisão do juiz eleitoral. Já tiveram as candidaturas aprovadas os dois candidatos mais velhos, ambos com 89 anos.
Na corrida para as prefeituras, a maior parte do grupo — 65 pessoas — declara-se à Justiça Eleitoral como aposentado. Há também 38 agricultores, 31 empresários, 30 pecuaristas, 20 advogados e 18 comerciantes.
Cinquenta idosos declaram-se prefeitos. Também pretendem alcançar a cadeira de prefeito quatro deputados, quatro vereadores, além de professores, motoristas, médicos, jornalistas, bancários, juízes, dentistas e até um zootecnista.
Não há limite máximo de idade para candidaturas a cargo eletivo. A Constituição Federal impõe apenas limite mínimo. De acordo com o artigo 14 da Constituição de 1988, para concorrer ao cargo de prefeito e vice-prefeito, deputado federal, estadual ou distrital, a idade mínima é 21 anos.
Para concorrer ao cargo de vereador é preciso ter no mínimo 18 anos. Só podem concorrer ao cargo de governador e vice-governador os maiores de 30 anos. Por fim, apenas os maiores de 35 anos podem pleitear o cargo de senador, presidente e vice-presidente da República.
Números gerais
A mais recente atualização do sistema de estatística de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que, até sexta-feira (8), do total de 381.215 pedidos de registro de candidatura consolidados pela Corte, 265.313 já foram aceitos pela Justiça Eleitoral em todo país para disputar as eleições de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário