terça-feira, 12 de agosto de 2008

Rolim de Moura sedia evento nacional contra corrupção

Município terá concurso de redação e desenho para crianças, além de capacitação e treinamento para gestores públicos e conselheiros.

A partir de 25 de agosto, o município de Rolim de Moura será palco do evento “Olho vivo no dinheiro público”, promovido pela Controladoria Regional da União (CGU) em Rondônia. O objetivo do evento é fazer com que os cidadãos, no município, atuem para a melhor aplicação dos recursos públicos. Com a iniciativa, a CGU busca orientar conselheiros municipais, lideranças locais, agentes públicos municipais, professores e alunos sobre a importância da transparência na administração pública, da responsabilização e do cumprimento da lei.
De acordo com Sônia Maria Silva, chefe da CGU-Regional/Rondônia, o evento nasceu da necessidade de auxiliar os municípios na gestão do dinheiro público. “Com a experiência obtida pelas fiscalizações nos Sorteios de Municípios, percebemos que um dos principais problemas enfrentados pelas administrações locais era a falta de capacitação”, revela. O Sorteio de Municípios é uma ação da CGU que visa fiscalizar a aplicação das verbas federais em diversas cidades pelo interior do país.
Durante o evento haverá capacitação de conselheiros e gestores públicos dos municípios de Rolim de Moura, Santa Luzia, Nova Brasilândia, Novo Horizonte e Alta Floresta. Também serão treinados os funcionários dos órgãos de controle interno municipais de 15 cidades próximas a Rolim de Moura. “Queremos estimular a criação ou o fortalecimento dos controles municipais, que são importantíssimos para boa gestão dos recursos públicos”, lembra Sônia Maria.

Concurso

Além dos treinamentos, a CGU também promoverá o “2º Concurso de Redação e Desenho”, voltado para as crianças e adolescentes do município. O tema deste ano é “O que você tem a ver com a corrupção”, e busca despertar nos estudantes o interesse pelo controle social, além de promover a reflexão e o debate sobre esse tema no ambiente escolar.
Podem participar do concurso de desenho os alunos regularmente matriculados do 1º ao 4º ano, e do concurso de redação os alunos do 5º ao 9º ano. Serão premiados três trabalhos de cada série na fase local, que também serão enviados para participar da fase nacional. A expectativa é de que participem mais de cinco mil estudantes das escolas do município.
Os vencedores da fase nacional, além das passagens e estadia para participar da premiação, recebem um micro computador (1º lugar), uma máquina fotográfica digital (2º lugar) e um aparelho de DVD (3º lugar). Os professores das crianças vencedoras também serão premiados e as cinco escolas que melhor divulgarem o concurso receberão computadores e outros prêmios.
“Haverá uma fase estadual do concurso, mas as crianças de Rolim de Moura saem na frente, pois sediam o evento “Olho Vivo” e podem enviar uma quantidade muito maior de trabalhos para a fase nacional do que os demais municípios”, alerta Sônia.

Nenhum comentário: